Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Emprego e Filhos: Desabafos.

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Emprego e Filhos: Desabafos.

    Boa tarde a todas,



    Sou licenciada em História e embora não trabalhe na minha área de formação tenho um emprego na área administrativa. Confesso que não me sinto 200% realizada, não tenho propriamente uma carreira, mas gosto do que faço, é um emprego relativamente estável (actualmente nada é seguro!) e perto de casa.



    Há 5 meses fui mamã e depois de 6 meses de licença estou de regresso. Nunca me senti tão insegura num emprego como me sinto hoje! :w00t:

    Quando disse que gostaria de gozar as 2 horas de licença de amamentação (até porque amamento e é um direito que tenho) deitaram-me assim um "certo ar", há sempre no ar um tom que devia ficar depois da hora para compensar a ausência etc. etc.

    Mais complicado é que o meu pequenino desde que foi para a creche tem ficado doente! Resultado em 3 semanas tive que colocar 2 vezes baixa por uma semana. Reconheço que também é complicado para a empresa, mas não posso deixar de estar com meu filhote! Fico mesmo stressada com isto!



    Como é que as mamãs lidam com esta situação? Desabafos?



    Fico a aguardar os vossos testemunhos, ando tão stressada com isto!



    Beijinhos



  • #2
    RE: Emprego e Filhos: Desabafos.

    Olá

    eu tb passei por isso... O meu filho tinha nascido há 3 semanas de cesariana e andaram a pressionar-me para q fosse trabalhar. Não cedi mas fiquei mal vista e até algumas colegas ajudaram. Na gravidez tentaram q metesse dias de férias sempre q tinha q ir a consultas e exames, mas eu estava informada da lei. No horário de amamentação pediram para eu trabalhar mais e gozar menos de duas horas. Tb n fui nessa...

    Infelizmente precisamos de trabalhar mas as nossas prioridades mudam qdo temos filhos. Para mim n foi fácil, houve mta pressão mas aprendi a impôr-me pelo meu filho. Ele está primeiro q tudo e todos e até hoje apesar d etodos os problemas q tive n me arrependo. Costumo dizer q empregos há muitos mas filho só há um, o meu.

    Tenta levar as coisas a bem e explicar as tuas razões. Nestes casos acho q qdo cedemos estamos a abrir um precedente. Damos a mão e a seguir pedem o braço.

    Paciência e boa sorte



    Beijocas

    Comentar


    • #3
      RE: Emprego e Filhos: Desabafos.

      Desculpa, mas pediram-te para ires trabalhar 3 semanas depois de ter tido um filho?



      Meninas, não abram precedentes e não tenham grandes problemas de consciência.



      Antes de mais estão os vossos filhos.

      Comentar


      • #4
        RE: Emprego e Filhos: Desabafos.

        Ervilhinha



        Muito obrigada pelo teu testemunho. Disseste muito bem - damos o braço e querem logo o braço todo!

        Até agora sempre dei o máximo que pude, mas o meu filho está em primeiro lugar, tens toda a razão!



        CibeleC



        Tb tens toda a razão! Abrir um precedente é meio caminho andado para abusos! Agora quando meti a baixa disse que trabalhava (o que pudesse fazer) a partir de casa e já me arrependi! O meu bebé está doente não devia estar para ninguém, só para ele!



        Tenho que aprender a impor-me um pouco mais mesmo! Vou contar com a vossa ajuda, pode ser? Mais testemunhos?


        Comentar


        • #5
          RE: Emprego e Filhos: Desabafos.

          Pois é infelizmente em Portugal as mulheres são muito crucificadas quando têm filhos.

          Eu qd informei a minha entidade patronal que estava gravida td optimo não havia problema algum tudo uma maravilha.

          Quando o meu filho tinha apenas um mês e meio, numa visita às colegas de trabalho fui chamada à gerencia e comunicam-me que qd voltar ao trabalho já não vou como chefe de departamentoo que era.

          entretanto com tudo isto queria quando acaba-se a licença tirar um mes de ferias logo a seguir, não me deixaram.

          Posso dizer que desde que fui mãe fui prejudicada de todas as maneiras apesar dde quando tive gravida nem sequer faltar para as consultas (marcava para os meus dias de folga).

          Nunca se esqueçam que os nossos filhos são a nossa principal preocupação.

          Comentar


          • #6
            RE: Emprego e Filhos: Desabafos.

            A minha cunhada não tá a gozar as horas de amamentação pq nem falou nisso com receio q isso influenciasse o seu contrato, na renovação...eu fiquei passada...mas se queres q te diga...entendo o receio dela, poisparece q tb são pessoas deficientes mentais q mandam lá na empresa dela e q não costumam ver com "bons olhos" essas coisas (incrível né??)

