Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Redução de horário- quem já pediu?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Redução de horário- quem já pediu?

    Olá meninas.

    Estou a pensar muito seriamente nesta hipótese já que o meu filho vai entrar para o 1º ano e acho fundamental os primeiros anos serem acompanhados de perto pelos pais.

    Estive a ler alguma legislação e apesar de achar que de certza me negam essa hipótese aqui na minha empresa, gostava de conhecer outros casos de mamas que tivessem pedido e qual o feedback da entidade patronal.



    Obrigada.


    Já somos cinco...

  • #2
    RE: Redução de horário- quem já pediu?

    Olá!!



    Olha, eu pedi redução de horário este mês, mas trabalho para o Estado. Aqui, há uma coisa que se chama jornada contínua e que se pode pedir até os nossos filhos terem 12 anos de idade.

    Na prática, trabalha-se 6 horas seguidas com direito a 30 minutos de intervalo para almoço.

    Não sei se isso existe nas instituições privadas, confesso, mas é uma questão de te informares.



    Bjs e boa sorte
    Ana



    Comentar


    • #3
      RE: Redução de horário- quem já pediu?

      AnaRitaVaz (08-07-2009)Olá!!



      Olha, eu pedi redução de horário este mês, mas trabalho para o Estado. Aqui, há uma coisa que se chama jornada contínua e que se pode pedir até os nossos filhos terem 12 anos de idade.



      Na prática, trabalha-se 6 horas seguidas com direito a 30 minutos de intervalo para almoço.



      Não sei se isso existe nas instituições privadas, confesso, mas é uma questão de te informares.



      Bjs e boa sorte


      Ana

      Tenho uma colega que estava a pensar pedir, mas o que me disseram é que o novo regime de trabalho em funções públicas não prevê esta situação. :angry: Que só podia pedir redução do horário de trabalho, com a respectiva redução de vencimento...

      Aliás temos situações em que as pessoas tiveram de voltar ao horário normal.

      Já tiveste resposta?

      Comentar


      • #4
        RE: Redução de horário- quem já pediu?

        Olá Ana Rita Vaz. Eu sabia da existencia da jornada contínua maas julgo que é só para funcinários públicos e embora trabalhe numa empresa publica (agora EPE) não sou funcionaria estatal...



        Julgo que em ambos os caso há redução no ordenado, certo? No teu caso podes dizer-me se foi proporcional

        ás horas a menos que deixaste de trabalhar?


        Já somos cinco...

        Comentar


        • #5
          RE: Redução de horário- quem já pediu?

          Como tens filhos menores de 6 anos tens direito à redução de horário, chama-se Licença parental complementar.

          A entidade patronal não pode recusar, tens de ver com quanta antecedência tens de avisar.

          Agora já não há diferença de direitos em relação aos funcionários publicos.



          Vê a Lei n.º 7/2009, art 51º.

          na 1ª modalidade não trabalhas durante 3 meses e recebes 25% do vencimento, está mt gente a tirar logo a seguir à licença de maternidade.

          na 2ª trabalhas a 50% e recebes 50%

          o que acabou foi mesmo a jornada contínua (que só existia na função publica) e que tinha a vantagem de não teres mudança de vencimento...



          Beijinhos

          Comentar


          • #6
            RE: Redução de horário- quem já pediu?

            Olá!!



            Desculpem só responder agora...



            Eu pedi jornada contínua (também tinha ouvido dizer que já não havia, mas liguei para os recursos humanos de onde trabalho e disseram-me que ainda havia) e, passados uns 15 dias, mandaram-me uma carta para casa a dizer que tinha sido aceite. A única coisa que escrevi lá aquando do pedido foi que tinha, na altura, uma filha menor de 12 anos.

            Em relação ao ordenado, mantém-se exactamente na mesma. Recebo os 100% como sempre recebi...



            Bjs
            Ana



            Comentar


            • #7
              RE: Redução de horário- quem já pediu?

              Olá!

              Pois... eu tb fiz o pedido de jornada continua (sou funcionaria publica) ao abrigo do apoio a filhos menores de 12 anos e a resposta que me deram foi que isso não era possível esse tipo de horário de acordo da nova lei!

              Lerpei.... quanto mais que aqui havia varias pessoas que faziam esse horário mesmo sem terem filhos pequenos e retiraram esse direito a todos.

              Não entendo nada disto, a lei é a mesma e é interpretada de maneiras diferentes....

              Sorte de quem conseguiu!

              Beijocas



              Comentar


              • #8
                RE: Redução de horário- quem já pediu?

                A proposito do tema:

                Foi assinado um acordo no passado dia 11 de Setembro entre alguns sindicatos e o governo chamado de "Acordo colectivo de carreiras gerais" em q



                Comentar


                • #9
                  RE: Redução de horário- quem já pediu?

                  A propósito do tema:

                  Foi assinado um acordo no passado dia 11 de Setembro entre alguns sindicatos e o governo chamado de "Acordo colectivo de carreiras gerais" em que se volta a falar de jornada continua para, entre outros, quem tem filhos menores de doze anos.

                  Ainda não sei é se é só para quem é sindicalizado, se ainda sai em diário da república, ou se já está em vigor!

                  Averiguem, se lhes interessar!



                  Comentar


                  • #10
                    RE: Redução de horário- quem já pediu?

                    Pois pela interpretação que fiz (li) o Acordo Colectivo vai beneficiar quem estiver inscrito num sindicato. Num entanto, se for publicada alguma Portaria de Extensão todas as pessoas com contrato em funções públicas e com filhos menores poderá beneficiar da jornada contínua caso seja autorizada pela entidade patronal.

                    Boa sorte para as mamãs que pretendem solicitar (eu vou pensar!)

                    PS--> Também nesse Acordo Colectivo se fala no Banco de Horas.


                    \"Os elogios não me elevam, as críticas não me rebaixam, sou aquilo que sou e não aquilo que acham!\"

                    Alguém escreveu

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X