Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

3ª volta...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • 3ª volta...

    Olá,



    Eu acho que já há algures um tópico com este tema, mas não o encontrei. Mamãs de 3ª volta, contem as vossas experiências... Como se gere um 3º filho? Estou a entrar nesta 3ª volta... mas a ansieade e tanta ou ainda maior que da primeira vez... Como correu / correm as coisas com a vossa famíla grande?



    Obrigada,

    Licas
    http://tantasprofissoes.blogspot.com/

  • #2
    RE: 3ª volta...

    Olá Licas. Olha, não sei que idade têm os teus outros dois, mas é assim...os meus dois primeiros deram muito trabalhinho, são muito seguidos, implicam muito um com o outro. A pequenina agora tem uma diferença razoável dos manos e fica tudo bem mais fácil que se fossem 3 bebés. Eu posso dizer que me organizo melhor com 3 que com uma só...



    no meu caso tive de comprar um carro novo para mim porque o meu não dava para levar 3 miúdos atrás. Os quartos, acabei com o "quarto das brincadeiras/escritório" e pus lá a mais velha e a pequenina herdou o quarto da mana. Mas também conheço quem tenha 3 filhos num T2, tudo é possivel...



    A quantidade de roupa para lavar é abismal e nos dias de trocar camas nem se fala...eu não troco as camas ao mesmo tempo para não ficar de repente com roupa de 4 camas para lavar!!!!é de doidos....uma máquina de roupa por dia no mínimo...



    Mais de resto, olha, podes pensar que te falta uma mão ou um braço mas tudo se consegue...ainda hoje fui para o parque com os 3 depois de ter arrumado a casa, algumas limpezas, feito almoço, etc e depois vim e dei banho a todos e dei jantares....sim, porque passo muito tempo sozinha com eles...não ºe um mar de rosas mas vai-se levando.



    Se tiveres dúvidas mais especificas, estás à vontade. Beijos

    Comentar


    • #3
      RE: 3ª volta...



      É giro estares a dizer 3ª volta porque de facto há dias que acho que estou a fazer as voltas todas do circuito de Silverstone, conhecido por ser uma pista rápida da F1.



      Como disse a mãede3, a diferença de idades é um factor crucial. E a questão do carro é incontornável. Bem como da máquina de lavar (cuba 9kg min) e do espaço para iogurtes no frigorífico, aumentam.



      Depois, o carinho e amor multiplicam, a atenção às crianças ganha contornos tri-dimensionais, consegues de facto fazer várias tarefas em simultâneo, e o tempo a eles dedicado pressupõe um espartilho organizacional que deverá ser certinho como um relógio suiço. Se houver o caos de quando em vez também não faz mal.



      É um desafio intelectual tipo concurso quem quer ser milionário só que aqui, mesmo que acertes, não ganhas dinheiro, é melhor, ganhas o sorriso dos teus filhos.

      Nunca se morre de tédio: Tens que responder à criança mais velha porque é que o planeta Vénus existe dado que não habita lá ninguém, ao mesmo tempo estás a negociar o fim da história de São Jorge e o dragão porque o filho do meio quer antes que o bicho morra à bordoada com uma escavadora e estás de olho na mais nova que está em pé em cima do cavalinho de baloiço e ainda se estatela no chão.



      O embate com a chegada do 2º filho foi maior do que do 3º. Há dias que nos angustiamos e pensamos se somos capazes de criar 3 tão bem como se fosse só um. Mas a maior parte do tempo achamos que a nossa família é espectacular, a roçar a perfeição.



      Bjinhos


      Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

      Comentar


      • #4
        RE: 3ª volta...

        Olá,



        Muito obrigada pelas vossas respostas, enchem-me de entusiasmo e de orgulho por ter tomado esta decisão Eu venho de uma família grande... E ainda hoje as casas da família, cheias em dia de festa são uma verdadeira delícia



        É bom saber que não acham tão grande o impacto do 3º como do 2º



        Os meus pequenos têm 4 anos e meio e 2 e meio... Tive 2 bebés ao mesmo tempo, o 2º nasceu quando o mano tinha 26 meses. Eles terão 5 e quase 3 quando vier o novo bebé. O mais velho já me vai dando uma ajuda no dia-a-dia. Acho que a 3ª volta é de alguma forma uma grande aventura, mas deve ser super gratificante, ainda nem pensei na questão do carro espero que o meu dê!... O quarto já tem 3 camas, que quando a pequenita saiu do berço já andavamos a marinar o 3º... e comprámos mobília a contar com isso. Pois, a roupa imagino... já assim é o que é...



