Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

MATERNIDADE VS TRABALHO

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • MATERNIDADE VS TRABALHO

    Fiquei desempregada em Agosto , na altura ja andava em treinos à 6 meses, sempre pensei que iria engravidar entretanto e que assim sendo poderia gozar bem do meu bebe, visto que o sub de desemprego se prolongava por mais tempo!
    Acontece que está complicado atingir a minha estrelinha, e começo a ficar cansada de estar em casa, o cerebro a um terço, estou a perder informaçao! Estou a ficar BURRa a cada dia que passa por nao fazer trabalhar o cerebro.
    Comecei a responder a anuncios, a todos desde empregada de balcao ate contabilidade ( que é a minha area)!
    Quro trabalhar a fazer seja o que for, e depois se engravidasse o mais certo era mandarem de novo para o desemprego!
    Acontece que hj fui a uma entrevista, tenho grds probalidades de ficar com o cargo, mas.... é um trabalho de elevada resposabilidade, é o que eu gosto de fazer, é uma empresa bastante conceituada e 5 min da minha casa! Tudo bem a nivl profissional!
    E agora a maternidade??? Sim, pq nao sou do genero entrar hj e daqui a 3;4;5 meses dizer estou gravida! Se me estao a delegar responsabilidades não é para eu dps ficar 5 meses em casa quando so la estou à meia duzia de meses!
    è um misto de sentimentos!
    Sei que estou a colocar a carroça à frente dos bois, mas eu sou assim, sofro por antecipaçao!! Poderei nem ser escolhida, mas tb sei que o meu perfil enquadrava se bem com o q eles pretndem e percebi isso pelas palavras de quem me entrevistou!!

    Foi so um desabafo!!

  • #2
    RE:

    Com muita calma e paciência é possível conciliar tudo e as oportunidades a nível profissional não se devem desperdiçar. Se daqui a uns meses engravidares é um "problema" deles. Todos os trabalhadores por conta de outrém têm direito á sua vida pessoal e têm direitos que a asseguram e preservam. São apenas (no máximo) 6 meses de ausência e, esse "risco" correm com qualquer outra mulher que se candidate ao cargo (a menos obviamente que escolham uma mulher com mais de 50 anos!). É possível que te perguntem quais os planos a nível pessoal para ter filhos, durante a entrevista, e acho que deves ser honesta mas... não demasiado específica! Filhos sim mas para já... não sabes se vais ter!

    Não te preocupes demasiado por antecipação... eu tenho um trabalho onde nunca tinha muito bem imaginado o que fariam sem mim tanto tempo e imaginei a pior reacção quando engravidei mas... a verdade é que gostam tanto do meu trabalho que lá se aguentaram como puderam e nunca ponderaram não renovar o meu contrato! Além do mais, hoje em dia há mails, telefones, telemóveis... se precisarem de ti durante a licensa esta´s ao alcance de "botões"!!!

    Bjs!

    Comentar


    • #3
      RE:

      Olá,

      És tu mesmo quem o diz: sofres por antecipação

      Espero que tenhas muito boas notícias em relação ao emprego e que dentro em breve a tua estrelinha chegue. Quando isso acontecer, desejo-te uma gravidez tranquila e um saudável bebé.

      Eu só fui mãe aos 34, quase 35. Até lá dediquei-me muito á minha carreira e quase nem tirava férias. Quando disse que estava grávida, o meu director até perguntou se isso era uma notícia boa ou má :?
      O que é certo é que passei 5 meses em casa, levei um portátil para ir dando uma ajuda em questões pontuais, atendia o telemóvel sempre que possível e esse tempo passou muito depressa (demais, para o meu gosto). A empresa não ficou prejudicada em nada e regressei normalmente.

      Beijo e estou a torcer por ti (pelo emprego e pelo bebé)
      Blog de doação, vendas e trocas - visitem!-----http://bau-dos-sonhos-matilde.blogspot.com/

      AJUDEM O RATINHO da Puppy Salsa-----http://cerebro-liso-lisencefalia.blogspot.com/

      Comentar


      • #4
        RE:

        Concordo com as meninas!

        Aproveita a oportunidade de agarrar esse desafio. Se engravidares também não é nenhuma tragédia...terás todas as regalias a que tens direito. Partindo do princípio que a gravidez decorrerá normalmente (que é o que acontece na maior parte dos casos), poderás trabalhar durante largos meses. Na altura da licença de parto podes também ficar contectável via telemóvel e internet.

