Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Ensinar as horas

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Ensinar as horas

    Não sabia bem onde pôr este tópico...mas aqui vai.

    Há por aí mamãs que estejam a ensinar as horas?

    Há truques? Algumas dicas?

    Já tenho alguns livros e relógios atractivos para iniciar a coisa...mas aceito sugestões.

    Estou a tentar começar a ensinar a um menino que tomo conta, e que se perde completamente no tempo... ele faz agora 6 anos.



    Beijos e bom fim de semana
    http://www.terradossonhos.org/



    Um sorriso vale tudo

  • #2
    RE: Ensinar as horas

    As crianças só costumam aprender as horas no 1ºciclo, isto porque a sua maturidade ainda não permite que percebam o passar do tempo juntaente com os nº das horas. Aquilo que as crianças deve perceber é as noções temporais (manhã/hora de almoço/tarde/hora de jantar/noite) para isso o mais importante é a criança conhecer bem a sua rotina e associar a noção teporal com as acções que realiza.

    É claro que todas as crianças nos perguntam as horas e tê mfascinio pelos relógios asm dai a conseguirem assimilar e compreender o passar do tempo...





    O meu atelier.

    Comentar


    • #3
      RE: Ensinar as horas

      Uma vez assisti a uma coisa mto engraçada com as horas. Um amigo do meu marido ensinou a filhota a indicar as horas com os braços: se estivessem os 2 abertos na horizontal, eram 9.15; etc...

      O contexto a que assisti foi depois do jantar em que o pai a estava a mandar pra cama e ela dizia que ainda não estava na hora "porque só são estas" e estica os braços! Mais tarde, vi-a com um braço mais inclinado, etc...
      http://manasecompanhia.blogspot.com/


      Comentar


      • #4
        RE: Ensinar as horas

        As horas só se ensinam por volta do 3º ano, com 8 ou 9 anos e mesmo assim, algumas crianças não percebem bem...com 6 anos, só se for a hora somente, sem referência a minutos.

        Comentar


        • #5
          RE: Ensinar as horas

          Eu e a educadora do Afonso ficámos surpresas quando o Afonso interpretou um relógio. Ele aunda não etm 4 anos...

          ele tem um livro do carteiro Paulo que tem a hitória do dia e das actividades que faz, falando sempre nas horas. Com um texto de uma actividade põe-se o relógio na posição correcta. Não falam em minutos, para não confundir, apenas horas certas.

          Apóe termos percebido que ele fazia essa associação (fez na casa de uma tia do meu pai), passámos a lêr o livro, e ele gosta muito, já sabe pÔr as horas de que o livro fala e associa algumas actividades às horas, sejam do livro, sejam cá em casa.

          Ele é que mostrou intersse e nos surpreendeu, caso contrário não o estimularíamos... E mesmo assim, este é um estímulo bastante ligeiro, ao ritmo dele.



          Este livro acho que é indicado para o que pretendes, vê em livrarias, hipers e nos CTT, que em tempos vendiam muita coisa do carteiro Paulo.





          Bjs,

          carmen


          Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
          Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

          Comentar


          • #6
            RE: Ensinar as horas

            Obrigada Carmen...



            Já comprei o livro!



            Apesar de só se ensinar as horas mais tarde, eu acho que depende de cada criança, e ele já tem alguma maturidade para o entender. Ele quer mesmo saber, porque fica possesso se eu digo que são 20:30 e ele não tem forma de saber se estou a falar a verdade... já lhe mostrei o livro e ele entendeu perfeitamente as horas certas e as actividades a que correspondem!



            Beijocas e obrigada mais uma vez
            http://www.terradossonhos.org/



            Um sorriso vale tudo

            Comentar

            slot_bottomleaderboard_post

            Collapse
            Working...
            X