        Já agora, vocês são só mamãs? Optaram por ser mães a tempo inteiro ou trabalham? A conjugação com o dia-a-dia profissional é outra coisa que me apoquenta um pouco...



        beijocas e muito obrigada
        http://tantasprofissoes.blogspot.com/

        Comentar


        • #5
          RE: 3ª volta...

          Olá Licas!

          Eu tb fui à terceira volta, e tal como as mamãs disseram acima, o impacto do 2º filho, ou talvez até do 1º, é muito maior do que do 3º. Do terceiro já corre tudo sobre rodas.

          Para mim, a vinda de um terceiro filho, só trouxe alguns problemas a nível de logística. Não troquei de carro, mas tive que comprar e medir as cadeiras para caberem todas. Também moro num T3 e tenho dois quartos para três crianças, não há espaço para mais nada.

          Também a nível financeiro, no meu caso que trabalho a tempo inteiro, foi mais uma "facadinha", ou seja, mais um infantário para pagar. O que vale é que este 3º filho acabou por ficar em casa da vizinha do lado até quase os 2 anos!

          Muita roupa para lavar, muita comida para fazer, com 3 crianças é preciso ter sempre sopa e restante comida feita. Consegui organizar-me e vou às compras 1 x semana, com um/dois reforços a meio da semana (frescos). Qualquer dia peço o NIB ao Pingo Doce, para que o meu ordenado seja transferido directamente para lá!!!!

          De manhã, temos que sair de casa todos às 8h00, sem excepção. E ainda temos 2 cães....

          No meu caso, as coisas funcionam porque tanto eu como o meu marido estamos muito presentes e fazemos tudo os dois!

          Agora os aspectos menos positivos: cada vez tenho menos hipóteses de ir de férias para o estrangeiro, ou mesmo para hoteis cá dentro. O facto de sermos 5, temos que ir ou para dois quartos ou para uma suite, o que duplica o valor da estadia. E o dinheiro não dá para tudo!

          Nunca (ou quase nunca) tenho um momento de sossego... Faço ideia o que os meus vizinhos pensam de nós!

          Os miudos berram que se fartam, eu berro com eles, os cães ladram por tudo e por nada...

          Há dias em que penso que estou perto de ficar xé-xé!

          É uma casa cheia e tenho muito orgulho nos meus filhos e por termos criado uma familia (quase, quase) perfeita!

          Pelo que percebi já estás grávida?

          Espero sinceramente que corra tudo bem e (após ter dado uma espreitadela ao teu blogue) que os dois (casal) estejam bem cientes que para que as coisas corram bem é preciso que os DOIS se empenhem, ajudem, etc. Porque eu tenho a noção exacta que se o meu marido não fosse tão presente e fizesse tanto pela casa e pelos filhos como eu faço, isto já tinha dado para o torto! Boa sorte!






          Comentar


          • #6
            RE: 3ª volta...

            Olá Cláudia,



            Obrigada pelas tuas palavras. Sim, já estou grávida



            Eu infelizmente não tenho o meu marido tão disponível como gostaria devido à profissão que tem, e há muitas situações em que tenho que me virar sózinha, principalmente no dia-a-dia (não completamente sózinha, que os meus pais dão-me uma mãozinha ). Ao fim-de-semana tentamos deixar as coisas orientadas ao máximo para a semana, e vai correndo benzinho, uns dias melhores outros mais confusos...



            Mas estou feliz, e estou confiante. :hehe: Tanto, que resolvi pedir opinião às mamãs em situação semelhante para tentar perceber se não estou demasiado confiante e a achar simplesmente que com força de vontade tudo se faz... Mas pelo que vejo os pontos positivos batem em grande os negativos
            http://tantasprofissoes.blogspot.com/

            Comentar


            • #7
              RE: 3ª volta...

              Olá.



              Mais um testemunho, no meu caso, os meus filhos têm diferença de 2 anos de cada um.

              O nascimento da 2ª abalou mais a coisa que o nascimento do 3º.

              Ao ler o testemunho da Claudia parecia que estava a ler a minha vida.

              O meu marido ajuda em tudo lá em casa e isso sem dúvida nenhuma que é fundamental. Nós também queriamos que os 3 dormissem juntos e ainda tiveram juntos durante 2 meses, mas o ar era insuportável e por isso optamos por desmontar o escritório e fazer o quarto do pequeno, as manas estão juntas e nem as podia separar, pois a mais velha disse logo que queria dormir com a mana.

