Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Porque é que a vida nos trama quando estamos melhor?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Porque é que a vida nos trama quando estamos melhor?

    Eu não queria, por várias razões, vir "desabafar"aqui mas talvez pessoas extra núcleo família/amigos que consigam dar uma "luz".



    Algumas de vocês já sabem que nunca tive uma boa relação com a minha mãe. Não querendo descartar culpas mas porque nunca aceitou as opções que tomei na vida. Há uns tempos cheguei a desabafar aqui



    Serei eu que estou errada?



    e, em muitas coisas, até fui demasiado condescendente. Chegámos a um ponto de ruptura completa, i.e, ela pura e simplesmente deixou de me falar pelos motivos que citei anteriormente. Tentei sempre aproximar-me dela por causa da neta mas sempre me "deu para trás".



    Sem que nada fizesse prever, ela faleceu em meados de Maio. Sem nos falarmos. Sem me poder despedir dela, mesmo sabendo que deveria ser ela a pedir-me desculpa. Na altura talvez não tenha reagido da melhor forma; meti-me comigo mesma, talvez pelo choque que apanhei. A cada dia que passa sinto-me cada vez mais culpada por ela já cá não estar e por a partida dela deixar ter acontecido connosco de relações cortadas. Em parte acho que não tenho culpa mas, por outro lado, culpabilizo-me de dia para dia e, pura e simplesmente, não consigo lidar com isto.



    Por muitos defeitos que tivesse era a minha mãe e a separação física nunca deveria acontecer nestes moldes.



    Um beijo e obrigada por lerem o desabafo.




    O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

  • #2
    RE: Porque é que a vida nos trama quando estamos melhor?

    Não tenho nenhuma luz para ti, infelizmente...



    Acompanhei o teu tópico e sempre achei que a tua mãe não te deu hipotese de mudar as coisas entre vocês mas entendo a tua dor, a tua angustia.



    A vida é mesmo assim, suponho. E a imprevisibilidade dela deveria ser razão para as pessoas viverem sem conflito, principalmente com aqueles que amam. Mas ao mesmo tempo que nos fizeram efémeros, fizeram-nos destemidos, sempre aparentemente convencidos que vivemos para sempre... e empenhados em provar que temos razão à custa da felicidade de termos as pessoas que amamos simplesmente perto de nós. Foi o que fez a tua mãe... e deixou-te aqui com uma herança pesada. Mais uma coisa em que, por certo, não pensou... infelizmente.



    Mas não te atormentes. Procura acreditar que a tua mãe sempre te amou! Que isso é superior aos defeitos de ambas, ás falhas de ambas, ás coisas que correram mal. Que à sua maneira, um tanto distorcida, a sua teimosia era apenas um problema de caracter e que os sentimentos dela por ti nunca estiveram em causa. Pensa que se te atormentares com o que ficou por dizer ou fazer, quem sabe a tua mãe não poderá descansar em paz... se calhar esta expressão vem disso mesmo: precisamos que os que ficam, estejam tranquilos acerca de nós, para podermos descansar.



    E porque se nunca encerrares este assunto de vez, no teu coração, vais continuar a sofrer e desta feita sem nada poderes fazer para alterar o rumo das coisas: a tua mãe partiu.



    A melhor maneira de encarares o assunto é assumires perante ti mesma que nunca vais ter a tua mãe de volta e uma oportunidade para falar com ela mas que terás imensas com os teus filhos, que eles terão sempre da tua parte a condescendência suficiente para que o orgulho e a teimosia nunca ensombrem a vossa relação e que aos teus filhos nunca ficará nada de bom por dizer!



    A vida são 2 dias... Já perdeste 1 a tentar uma relação com a tua mãe que não resultou. Agora não percas outro a lamentar isso: vive-o!

    Comentar


    • #3
      RE: Porque é que a vida nos trama quando estamos melhor?

