Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Situação complicada...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Situação complicada...

    Bem, isto é mais uma forma de desabafo, uma vez que acabei de receber ( meia ) noticia da parte da minha irmã e estou em pânico.
    A vida é dela, mas tenho receio das consequências.
    É complicado explicar o porquê, mas vou tentar.
    A minha irmã teve um 1º casamento, era muito nova e como namorava há já algum tempo, os meus pais achavam que estava na altura de se casar, mesmo sendo muito nova. Já depois de casada, ela "lembrou-se" que afinal ainda não tinha "aproveitado a vida" e pôs fim ao casamento. Passado alguns anos, conheceu outro rapaz. O meus pais não gostaram muito da ideia, nem sequer queriam conhece-lo, mas com o tempo lá abriram as portas de casa, e do coração e aceitaram-no como um filho. Relação essa que teve frutos. Nasceu a minha sobrinha que tem sido praticamente criada com a minha mãe. Após sete anos de relação, ele conheceu outra pessoa e divorciaram-se. A minha mãe é uma pessoa que tem muitos problemas de saúde, principalmente nervosos e andou muito tempo em psiquiatria. Tem muitas crises de nervos, tudo faz com que ela ande exaltada e no ano passado recebeu a pior notícia: Cancro da mama.
    A pior fase já passou, mas ainda tem muito de "caminhar" para ver este "episódio" ultrapassado.
    Talvez seja confuso contar, em simultaneo, a vida da minha irmã e a vida da minha mãe, mas tudo está ligado.
    A minha irmã contou-me há pouco tempo que se reencontrou com um amigo com quem iniciou uma uma relação. Já são oficialmente namorados e a minha sobrinha adora-o e sei que isso é muito importante para a minha irmã. Há um pormenor: ele vive no Alentejo ( a 180 km de onde nós vivemos ), e ela acabou de me dizer que já pensou muito e que quer ir para o Alentejo.
    Ela tem negócio próprio, que diz que tem estado fraco ( qual o negócio que hoje em dia não está fraco??) e que quer mudar-se.
    Fiquei completamente gelada...
    Ela está feliz com esta mudança, mas...Não será cedo demais?? A minha mãe vai ficar de rastos ( ainda mais porque é contra esta relação) e porque vai deixar de estar com a neta diariamente como tem estado até hoje.
    Estou confusa... A vida é dela, ela não pode deixar de fazer o que acha que a pode fazer feliz por causa da minha mãe, mas...
    Ai, ai, ai, ai...

  • #2
    Ai VC33... olha, abraço. É de facto uma situação complicada...

    Custa-me ver uma mulher com a vida estável, com filha e com um negócio, deixar as coisas para ir atrás de um homem. Por outro lado também é complicado dizer-lhe o que quer que seja, pois se interferimos na relação dela também ficamos com essa responsabilidade caso algo nao venha a correr bem.
    É uma escolha muito pessoal mas eu acredito nas coisas feitas passo-a-passo e não me mudaria com uma criança para casa de ninguém nesses termos, muito menos largar o meu ganha pão, a minha casa, a escola da miuda, e etc. Há sempre a hipotese de as coisas não correrem bem e depois ficamos com a vida toda atrapalhada. Ainda por cima se ela já passou por uma experiência de separação iniciada pelo marido. Mas não é a primeira mulher que eu vejo fazer este tipo de opções.

    Também percebo a apreensão pela situação da tua mãe e não é menos verdade que a miuda também irá sentir. Se a miuda foi praticamente criada pela tua mãe, eu acho que ela no mínimo deveria ter consciência do impacto que isso tem e não o fazer nesta altura tão delicada. No meu entender, pelo que contas, ela tem bem dependido e beneficiado do apoio da vossa mãe, pelo que - numa situação de doença - seria altura de ela apoiar a vossa mãe. Há quem diga que 'as regras são mais importantes do que o amor' e eu posso ser um bocado careta, mas penso mesmo assim. Não iria atrás de um recente possível amor da minha vida se isso implicasse prejudicar ou deixar mal aqueles que fizeram parte da minha vida e estiveram comigo nos últimos anos. Sinceramente é sempre aquela questão: se o amor é assim tão forte, ele iria resistir a distância. Se nos mudamos porque ele não resiste à distância então porquê mudar toda a nossa vida por ele?
    Mas pronto... Que dizer mesmo? Nem sei o que te diga...
    Ultima edição por mncg77; 10-05-2011, 17:32.

