Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mamas que trabalham e estudam..como fizeram?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Mamas que trabalham e estudam..como fizeram?

    Boa noite,

    Eu trabalho, tenho a minha casa para arrumar/limpar, sou sozinha com o meu filho e tenho as minhas aulas à 6ª e sáb (e nem sempre dá para ir pois trabalho por vezes ao fim-de-semana).
    Não estou a conseguir ter coragem para me agarrar como devia. Sinto um cansaço imenso ao final do dia/da noite terrível! Quando estou de folga um dos dias é quase todo para limpar, passar a ferro.
    Como é que vocês fizeram ou fazem? Será que preciso de me organizar melhor?...a força de vontade ajudava! Tenho tido algum tempo para vir aqui falar, e prefiro fazê-lo do que me agarrar à matéria. E queria conseguir fazer um estudo de investigação durante o próximo ano para fazer uma tese para me candidatar a apresentá-lo num poster ou comunicação livre num congresso anual.
    O que me aconselham para ter mais "forças"?É que há dias que nem para namorar dá!Estou cansada mas preciso de coragem para estudar.
    Digam-me lá umas dicas/estratégias!

    Beijinhos
    Lu

  • #2
    RE:

    Olá, não vou ajudar nada. Eu desisti do curso e não voltava lá nem que me pagassem os estudos. Em primeiro lugar entrei para um curso que não tem nada a ver comigo e nunca desisti para não desagradar aos pais....primeiro erro...e depois de engravidar durante o quarto ano , achei que devia acabar "aquilo" como eu lhe chamava....engravidei de novo um ano depois quando estava no 5º ano e ainda voltei. Mas desisti, primeiro porque não via futuro para mim no curso. Todas as minhas colegas acabavam o curso e iam para bolsas de investigação, ou para longe de Lisboa, eu com vida familiar não me via agarrada a essas coisas...depois nunca gostei e por último, a minha cabeça não era mais a mesma. A matéria não me dizia nada, eram precisos conhecimentos "de trás" que eu já não me lembrava, eram precisas horas de estudo para as disciplinas de matemática que uma engenharia requer e as coisas não me faziam sentido, eu estava ali por estar...entretanto comecei a trabalhar noutra área como free lancer que me dá um dinheirito e me permite estar em casa e acompanhar mais as crianças, aí desisti MESMO. Ainda tentei trabalhar, estudar , ser mãe, esposa e dona de casa ao mesmo tempo, mas aí foi mesmo a gota de água. Decidi que não ia ficar num curso para fazer favores a ninguém e "não dar o desgosto" de não tirar um curso. Não estou nada arrependida, mas arrependo-me isso sim de não ter estudado dentro da minha vocação, sou autodidacta, mas podia ter tirado um curso nisso, simplesmente ter os pais a dizerem "isso não é vida"...coitados, a intenção era boa, mas eu tinha de viver o meu sonho e não o dos outros...


    escrevo isto apenas para te dar apoio e dizer-te que sei bem o complicado que é, mas se gostas do curso e se te pode ajudar a subir na carreira, aposta nisso AGORA. Uma beijoca.

    Comentar


    • #3
      RE:

      Sim mãede3...não fiquei muito animada!
      Tou a brincar..
      Até tenho andado melhor agora. Já há quase 1 mês que ando a tomar umas ampolas de geleia real e giseng e o que é facto é que os efeitos só os estou a sentir recentemente. Já me sinto com mais energia, mais capaz!
      De qualquer forma, obrigada pela atenção!

      Comentar


      • #4
        RE:

        Exactamente como eu. Tenho a tese à espera... Mas nãohá vontade nenhuma. Já com a bebé cá fora consegui a acabar a parte curricular, nem sei como...

        Boa Sorte
        Maria Luísa, 20. Junho. 2008

        Comentar


        • #5
          RE:

          Olá boa noite....

          Olha acho que fizeste um boa escolha em optar por um produto que te ajudasse a teres mais energias, inclusivé vou te pedir, claro se não te importares como é obvio, de me dares o nome das ampolas que tomas. E é de louvar mulheres, mães, profissionais que não desitem dos seus sonhos, dos seus objectivos e ideologias. Eu estou te a pedir o nome das ampolas, pois possívelmente também irei tomar, pois vou ter uma princesinha mas também quero para o ano recomeçar uma coisa que deixei (e bem me arrependo) lá atrás, o meu curso superior...