            Eu praticamente gozei tudo o q tinha direito (sucedeu algumas vezes n gozar as horas amamentação devido ao imenso trabalho q tinha...e por amor à camisola, excedi-me.e arrependi-me..mas de q valeu? de nada. não apreciam o esforço.

            E hoje és mta bom, amanhã podes não valer nada...se é q me entendes.

            Hoje o meu filho está sempre em 1º lugar, venha lá quem vier.Caguei para o resto.

            Bjs

            Comentar


            • #7
              RE: Emprego e Filhos: Desabafos.

              olá mamãs



              Façam valer os vossos direitos, pois se vos quiserem mandar embora não se vão lembrar daquilo que vocês prescindiram.



              bjs
              [hr]
              Sara
              http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 100

              Comentar


              • #8
                RE: Emprego e Filhos: Desabafos.

                Olá Mamãs



                Obrigada pelos posts e sobretudo obrigada pelo apoio. Eu sabia que me iam entender! :P



                Quando falei com meu chefe a dizer que ia ficar mais uma semana de baixa senti-me ameaçada. Estou certa que quando voltar irá ter comigo "aquela" conversa. Não sei se será já para me mandar embora, mas para me encostar à parede, do género - mais uma semana de baixa para ficar a tomar conta do filho e estás de fora.



                Aconteceu com alguma de vocês? Perder o emprego depois de regressar da licença? E como fizeram para impor os vossos direitos?



                Aguardo mais testemunhos.



                Beijinhos


                Comentar


                • #9
                  RE: Emprego e Filhos: Desabafos.

                  AMMMama (04-04-2010)Olá Mamãs



                  Obrigada pelos posts e sobretudo obrigada pelo apoio. Eu sabia que me iam entender! :P



                  Quando falei com meu chefe a dizer que ia ficar mais uma semana de baixa senti-me ameaçada. Estou certa que quando voltar irá ter comigo "aquela" conversa. Não sei se será já para me mandar embora, mas para me encostar à parede, do género - mais uma semana de baixa para ficar a tomar conta do filho e estás de fora.

                  Aconteceu com alguma de vocês? Perder o emprego depois de regressar da licença? E como fizeram para impor os vossos direitos?

                  Aguardo mais testemunhos.



                  Beijinhos


                  AMMMama, o teu marido ou alguma avó também não podem ficar em casa com o bebé? A baixa para assistência a filhos também pode ser para os pais e acho que agora para avós, assim escusavas de ser sempre tu a faltar.

                  Bjinhos!!

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Emprego e Filhos: Desabafos.

                    Ola!



                    Realmente ha com cada situação...



                    Sempre trabalhei a recibos verdes para o estado, vao 5 anos e nao conheço ot tipo de contrato. O meu patrao é o estado e impoe horas, hierarquias e tudo como se eu fosse trabalhadora "normal".



                    Qd tive o meu filho e comecei a trabalhar a questão da amamentação foi logo posta assim: "diriga-se á inspecção do trabalho e logo ve se tem ou nao direito"...vejamos...ambos os locais (o de trabalho e a inspecção) sao do estado, o proprio estado coloca-nos em situações totalmente ilegais no entanto se nao as aceitarmos vamos para a rua gentilmente no fim do contrato (sim, tb tenho 1!!!) pois estamos a ir contra quem nos paga.

                    Nem pensei mais no assunto e meti a viola no saco pois precisava e preciso mesmo do trabalho. Agora é assim qd preciso de baixa nao preciso de entregar o comprovativo mas o valor descontado é à tabela, nao tenho direito a artigos de assistencia à familia e atestados so para mim e ao fim do 2º mês.



                    É o nosso sistema de SSocial e Governo que nos fazem isto para dar a quem nao merece...infelizmente acabamos por nos sujeitar às situações pois precisamos mesmo do dinheiro.



                    Força.



                    jinhos


                    (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                    Comentar


                    • #11
                      RE: Emprego e Filhos: Desabafos.

                      Como mãe e sendo solteira tento evitar ao máximo faltar por causa do meu filho. Tento deixá-lo com a avó sempre que possível e apenas falto ou troco horário para ir a consultas. Mesmo assim a entidade patronal não gosta e pressiona para que não coloquemos baixa e para que marquemos consultas fora do horário de trabalho coisa que faço quando a consulta é particular. Este ano o meu filho partiu o braço na escola e anda a ser seguido nas consultas externas do hospital da amadora e não sou eu que escolo os dias e o horário das consultas... infelizmente já tive problemas por causa disso e tive que tirar um dia de férias por ter faltado por este motivo.