    Comentar


    • #3
      Sabes, apesar de entender a tua posição e a da tua mãe, acho sinceramente que eu faria o mesmo que a tua irmã. Deixar de lutar pela própria felicidade é um sinal de derrotismo, isso é muito mau. E lá está, não se sabe se este rapaz não será o tal que vai estar com ela quando já tiverem ambos cabelos brancos e bisnetos. Seja ou não, ela só vai descobrir se for à luta, mesmo que isso signifique uma decepção mais á frente. Não me parece justo ela hipotecar esse caminho por causa da aprovação da tua mãe. Muito sinceramente, nunca achei correcto quando os pais tentam, de uma certa forma, interferir em relacionamentos, já que as pessoas têm de aceitar que a vida da filha é distinta da deles mesmos. Às vezes isso significa abrir mão de algumas coisas, nomeadamente de tempo com pessoas que nos são tão vitais. Mas tudo se consegue, assim haja boa vontade e cedências de ambos os lados.

      Querida, apesar de entender que a tua mãe tem uma doença séria (a minha mãe também é cancerosa só que renal e está em casa com uma depressão desde o fim da minha gravidez), não é justo que ela peça à tua mana que fique, mesmo que mais tarde se venha a perceber que até seria a coisa mais sensata a fazer. Vou-te contar um episódio recente: quando o meu irmão voltou para Portugal a minha mãe tentou pressionar o meu irmão contra a namorada, dizendo que foi porque ela não estava bem que ambos vieram e usando a depressão para conseguir isso(e nem sequer entendeu que a minha cunhada estava numa situação que eu não teria aguentado 1/3 sequer!). Nem imaginas a quantidade de discussões em que me tive de meter porque alguém tinha de ser racional naquela confusão toda! E não era justo ver o meu mano infeliz só porque a minha mãe não tinha concordado com a forma como as coisas se tinham feito e culpava a minha cunhada. Finalmente, lá consegui com que se visse a luz e entendessem que não podiam meter-se assim na vida do puto. Tentei ser a única coisa que me parecia racional: a pessoa que estava lá para falar com calma e explicar os pontos de vista um ao outro. Falando um com o outro, acabava inevitavelmente em confusão e acusações parvas, assim dava para ir gerindo melhor as informações. Era um bocado ingrato para mim mas foi o melhor que podia ter feito: a minha mãe entendeu que não pode nem deve meter-se na vida do meu irmão, nomeadamente a pô-lo contra a namorada quando eles são um casal e as decisões são tomadas em conjunto; o meu irmão, fi-lo entender que a mãe estava com problemas, que não tinha a capacidade de ser racional mas que gostava muito dele e que se preocupava horrores com ele portanto para relevar um pouco.

      No teu lugar, seria a posição que eu tomaria: ser a pessoa que, estando por dentro mas com mais imparcialidade, tentaria "gerir" o conflito.

      Seja como for, é sempre uma situação delicada, uma daquelas que ninguém quer passar por ela. Desejo-te boa sorte e que tudo corra pelo melhor para todas!

      Comentar


      • #4
        Ola
        Revejo-me em algumas particularidades da tua história.
        A minha irmã também teve um percurso muito atribulado e também tenho um sobrinho (que sofreu com os altos e baixos da minha irmã que só quer aproveitar a vida).
        Meus pais e eu também somos muito apegados a ele...mas de repente ela mudou-se sem aviso prévio para longe de nós!
        Meus pais sofreram horrores e eu nem te conto...
        Infelizmente há coisas que não podemos controlar...
        Somente espero que a mudança seja feita de forma consciente na medida que há uma filha no meio.
        Podes aconselhá-la,mas caberá a ela decidir...Por muito que isso te possa custar (entendo bem esse teu desespero...acredita)!

        Beijinho e muita força!

        Comentar


        • #5
          São Decisões da Vida.... que só devem ser tomadas pela própria pessoa.

