Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Desabafo - a mae

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Desabafo - a mae

    Bem, nem sei bem por onde começar.
    Sei que possivelmente este não é o melhor sitio para colocar este post, mas nem sei bem onde o colocar.
    Normalmente toda a gente se queixa das sogras. No meu caso não é excepção. A diferença é que eu não me queixo da minha sogra mas o meu marido sim, da sogra dele. Logo a minha mãe.

    Eu e ela nunca fomos chegadas. Ela sempre preferiu a minha irmã mais velha, que apesar de não ser quem parece, sempre lhe deu a volta.
    Desde pagar empréstimos que o marido ainda tinha feito em solteiro, desde projecto para a casa q construíram e demais despesas, prejuízos dos vários negocios em que se meteram, tratarem-lhes do filho, etc, etc. Sempre foi tudo pago pelos meus pais, enquanto eu, tudo o que tenho, casa, carro sempre foi pago por mim, com o dinheiro que fomos poupando, coisa q não é fácil, quando o marido recebe quando o rei faz anos…..

    Tenho plena consciência q sempre fui posta para trás. Mas agora, com a minha filhota, tudo me custa muito mais. Tenho tentado que nada lhe falte e que tenha sempre convívio com os avós, sejam maternos sejam paternos. Mas os meus pais, nem lhe ligam nenhuma. Tratam a miúda como se fosse 1 impecilho. Nunca me ficaram com ela, pq têm de tomar conta do outro neto (que tem 5 anos e minha tem 3 anos). Quando la vamos, ignoram-na completamente. È preciso eu mandar 2 ou 3 piadas para as coisas tentarem mudar num dia, mas volta tudo ao mesmo.
    Este fim de semana foi a festinha da minha piolha e convidei-os, claro. Ora a minha mãe que já sabia do dia, disse q trocou o dia e que ia trabalhar. Q espectaculo. Tb levou logo resposta que nem la aparecesse ninguém, que nem queria saber. No dia, chegou a aparecer. Mas enquanto estávamos todos la as 16h ela apareceu as 18h toda empreoada como se estivesse a fazer 1 favor a alguém. E afinal estava. So dizia que se queria ir embora, pq já estava farta de la estar, nem 1 prenda deu a minha filha, nem os parabéns. O neto estava la e eu nem lhe podia falar. Ia logo atrás até que ouviu-me a dizer se eu comia o miúdo. Nem que fosse so a dar-lhe bolo, já estava atrás de mim.
    Juro-vos.. ando tão cansada…
    Eu tentei que eles se ligassem a minha filha, mas já percebi que eu, o meu marido e ela já não pertencemos a família a muito tempo. É triste e nunca pensei que fosse assim.

    Desculpem o testamento, mas foi so mesmo para desabafar, pq há tanta coisa para contar, que não haveria espaço.
    Obrigado por ouvirem.

    Bj

  • #2
    Olá Ninitasofia, o que contas não me parece nada fácil de se aguentar. Não tenho nenhum problema parecido, pois sou filha única, mas sempre convivi muito de perto com as minhas primas, são três irmãs e um irmão, mas mãe faz distinções entre eles e eu noto isso desde muito nova. A minha tia trata do neto da filha mais nova, mas nunca teve disponibilidade para tratar dos outros netos (todos mais velhos) e na altura não trabalhava, o marido ganhava bem. Agora que o meu tio adoeceu ela teve que começar a trabalhar (à cerca de 10 anos), mas mesmo assim tem sempre disponibilidade para ficar com o neto e ainda mais, quando não tem tira o dia de férias para a filha não ter que ficar com ele nos dias de folga, pois está muito cansada, nunca a ouvi referir-se assim aos outros filhos. A filha mais nova mais o marido vão almoçar todos os dias a casa da mãe dela, os outros nem em dias de festa são convidados. Sei que são situações duras de se ver, mas pensa que tens o teu marido e a tua filha e é a eles que tens que te dedicar, não percas o teu tempo a tentar que eles olhem para onde não querem olhar, talvez se deixares de aparecer, ou de falar eles sintam a vossa falta e principalmente da menina. Por vezes passamos a vida a mendigar o amor de alguém que não nos merece e nem olhamos para aqueles que verdadeiramente nos amam. Rodeia-te daqueles que te amam e que amam a tua família (tu, marido e filha), os outros se quiserem participar muito bem se não quiserem "AZAR". Sei que é fácil falar mas por vezes é preciso baixar os braços e parar de lutar contra o que não vale a pena. Dei-te o exemplo da minha tia para perceberes que as minhas outras primas se sentem injustiçadas e magoadas, mas há muito que deixaram de se preocupar com isso. Uma delas, a mais velha, vai mais vezes à casa da minha mãe (tia) do que à casa da própria mãe. Ela mesmo diz, se fosse a ....X... a minha mãe já estava a ligar para saber se ia ou não ia visitá-la agora comigo finge que não existo.
    Não sei que mais te diga...apenas que tenhas força e secalhar o teu marido tem razão em queixar-se da sogra dele.
    Um beijinho grande e força.
    Minha Filha, Minha Vida!