              O carro do meu marido já era de 7 lugares e no meu cabem 3 cadeiras atrás, por isso não houve problemas dessa ordem. Quanto às roupas, reciclo tudo, da mais velha passa para a mais nova e a mais velha "herda" coisas da filha de uma amiga. O miudo também herda muitas coisas do meu sobrinho e de uma amiga que tem 2 meninos. E depois disso também seguem outros caminhos, aqui também se recicla brinquedos e afins. O espaço é curto e temos de ter o essencial.



              Quanto à escola, eu tenho a sorte de ter a minha mãe disponivel e que ficou com eles até aos 2 anos, o André só em Setembro começa a escola, mas ao mesmo tempo a mais velha vai para a publica e assim é menos um encargo.

              Optamos por colocá-los numa IPSS, apesar de pagarmos o máximo de mensalidade é muito menos que noutras escolas aqui na zona.



              Quanto a comidas, começamos agora a notar mais a diferença. Os 3 comem quase como 2 adultos.

              As compras foi outra mudança, só detergentes e coisas assim é que compro por "atacado", as mercearias, frescos e coisas assim faço de 15 em 15 dias. Uma coisa que ajuda muito é fazer um plano de refeições para a semana ou 2 semanas, assim não tens de te preocupar com a questão: o que vou fazer para o jantar.



              Ter 3 filhos pode ser problemático quando se tem 1 como a minha mais velha, que tem um feitio muito especial e está constantemente a cobrar atenção e mais atenção. Os mais pequenos entretêm-se sozinhos, mas a mais velha não. No entanto conheço casos de 3 filhos que as coisas correm muito melhor, ou então querem transparecer isso, eu não tenho problemas em dizer que há fins de dias que são muito, muito complicados.

              Deixas de ter momentos "mortos" e sem coisas para fazer e quando o tens (tipo domingos depois de almoço) ficas sempre naquela, mas não há nada para fazer?



              De qualquer modo, quando tudo corre bem e não há nenhum a fazer birra é um espectáculo.



              Outra coisa que para nós é fundamental e a única regra que está instituida em casa que não se quebra nunca é o deitar. A rotina do deitar é simples e nunca há birras para irem para a cama e o mais tardar às 21:30 já está tudo a dormir, caso contrário já tinha ido comprar um maço de tabaco à china.



              Boa sorte e que tudo corra bem.
              Patrícia - 7 anos
              Mariana - 5 anos
              André - 3 anos

              Comentar


              • #8
                RE: 3ª volta...

                Olá Licas,



                Muitos parabéns pela gravidez! Espero que seja uma gravidez o mais tranquila possivel e sem problemas, que isto de já ter dois filhotes, faz com que não consigas descansar muito!



                Se o teu marido, por motivos profissionais, está menos presente, aconselho-te vivamente a usar e abusar da ajudinha dos pais! Principalmente nos primeiros tempos! De certeza que eles o fazem por gosto!



                Mais uma vez, parabéns e muitas felicidades!

                Cláudia


                Comentar


                • #9
                  RE: 3ª volta...



                  A Carla falou duma questão importante que é a atenção dada aos filhos individualmente. No meu caso, é o filho do meio. Não que peça mais atenção, mas teve menos que a 1ª (porque era a 1ª e havia menos trabalho) e tem menos do que a mais nova (porque ainda é pequenita). Como nasceram com 2 anos de diferença, ainda estão com idades que precisam muito da atenção da mãe. Se nós não temos esta sensibilidade, fica lá uma marquinha na auto-estima das crianças.





                  Na questão profissional, eu não deixei de trabalhar, mas tenho uma profissão que me permite ser mãe a tempo inteiro muitas vezes.





                  Existe uma associação de famílias numerosas, sendo sócio podesse usufruir de várias vantagens e descontos nº grande de lojas e empresas. Por exemplo, no Gymboree pago 1 mensalidade em vez de 3. Porém, esta associação é um pouco ultra-ortodoxa em várias questões sociais, tenho alguma dificuldade em me identificar com tudo o que defendem (não li bem os estatutos na altura) e estou a pensar desvincular-me.



                  Bjinhos
                  Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                  Comentar


                  • #10
                    RE: 3ª volta...