          Comentar


          • #6
            Adiciono q, tambem sei o que custa, ja tive situaçoes parecidas.. mas tambem nao se pode mandar na pessoa.. tem de se aceitar, a menina está com a mãe, e se a mãe reecontrou esse sr, essa pessoa com quem quer refazer a vida, então, a família só tem de dar força. VC33 às tantas, a tua mãe até vai ficar mais descansada, de ver a filha com uma pessoa, com alguem q gosta dela, com um lar, orientada.. eu ficava.

            Comentar


            • #7
              Obrigada pelos vossos pontos de vista.
              Do fundo do coração que, apesar de achar que é um grande risco largar tudo, acho bem que ela vá atrás da felicidade.
              Apesar de os meus pais terem sido uma grande ajuda no que diz respeito à minha sobrinha, não acho que ela deve deixar de fazer o que deseja por causa da minha mãe.
              "Seja ou não, ela só vai descobrir se for à luta, mesmo que isso signifique uma decepção mais á frente. Não me parece justo ela hipotecar esse caminho por causa da aprovação da tua mãe. Muito sinceramente, nunca achei correcto quando os pais tentam, de uma certa forma, interferir em relacionamentos, já que as pessoas têm de aceitar que a vida da filha é distinta da deles mesmos. Às vezes isso significa abrir mão de algumas coisas, nomeadamente de tempo com pessoas que nos são tão vitais."
              Acho que tens muita razão Sugarpops.
              De uma forma ou de outra, nós sempre nos preocupámos muito relativamente ao que a minha mãe possa pensar ou sentir.
              A minha mana diz que a minha sobrinha está super entusiasmada com a ideia de ir viver para outro sítio. Não é isso mais importante??
              Só tenho receio...Tenho a certeza que a minha mãe vai reagir muito mal a isto.
              Sugarpops: também eu, numa outra situação bastante delicada, tentei ser "bombeira", ou seja, "apagar os fogos" de ambos os lados, mas quando as pessoas vêm apenas o seu lado, é muito díficil conseguir isso...
              Mas vou tentar...quero muito ver a minha irmã feliz.

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por VC33 Ver Mensagem
                Obrigada pelos vossos pontos de vista.
                Do fundo do coração que, apesar de achar que é um grande risco largar tudo, acho bem que ela vá atrás da felicidade.
                Apesar de os meus pais terem sido uma grande ajuda no que diz respeito à minha sobrinha, não acho que ela deve deixar de fazer o que deseja por causa da minha mãe.
                "Seja ou não, ela só vai descobrir se for à luta, mesmo que isso signifique uma decepção mais á frente. Não me parece justo ela hipotecar esse caminho por causa da aprovação da tua mãe. Muito sinceramente, nunca achei correcto quando os pais tentam, de uma certa forma, interferir em relacionamentos, já que as pessoas têm de aceitar que a vida da filha é distinta da deles mesmos. Às vezes isso significa abrir mão de algumas coisas, nomeadamente de tempo com pessoas que nos são tão vitais."
                Acho que tens muita razão Sugarpops.
                De uma forma ou de outra, nós sempre nos preocupámos muito relativamente ao que a minha mãe possa pensar ou sentir.
                A minha mana diz que a minha sobrinha está super entusiasmada com a ideia de ir viver para outro sítio. Não é isso mais importante??
                Só tenho receio...Tenho a certeza que a minha mãe vai reagir muito mal a isto.
                Sugarpops: também eu, numa outra situação bastante delicada, tentei ser "bombeira", ou seja, "apagar os fogos" de ambos os lados, mas quando as pessoas vêm apenas o seu lado, é muito díficil conseguir isso...
                Mas vou tentar...quero muito ver a minha irmã feliz.
                Relembra a tua mãe da felicidade da filha e da neta. Eventualmente ela vai entender, mesmo que de inicio custe um pouco. A posição de "bombeira" é ingrata mas é necessária, principalmente em situações como a tua. Aceita, também, que muito provavelmente, vais-te saturar um bocado disso, de seres a mediadora de conflitos e, por isso, é melhor preparares alguém da tua confiança para te ouvir quando precisares. E, claro! Tens-nos aqui também.

                Beijocas!

                Comentar


                • #9
                  Obrigada por isso!