    Comentar


    • #3
      Ola Rosazul...
      Obrigado...

      Mas acredita, que quem as sofre na pele, nem sabe como se há-de mexer, pq afinal de tudo Mae é mae.. Mas neste caso, acho q posso considerar mais minha amiga e quase mais minha mae, a minha sogra, que se puder, despe a camisola para eu a vestir.
      mas nos vamos ser fortes e um dia, ainda hão-de bater a minha porta.....

      Bjkas

      Comentar


      • #4
        Olá

        Agora infelizmente não tenho tempo para escrever o que gostava nem para te explicar o quanto percebo a situação que relatas. Percebo-te muito bem, embora os meandros da minha história sejam algo diferentes.
        Não há muito que possas fazer e parece-me que tens que escolher o mesmo caminho que eu escolhi: o da indiferença. Eu sou muito feliz na minha casa, com o meu marido e com o meu filho e para mim são esses que contam. Talvez esteja na hora de aceitares que isso é e vai continuar a ser assim e por mais que te custe, as energias gastas a tentar inverter a situação são desperdiçadas. Sei bem que não é fácil, é como dizes, mãe é mãe e nós somos até um pouco formatados para acreditar que tudo tem que funcionar nesse departamento.

        Volto depois.

        Beijinhos

        Comentar


        • #5
          Linda,

          na minha opinião, diz-lhe. Não guardes mais para ti. E não metas paninhos quentes nem digas com piadas. Diz-lhe a sério. E espera retaliações (ela irá criticar-te de volta, atitudes que nem reparaste).
          Diz-lhe que estás habituada a anos de diferença de tratamento. Que sempre tentaste ser superior a isso, mas que agora que tens uma filha não podes deixar de notar a diferença que ela faz entre os dois netos. E diz-lhe que isso te faz chegar ao teu limite!! Diz-lhe que isso não é um comportamento adequado para uma avó. Diz-lhe que se ela pensa que isso vai fazer algum bem ao neto, ser previligiado em relação a outro neto, está muito enganada. Só o prejudica.
          Há muitas coisas erradas na relação com os meus pais que eu sempre achei super pacífica e que só me apercebi depois de ter um filho que nao eram assim tão saudáveis. Depois de grandes broncas e discussões sobre esses temas, posso dizer que as coisas hoje são melhores. E como aqui foi dito, acredito que temos de focar a nossa energia a criar uma família com as pessoas que temos EM CASA, os outros são bem vindos se não vierem só para destabilizar.

          Não é a primeira vez que vejo pais favorecerem algum dos irmãos (na minha opinião, tipicamente o mais novo). Não percebo o porquê, talvez agora que serei mãe pela segunda vez, perceba alguma coisa... Não conheço casos tão flagrantes quanto o teu, mas tenho uma situação semelhante próxima de mim. Há um filho que precisa sempre de ajuda (quando não é dividas, é o casamento, ou é o neto, ou é o arranjar casa, há sempre um drama na vida dele...). E os pais correm atrás. Para o outro filho apenas sobra um pouco de atenção que normalmente vem recheado de muitas críticas (não justificadas).
          Neste caso, simplesmente os pais acreditam que o filho que ajudam não se consegue safar sozinho e aquilo é uma espiral porque ele verdadeiramente depende sempre dos pais para alguma coisa.
          Pode ser o teu caso, os teus pais podem achar que tu te safas sozinha e esperam mais de ti e que a tua irmã precisa de ajuda e isso leva-os a andar sempre com ela nas palminhas... Mas não desculpa muitas das acções que a tua mãe tem. É óptimo sinal que o teu marido também não aceite esses comportamentos!! Ele gosta verdadeiramente de vocês e não admite que vos tratem abaixo do que são!

          Comentar


          • #6
            È extremamente complicado...