          Beijokitas
          A minha estrelinha chama Ariana e nasceu no dia 12 de Janeiro às 18h14 com 3840kg e 53,50cm...

          12 de Janeiro de 2009= 53,5cm e 3840kg
          Consulta do 1º Mês:
          17 de Fevereiro de 2009= 56cm P=95 e 4510kg P=75



          ][IMG=http://img10.imageshack.us/img10/8825/dsc01707wq1.jpg][/IMG][/url]

          [url=[

          [b]Madrinha: Lucy80[/b]

          Comentar


          • #6
            RE:

            Olá!
            Eu acabei o mestrado este mês (defendi a tese dia 4 iupiii) e foi duro, muito duro... O stress, a canseira, ter de dar atenção a dis miúdos que ainda por ci`ma às vezes dormem mal.... enfim!
            Não te vou dizer que descobri a pólvora... eu acho que o melhor truque é o pai dar-nos uma ajudinha... No meu caso muitas vezes era o meu marido a limpar a casa e a cuidar dos miudos para eu poder estudar ou mesmo descansar... Eu também tive mais sorte do que a maioria porque a minha mãe ajudou-me imenso...

            Se é o teu sonho não desistas!! Custa, é verdade, mas depois é uma sensação de ralização imensa! Parabéns pela tua coragem!
            Beijinho

            PS: eu já pedi ao meu marido que me esbofeteasse se eu alguma vez me quisesse meter noutra

            Comentar


            • #7
              RE:

              Inserido Inicialmente por luisa78
              Boa noite,

              Eu trabalho, tenho a minha casa para arrumar/limpar, sou sozinha com o meu filho e tenho as minhas aulas à 6ª e sáb (e nem sempre dá para ir pois trabalho por vezes ao fim-de-semana).
              Não estou a conseguir ter coragem para me agarrar como devia. Sinto um cansaço imenso ao final do dia/da noite terrível! Quando estou de folga um dos dias é quase todo para limpar, passar a ferro.
              Como é que vocês fizeram ou fazem? Será que preciso de me organizar melhor?...a força de vontade ajudava! Tenho tido algum tempo para vir aqui falar, e prefiro fazê-lo do que me agarrar à matéria. E queria conseguir fazer um estudo de investigação durante o próximo ano para fazer uma tese para me candidatar a apresentá-lo num poster ou comunicação livre num congresso anual.
              O que me aconselham para ter mais "forças"?É que há dias que nem para namorar dá!Estou cansada mas preciso de coragem para estudar.
              Digam-me lá umas dicas/estratégias!

              Beijinhos
              Lu
              Luísa, só agora reparei que dizes que és sozinha com o teu filhote!! Corta tudo o que eu disse! És mesmo uma super-mulher!! Só te quero dar muita força, porque se eu achei duro, tu então nem imagino!

              Desejo-te muita sorte!
              Beijinho

              Comentar


              • #8
                RE:

                Espero ke não desistas!!!sou sensivel á situação ke estas a passar.

                O facto de termos filhos não faz com ke sejamos unicamente mães. A familia e as tarefas domésticas consomem imenso tempo especialmente nesta fase em ke os filhos são bebés mas é também nesta fase ke somos jovens e keremos agarrar o mundo.

                Não tenho formação académica com muita pena, contudo tenho um trabalho com isenção de horário oke me ocupa imenso tempo, tem de ser obrigatóriamente compativel com as minhas gemeas, meu marido, e com a minha casa, estou limitada em questões de mobilidade contudo tento compensar noutras áreas da minha competencia. Gostava de seguir os estudos mas por questões monetárias ainda não é possivel, mas não vou desistir....espero um dia continuar!!Pessoas como tu encorajam-me, desjo te tudo de bom, não deixas de ser boa mãe por seres uma boa mulher, uma boa profissional, uma boa pessoa, uma boa amiga....bjins










                http://lb2m.lilypie.com/F4G4p1.png

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Por todos esses motivos eu ainda não tinha optado por continuar os estudos. Até encontrar uma universidade com ensino à distância, aprendendo como autodidata, em plataformas moodle, e-learning, apoio dos professores por mail/telefone. Sózinha com a responsabilidade de uma criança nunca poderia ir a aulas. Vou só fazer os exames nas épocas específicas. Depois o segredo é ir organizando o tempo da melhor forma, o que é sempre dificil, mas tento pelo menos estudar sempre das 10h/10.30h à meia noite. É muito cansativo, pois a minha vontade a essa hora é mesmo atirar-me para a cama... E para estar despachada às 10h, não posso parar...