      Infelizmente, como sabes, perdemos as nossas mães ao mesmo tempo.



      Apesar de eu ter tido uma relação óptima com a minha mãe e tu teres tido uma relação complicada com a tua, aquilo que nós hoje somos, tem a contribuição das nossas mães, nem que essa mínima.

      Custa muito, a dor que carregas, eu também passo por ela ...

      Não podes ter esse sentimento de culpa, apesar de tudo, acredito que ambas tinham orgulho uma da outra. Há e existe a vossa ligação.



      Eu conheço esse sentimento de culpa, há anos que tento acabar com a culpa que carrego. É difícil!

      Tentar deixar esse sentimento porque ele vai "destruir" a tua serenidade.



      Apoia - te nos momentos bons, tenta "esquecer" tudo o que aconteceu de negativo entre vocês. Tenta fazer o teu luto em paz, sem esse sentimento.

      Entre vocês, existia amor e apesar de tudo, tu és uma continuidade da tua mãe, da mesma forma que a tua filha também o vai ser de ti.

      Tenho a certeza, que a tua mãe, está a olhar por ti e pela neta. Tenho a certeza que era uma mãe cheia de orgulho em ti, mesmo com tantas discussões.



      Um grande beijinho


      Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

      Comentar


      • #4
        RE: Porque é que a vida nos trama quando estamos melhor?

        Eu não quero ser fria, mas não vejo outra alternativa...

        Espero que me perdoes, mas pelo que li na altura, acho simplesmente que a tua mãe não te merecia, nem á tua filha.

        Há pessoas que nesta vida, vêm para ser más, ponto final.

        A tua mãe afastou-te dela, tratou-te mal, e acho que não devias pensar nela, sentir culpa, etc...

        Acho que sentes imensa falta dela, mas não dela como pessoa, acho que sentes imensa falta de uma mãe, que te apoie, ouça, compreenda, dê colo...mas não me parece que fosse nela que ias encontrar isso...

        Tens de lidar com a realidade, fazer disso um aprendizado para a tua própria experiência como mãe e seguir em frente.

        Não passo isso com a minha mãe, mas o meu pai não é a pessoa que eu queria que fosse, não é mau e chego a ter pena dele, pois ele bem tenta aproximar, mas não sinto ligação, daí o ignoro.

        Se tenho pena? Tenho dele, mas não consigo sentir nada, fazer o quê?

        Mas não lamento, não sinto culpa alguma, nem a tenho, simplesmente aceitei o facto na minha vivência, não tenho um pai, nem sei o que isso é, mas tb não sinto falta dessa figura.

        Sinto-te muito carente, sinto, mas pela tua filha, tenta ultrapassar isso, simplesmente aceita que foi assim e segue em frente, por ela, para ela ter uma mãe presente, sem a cabeça a vaguear por fantasmas do passado.

        Mais uma vez desculpa se te choquei, magoei de alguma forma, mas custa ler tanto amor, tanta car~encia para açguém que em vida não se demonstrou merecedor dele...
        [hr]

        Comentar


        • #5
          RE: Porque é que a vida nos trama quando estamos melhor?

          andiemeir (10-08-2010)

          Acho que sentes imensa falta dela, mas não dela como pessoa, acho que sentes imensa falta de uma mãe, que te apoie, ouça, compreenda, dê colo...mas não me parece que fosse nela que ias encontrar isso...


          Não posso deixar de concordar. Ela já não está, mas se estivesse provavelmente tudo estaria na mesma, ou não concordas? O facto de alguém "desaparecer" não muda o que a pessoa era ou manifestava ser. É pena, é mesmo muito triste mas... se em tantos anos a relação era essa, o que te faz pensar que poderia ser diferente? Não te martirizes.

          Comentar


          • #6
            RE: Porque é que a vida nos trama quando estamos melhor?

            e eu acho o mesmo que a andie....beijos

            Comentar


            • #7
              RE: Porque é que a vida nos trama quando estamos melhor?