                  Comentar


                  • #10
                    Olá VC33 e Sugarpops,

                    gostei de vos ler. Aprecio a vossa visão da situação que é de facto diferente da minha.

                    Pela minha parte, estou bastante tocada com situações com as quais tenho contacto em que o problema é ao contrário. Nesses casos são os filhos que usam os seus pais sempre que precisam, colocam-lhes todos os seus problemas em cima e deixam-lhes os netos nos braços.
                    Muitas vezes isto é feito com a simples intenção de 'aproveitar a vida' e que se dane a geração anterior e a seguinte, como aqui foi dito por outra forista.
                    Creio que não será este o caso então...

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por mncg77 Ver Mensagem
                      Olá VC33 e Sugarpops,

                      gostei de vos ler. Aprecio a vossa visão da situação que é de facto diferente da minha.

                      Pela minha parte, estou bastante tocada com situações com as quais tenho contacto em que o problema é ao contrário. Nesses casos são os filhos que usam os seus pais sempre que precisam, colocam-lhes todos os seus problemas em cima e deixam-lhes os netos nos braços.
                      Muitas vezes isto é feito com a simples intenção de 'aproveitar a vida' e que se dane a geração anterior e a seguinte, como aqui foi dito por outra forista.
                      Creio que não será este o caso então...
                      Quando eu li a descrição da VC33, para ser franca, não foi essa a sensação que fiquei, daí o meu discurso. Mas isso não invalida a tua razão! Infelizmente, o que não falta por aí são irresponsáveis que despacham os filhos para os pais, sogros ou wtv com o intuito de curtirem. Para essas pessoas só existe um único conselho, que é "cresçam!". Quando se assume uma criança, assumimos uma mudança intrinseca nos nossos hábitos (ou melhor, seria isso que deveria acontecer...). Obviamente haverão algumas excepções às noites caseiras mas lá está, serão apenas isso: excepções!

                      No caso da mana da VC33 parece-me ser uma mulher em luta pela felicidade dela e da filha.

                      Beijocas!

                      Comentar


                      • #12
                        Sim, a minha mana é uma lutadora.
                        E não, a minha mana nunca faria isso. Quando ela me contou deste namoro, a segunda coisa que ela me disse foi que a minha sobrinha o adora, e ela a ele.
                        Se a minha sobrinha não tivesse todo este entusiasmo e alegria nesta suposta mudança, duvido que ela alguma vez tomasse esta decisão.
                        mncg77: Ás vezes custa-me a acreditar que haja mães assim...

                        Comentar


                        • #13
                          Olá! Então, como estão as coisas?

                          Comentar


                          • #14
                            Olá Sugarpops e obrigada pela preocupação
                            No fim de semana falei com a minha mana e felizmente para todos a situação está a ser mais bem aceite do que esperávamos.
                            Em primeiro lugar, ela explicou-me que não vai vender a casa dela, ou seja, não vai "largar" tudo assim sem pensar, pelo contrário, está tudo a ser muito bem pensado.
                            Quer trespassar o negócio que tem, porque está fraco e já andou a ver lojas para o sítio onde vai morar ( para a casa do namorado) que parece que é uma optima zona para o comércio de lojas de rua.
                            Quanto à minha mãe...bem...confessei à minha irmã que nunca pensei que a nossa mãe fosse reagir assim. Fiquei "pasma" quando a minha irmã me contou a reacção.
                            Não estão felizes, mas estão a tentar ser compreensivos no que toca à procura da minha irmã pela felicidade.
                            No domingo estive com os meus pais e "puxei" o assunto. Nota-se que estão tristes mas estão a tentar dar-lhe o apoio que ela precisa.
                            "Só" isso já deixa a minha mana feliz, logo deixa-me feliz a mim também.

                            Comentar


                            • #15
                              Só mais uma coisinha...
                              Eu sei que parece que fiz uma grande tempestade num copo com água.
                              Eu própria me senti um pouco ridícula por ter logo ficado em stress, quando afinal as coisas foram mais simples do que eu imaginava.
                              Infelizmente a minha mãe já fez grandes dramas ( que tiveram consequências mesmo muito "chatas") por situações muito menos "importantes".

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X