            Eu sou a irma mais nova e sempre fui a menos "preferida" por assim dizer. Nunca me calei, fiz sempre ouvir o meu ponto de vista... E se calhar por isso é que me ignoram tanto.
            Mas a mim, pouco me importa. Sei bem que mae é mae, mas neste caso, nem por isso.
            É quase, mae é inimiga.
            Mas a minha filha, não. tenho pena q ela nao possa brincar com eles como brinca com os avos paternos, mas também mais nada posso fazer. Sei que tentei, que fiz tudo, mas nem assim.

            Sabem, acho q sempre foi assim. E ao fim de tantas, ja nos habituamos, mas custa-me que a miuda nao possa brincar e divertir-se com eles. afinal, são meus pais e avós dela. Mas infelizmente é assim.

            Obg pelos comentarios.

            Comentar


            • #7
              Percebo o que dizes... O teu pai não se manifesta?

              Inserido Inicialmente por ninitasofia Ver Mensagem
              È extremamente complicado...

              Eu sou a irma mais nova e sempre fui a menos "preferida" por assim dizer. Nunca me calei, fiz sempre ouvir o meu ponto de vista... E se calhar por isso é que me ignoram tanto.
              Mas a mim, pouco me importa. Sei bem que mae é mae, mas neste caso, nem por isso.
              É quase, mae é inimiga.
              Mas a minha filha, não. tenho pena q ela nao possa brincar com eles como brinca com os avos paternos, mas também mais nada posso fazer. Sei que tentei, que fiz tudo, mas nem assim.

              Sabem, acho q sempre foi assim. E ao fim de tantas, ja nos habituamos, mas custa-me que a miuda nao possa brincar e divertir-se com eles. afinal, são meus pais e avós dela. Mas infelizmente é assim.

              Obg pelos comentarios.

              Comentar


              • #8
                Pois.... O meu pai??? Bem, esse nem em minha casa entra e quando la vai é quase obrigado.

                Fala a minha filha as vezes e se o outro neto nao estiver, ainda brinca um bocadito com ela... Mas de outra forma, pouco se importa.
                Se vai as compras, la vai mais uma coisa para o neto. Mas para a neta, nem 1 rebuçado. é pena, mas é assim.
                para ele é so o outro genro é q vale. O q nao quer fazer nada, o que destroi carros e carros. O outro (neste caso o meu marido) é o mau. O q se levanta todos os dias as 06h e chega as 20h. o que se farta de trabalhar para que consigamos ter alguma coisa. Enquanto ele ajudou o meu pai, sempre que ele precisava (as vezes até me deixava sozinha so para o ir ajudar) ai era bom. Quando se fartou de trabalhar para os outros levarem os beneficios e as palavras doces, ai ja acabou.
                Mas que raio de familia...........

                Comentar


                • #9
                  Dói muito esse tipo de relação com os pais, seja por que motivo for, mas às vezes o afastamento vai acontecendo durante anos e nem nos apercebemos, ou se apercebemos nem sempre há muito a fazer para o alterar. Não me parece que seja benéfico para ti, para a tua filha e marido prolongares esses momentos de desconforto com pessoas que não estão efectivamente a acrescentar nada de bom ou de novo à tua vida.
                  No meu prisma, afastava-me.
                  De mansinho, deixava de dar notícias, lenta e gradualmente até que se esquecessem de vez e das duas uma, vais certamente sentir a falta dessas figuras na tua vida, porque quanto a isso, infelizmente não há volta a dar, e sofrer um bocadinho mas ser infinitamente mais feliz e sem represálias, e essas pessoas ou te procuram porque afinal ainda te queriam bem e aos teus, ou aproveitam a deixa e acabam por fazer o percurso individualista que têm tomado até hoje.

                  A decisão não é fácil, mas é certamente a mais sã para todos.

                  bjs



                  Years shall run like rabbits... luv ya babyluv

                  Love should heal all wounds... not just time alone.

                  Comentar


                  • #10
                    Olá ninitasofia,

                    no meio disso tudo, como é que é a relação com a tua irmã (vocês são duas ou três?) ?


                    Beijinhos




                    Inserido Inicialmente por ninitasofia Ver Mensagem
                    Pois.... O meu pai??? Bem, esse nem em minha casa entra e quando la vai é quase obrigado.