                    Bem, pegando em algumas questões levantadas pelas outras mãesde3, , peço desculpa se me repetir, mas estou cheia de sono...



                    realmente uma máquina de lavar maior (a minha é de 6 kg) talvez me fizesse falta, mas falta falta, fazia-me outra de secar para serem 2, ando a pensar seriamente nisso...



                    o Pingo Doce...Oh Cláudia: transferir para o NIB deles o ordenado, até não era mal pensado....eu passo lá a vida...quase todos os dias lá vou...sim, a comida que esta gente come...desenganem-se....onde come 1 não comem 3!!!!!LOL passo a vida a fazer sopa, que congelo em doses individuais e assim tenho sempre sopa feita. Agora como os miúdos estão em casa o Agosto os iogurtes parece que se evaporam do frigorífico, ainda não consegui descobrir bem para onde vão...é isso e a fruta..aliás, as empregadas do PD devem pensar que sou doida, porque passo a vida lá a comprar "on and on", as mesmas coisas. É ridiculo...muitas vezes digo ao meu marido: haja dinheiro para ir ao Pingo Doce....



                    As escolas são públicas, pago os ATL , estiveram lá o final de JUnho e o JUlho e ao menos estava ocupados.



                    DEpois tens esta questão: ficar com os 3 em casa sozinha por algum motivo pode ser de endoidecer, então nestas idades que adoram desarrumar e desconhecem a arrumação, é do melhor...é literalmente tu a limpares de um lado e alguém a desarrumar de outro...



                    quanto á atenção individualizada....eu falho um pouco aqui, mas tento..o do meio foi claramente prejudicado por ter nascido tão seguido da primeira...o bebé dava-se o biberon e punha-se a dormir. A mais velha, contava-se histórias, dava-se comida à boca, etc etc yadda yadda....agora vê-se que há ali um pontinha de ciumeira da mais nova que nunca teve da mais velha e quando noto isso, procuro dar mais mimos. Aliás, claramente tenho uma crescida e dois mais novos...



                    E sou dona de casa a tempo inteiro. Tenho uma prestação de serviços só em determinadas alturas do ano.Mesmo assim, a roupa é raro estar 100% em dia...há sempre coisas para fazer, muitas vezes jantamos tarde....



                    Um conselho: tenta arranjar tempo para ti. É complicado, eu consegui. Achava que era impossível porque punha tudo à minha frente. Agora acordei para a vida e tenho o meu ginásio de que não prescindo. Vou e sinto-me bem. O que fica por fazer nem que faça ao fim de semana...é chato, mas tem de ser. Não posso só pensar em fazer tudo ao dia de semana para poupar todos ao fim de semana. Também temos de ser um pouco "invejosas" de vez em quando e os outros devem perceber os nossos sacrificios por eles.



                    Bem, estou cheia de sono, se me lembrar de mais alguma coisa, venho cá. beijo

                    Comentar


                    • #11
                      RE: 3ª volta...

                      Por acaso lembrei-me agora de mais uma pequena dificuldade, que os pais com mais filhos têm, que eu sinto, e tenho a certeza que os outros sentem também. A vidinha social!

                      Antigamente, todos os fins de semana nos juntavamos com amigos, quer na nossa casa, quer na deles, era uma constante. À medida que a familia foi aumentando, fui sentindo que esta situação foi diminuindo e muito!

                      Eu tenho 3 filhos, e tenho dois casais de grandes amigos que têm respectivamente 3 e 4 filhos. Os nossos restantes amigos só têm 1 filho. Como é obvio, se nos convidarem para alguma coisa, tipo jantar (que no passado acontecia frequentemente) levam logo com um pacote de 5! E o mesmo acontece connosco, se eu pensar em convidar o casal que tem as 4 filhas, levo logo com um "pacote" de 6.... com o respectivo trabalho, desarrumação, etc. que isto vai provocar. Resultado: vemo-nos e convivemos muito menos... eu pelo menos sinto isso!



                      Relativamente à atenção individual a cada filho, é mesmo muito importante, e eu reconheço que acabo por falhar muito aqui, e quase sempre é o filho do meio que sofre. O mais velho é porque já está na escola e é preciso ter muita atenção a tudo, o mais novo é porque é bébé e o outro, coitado, anda ali perdido no meio...



