Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Batizar criança com pais a viver em uniao facto

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Batizar criança com pais a viver em uniao facto

    Ola,



    Tenho uma menina com 20 meses e gostava muito que fosse batizada este verão. No entanto deparo-me com sérias dificuldades pois não sou casada, vivo em união de facto. Nas paróquias onde já fui apenas me deram a hipótese de esperar até aos 5 anos e pôr a menina na catequese.



    Sei que depende muito do padre e da paroquia por isso se alguem souber de algum sitio onde não levantem essa restriçao agradeço a sugestão.



    Sou da zona de Sines/Litoral Alentejano.



    Bigada, Beijinhos



    Leonor

  • #2
    RE: Batizar criança com pais a viver em uniao facto

    repeté

    Comentar


    • #3
      RE: Batizar criança com pais a viver em uniao facto

      Nessa zona não conheço nada...mas aqui na minha zona (ribatejo) sei onde se pode baptizar sem os pais serem casados ou os padrinhos crismados!

      Comentar


      • #4
        RE: Batizar criança com pais a viver em uniao facto

        Tenta perguntar em várias paróquias. Aqui em Viseu, há uma paróquia onde não queriam baptizar o meu afilhado, por exemplo. Há uma paróquia onde o padre é impecável e baptiza praticamente tudo o que é "rejeitado" pelas outras paróquias. Foi onde baptizei a minha filha e onde eu própria fui baptizada. Há padres malucos em todo o lado, mas felizmente também há padres com bom coração e que se preocupam com as crianças. por isso é que esta paróquia tem sempre imensas crianças na missa, nos baptizados e na catequese e os outros se queixam de que faltam crianças.
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          RE: Batizar criança com pais a viver em uniao facto

          infelizmente sou de longe e nao te posso ajudar mto, mas posso dar o meu exemplo:



          - nao sou casada

          - o pai da minha filha nao e catolico

          - a minha filha tem 2 madrinhas (e nenhum padrinho)



          foi um tormento para a baptizar, e kando encontrei um padre ke o fize-se e lhe disse ke nao era casada, a resposta dele foi:



          - o baptismo e um sacramento entre a criança e os padrinhos e os pais nao sao ca chamados para nada



          ja agora este padre nem papeis do baptismo das madrinhas pediu... so nome completo e morada para constrar no acento de baptismo



          meninas da zona de porto se quizerem posso passar o contacto
          __________________________________________________ _______________________________________







          Comentar


          • #6
            RE: Batizar criança com pais a viver em uniao facto

            Olá Leonor,



            Embora more perto de Lisboa há muitos anos, sou de Santo André



            Baptizei os meus dois filhos e vivo em união de facto... claro que teve que ser um em cada paroquia... querem sempre que nos casemos e ainda não pensamos bem nesse passo.



            Olha vai a Santo André e fala com o Padre Manuel Malvar. Ele era o meu confessor e sempre me pareceu uma pessoa muito aberta, acho que não deixaria de baptizar uma criança so porque os pais nao sao casados.



            Bjinhos e Felicidades,
            Sónia, Pedro David e João Dinis

            Comentar


            • #7
              RE: Batizar criança com pais a viver em uniao facto

              Os meus pais são casados só pelo civil há mais de 35 anos eu e os meus 2 irmãos somos todos baptizado e a minha irmã mais nova nem foi na mesma paróquia, eu tenho um afilhado desde os meus 7 anos :hehe: (o que até nem acho normal) nem a 1ª comunhão fiz e tive 3 afilhados, um a cada 7 anos da minha vida (7, 14,21).



              Não compreendo estas dualidades de critérios, quer dizer, até podemos escolher um santo (que tendo em conta que está morto não pode contribuir na educação religiosa da criança) como padrinho, mas os pais têm de ser casados, e depois a vontade muda conforme o padre (que ainda é pior).


              Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias.
              Johann Wolfgang Von Goeth

              Comentar


              • #8
                RE: Batizar criança com pais a viver em uniao facto

                eu sou damargem sul ainda nao cnseguir batizar o meu tbem vivo em uniao de fato tbem

                Comentar


                • #9
                  RE: Batizar criança com pais a viver em uniao facto

                  Olá



                  Eu sou da zona de Odivelas e às duas igrejas que fui nenhuma reclamou por vivermos em união de facto, quando questionei os padres sobre a nossa união de facto ambos responderam que o importante é a questão dos Padrinhos (aqui pedem ou crisma ou casados pela igreja) , os Pais no baptismo não interessam!
                  Teste Positivo: 22 de Novembro
                  É uma menina (13 Fev)
                  DPP: 25 de Julho - nasceu: 27 de Julho de 2009



                  O meu parto

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Batizar criança com pais a viver em uniao facto

                    Olá

                    Baptizei há dias a minha bomboca. O padre explicou-me que a condição dos pais nada tem a ver com o baptismo dos filhos. O que a igreja impõe são regras sobre a condição dos padrinhos. Esses sim, têm que reunir condições: ser crismados, não viver em união de facto (relações amantizadas, jamais!) e não ser divorciados.



                    Por causa destas e doutras acabou por ter só madrinha, pois o padrinho não era crismado. O mais ridículo é que ele já era padrinho de outra criança desde a sua tenra juventude, e quando expliquei isto ao padre ele respondeu-me que ou tinha mentido sobre o crisma, ou o padre passou por cima, ou ainda apanhou um periodo de transição para implementação das regras obrigatórias por parte da Igreja.

                    Compreendo que se há regras, são para cumprir. Só lamento que a igreja seja tão mesquinha quanto a questões como o crisma. Eu sou crismada e, sinceramente, isso não fez de mim melhor pessoa do que já era.



                    Sinceramente, mais danada fiquei por o outro padre (há dois na paróquia e logo me calhou o de mau feitio) ter feito uma cerimónia horrível, cheio de pressa que estava em sair dali, onde nem nos dirigimos ao altar como é hábito. Ora, quando se impõem regras na Igreja é suposto haver algum fundamento espiritual nestas coisas. Cumpri quando poderia ter mentido, mas no final fiquei mesmo danada por o padre despachar aquilo de tal forma que nem quis saber de comprovativos nem nada. O assento no livro de resgistos ficou todo riscado e emendado, tal a pressa. Naquele momento só lamentei não ter mentido.

                    Tanta exigência e tudo não passou de um momento que de espiritual não teve NADA.

                    Desculpem o desabafo.

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Batizar criança com pais a viver em uniao facto

                      Olá a todas,



                      Bigada pelas vossas respostas.



                      Soniasss, segui o teu conselho e apesar de não estar ainda confirmado a 100% a situação está bem encaminhada para realizar o batizado em Agosto.





                      Bj

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Batizar criança com pais a viver em uniao facto

                        Ainda ontem a minha mãe foi marcar uma missa pela minha avó e aproveitei para questionar...

                        1ª pergunta: São casados?

                        Não!

                        2ª pergunta: Estão a pensar casar antes do baptismo ou no mesmo dia?

                        Não!

                        Então não pode.

                        Temos pena! Paciencia! Será baptizada quando fizer a 1ª comunhão! É grande? E depois? Tantos adultos que se baptizam já bem depois dos 18 anos, p. e....

                        Mas este padre da minha paróquia, é osso duro de roer... Tentar mudar para outra paroquia poderia ser solução, no entanto, ele teria de dar autorização não é???

                        Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Batizar criança com pais a viver em uniao facto

                          se tiveres alguem que viva nessa paroquia e te deixe dar a morada, nao percisas de pedir autorização ao padre da freguesia
                          __________________________________________________ _______________________________________







                          Comentar


                          • #14
                            RE: Batizar criança com pais a viver em uniao facto

                            helena_estrela (17-06-2010)se tiveres alguem que viva nessa paroquia e te deixe dar a morada, nao percisas de pedir autorização ao padre da freguesia


                            Ai é??? hum.......

                            Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Batizar criança com pais a viver em uniao facto

                              pelo menos foi isso que eu fiz... como o padre aki da freguesia nao me passava de certesa o papel, pedi a uma pessoa amiga e dei a morada dela, e nao precisei de papel nehum...
                              __________________________________________________ _______________________________________







                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X