                  Força!

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Inserido Inicialmente por ABCM
                    O facto de termos filhos não faz com ke sejamos unicamente mães...não deixas de ser boa mãe por seres uma boa mulher, uma boa profissional, uma boa pessoa, uma boa amiga....bjins
                    olá, eu no meu caso ter tido a coragem de deixar os estudos de vez foi a minha afirmação como mulher, pois eu andava a fazer um favor a várias pessoas por andar a tirar o meu curso...andava a tirar o meu curso para não dar desgostos a ninguém e entretanto eu andava com um desgosto enorme...finalmente livrei-me de um curso que nunca gostei, que nada me dizia, etc. Mas quando se gosta do que se está a fazer...tomara eu ter entrado naquilo que sempre gostei, mas enfim, aos 18 anos por vezes não sabemos nada. BJ

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Inserido Inicialmente por Filipa26
                      Olá boa noite....

                      Olha acho que fizeste um boa escolha em optar por um produto que te ajudasse a teres mais energias, inclusivé vou te pedir, claro se não te importares como é obvio, de me dares o nome das ampolas que tomas. E é de louvar mulheres, mães, profissionais que não desitem dos seus sonhos, dos seus objectivos e ideologias. Eu estou te a pedir o nome das ampolas, pois possívelmente também irei tomar, pois vou ter uma princesinha mas também quero para o ano recomeçar uma coisa que deixei (e bem me arrependo) lá atrás, o meu curso superior...

                      Beijokitas
                      Já não tenho a caixa de cartão original. Mas o que diz nas ampolas é:Giseng Gelée royale. ampolas de 15 ml.Comprei numa casa de produtos naturais. Uma embalagem para um mês custou 40 eur.

                      Bjs

                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        No nosso caso foi complicado mas as estratégias a que recorremos foram:

                        - dividir o trabalho pelos dois, nem pensar em ser eu a fazer tudo;
                        - nalguns períodos tivemos empregada o que é uma ajuda preciosa porque passas a ter tempo para tudo;
                        - houve fases em que o meu filho ficou durante o dia com os meus sogros, depois estivemos em Paris e ele ficou numa halte-garderie (tipo ATL) 3 manhãs por semana, à tarde fazia a sesta e as outras manhãs revezávamo-nos;
                        - trabalhava mtas vezes até às 5 da manhã e depois de manhã ficava com o meu filho a brincar na cama (parece maluquice mas avançava imenso nessas noitadas);
                        - qdo o meu filho estava fora de casa aproveitava para passar o dia todo nas bibliotecas ou arquivos e tentar avançar o máximo (em casa há mais distracções, como... os fóruns );
                        - houve um mês de Agosto que contratei uma baby-sitter para lá ir todas as manhãs brincar com o meu filho e nós podermos trabalhar na tese;
                        - aos 3 anos foi para a creche (já em Lisboa) e durante o dia passei a trabalhar normalmente... aos fins-de-semana era um bocado chato para ele que tinha que se entreter sozinho mas para nós ainda era pior que ficávamos agarrados ao trabalho sem poder ir a lado nenhum.

                        Enfim, acho que mais ou menos foi isso. Em Paris não tínhamos empregada mas tinha máquina de secar roupa e metade da roupa deixa de ser preciso passar a ferro (com amaciador para a máquina de secar). As refeições tb trazia quase sempre de fora. Acho que simplificar nas refeições tb é uma boa estratégia de sobrevivência, nós tínhamos o restaurante académico e o meu marido ia lá quase todos os dias buscar jantar...

                        boa sorte, não desistas do que queres

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Inserido Inicialmente por luisa78
                          Inserido Inicialmente por Filipa26
                          Olá boa noite....

                          Olha acho que fizeste um boa escolha em optar por um produto que te ajudasse a teres mais energias, inclusivé vou te pedir, claro se não te importares como é obvio, de me dares o nome das ampolas que tomas. E é de louvar mulheres, mães, profissionais que não desitem dos seus sonhos, dos seus objectivos e ideologias. Eu estou te a pedir o nome das ampolas, pois possívelmente também irei tomar, pois vou ter uma princesinha mas também quero para o ano recomeçar uma coisa que deixei (e bem me arrependo) lá atrás, o meu curso superior...