        Não sofras por anticipação nem adies os teus planos de maternidade. Nunca se sabe quanto tempo demorarás a engravidar...certo?

        Beijinhos e boa sorte!

        Comentar


        • #5
          RE:

          Eu também trabalho na tua área (contabilidade), na altura em que engravidei foi uma dor de cabeça para muita gente porque não sabiam como iria ser o trabalho aqui no escritório.
          Fui de baixa de gravidez de risco às 30 semanas (porque precisei mesmo), e então para não dificultar a vida de ninguém vinha ao escritório 2/3 vezes só da parte da manhã, o que não tivesse tempo para fazer, levava para casa. Fiz isso até à véspera do parto.
          Quando os bebés nasceram, combinei que viria cá 1 ou 2 horas, conforme pudesse e se tivesse alguém que ficasse com eles.
          Passados 15 dias do parto, consegui vir cá 2 manhãs por semana, e fui levando assim o trabalho.
          A maternidade não tem que ser adiada, apenas precisas de conciliar tudo.






          Trabalhar nunca matou ninguém, mas porquê arriscar???

          Comentar


          • #6
            RE:

            Eu estava a pensar engravidar quando mudei de emprego. Esperei, porque precisava de me dedicar ao meu novo trabalho antes de me poder dedicar a um bebé.

            Acho que tudo se faz, mas também me parece que engravidares logo que começas um novo emprego sem teres dado provas do que és capaz não será um bom começo de carreira.




            Comentar


            • #7
              RE:

              Inserido Inicialmente por Mãeaos30
              Eu estava a pensar engravidar quando mudei de emprego. Esperei, porque precisava de me dedicar ao meu novo trabalho antes de me poder dedicar a um bebé.

              Acho que tudo se faz, mas também me parece que engravidares logo que começas um novo emprego sem teres dado provas do que és capaz não será um bom começo de carreira.
              A Maternidade faz parte da vida...e não deveria ser considerada um "mau começo" de carreira. Quando as próprias mulheres pensam desta forma...é porque algo vai mal! Com esforço e dedicação tudo se consegue. Gravidez não é doença...e dá para mostrar muito trabalho até ir de licença de parto para casa.

              Comentar


              • #8
                RE:

                Inserido Inicialmente por Nascimento75
                Inserido Inicialmente por Mãeaos30
                Eu estava a pensar engravidar quando mudei de emprego. Esperei, porque precisava de me dedicar ao meu novo trabalho antes de me poder dedicar a um bebé.

                Acho que tudo se faz, mas também me parece que engravidares logo que começas um novo emprego sem teres dado provas do que és capaz não será um bom começo de carreira.
                A Maternidade faz parte da vida...e não deveria ser considerada um "mau começo" de carreira. Quando as próprias mulheres pensam desta forma...é porque algo vai mal! Com esforço e dedicação tudo se consegue. Gravidez não é doença...e dá para mostrar muito trabalho até ir de licença de parto para casa.
                Ok, não é doença, mas implica necessariamente uma ausência. No meu caso, foi de 4 meses (mais 3 dias de férias antes da minha nascer), mas para a maioria das pessoas é de 5 ou 6 meses (sendo que ainda pode acrescer períodos de baixa antes do parto).

                Mas tive que fazer várias restrições: a minha profissão obriga-me a viajar de avião todas as semanas e tive que deixar de fazer isso bastante semanas antes da minha filha nascer. Tenho uma chefe que tem 4 filhos e, obviamente, encarou com a maior naturalidade a minha gravidez, mas não se coibiu de me pedir coisas urgentes durante a licença de maternidade. Eu só fiz o estritamente necessário e sempre quando isso não punha em causa as minhas prioridades (a minha bebé).

                E agora faço o meu trabalho naturalmente e com tempo para me dedicar à minha filha (claro, não tanto como desejaria e seria bom para ela), porque não sinto qualquer pressão para provar que mereço estar onde estou.

                A licença de maternidade é objectivamente muito tempo para qualquer empresa ou entidade pública, mas claro que o impacto depende da função que a pessoa desempenha. Começares a trabalhar e ausentares-te esse tempo antes de sequer estares um ano a trabalhar é, na minha opinião, um mau princípio.

