Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Sinto descriminação...agora q tenho um filho...:(

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Sinto descriminação...agora q tenho um filho...:(

    Ola Lindas,

    Venho aqui testemunhar uma situação...eu ando à procura de trabalho...sou da área de RH.
    Sinto imenso que sou descriminada nos processos de selecção que tenho ido, pk tenho um filho...qd perguntam a idade, e digo, 10 ou 11 (agora) meses, dizem : " tão pekeno, precisa imenso de si...e dps ficam doentes etc etc ) Eu tento argumentar q tb preciso de um trabalho, de um ordenado ,pk o meu marido nao chega, k keru sentir me realizada, k tenho ajudas da minha sogra q fika imensas vezes c ele...enfim...e final de contas...sou sp recusada!! Tou a desesperar....Xegaram mm a disser me q era p isso q nao me seleccionavam...axam normal?!?!?
    Sp tive várias oportunidades de emprego...p isso não será do meu perfil, nem competências, pois, já tenho um cv c experiência...pk isto agora?!?! K injustica! pk tenho um filho n posso voltar ao mercado de trabalho?!?!? k m....de pais e de empresas!!!

    Já estou ha 2 meses há procura de emprego, a empresa onde estava qd engravidei, tb p descriminação, não me renovaram o contrato...e agora ...isto...será q estou destinada a nao voltar pelo menos para área?! Caixa de um supermercado, axam q descriminam p ser mulher c filho? é q é uma pena uma pessoa c alguam experiencia ja em determinada área, c cv, c formação académica, desistir p ter um filho...O pior é q preciso mm de dinheiro..e p isso terei de começar a procura de outras soluções...

    K fariam?

    Já sentiram isto?

    Bjs

    HR

  • #2
    RE:

    Infelizmente é o País que temos



    Início dos treinos: Novembro de 2007

    A minha cara metade: Ovários Poliquísticos

    Tratamentos:
    - 2 coitos programados (-)
    - 1 IIU (-)
    * 2ª IIU a decorrer

    Comentar


    • #3
      RE:

      bem e mm assim, so por termos um filho ou estarmos gravidas fazem descriminaçao a ponto de n nos contratar ou renovar contractos. e como se fossemos obrigadas e abdicar de fazer uma familia p mantermos os nossos empregos.
      uma ex colega na outra empresa q trabalhei, ela estava a contrato, e foi dizer aos patroes q estava gravida e s papas na linguas eles n renovaram o contratos dela. e o pior de td e q o marido tb estava a trabalhar conosco e assim q veio de ferias, como kem o substituiu tinha ideias q so prejudicaram os outros e beneficiava os patroes, o marido dela tb foi despedido. ela gravida e os dois s emprego....

      o meu marido as vezes diz q eu so devia engravidar dps de 1 ano q esteja na empresa. vamos la ver se ate fevereiro o q aconteceu.

      mas e mto injusto. mas pelo q estivemos a conversar ontem, se kem esta a contrato e ficar gravida e conseguir um bom advogado, pode meter um processo na empresa.
      Afilhadas:Susitah; Fceleste; miriam yohanan
      Socia 66º - Clube \"Em busca da Cegonha 2\ -
      Socia 20ª- CRIANÇAS DE 2003, 2004 e 2005 -
      Socia 31ª - Clube \"Num mundo à parte\" - cantinho dos desabafos de 5ª dimensão sobre sogras



      Comentar


      • #4
        RE:

        A mim foi-me dito que como eu fui mãe agora tinha que ser penalizada em relação a prémios e promoções...é o país que temos...

        Comentar


        • #5
          RE:

          Inserido Inicialmente por MGolfinho
          A mim foi-me dito que como eu fui mãe agora tinha que ser penalizada em relação a prémios e promoções...é o país que temos...
          Bolas....

          Eu apesar de tudo ainda vejo que tenho sorte!Na empresa em que trabalho há prémios trimestrais mediante sejam atingidos os objectivos. Quem estiver de licença de parto durante a altura de receber prémio (fim do trimestre em que por acaso até já não se encontrava a trabalhar devido à licença) GANHA O PRÉMIO na mesma!
          Quanto a promoções depende muito da disponibilidade. Eu tenho de ter disponibilidade para poder assumir mais responsabilidades, etc, etc...mas se eu entendo que quero evoluir (promoção) não é por ter um filho que a empresa me corta as pernas!simplesmente tenho que dar mais de mim para conseguir ter os mesmos resultados que os meus colegas que não têm filhos nem uma casa para gerir, pois aí a empresa já não facilita em termos de horários ou na concretização dos timmings para apresentação dos resultados- estes são iguais para todos..