                    Fala a minha filha as vezes e se o outro neto nao estiver, ainda brinca um bocadito com ela... Mas de outra forma, pouco se importa.
                    Se vai as compras, la vai mais uma coisa para o neto. Mas para a neta, nem 1 rebuçado. é pena, mas é assim.
                    para ele é so o outro genro é q vale. O q nao quer fazer nada, o que destroi carros e carros. O outro (neste caso o meu marido) é o mau. O q se levanta todos os dias as 06h e chega as 20h. o que se farta de trabalhar para que consigamos ter alguma coisa. Enquanto ele ajudou o meu pai, sempre que ele precisava (as vezes até me deixava sozinha so para o ir ajudar) ai era bom. Quando se fartou de trabalhar para os outros levarem os beneficios e as palavras doces, ai ja acabou.
                    Mas que raio de familia...........

                    Comentar


                    • #11
                      Bem, a minha relação com a minha querida maninha......

                      pois.....

                      Digamos que não nos entendemos... Temos feitios diferentes e opiniões diferentes sobre tudo e mais alguma coisa.
                      Ou seja, se eu digo q 1 coisa é branca, ela ateima q é preta.
                      E nota-se que não quer que liguem a minha filha, como se tivesse medo que toda a atenção que dão ao filho dela deixe de existir (como se isso fosse possivel). Mas isso para mim é normal. Porque se formos a ver bem, ela nunca quis que eu tivesse nada na vida. Fala mal de mim a toda a gente, diz que sou tudo e mais alguma coisa e que até o marido dela quero. Isto dito para pessoas que eram supostamente minhas amigas. Mas sinceramente, pq é que eu havia de querer o marido dela?? Ele só sabe é trai-la com tudo o que é rabo de saia e até as leva para casa. Ela sabe e ainda se chama de melhor amiga delas. Antes dela o conhecer, quem o conheceu fui eu e por acaso, até fui eu que os apresentei. Sempre os ajudei em tudo o que podia, ao ponto de lhe comprar leite para o filho, pq ela nem leite queria comprar...
                      Acho que se pode chamar a isto uma relação de uma incrivel amizade, sem duvida.

                      Bjkas

                      Comentar


                      • #12
                        Bom ninitasofia,
                        pelo que descreves, dá para perceber que quaisquer que sejam as intenções dos teus pais, eles conseguiram 'arruinar' a tua mana.
                        De acordo com a tua descrição ela parece ser uma pessoa insegura (muito), mimada, dependente e que não faz lá um juízo muito bom das pessoas a situações. Não imagino como estará a ser educado o neto, mas consigo desconfiar que vai pelo mesmo caminho.
                        Sem dúvida a relação com os teus pais doi-te mais a ti, mas no fundo destroi-a mais a ela. Porque tu te tornaste numa lutadora e ela numa vítima e dependente.

                        A minha opinião é sempre que devemos envolver os avós/tios, tendo algum jogo de cintura para os conflitos, mas apenas enquanto eles não nos destabilizam (a nós e às nossas relações e filhos), pois a família é bem capaz de fazer tremer os casalinhos e casamentos.

                        É complicado dizer-te algo que faça os teus pais mudarem de opinião, conheço alguns casos assim (atençao obsessiva com um filho e descuido aos outros) e não consigo perceber o que vai na cabeça dessas pessoas e é mesmo dificil descobrir como lhes dar a volta... Nao sei se demonstrando-lhes como as atitudes deles prejudicam a tua mana e a vossa relação de irmãs ajuda, creio que já lhes tenhas dito isso e que nao ajude...

                        Bj.


                        Inserido Inicialmente por ninitasofia Ver Mensagem
                        Bem, a minha relação com a minha querida maninha......

                        pois.....

                        Digamos que não nos entendemos... Temos feitios diferentes e opiniões diferentes sobre tudo e mais alguma coisa.
                        Ou seja, se eu digo q 1 coisa é branca, ela ateima q é preta.
                        E nota-se que não quer que liguem a minha filha, como se tivesse medo que toda a atenção que dão ao filho dela deixe de existir (como se isso fosse possivel). Mas isso para mim é normal. Porque se formos a ver bem, ela nunca quis que eu tivesse nada na vida. Fala mal de mim a toda a gente, diz que sou tudo e mais alguma coisa e que até o marido dela quero. Isto dito para pessoas que eram supostamente minhas amigas. Mas sinceramente, pq é que eu havia de querer o marido dela?? Ele só sabe é trai-la com tudo o que é rabo de saia e até as leva para casa. Ela sabe e ainda se chama de melhor amiga delas. Antes dela o conhecer, quem o conheceu fui eu e por acaso, até fui eu que os apresentei. Sempre os ajudei em tudo o que podia, ao ponto de lhe comprar leite para o filho, pq ela nem leite queria comprar...
                        Acho que se pode chamar a isto uma relação de uma incrivel amizade, sem duvida.

                        Bjkas

                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X