                      Sejamos sinceras eu preciso de trabalhar, preciso do dinheiro para sustentar a minha casa e o meu filho. Para mim ele está e sempre esteve em primeiro lugar mas se eu faltar ao trabalho ou ficar desempregada é bem pior. Tento contornar as coisas de modo a não ficar prejudicada no trabalho mas ao mesmo tempo dar tudo para que o meu filho cresça bem e saudável.

                      Mas também consigo ver o outro lado... ora onde trabalho somos todas mulheres e mães... queremos o melhor para os nossos filhos mas e se todas tivermos necessidade de colocar baixa por assistência à família? A entidade patronal está feita! É o caos! As empresas na sua maioria não têm meios para ter fucionários que substituam os que estão de baixa e é impossível arranjar alguém para ir uma semana ou uns dias fazer o trabalho de outra funcionária. É claro que não concordo em não se usufruir dos nossos direitos enquanto mães mas também aco que enquanto funcionários temos deveres e por isso devemos tentar conciliar com avós ou até com o pai a assistência aos filhos enquanto estão doentes.

                      Não creio que possam despedir alguém apenas porque está a faltar muito por este motivo mas a verdade é que se estiver a contrato se estiverem fartos da situação não irão pensar duas vezes na sua renovação :s ou então irão transformar a ida para o trabalho cada vez mais dificil até que seja a trabalhadora a se despedir.

                      Boa sorte, infelizmente não é a única nesta situação.





                      O meu atelier.

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Emprego e Filhos: Desabafos.

                        EducadoraLisa (04-04-2010)

                        ...

                        Sejamos sinceras eu preciso de trabalhar




                        é com esta premissa que as empresas e estado contam para que os trabalhadores permitam alguns abusos por parte dos empregadores.



                        infelizmente são ainda muito poucas as empresas que entendem que um trabalhador satisfeito e realizado é um trabalhador mais produtivo.



                        bjs
                        [hr]
                        Sara
                        http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 100

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Emprego e Filhos: Desabafos.

                          Eu trabalho por conta própria e a minha profissão é a única onde a maternidade não é minimamente protegida. Agora saiu uma lei que nos permite adiar por um ou 2 meses julgamentos. Uau... A minha filha tinha 5 dias e eu estava no computador porque tinha um prazo a acabar e só podia adiá-lo até sair da maternidade.

                          Enfim... não é fácil. A minha filha esteve cheia de febre quando eu tinha um julgamento. Faltei e o colega nem me fala. Os clientes ficaram lixados e da próxima vez não posso mesmo faltar porque a lei diz que se o fizer, com justificação ou não, perco o processo.

                          Isto tudo para dizer que Às vezes invejo muito as mães que podem gozar licenças e essas coisas. Mas imagino que não seja fácil. De qualquer das formas, se forem despedidas por serem mães, contactem a Comissão da Igualdade de Género. Eles podem ajudar-vos e se não estou em erro, a empresa é que tem de provar que não vos despediu por serem mães. E um despedimento de uma grávida, puérpera ou lactante presume-se sempre sem justa causa se não for precedido de um parecer da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, coisa que as empresas normalmente nunca pedem.
                          2 filhotes lindos

                          Comentar


                          • #14
                            Meninas,

                            Como disse uma mamã mais acima, empregos há muitos (mesmo em tempos de crise), filhos só temos os nossos.

                            Eu sempre dei muito para a minha empresa, cheguei a estar numa conferência por telefone com as minhas bebés de poucas semanas a chorarem atrás de mim. E quando sai da empresa não se lembraram do meu suor. Se tiverem algum problema, dirigem-se à ACT e disfrutem dos vossos direitos.

                            Ninguém vos dá nada. Ninguém é amiguinho no trabalho. Pensem é nos filhos, na familia, isso é o que temos durante toda a nossa vida.



                            http://donadecasaactualizada.blogspot.com/
                            http://usado4sale.blogspot.com/

                            Comentar


                            • #15
                              Olá,

                              Eu fui informada que ia ser despedida no dia em que regressei da licença de maternidade. Estava na empresa há quatro anos, efectiva. Expus o meu caso à ACT e o meu despedimento enquadrava-se nas duas formas possíveis para despedir uma lactante: extinção de posto de trabalho ou despedimento colectivo.

                              Hoje olho para trás e vejo que foi o melhor que me podia ter acontecido. Recebi uma boa indeminização, estive mais tempo com o meu filho e hoje estou num trabalho bem melhor. Mas que custa, custa. E claro que foi porque eu tinha sido mãe, porque fui de baixa um mês antes do meu filho nascer, porque gozei os 5 meses de licença e porque requeri a dispensa de amamentação. Iam fazendo má cara a cada um dos pedidos e no fim "toma lá um chuto para não chateares mais".
                              "Mãe, o amor é colo"





                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X