          Comentar


          • #6
            RE:

            Infelizmente cada vez mais acontecem situações dessas. Posso dizer que estava numa empresa à 4anos e logo no inicio da licença de maternidade deram-me a carta a informar-me que quando terminasse a licença já não podeia fazer parte da empresa, alegaram cessação do posto de trabalho.
            Entretanto arranjei um emprego em que ganhava muito abaixo, mas como era na mesma área e queria trabalhar lá fui eu, o problema foi quando começei a precisar de estar uma ou outra vez com a minha filha em casa, porque ela estava doente e na creche não a aceitavam, o pior é que não tenho ninguem para tomar conta dela quando acontecem estas situações, mais tarde começaram a xatear-me a cabeça e a atrasarem-se com o ordenado, resultado arranjei outro emprego e o meu ex-patrão ainda me deve dinheiro. Agora no emprego novo avisei logo que tenho uma filha, mas precisava muito do emprego porque o meu marido foi trabalhar para Inglaterra e preciso de um ordenado e quero mesmo trabalhar, prometeram mundos e fundos e agora dizem que a poilitica da empresa mudou e retiraram (quer dizer não deram) os direitos que nos tinham sido oferecidos, até o contrato que disseram que ia ser de 6meses ainda não assinei #-o .Tenho medo que a minha filha fique doente entretanto e se lembrem de me despedir, mas é melhor nem pensar nisso.
            Quanto a ti provavelmente tens razão e se calhar tens mesmo de te propor a outras áreas pode ser que tenhas mais sorte, mas como só se ouve falar em crise, há muita empresa a fechar por isso nem sei o que te diga
            Não desistas, boa sorte:clover: :clover:

            "A provação vem, não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo; é como o carvalho não é apenas testado, mas enrijecido pelas tempestades."

            Comentar


            • #7
              RE:

              infelizmente, é o que acontece por queremos ser mães, a mim também me aconteceu uma situação muito desagradavel, que por enquanto nem me apetece falar...

              Comentar


              • #8
                RE:

                Tb tens que ver se não é uma desculpa. Se te perguntarem pelo filho, falas dele mas não podes dizer que procuras emprego porque tens uma família e queres ganhar dinheiro ("de um ordenado ,pk o meu marido nao chega" ) mas tenta antes argumentar que estás mto motivada, que o teu filho fica com um familiar ou na creche e não entres mto mais por aí. Grandes justificações são um bocado assustadoras. No fundo tb temos que ver que estamos numa época de crise para toda a gente e as empresas querem pessoas motivadas e disponíveis e não pessoas desesperadas que transmitam "necessidade".
                Na verdade, eu tb acho que as pessoas abusam mto qdo são mães e acabam por transmitir má imagem às instituições. Leio mto aqui no fórum sobre baixas, licenças, etc e se se diz qualquer coisa já somos quase apelidadas de fascistas e não estamos a respeitar os direitos das trabalhadoras. Compreendo a questão dos direitos, mas tb temos que ser realistas e não ser abusadoras. Depois acontecem estas situações, um bocado quase de machismo, mas são em grande parte resultado do comportamento das mães, que exageram um bocado.
                O meu filho tem quase 5 anos e nunca precisei de meter baixas ou licenças - qdo ele está doente (e foi operado duas vezes, está de vez em qdo doente como todas as crianças) faço por dividir as tarefas com os outros familiares e tento não transmitir demasiado a imagem de mãe-que-agora-se-está-nas-tintas-para-a-instituição-onde-trabalha-porque-o-filho-está-à-frente-de-tudo.
                Se calhar se as mães não exagerassem nesses comportamento tb não se verificava tto estas situações. Começa logo na gravidez, hás-de reparar a quantidade de mães que estão de baixa aqui no fórum e 90% é mesmo só para "não se cansarem", até admitem que não têm nada de especial mas que a profissão é mto cansativa... #-o E se se diz alguma coisa, cai-nos tudo em cima... :-#

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Felizmente nem são todas assim. Ainda hoje recebi um tremendo elogio da minha chefe directamente relacionado com o facto de ter sido mãe.

                  Já pensaste em não falar em filhos? A minha irmã tem um bacharelato, e como não conseguia nenhum emprego agora está numa empresa a trabalhar mas mentiu nas habilitações. Sei que isso pode ser motivo para despedimento, mas ela estava farta de sr recusada por alegadamente ter habilitações a mais ,,,,

                  Realmente em vez das empresas verem numa mulher mãe as coisas positivas, como o amadurecimento, a capacidade de trabalho aumentada, a responsabilidade, cortam as pernas. Há algum tempo vi na TV uma reportagem sobre empresas amigas da familia, têm uma gestão de recursos humanos muito diferente ,,,, e os resultados e a produtividade são também muito diferentes ,,,, Enfim.


