Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Estou fula...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Estou fula...

    Bom dia meninas,
    Preciso de conselhos, miminhos, eu sei lá, só sei que estou fula...
    Passo a explicar:
    Comecei a trabalhar numa empresa (após a minha lojita ter encerrado) em Dezembro. Não me posso queixar das condições de trabalho, nem da remuneração, nem do que faço pois é precisamente a minha área. Mas o que me tem deixado fula é a constante pressão do meu superior, que começou logo nos primeiros dias.
    Eu sou mãe, esposa, dona de casa e como é óbvio tenho sempre coisas para fazer e não posso andar a sair às 20h00 todos os dias (como inicialmente quase me obrigava). O meu horário é das 09h30 às 18h00 com hora de almoço das 13h às 14h30...
    Acontece que agora que mudei de casa e por razões de horários familiares comuniquei ao meu superior que a partir de agora passaria a sair às 18h00 (que é o meu horário de saída)... claro que não fui inflexível e disse que se houver algum dia que seja preciso fico até mais tarde, pois claro que fico. Adiantei também que em vez de chegar às 09h30 e que para compensar um bocadinho passaria a chegar Às 09h00, trabalhando assim mais 30 minutos do que o estipulado no meu contrato...
    Resposta da pessoa: Tudo bem, não há problema, desde que faças o almoço de 10 minutos, traz de casa se for preciso #-o #-o #-o Desculpem, isto é normal? Ele pode obrigar-me a não usufruir da minha 1h30 de almoço?
    Estou fulíssima porque estas "pérolas" não deixem de chegar...
    Admito também que está a ser dificil, depois de ter trabalhado tanto tempo por conta própria, lidar com esta situação...
    Não me apetece nada fazer só 10 minutos de almoço só porque o meu superior é um workaholic convicto...
    Preciso de "ouvir" as vossas opiniões...
    Beijinhos



  • #2
    RE:

    Miga

    Não sei se se trata de uma Multinacional se não, mas no mundo dos negócios e empresas quer grandes quer pequenas, os superiores hierárquicos só pensam em ter quem lhes faça tudinho.. viver para o trabalho...

    Conta até 10, 100 ou 1000 se for preciso!! Pensa na tua vida, na tua Carolina e que precisas desse emprego, respira fundo e continua, mas não te deixes "escravizar" o teu tempo de almoço é super importante para restabeleceres energias e desanuviares do stress das tuas funções. Já trabalhei nessas condições e ficava exausta todos os santos dias... sei bem o que isso é!! Até que me mentalizei que o trabalho não apodrece, nem desaparece. No dia seguinte tudo está à nossa espera como no dia anterior. Respira, relaxa e quando estiveres uma pilha de nervos, sorri

    Beijokinhas grandes e muita força!!


    Comentar


    • #3
      RE:

      Não habitues mal o teu patrão.
      Não cedas a essas pressões.
      Quando ele necessitar que fiques mais tempo, pergunta-lhe se vai pagar as horas extras.

      Se tu cederes agora, depois será mais difícil dizer não!
      A minha filha é a minha vida

      Comentar


      • #4
        RE:

        Não percebo a tua dúvida. Contrato é contrato... Em alturas de mais trabalho que deixes passar um bocado o horário de saída tudo bem, mas o que ele te está a propôr é escravatura. Não refiles, mas não faças exactamente o que ele quer. No teu lugar até poderia não fazer a hora e meia, mas 45 minutos ou uma hora fazia sim. E quanto a entrares 30 minutos mais cedo, lamento mas esse pessoal só repara no horário da tua saída e raramente dará valor a começares mais cedo...

        Tenta levar da melhor forma...

        Comentar


        • #5
          RE:

          Olá!

          Infelizmente cada vez mais se vê situações como a tua no mundo empresarial. Já se fala de bullying (não sei se é assim que se escreve) não só nas escolas mas também no emprego. Claro que tens um contrato que estipula um horário de trabalho, mas também é verdade que, não podendo despedir sem justa causa, muitos patrões fazem pressão para o trabalhador se despedir. Percebo bem o teu dilema e a tua indignação. Tenta levar as coisas com muita calma, e propõe so teu patrão trabalhares por objectivos, assim quando acabares o trabalho do dia podes sair sem ele dizer nada...

