Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Preciso de saber a vossa opinião

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Preciso de saber a vossa opinião

    O meu filho já sabe o nome dos pais, dos avós, bisavó.....mas nunca lhe falei na minha sogra que faleceu quando ele tinha apenas 15 meses. (Não se deve lembrar dela )
    Às vezes tenho vontade de lhe mostrar as fotos dela (algumas com ele ao colo) e dizer-lhe que aquela Sra tambem era avó (e tinha nome) mas receio que ele não compreenda. Ele próprio não se reconhece nas fotos de quando tinha essa idade.
    Não sei se devia esperar mais um tempo tempo para falar neste assunto.
    Ele começa a ter muita curiosidade em ver fotografias e há dias descobriu uma em que está o pai com um Sr já falecido. Perguntou-me quem era e eu respondi simplesmente que aquele Sr. já não está cá.
    Preciso de ouvir as vossas opiniões sobre este assunto. Devo falar na outra avó ou ainda é cedo?

  • #2
    olha nao sei se a situação sera semelhante ou nao .... o avo paterno da Noa faleceu a bastantes anos (1990) e portanto ela nunca o viu e o pai raramente lhe fala dele, em dezembro fomos a holanda ( a familia paterna e toda holandesa) e pedi umas fotos a minha sogra e resolvi fazer um album digital para dar agora no dia dos namorados ao Arnoud.
    A cerca de 15 dias estava eu aki no pc a fazer a montagem as fotos e a Noa veio ver e derrepente viu a foto do avo e perguntou quem era, eu acho que nem pensei muito e respondi que era o pai do papa o " o avo da Holanda" ( uma vez que ela chama " avó da holanda" a mae do arnoud) ela nao disse mais nada... Mas quando o pai chegou foi a correr e disse " O papa afinal tu tambem tens um pai" ficamos de boca aberta e o arnoud resolveu entao pegar nela e mostrar fotos de toda a familia na holanda incluindo do avo e explicou que ele ja nao estava ca que tinha ido para o ceu... e ela aceitou mas claro que ela normalmente ja nao tem contacto com a familia do arnoud por isso acho que foi mais facil para ela entender a ausencia ja que o resto da familia tambem esta naturalmente ausente

    mas la esta se ela nao tivesse falado no assunto provavelmente nao teriamos falado nisso tb... la esta nao acho que se deva esconder as fotos ou deixar e falar da pessoa... se ele perguntar e porque ja deve estar perparado para entender quem ca esta e quem nao esta...
    __________________________________________________ _______________________________________







    Comentar


    • #3
      Olá mma,

      Os meus avós e o meu pai já faleceram, há fotos de todos cá em casa e na casa da minha mãe. As crianças sabem quem são porque um belo dia repararam e perguntaram quem eram. Nós respondemos naturalmente. Nunca houve problema nenhum relativamente aos familiares que já morreram. A minha filha mais velha uma vez perguntou-me se o avô está no mesmo conjunto de nuvens onde estão os dinossauros (dado que já morreram todos) ou se é outra parte do céu diferente...
      Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

      Comentar


      • #4
        Inserido Inicialmente por Maria Verde Ver Mensagem
        Olá mma,

        Os meus avós e o meu pai já faleceram, há fotos de todos cá em casa e na casa da minha mãe. As crianças sabem quem são porque um belo dia repararam e perguntaram quem eram. Nós respondemos naturalmente. Nunca houve problema nenhum relativamente aos familiares que já morreram. A minha filha mais velha uma vez perguntou-me se o avô está no mesmo conjunto de nuvens onde estão os dinossauros (dado que já morreram todos) ou se é outra parte do céu diferente...
        Opahhh Maria essa saída da tua filha esta o máximo!!!!
        Eu acho que eles percebem mais do que muita gente pensa. Têm de facto se calhar uma forma diferente de entender as coisas, mas entendem. A morte é um assunto recorrente nas crianças justamente porque lhes causa alguma confusao.
        Acho que se deve falar com naturalidade e se ha fotos aproveita-las para que a pessoa que ja faleceu tenha uma imagem para a criança ( no caso de nunca a terem conhecido)
        O meu filho mais novo nunca conheceu o bisavo, mas conheceu a bisavó e lembra-se muito dela.
        Em casa ha fotografias com os 2 e ele uma vez perguntou, e foi o meu filho mais velho que lhe disse: entao, esse é o biso ( tratavam a minha avó por Bisa (bisavó) e ele perguntou de imediato: mas ele tb ja morreu??
        Na verdade associou o facto de a minha avo ja ter morrido e ele ter percebido e vivido essa ausencia para passar esse facto para o meu avô tb.
        Acabou depois por ser natural falar dele e ele nunca se questionou mais...
        Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

        Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

        Comentar


        • #5
          É muito importante utilizar uma linguagem que a criança perceba, e deixar que parta dela a questão.
          Vou contar-vos um história deliciosa que me aconteceu no primeiro dia de estágio:
          Estavamos na sala do infantário no acolhimento e a contar o dia, até que uma bela miuda (4 anos) me pergunta: "o que é ser virgem?"
          imaginem cmo fiquei, nao conhecia a criança nem o contexto e nem a podia deixar sem resposta.
          Pedi-lhe para repetir por nao tinha percebido (enquanto repetia tive tempo para pensar) e disse-lhe que depende, por exemplo om cd virgemé um cd que nunca foi usado.
          Ela fica a pensar e diz-me "entao a "x" (nao me lembro do nome mas era uma fulana qq dos morangos com açucar) nunca foi usada.
          Tive que me morder para nao rir a sério!!!
          Então lá continuei:
          "Não no caso das pessoas tem outro significado. Sabes cmo é que se fazem os bebés?" e ela muito depressa: "sei, é um sr que dá um abraço muito especial a uma sra, mas tem que tirar a roupa", e eu, aproveitando a deixa lá lhe disse: "entao pronto, uma pessoa virgem é alguém que nunca deu esse abraço especial!"
          Ela deu um ahh de esclarecida e o assunto morreu aí.
          Mas cada vez que me lembro tenho vontade de rir!


          Madrilhada de parto: Pocaontas

          Comentar


          • #6
            Bia, fartei-me de rir

            Quanto ao tópico, o meu único irmão faleceu há 10 anos. A minha filha nunca o conheceu. Ela só tem 21 meses. Como há imensas fotos dele pela casa e ela foi perguntando quem era, ela sabe que é o tio que está no céu. Para já não perguntou mais nada e acho que não vale a pena entrar em grandes explicações se ela não perguntou nada.
            Já agora, comprei uma vez um livro que acho que vai ajudar muito nestas coisas: "Respostas às perguntas das crianças", da Miriam Stoppard. Basicamente, sugere algumas respostas para perguntas difíceis mas no geral, diz que devemos responder quando perguntam mas não querer dar mais pormenores do que aqueles que eles compreendem.

            Editei para acrescentar que eles se lembram de mais do que nós pensamos. O meu pai sempre usou barba mas quando se reformou cortou-a, tinha a minha filha uns 7 ou 8 meses. Pois a pirralha ainda associa pessoas com barba ao meu pai e se desenhamos o avô ela volta e meia lembra-se e desenha-lhe a barba. De tal forma que o meu pai perguntou-lhe se devia deixar crescer a barba e ela disse que sim!
            Ultima edição por micaela24; 17-02-2011, 12:14.
            2 filhotes lindos

            Comentar


            • #7
              concordo com o que já disseram
              falar naturalmente com eles e sem entrar em detalhes que não questionam é o ideal
              O meu pai tb já morreu, nem conhecehu o P quanto mais a neta
              mas há tempos ela ao ver uma foto dele perguntou quem era, porque reconhecia todos os outros daquela foto e dissemos-lhe: é o avô Zé
              ela repetiu avô Zé e foi à vidinha dela
              e quando olha para a foto diz avô zé
              quando demonstrar mais curiosidade sobre esse avô logo lhe falarei nele
              --------------------------------------
              o gráfico da Nês
              Vai correr tudo bem.
              o meu amor é linda!!! ............. http://ervasdecheiros.blogspot.com/

              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X