              Margarida

              Antes de mais, os meus pêsames

              Também acompanhei o teu tópico como sabes e, apesar de não saber bem o que te escrever, por ti vou tentar (alguma coisa )

              Deste todas as oportunidades à tua mãe de se reconciliarem. Ela é que não quis aproveitar nenhuma. Não te aceitou de volta, nem quis a linda neta que tem. Não te martirizes, fizeste tudo o que estava à tua mão. Sinceramente? Deste mais oportunidades que muitas filhas dariam (eu inclusive)

              Ela morreu, a vida são dois dias... mas, como dizes no tema do tópico "quando estamos bem" aproveita o que tens de bom agora. O que lá vai, lá vai.

              Como qualquer ser humano, tens de fazer o luto, mas, acima de tudo, tens de te perdoar (no que não tens absolutamente culpa nenhuma)

              Beijinhos grandes para ti

              Comentar


              • #8
                RE: Porque é que a vida nos trama quando estamos melhor?

                andie, não foste fria, não. Não é por alguém não estar connosco fisicamente que, por muito defeitos que tivesse, os deixasse de ter num ápice.



                Infelizmente, também não sinto a falta dela para me ouvir, apoiar e aconselhar porque, desde que engravidei, só fez o contrário. Já fazia antes mas com menos incisão.



                Acho que, no fundo, lamento não ter tido outra relação com ela e saber que, de aqui em diante, mesmo que tornasse a tentar, vai ser totalmente impossível. Ela fez-me coisas inacreditáveis mas era a minha mãe. Mesmo não falando comigo, sinto falta de poder falar na minha mãe e fico "possuída" quando me dizem que "só faz falta quem realmente faz falta". Há quem diga que não sou normal e, se calhar, não sou mesmo. E vocês devem ter razão. Acho que há aqui uma grande carência daquilo que nunca tive


                O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

                Comentar


                • #9
                  RE: Porque é que a vida nos trama quando estamos melhor?

                  MMargarida (11-08-2010)Há quem diga que não sou normal e, se calhar, não sou mesmo.


                  És normal sim... mais normal do que imaginas.



                  Claro que uma mãe, por muitos defeitos que tenha é sempre mãe. Sente-se sempre a falta dela e imagina-se sempre que poderia ter sido melhor a relação. Aquilo que a tua mãe te fez quando já eras adulta não apaga o que fez por ti em criança, em bébé... são memorias que mesmo não guardadas ficam conosco para a vida inteira.



                  E tenho a certeza que ela foi uma boa mãe nessa altura. Sei que foi porque tu te tornáste uma boa mãe também! Nem imaginas como a nossa relação com os pais nos primordios da vida nos influenciam para a vida... e a tua mãe pode ter estragado tudo depois mas esteve por certo á altura em tempo devido, ou não?

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Porque é que a vida nos trama quando estamos melhor?

                    Margarida,



                    Lamento tudo o que aconteceu. Mas lembra-te sempre que dando-nos bem ou mal com as pessoas, há laços que são mais fortes, e apesar de tudo vocês eram mãe e filha. Pensa que se isto tivesse acontecido ao contrário, se tivesses sido tu a perder a vida e a tua mãe a ficar, a dor dela seria igual à tua agora. Porque há coisas que são mais fortes que nós, mais fortes que o nosso orgulho bacoco. E ela ia sentir também que antes devia ter feito algumas coisas diferentes. E com isto, aceita que a vida é assim mesmo. Tens uma filha, em quem deves investir todas as tuas forças para que nunca passe por uma situação semelhante. E tens uma mãe, que quiçá daqui para a frente será o teu anjo da guarda, a zelar por ti e pelos teus. Tu vais conseguir. Nós mulheres arranjamos força quando e onde menos esperamos...



                    Beijinhos e bola para a frente, que atrás vem gente!
                    http://tantasprofissoes.blogspot.com/

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X