          Beijinho,

          Dannyzoca
          Dannyzoca(A orgulhosa mamã da linda Margarida)



















          Madrilhada: catiaa







          Madrinha: vera pinto







          Afilhada: catherine

          Comentar


          • #6
            RE:

            Não o habitues mal (apesar de já teres começado a habituà-lo). Falo por mim. Eu e o meu marido sp tivemos profissoes desgastantes, sair tarde, ter de viajar e saber no dia anterior, trab ao fds mm em casa (n trabalhamos juntos mas na mm area). O meu baby estava previsto nascer 24 out mas so nasceu dia 4 nov, mas concluindo a 1 ou 2 semanas antes de me vir embora ainda andavam a marcar reuniões e trabalhos pra Nov...
            Ao q tive de responder... que normalmente uma gravidez só durava cerca de 40 semanas pelo q penso q n haveria maneira de poder ir a essas reuniões. Conclusão tive de ir trab os fds todos, sair tardissimo e já com 38/39 semanas de gravidez...
            Mas qd voltar hei de ter força pra conseguir gozar as 2 horas de aleitamento a q tenho direito...
            Mas vai fazendo as coisas aos poucos, tal cm outras maes ja disseram em vez de fazeres 1.30h de almoço faz 1h, n saires às 18h em pto, mas tipo 18.30 e dp vais reduzindo aos poucos...
            [HR]


            Comentar


            • #7
              RE:

              Realmente não é nada justo da parte dele.

              Se quiseres ter algum suporte legal envia um e-mail para o CITE que podem-te esclarecer quanto aos teus direitos. Assim podes sempre enfrentar o teu patrão com uma base legal. Eles podem não responder logo, mas respondem!

              Boa sorte!

              Comentar


              • #8
                RE:

                Inserido Inicialmente por dme
                Não habitues mal o teu patrão.
                Não cedas a essas pressões.
                Quando ele necessitar que fiques mais tempo, pergunta-lhe se vai pagar as horas extras.

                Se tu cederes agora, depois será mais difícil dizer não!
                Eu não diria melhor. Concordo plenamente!

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Por mais que me custe dizer isto, hoje em dia o mundo laboral é mesmo assim, qualquer dia o teu patrão diz-te que pelo que te paga arranja uma pessoa mais disponível e até mais barata. Custa-me dizer isto porque eu também sou mãe, tenho um filho pequeno, e muitaaaaaaaaaaas vezes trabalho 12 horas por dia, só me pagam 7.... é surreal eu sei, mas cair no desemprego é comum hoje em dia. Nem sei que te diga e concordo uma uma mamã que disse que só reparam a que hora sais e não a que hora entras. Bjs

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Olá,
                    Eu quando comecei a trabalhar nesta empresa (há quase 7 anos) tive exactamente o mesmo problema. O meu chefe achava muito mal que as pessoas saissem à hora.... Disse-me isso nas entrevistas até... Ele exerce muita pressão sobre todos. Está cá antes das 9 para ver quem chega 1 minuto atrasado, e quando não está tem um "cão de guarda" que toma nota dos atrasos (1, 2 ou 3 minutos) para lhe enfiar no c*.... Quem não tem tolerancia para umas coisas não pode esperar muita coisa....
                    Nas primeiras semanas nunca saia a horas, porque ele me dava imensa coisa para fazer.... e eu (cheia de medo), para nao perder o emprego, ia ficando... Até que um dia que cheguei atrasada 10 minutos fui chamada à atenção aos gritos, em frente a todos, tomei uma decisão: a entrada é às 9h00 e a saída é às 17h30. E digo-te que nestes 7 anos devo ter saído mais tarde meia duzia de vezes!
                    Se não queres que a tua vida se transforme num martirio tens que por os pontos nos "i"s rapidamente. Tens é que cumprir escrupulosamente as tuas obrigações para não terem por onde pegar... Agora quanto aos horários, tens que dizer frontalmente ao teu chefe que não podes mesmo. E não lhe digas que entras mais cedo, etc... porque assism mostras que te sentes "culpada" por estares a cumprir o teu horário!!!!
                    Este tipo de pessoas (intolerantes, etc.) precisam que lhes façam frente (com diplomacia, educação, etc.) porque se a pessoa se "encolher" passa a viver num inferno diariamente! Eu sei que é dificil, ainda mais nos tempos que correm (falta de emprego), mas tens que te impor!
                    Há sempre excepções, se um dia houver um trabalho que tenhas mesmo que acabar, então aí tudo bem, mas no dia-a-dia, ESQUECE...
                    Boa sorte! Cláudia