                      A nossa pediatra deu-me um conselho que eu tento seguir diariamente. Todos os dias, temos que ter pelo menos 5 minutos seguidos para cada filho de atenção individualizada. Sem ninguém por perto, ou mesmo que esteja alguém perto, não podemos deixar que interrompam a nossa conversa, ou o que for. Cada filho tem que sentir que aquele bocadinho é só dele, de mais ninguém.



                      Mas fazendo um balanço da situação, acho que é muito positiva! E penso que quando os mais pequenos deixarem de dar aquele trabalho fisico, as coisas vão ser mais fáceis para nós pais!

                      Comentar


                      • #12
                        RE: 3ª volta...

                        Eu por enquanto tenho 2, mas gostaria muito de ir ao 3º, mas falta-me a coragem.



                        Vão dando os vossos testemunhos, pode ser que me decida.




                        Comentar


                        • #13
                          RE: 3ª volta...

                          Maria Verde (04-08-2010)

                          Existe uma associação de famílias numerosas, sendo sócio podesse usufruir de várias vantagens e descontos nº grande de lojas e empresas. Por exemplo, no Gymboree pago 1 mensalidade em vez de 3. Porém, esta associação é um pouco ultra-ortodoxa em várias questões sociais, tenho alguma dificuldade em me identificar com tudo o que defendem (não li bem os estatutos na altura) e estou a pensar desvincular-me.

                          Bjinhos


                          Olá, já por 2 ou 3 vezes que ponho o marido a ver se há vantagens nessa associação e no fim ele diz sempre que não. Pelos vistos tem razão. O que queres dizer por um pouco ultra-ortodoxa em várias questões sociais? É pura curiosidade.



                          A minha filha mais velha faz lembrar um eucalipto, suga tudo de todos. Há uns tempos um colega meu foi lá a casa para comermos caracóis, ela já não o via desde Novembro, mas lembro-se que ele gosta do Tony Carreira, então só para ter a atenção dele, foi-se sentar ao lado dele a dizer que gosta muito também, mas que a mãe (a bruxa má) não a deixa ouvir e assim e assado e pouco depois já estava a cantar com ele. Enfim.
                          Patrícia - 7 anos
                          Mariana - 5 anos
                          André - 3 anos

                          Comentar


                          • #14
                            RE: 3ª volta...

                            carla9999 (04-08-2010)



                            A minha filha mais velha faz lembrar um eucalipto, suga tudo de todos. Há uns tempos um colega meu foi lá a casa para comermos caracóis, ela já não o via desde Novembro, mas lembro-se que ele gosta do Tony Carreira, então só para ter a atenção dele, foi-se sentar ao lado dele a dizer que gosta muito também, mas que a mãe (a bruxa má) não a deixa ouvir e assim e assado e pouco depois já estava a cantar com ele. Enfim.




                            os meus mais velhos até aqui há bem pouco tempo, eu tinha quase de tomar um XANAX antes de vir cá a casa quem quer que fosse...nem imaginas a excitação, a parvoíce descompensada...e depois na hora de irmos comer um pesadelo...cheguei a ter de dar um berro às avós e dizer: não quero ninguém a dar comidas à boca a ninguém e nem ninguém a comer ao colo de ninguém!!!era demais...principalmente a minha mãe vinha para comer e nunca comia nada de jeito seguido...os nervos que me dava!!!



                            Chamavam a atenção das piores formas, eu quando as pessoas chegavam já nem via a hora de se irem embora!!!Agora com a idade, sobre esse aspecto melhoraram, já noutros...LOL, de momento estão de castigo cada um no seu quarto, estavam aos pontapés no sofá da sala, olha que pena...



                            pegando no que a Cláudia disse dos jantares com amigos, eu evito a todo o custo, faz-me imensa confusão ainda mais gente em casa...mais comida ainda, mais louça, tudo desarrumado, quanto mais convidar pessoal com mais putos ainda LOL!!



                            beijocas

                            Comentar


                            • #15
                              RE: 3ª volta...

                              Tenho acompanhado o tópico e acho que em breve vou ser mais uma desconvidada para todos os jantares e festas:hehe:

                              Já tenho 2 rapazolas com 9 e 5 anos, e na 3.ª volta gémeos:w00t:

                              Espero continuar a trabalhar, pela minha sanidade mental, porque acho que ser Mãe a tempo inteiro uma profissão muito dura e sem direito a remuneração, folgas etc.



                              Vão continuando a deixar as vossas experiências (preciso de ideias)


                              Afilhada mais linda: 2&stitch - É uma menina!!!
                              Madrilhada: Sara Carvalho

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X