Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mestrado com subsídio de desemprego?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Mestrado com subsídio de desemprego?

    Olá a todas!
    Hoje venho pedir a vossa ajuda acerca de uma questão "técnica"

    Estou desempregada há quase 1 ano, durante o qual estive de gravidez de risco, tive 2 bebes maravilhosos e estive de licença de maternidade. No entanto estava a pensar mante-los em casa ( e em casa da minha mae) ate aos 2 anos. O problema é que não quero estar tanto tempo parada profissionalmente mas não aparecem empregos, e muito menos empregos que paguem um valor que compense deixar os miudos no infantario.
    Assim, estou seriamente a pensar na hipotese de tirar um mestrado. A minha questão é: será que me retiram o subsídio de desemprego se eu passar a ser estudante?
    Na minha opinião isso não teria lógica, uma vez que estou a apostar na minha valorização profissional...mas uma vez que por vezes as leis não têm lógica nenhuma, queria saber se alguém sabe alguma coisa sobre este assunto!

    Desde já obrigada pelas vossas respostas!
    Um beijinho
    Rita Rodrigo e Miguel (7 meses)
    www.e-rita.blogs.sapo.pt

  • #2
    RE:

    Olá ritacmc.

    Eu estive a receber fundo de desemprego no ano passado e fiz exactamente isso... aproveitei o ano em que estive a receber para fazer a parte curricular do mestrado... como mesmo antes de sair do outro emprego, eu já andava à procura de colocação noutro lado, e não via boas prespectivas... pensei que seria o melhor para mim, aproveitar o desafogo financeiro e tempo disponivel para fazer o mestrado.

    Só pensava que não podia estar parada e que devia investir na minha formação profissional, contribuindo para uma possivel colocação num emprego cativente e com futuro.

    Inscrevi-me e não disse nada no centro de emprego... eles não precisam de saber que estamos a tirar um curso, ao fim ao cabo só tinha dois dias por semana ocupados com aulas.

    No entanto, calei-me bem caladinha, porque via nas reuniões que eles organizavam que várias pessoas colocavam esse questão e eles torciam sempre o nariz, dizendo que a segurança social não podia andar a pagar cursos superiores a ninguem, e que se queriam investir em formação deveriam inscrever-se nos cursos de formação por eles disponibilizados (que eventualmente não se adequavam de todo a muitas pessoas que estavam presentes nessas reuniões).

    Uma vez chegaram mesmo a ameaçar que iam transmitir os nomes de quem não tinha aceite os cursos à segurança social para eles cancelarem os fundos de desemprego... mas eles não podem fazer isso, e é certo que não o fizeram.

    A realidade é que os centros de emprego conseguem muito poucos empregos para licenciados, que por sinal são quem recebe mais avultadas quantias.

    Tens de ter cuidado e comparecer a todas as reuniões marcadas, às apresentações quinzenais e levar os comprovativos de procura de emprego... e aconselho-te a nem sequer referires que estás a tirar o mestrado. Se eles te tentarem impingir os cursos deles, se se adequarem ao teu horario aceita, pois assim deixam de te chatear, se não se adequarem... diz que não te interessam.

    Aproveita e investe no teu futuro... eu dou o passado ano por muito bem aproveitado...

    Beijinhos



    EM CONSTRUÇÃO



    http://<a href="http://lilypie.com" ... alt="" /></a>





    14 semanas************16 semanas***********36 semanas**********37 semanas************Rafael

    Dia 19/12/2008 ás 18:13 com 3535gr e 50cm nasceu o Rafael







    madrinha: monicaamaro

    Comentar


    • #3
      RE:

      Olá Rita.
      Do que conheço da leil, só poderá ser complicado ingressares num mestrado se posteriromente vieres a recusar um emprego ou formação por eles proposta por incompatibilidade de horários - e isso não podes mnesmo fazer. Quanto aos cursos de formação do IEFP, a pessoa pode informar que não está interessada mas os Centros de Emprego têm legitimidade para propor o corte de subsídio pois a lei prevê inteira disponibilidade para emprego ou formação. Se eventualmente ingressares num desses cursos e aparecer uma oportunidade de trabalho podes abandonar o curso sem qualquer penalização (isto no caso dos cursos para licenciados).

      Boa sorte.

      Tânia

      Comentar


      • #4
        RE:

        Olá!!!
        Também estive desempregada e na altura andava no mestrado...optei por perguntar a uma pessoa que conhecia no centro de emprego imformalmente se podia fazer o mestrado.........Ela disse que não podia fazer nem sequer ser voluntária em lado nenhum porque podia ir um fiscal a minha casa e se eu não estivesse porque tinha ido trabalhar como voluntária ou mestrado poderiam arranjar-me problemas.........E aconselhou-me a não contar a muita gente que andava a fazer o mestrado pois à pessoas muito maldosas que fazem queixas até disso para a segurança social para tramar!!!!
        Temos de estar em casa feitas parvas!!!!! é uma estupidez!!!
        Entretanto começei a trabalhar e enviei carta à seg.social e centro de emprego a referir que me encontrava a trabalhar e a onde.....
        Um fiscal foi à minha casa uma semana depois e deixou-me uma carta "agressiva" na caixa de correio que me iam cortar o subsidio pq não estava em casa, tinha não sei quantos dias para me justificar.....Sabes o que fiz??? Escrevi uma carta registada com aviso de recepção comprovas que tinha avisado e demonstrei a minha indignação com tudo aquilo!!!
        Olha, até para o meu local de trabalho ligaram a pedir desculpa....
        beijinhos
        [hr]



        Madrinha: ALL 77 Afilhada: Calipso, Flor de Liz, Sasa



        http://www.fertilityfriend.com/home/1b89a1





        Nasceu o Manel: 20 de julho 2008, 3570kg, 51cm...