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Inserido Inicialmente por PrincesaBé
                      Bom dia meninas,
                      Preciso de conselhos, miminhos, eu sei lá, só sei que estou fula...
                      Passo a explicar:
                      Comecei a trabalhar numa empresa (após a minha lojita ter encerrado) em Dezembro. Não me posso queixar das condições de trabalho, nem da remuneração, nem do que faço pois é precisamente a minha área. Mas o que me tem deixado fula é a constante pressão do meu superior, que começou logo nos primeiros dias.
                      Eu sou mãe, esposa, dona de casa e como é óbvio tenho sempre coisas para fazer e não posso andar a sair às 20h00 todos os dias (como inicialmente quase me obrigava). O meu horário é das 09h30 às 18h00 com hora de almoço das 13h às 14h30...
                      Acontece que agora que mudei de casa e por razões de horários familiares comuniquei ao meu superior que a partir de agora passaria a sair às 18h00 (que é o meu horário de saída)... claro que não fui inflexível e disse que se houver algum dia que seja preciso fico até mais tarde, pois claro que fico. Adiantei também que em vez de chegar às 09h30 e que para compensar um bocadinho passaria a chegar Às 09h00, trabalhando assim mais 30 minutos do que o estipulado no meu contrato...
                      Resposta da pessoa: Tudo bem, não há problema, desde que faças o almoço de 10 minutos, traz de casa se for preciso #-o #-o #-o Desculpem, isto é normal? Ele pode obrigar-me a não usufruir da minha 1h30 de almoço?Estou fulíssima porque estas "pérolas" não deixem de chegar...
                      Admito também que está a ser dificil, depois de ter trabalhado tanto tempo por conta própria, lidar com esta situação...
                      Não me apetece nada fazer só 10 minutos de almoço só porque o meu superior é um workaholic convicto...
                      Preciso de "ouvir" as vossas opiniões...
                      Beijinhos
                      É claro que não pode obrigar... não podes ser obrigada a trabalhar fora do horário normal de trabalho. com a seguinte excepção "Há tolerância de quinze minutos para transacções, operações ou outras tarefas começadas e não acabadas na hora estabelecida para o termo do período normal de trabalho diário, tendo tal tolerância carácter excepcional e devendo o acréscimo de trabalho ser pago ao perfazer
                      quatro horas ou no termo do ano civil." (art. 203.º n.º 3 do novo CT).

                      Além disso, a hora do almoço deve ter pelo menos 1 hora: "O período de trabalho diário deve ser interrompido por um intervalo de descanso, de duração não inferior a uma hora nem superior a duas, de modo que o trabalhador não preste mais de cinco horas de trabalho consecutivo.", salvo algumas excepções (art. 213.º n.º 1).

                      O trabalho suplementar (fora do horário de trabalho) está sujeito a várias regras e é considerado excepcional (e deve ser pago, claro).

                      Dito isto, claro que a tua situação é delicada... uma coisa é conhecermos os nossos direitos, outra é exercê-los sem sofrer represálias. Não me choca que mostres alguma flexibilidade (nomeadamente, em caso de urgências), mas o teu chefe parece querer mesmo é mais horas de trabalho e isso não faz sentido.