                Ser trabalhador não é só um acumular de direitos: se queremos ser reconhecidas, temos que ser responsáveis e isso implicar pensar também no nosso trabalho quando tomamos decisões estritamente pessoais. Percebo que quem não gosta do que faz ou que se sente injustiçada ou pouco reconhecida no trabalho não veja as coisas assim.




                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Qualquer pessoa ao iniciar novas funções numa empresa também pode ter o azar de partir uma perna, de ficar gravemente doente e necessitar de estar largos meses em casa de baixa...

                  Na minha opinião não acho que uma gravidez deva ser considerada um mau começo.

                  Infelizmente muitas entidades patronais partilham o seu pensamento...colocando Portugal na cauda da Europa a nível de leis de protecção da maternidade...

                  A Finlândia por outro lado...nada tem a ver em termos evolutivos, está a anos-luz de Portugal...tem uma lei de protecção da maternidade totalmente diferente.

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Lamento não estar a ser clara, mas vou tentar explicar melhor o meu ponto de vista: parece-me indiscutível que uma licença de maternidade (ou uma baixa prolongada) tem impacto numa empresa pela ausência durante um período alargado de tempo.

                    Não estou a dizer que, por causa disso, os empregadores devam torcer o nariz às suas trabalhadoras grávidas, mas acho que faz sentido, quando possível, planear a nossa vida pessoal tendo em atenção as nossas responsabilidades profissionais (eu não tiro férias quando quero e me apetece por causa disso mesmo, o princípio é o mesmo).

                    Nos países nórdicos (e não só, na Holanda também), a esmagadora maioria das mães não trabalha a tempo inteiro, por isso, não acho que seja uma realidade comparável com a nossa.

                    No meu caso pessoal, eu gosto do meu trabalho e não me vejo a não trabalhar fora de casa (nem sequer a ficar um ano de licença), mas a grande vantagem desses países é que permitem que mães que o querem fazer, possam fazer essa escolha sem grande impacto financeiro.

                    Mas, por outro lado, se vivesses num desses países e trabalhasses a tempo inteiro com filhos pequenos (bebés sobretudo), podias contar com uns quantos olhares de desaprovação, porque a mentalidade é diferente.




                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Eu então se pudesse ficava era em casa com os meus pequenotes, lol!
                      Com as opiniões e olhares dos outros posso eu bem...

                      Só de pensar no que vou perder do crescimento deles quando começar a trabalhar fico cá com uns nervos...:? :? :?
                      Madrinha: 2small

                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Eu penso um pouco como a Maeaos30, dai o meu dilema!
                        Se uma empresa contrata alguem é porque necessita desse trabalho, entao nao me parece correcto informar de uma gravidez logo no 1º contrato!!
                        Desculpem se levantei um tema que gerou algum desacordo, nao valia a pena!
                        Ate porque ja passou uma semana da entrevista e ainda nao me disseram nada!
                        Ate porque estou à 1 ano a tentar engravidar e nada....

                        É tudo tao relativo!!!!

                        Obrigado pelas vossas opinioes!!!

                        Darei noticias!!

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Inserido Inicialmente por Maria De
                          Eu penso um pouco como a Maeaos30, dai o meu dilema!
                          Se uma empresa contrata alguem é porque necessita desse trabalho, entao nao me parece correcto informar de uma gravidez logo no 1º contrato!!
                          Desculpem se levantei um tema que gerou algum desacordo, nao valia a pena!
                          Ate porque ja passou uma semana da entrevista e ainda nao me disseram nada!
                          Ate porque estou à 1 ano a tentar engravidar e nada....

                          É tudo tao relativo!!!!

                          Obrigado pelas vossas opinioes!!!

                          Darei noticias!!
                          Felicidades
                          Carla

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Não tens nada que pedir desculpa, Maria, o fórum é mesmo para partilhar pontos de vista diferentes, se pensássemos todas o mesmo, isto não tinha graça nem utilidade nenhuma.

                            Felicidades pessoais e profissionais!




                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Fui à 2ª selecçao!! :-"
                              Acho que correu bem! :-" Eramos apenas 3 ha grds probalidades

                              O Mrs Red nao apareceu, ja fiz 2 testes e deu negativo!
                              Ando com a cabeça a mil! :? :? :? :? :? :?


                              SSOCCOOORROOO!!!

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X