                  Olho para ti e fico calada, não existem palavras no mundo ,,,

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Ola Helena

                    Sei exactamente o que sentes eu estou na mesma situação. Durante os primeiros meses de vida da minha bebe nem sequer me dei ao trabalho de procurar porque como amamentava já sabia que nenhuma empresa me iria dar emprego, mas quando a minha princesa fez 10 meses retirei-lhe o peito (embora ainda continua-se a ter leite que ate hoje ainda não secou completamente), pois pensei eu que assim seria mais facil encontrar emprego, mas até agora nada, enfim tenho que esperar a sorte é que ainda estou s receber subsidio de desemprego mas tambem este não dura pra sempre.

                    Beijinhos a todas aquelas que estão na mesma situação em breve vamos encontrar algo que nos deixe
                    Beijinhos

                    Andreia e Rita

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Olá

                      Sou da mesma área e costumo dizer que para este trabalho só mesmo pitas que não querem ter vida pessoal, por isso percebo-te, mas não deves transparecer desespero. Se continuar assim, tenta alargar o teu universo e pesquisa outros tipos de trabalho. Quem sabe sem a pressão dos €€€ não consegues achar algo melhor?

                      Boa Sorte

                      Mamãcoelha: Não assinaste contrato melhor para ti, és efectiva pois os contratos a termo têm de ser escritos. Se não está és efectiva.

                      Cinanina: Concordo com o teu primeiro parágrafo, mas quanto ao resto.... é certo que há abusos também. Mas também é muito fácil para algumas pessoas abusarem dos familiares, porque têm as mamãs e as sogras com a vida por sua conta, que se for preciso ainda lhes vão a casa passar a ferro e fazer o jantar. Nem todas têm essa "sorte" que eu pessoalmente nao quero porque sou adulta e devo tomar conta da minha vida. Quanto às baixas, gostava de saber se não conheces pessoas que nem cães (sem qualquer recompensa ou reconhecimento) e levam mais algumas horas de transportes públicos, e por isso têm ameaças de partos prematuros. A verdade é que na maioria dos casos de uma maneira ou de outra, as pessoas ao fim de um tempo começam a levar pontapés no trabalho e tanto faz se fizeram sacrifícios pela empresa ou não!


                      Madrinha: monicaamaro Afilhada: Moongi

                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Inserido Inicialmente por Lpereira
                        Cinanina: Concordo com o teu primeiro parágrafo, mas quanto ao resto.... é certo que há abusos também. Mas também é muito fácil para algumas pessoas abusarem dos familiares, porque têm as mamãs e as sogras com a vida por sua conta, que se for preciso ainda lhes vão a casa passar a ferro e fazer o jantar. Nem todas têm essa "sorte" que eu pessoalmente nao quero porque sou adulta e devo tomar conta da minha vida. Quanto às baixas, gostava de saber se não conheces pessoas que nem cães (sem qualquer recompensa ou reconhecimento) e levam mais algumas horas de transportes públicos, e por isso têm ameaças de partos prematuros. A verdade é que na maioria dos casos de uma maneira ou de outra, as pessoas ao fim de um tempo começam a levar pontapés no trabalho e tanto faz se fizeram sacrifícios pela empresa ou não!
                        Eu não acho que abuso dos familiares, não tenho pais nem nenhuma família com quem contar do meu lado, mas tenho o meu marido e a minha sogra que adora estar com o meu filho. Tento sempre fazer as coisas de forma a não prejudicar o meu trabalho. O meu marido e a minha sogra podem ajudar e gostam de ajudar e portanto entre os 3 temos dado conta do recado sem ser preciso estar a meter baixas e a faltar às minhas responsabilidades profissionais. Acredito que um dia possa levar "pontapés no trabalho", sei que isso pode acontecer a qq um, mas tb não acho que nos devamos comportar como se nos estivéssemos nas tintas para tudo porque agora somos mães e outros todos que se arranjem. Não é só ir lá ao fim do mês receber o dinheiro... Eu pessoalmente não conheço casos de pessoas que trabalhem de forma exagerada durante a gravidez ou que se estejam totalmente nas tintas, as pessoas que conheço procuram um equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional, levam as coisas com razoabilidade e contam com a família (sobretudo o marido, claro) para as apoiar. Os casos que vejo de abuso é mais aqui no fórum - faz-me confusão que se assuma que se põe baixa só para não ter trabalho porque ser professora, por ex, é mto cansativo e tem que se subir escadas... como já li aqui. #-o Ou pessoas à procura de saber se podem pôr baixa saindo à rua, licenças para tudo e mais alguma coisa... quase sempre percebe-se que são totalmente desnecessárias. Sinceramente, acho que isso dá má imagem das mães e acaba por criar situações depois tb difíceis para quem procura emprego.

                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X