                      Tenta fazer o teu trabalho todo nas horas normais, para que ele não tenha por onde pegar e chama a atenção para isso. Podes mesmo dizer que mais tempo não é igual a mais trabalho e o facto de teres que sair às 18.00h só faz com que estejas mais focada durante o horário de trabalho e não andes a perder tempo em cafés, na net ou em conversas de corredor.

                      O mal destas empresas em Portugal é achar-se que sair tarde é que é bom (não importam as horas de almoço alargadíssimas, o chegar tarde, as mil paragens para cafés e cigarros, os telefonemas pessoais, etc.) e quem não sai depois da hora não trabalha.

                      E alguém falou em multinacionais... pois nas multinacionais é onde há menos esta cultura, porque no resto da Europa e nos EUA, o horário de trabalho é para trabalhar, a hora do almoço é o estritamente necessário e as horas de saída são respeitadas.

                      Boa sorte!





                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        As pessoas acham que por as coisas estarem como estão os outros têm que se sujeitar...mas estão deveras enganados...Nunca te deixes pisar.

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Tanto quanto sei, 10 minutos de almoço é ilegal; penso k o mínimo é 1 hora mas é uma questao de veres no CCT.
                          Mãe da Beatriz e da Leonor





                          Os meus blogs:



                          http://aventuraspelasartes.blogspot.com

                          http://miminhos-para-maes-e-bebes.blogspot.com/





                          Afilhadas: catiaa, Little Devil e aleluia



                          Madrinha de forum: bekas

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            oh!Pimentinha...tenho uma irmã na mesma situação que tu!exactamente.
                            foi patroa durante alguns anos. adora trabalhar , mas...os patrões dão-lhe coisas sempre de ultima hora e ela chega a sair ás 21 horas . Tem uma filha de 12 anos que está numa fase critica pois é uma préadolesçente mas de facto é o que ela diz, com a crise que está de trabalho acaba por se calar um bocado pois eles têm tudo na mão e a falta de meprego é enorme ! Foi operada a um tumor da tiroide e após 5 dias foi trabalhar pq é o único rendimento que tem. Em Novembro pediu uma semana de férias foi o ai jesus!
                            Por isso vai lentamente fazendo o teu horário mas com cautela, pois é fácil falar e dar conselhos mas na real as coisas são diferentes!E o dinheirinho calha sempre bem... nem toda a gente é viúva a dobrar como eu e reçebe pensão...beijocas ..
                            como vai a feirinha???
                            mnhammnhamdapati

                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Realmente percebo-te muito bem. o meu horário é 8h30-13h 14h -16h30. Normalmente ás 08h já estou no balcão, até porque me dá mais jeito, se sair mais tarde de casa, acabo por apanhar mais trânsito, faço normalmente a minha hora de almoço e organizo ou meu dia, sem cafezinhos e cigarrinhos para que no fim do dia, tudo esteja pronto. Claro que ás vezes, se o dia me correu de forma diferente, eu própria compenso na hora de almoço e/ou no fim do dia. Mas a verdade é que sempre que saio a horas há sempre alguém a olhar de lado. E é preciso uma grande lata, mudei de casa e vivo actualmente ainda mais longe do meu trabalho, sem essa necessidade porque Bancos há em todo o lado, mas como ninguém me ajuda a mudar, acabo por sair a horas para não me perder em horas infindáveis de trÂnsito.

                              Tenho alturas nas férias de umcolega que eu fico a substituir que chego a sentar-me ás 08h15 na cadeira paro pouquissimo para almoçar e saio do balcão depois das 20h, até que aprendi e as horas são para marcar, se estou a trabalhar é preciso que me paguem, até porque não se trata de má gestão do tempo, mas sim acumulação de tarefas. Claro que ouvi umas bocas por abrir as horas no início, mas a minha resposta foi "como estou a trabalhar faz sentido que seja paga, ao menos não perco tempo".... Foi um bocado bruta eu sei, mas será que dá para encaixar que nem toda a gente vive para o trabalho?!!?!?

                              Só estou á espera agora de ver as trombas direccionadas á minha barriga, mas pronto!





                              http://tim-pam-pum.blogspot.com O Blog do Martim

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X