                          Beijokitas
                          Já não tenho a caixa de cartão original. Mas o que diz nas ampolas é:Giseng Gelée royale. ampolas de 15 ml.Comprei numa casa de produtos naturais. Uma embalagem para um mês custou 40 eur.

                          Bjs
                          Obrigada kida por me teres respondido... Não é fácil estarmos sózinhas e termos de ser um pouco de tudo, mães e pais, donas de casa, profissionais enfim um pouco de tudo....
                          Mas a sério nunca desistas daquilo que acreditas muita força.

                          Beijokitax
                          A minha estrelinha chama Ariana e nasceu no dia 12 de Janeiro às 18h14 com 3840kg e 53,50cm...

                          12 de Janeiro de 2009= 53,5cm e 3840kg
                          Consulta do 1º Mês:
                          17 de Fevereiro de 2009= 56cm P=95 e 4510kg P=75



                          ][IMG=http://img10.imageshack.us/img10/8825/dsc01707wq1.jpg][/IMG][/url]

                          [url=[

                          [b]Madrinha: Lucy80[/b]

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Olá Luísa,
                            Em primeiro lugar quero dizer que és muito corajosa - sozinha com um filho e com todo o trabalho doméstico é obra.
                            Eu tenho um menino de 2 anos e defendi a minha tese de mestrado no mês passado mas tinha a vida muito mais facilitada (marido que cozinha, empregada doméstica e mãe que ficava com o meu filho de vez em quando ao fim de semana).

                            Agora o que importa é: o que é que eu faria se estivesse sozinha e não tivesse o apoio da minha mãe:

                            Primeiro: horizonte temporar (não percebi bem mas) 1 ano. embora pareça imenso passa num instante.
                            Prioridades --> criança, trabalho, comida, roupa. A arrumação e a limpeza podem ficar menos bem feitas, ninguém morre por causa disso (se bem que só temos vontade de as fazer em vez do trabalho a que nos propomos!).

                            Cozinhar: se por razões monetárias não podes usar os fantásticos pronto a comer, mete-te na cozinha 1 tarde e cozinha para 15 dias coisas que se possas congelar (para ti e para o teu filho). Põe tudo no congelador em tupperwares pequenos e vai tirando à medida que for preciso. Assim, quando chegas a casa podes dar uma "sapatadela" na arrumação e na limpeza, dar atenção ao filho e o micro-ondas faz o resto. Jantas, namoras (?), pões a criança na cama e no máximo às 10:30 estás em frente ao computador. Nem que trabalhes apenas 1 hora. O segredo é fazê-lo TODOS OS DIAS (dica profética do meu professor ... e resulta).
                            Engomar: se por razões monetárias não podes usar as lavandarias/engomadorias engoma o estritamente essencial - turcos, lençois, roupas interiores, pijamas, roupa "de andar por casa" dobra bem dobradinha e já está.

                            Se não tens família que te apoie com certeza tens amigas que te podem ficar de vez em quando com o teu filho. Aproveita bem essas tardes (rende imenso).

                            E finalmente, redbull ajuda !!!!

                            Beijinhos
                            Mar

                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Olá Mar1973- obrigada pela tua atenção!
                              A cena do cozinhar e depois congelar...a ideia é fantástica, mas nunca comi comida dessa forma...faz-me uma certa confusão, faz-me lembrar quando trabalhei no serviço de alimentação de um hospital que a comida era preparada e empratada, reduzia a temp. ºc numa célula de arrefecimento rápido e era mantida numa câmara de seguida durante cerca de 4 dias, depois era "regenerada". Eu sei que as propriadades se mant´^em..mas faz-me confusão. No entanto é uma hipóteses a pôr em cima da mesa, pois bem que me dava um jeitasso.
                              Hoje passei 3h30 a limpar a casa toda, mudar camas, roupa a lavar....que seca pá.
                              A roupa que tenho pa passar...quando não tenho coragem tenho pedido para ma passarem (a pagantes, claro, 5 eur à hora).
                              A minha mãe apoia-me imenso e é a minha sorte, senão dava o tilt.
                              Obrigada
                              vou ponderar como posso resolver isso da congelação, até porque em termos de espaço actualmente tenho um combinado no frost com apenas 3 gavetas...que estão quase cheias....
                              Bem

                              Obrigada
                              Bjs

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X