Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

O que vos parece? (comportamento entre filho para o pai)

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • O que vos parece? (comportamento entre filho para o pai)



    O meu filho tem 2anos e meio, este ano começou a frequentar a creche tem 3 semanas, a inserçao correu lindamente, melhor impossivel!



    Mas noto que apos a segunda semana quando chegavamos em casa e ve o pai nao quer o cumprimentar, chora espernea...

    O pai anda super triste, no inicio ate brincava com ele fazia aquelas coisas de rapazes e nada o detonava.

    A situaçao mantem-se ate hoje. Nem quando vai para a cama nao quer dar beijo ao pai.



    A minha teoria é a seguinte: o pai nunca lhe deu tanta atençao como eu, mas de vez em quando disponibiliza-se a brincar com ele... eu acho pouco mas ele como pai é que tem de ter a iniciativa de...



    Apos chegar do trabalho e de fazer a sua higine vai direitinho para o computador, sempre foi assim ate mesmo aos fins de semana. Eu ja nem digo nada porque nao vale a pena, sempre achei que um dia ele iria perceber que o seu comportamento nao é o mais correcto e sera o filho que lhe ira mostrar isso.



    Neste momento, esta a estudar, como tal tem motivos para estar mais ocupado do que antigamente, mas poderia dar mais vezes prioridade ao filho.

    Eu penso que o comportamento do meu filho é uma chamada de atençao.



    Nao sei se alguma vez ja vos aconteceu? Gostaria de saber as vossas opiniao antes de chamar atençao ao meu marido. vontade nao me falta mas tenho me aguentado.

  • #2
    RE: O que vos parece? (comportamento entre filho para o pai)





    Olá CLY,







    O meu filho, a determinada altura (em que eu estava bastante ocupada profissionalmente), quando caia e se aleijava, quando queria pedir alguma coisa ou simplesmente apetecia-lhe colo, contornava-me e ia direito ao pai. Quando me apercebi, deixou-me um grande amargo de boca, e "emendei a mão".

    Eu acredito muito no vínculo biológico mas também acredito no vínculo que se vai construindo entre nós. E, repara, eu não era uma mãe ausente, tinhamos momentos só nossos numa base diária. Só que há crianças que precisam de 500 kg de carinho e há crianças que precisam de 500 ton. O meu filho pertende ao grupo das toneladas e mostrou a sua carência de mãe assim.



    Eu uma vez li, não sei onde, "primeiro as coisas mais importantes depois as mais urgentes". Não é fácil aplicar esta máxima, a vários níveis, eu cada vez mais atrevo-me a aplicá-la, sem remorsos. Se deixo este e aquele assunto para tratar, isto e aquilo para fazer, paciência, amanhã logo me organizo melhor. É que eles só são pequenos uma vez e o tempo passa mesmo a correr.



    O teu marido se conseguir, por exemplo, contar-lhe uma história por dia e perguntar-lhe ao jantar o que é que fez na escola, acho que era excelente (se é que tenho que achar alguma coisa ).



    bjinhos


    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

    Comentar


    • #3
      RE: O que vos parece? (comportamento entre filho para o pai)

      Maria verde, obrigada pelas tuas palavras. Mas infelizmente, pelo o meu filho, terei de ser sempre eu arranjar uma forma de compensar a falta de atençao por parte do pai.

      Falei com o pai ja tem mais de 3 dias e nao mudou uma unica virgula das suas atitudes e ainda acha que da atençao ao filho. Perante tal cenario fico na minha. Nao posso obrigar uma pessoa a ser algo que nunca recebeu na infancia. Eu ate entendo bem a razao pela qual é assim, mas neste momento nao posso estar sempre arranjar desculpas. O filho ira lhe cobrar, como ele cobra ao pai. O pior de tudo é que tive um pai identico. Por isso sei o que passei.



      Quanto a momentos unicos entre pai e filho, nao existe. Ele nunca da-lhe banho, nunca o deita, nunca faz nada. Para isso acontecer tenho eu de lhe pedir, ele nao tem iniciativa para nada.



      O mais engraçado no meio desta historia toda é que o filho esta a ficar ou ja tem a personalidade identica à do pai.

      E se o pai fica triste ele fica mais stressado.



      Obrigada.

      Comentar


      • #4
        RE: O que vos parece? (comportamento entre filho para o pai)

        Olá,

        se pedires ao teu marido que faças as coisas ele faz? Se sim, então pede para ser ele a dar banho enquanto fazes o jantar, ao sábado de manhã que leve o filho ao parque ou a jogar à bola enquanto arrumas a casa. As crianças têm um dom muito especial, quanto mais tempo passamos com elas, mais queremos passar, é magia

        Pode ser que ele mude a relação que tem com o filho, mesmo "obrigado" e depois passa ser um prazer o tempo que passa com ele.

        Comentar


        • #5
          RE: O que vos parece? (comportamento entre filho para o pai)

          Acho que foi o psicólogo Eduardo Sá que disse: as crianças quando chegam da escola (ou nós do trabalho) estão carentes de nós, com muitas saudades. Sugere que nos dediquemos a eles, nem que seja 15 min, antes de começarmos as terefas em casa, para os saciar. Se nos pusermos logo a trabalhar, eles vão andar mais chatinhos a pedir atenção. É mais ou menos isto. Bem sei que nem sempre é fácil, mas o teu marido que tente.

          Comentar


          • #6
            Tantas respostas sábias... por isso é que gosto deste forum é maravilhoso encontrar tanta gente com algo de bom a dizer e aqui se vê isso mais uma vez.

            Acho que já deram montes de boas ideias... Nomeadamente reforço a seguinte, se o maomé não vai à montanha, vai a montanha ao maomé: visto que o teu marido não tem atitude por ele mesmo, pede-lhe para fazer coisas que unam os laços com o filho, ora seja o banho, ora seja o deitar... mesmo que possas ser tu a faze-lo (e até prefiras, porque sabes tão bem como se faz e achas que ele nao vai fazer tão bem), deixa que seja o pai a fazer.
            Eu dou comigo muitas vezes a reclamar com o que o meu marido fez de mal, mas depois logo "bato na boca", porque mal ou bem, ele fez! Nós somos muito perfeccionistas e por isso acabamos por retirar-lhes autonomia, muitas vezes sem nos apercebermos disto. E os pais tambem gostam de sentir que são precisos.

            Boa sorte!

            Comentar


            • #7
              Eu estou com o mesmo problema. O meu filhote tem dois anos. O pai dá-lhe atençaõ, brinca com ele, mas não sei. Ele está muito bem a brincar com o pai, corda e pergunta logo pelo pai, mas depois tem comportamentos mais agressivos e de rejeição. O pai fica tristi e eu já nem sei o que fazer.

              Sou eu que lhe dou banho, dou-lhe comer, vou deita-lo e brinco muito mais com ele. Também sou eu que ralho e repreendo mais. O meu namorido até tem receio de lhe ralhar porque diz que se ele não gosta dele assim , então se ralhar ainda pior.

              Para pior agora ganhou a mania de levantar a mão e por qualquer coisa dá "tau tau" ao papá e depois recusa-se pedir desculpa. Depois coloco-o de castigo, explico-lhe o que fez errado e só sai quendo pede desculpa.

              Já não sei o que fazer.


              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X