        Comentar


        • #5
          RE:

          Obrigada a todas pelas vossas respostas!
          Já liguei para a seg social, e de la encaminharam-me pro centro de emprego. De lá disseram-me que não é possível.
          Fiquei muito triste, porque realmente acho indecente que uma pesoa quiera investir na sua formação e nos coloquem tantos problemas... afinal, qual a diferença entre frequentar um mestrado (pago por mim) ou um curso por eles proposto que não interessa nem à carochinha (pelo qual ainda me pagariam subsidios de transporte e alimentação). É inacreditável, só me apetece ir para os jornais...
          E quanto a termos de estar sempre em casa? Não sabia que estar desempragado é o mesmo que estar em prisão domiciliária! Eu vou muitas vezes a casa da minha mãe, ou ao supermercado, etc... não sabia que me podiam chatear por causa disso...
          Enfim, normalmente detesto quando pessoas dizem mal de Portugal, mas que há muitas coisas a melhorar, lá isso há!
          Um grande beijinho a todas
          Rita
          www.e-rita.blogs.sapo.pt

          Comentar


          • #6
            RE:

            Essa de não poder sair de casa é muito estranho.
            A minha vizinha está no fundo de desemprego vai para 2 anos e não para em casa. Aliás....raramente está em casa. Anda a ajudar o marido nos trabalhos dele, e que eu saiba nunca lá foi nenhum fiscal.
            Logo já lhe vou perguntar sobre isso.

            Mónica



            http://monicarte-decoupagedecorao.blogspot.com/

            Comentar


            • #7
              RE:

              Ritacmc

              Conselho:

              Vai tirar o Mestrado, aproveita para investires no teu futuro, o que te disseram a ti dizem a toda a gente e no meu grupo de desempregados havia pelo menos 10 a tirarem pós-graduações e mestrados! Tens é de conseguir responder a tudo o que for solicitado no centro de emprego.
              - Não digas que estás a tirar o mestrado, se mandarem o fiscal, dizes que tinhas ido às compras, ou ver de empregos :-) ... desemprego não é prisão domiciliária... se querem prender alguem prendam os nossos patrões por nos terem despedido.Alem disso nos mestrados a carga horária não é muito grande pelo que maior parte do tempo estamos mesmo em casa.
              - Se eles te obrigarem a fazer formação... increve-te... eles têm dois horários, manha e tarde. Os cursos levam tanto tempo a arrancar que quando te chamarem é provavel que ja não estejas a receber fundo de desemprego, ou que estejas a acabar as aulas do mestrado. Se chamarem frequenta o curso deles tentando compatibilizar com o mestrado pois não são o dia todo e alguns até são interessantes. (No entanto tenta adiar a inscrição nestes cursos, dizendo que ainda estás a escolher)
              - Quanto a empregos para licenciados, são quase nulos, e quando nos chamam... chegam à conclusão que a vaga não se adequa ao nosso curriculum e nem vamos a entrevistas. (refiro-me a empregos arranjados pelo centro de emprego)
              - Continua à procura de emprego e comprova-o quando fores às apresentações quinzenais.

              Não estás a CHULAR a Segurança Social, pelo contrário... estás a investir na tua formação, se o fizesses através dos cursos deles eram eles que tinham de pagar.

              Eu fiz o meu curso, sem nunca deixar de procurar emprego... e sem nunca falhar com as minhas obrigações perante o centro de emprego.

              Beijinhos

              NÃO DESISTAS DO TEU MESTRADO...
              EM CONSTRUÇÃO



              http://<a href="http://lilypie.com" ... alt="" /></a>





              14 semanas************16 semanas***********36 semanas**********37 semanas************Rafael

              Dia 19/12/2008 ás 18:13 com 3535gr e 50cm nasceu o Rafael







              madrinha: monicaamaro

              Comentar


              • #8
                RE:

                JÁ AGORA!

                FISCAIS???

                Quando estive a receber subsidio, aproveitei os dois primeiros meses para praia... era lá que passava o dia inteiro... depois comecei as aulinhas, e pouco parava em casa!

                Para procurar emprego basta uma hora por dia!!! Queriam que eu estivesse o dia inteiro a ABURRALHAR em frente à televisão????

                Penso que eles devem mandar os fiscais nos casos em que as pessoas não comparecem às convocatórias... no meu caso não mandaram fiscal nenhum e eu nunca parei em casa... nem podia, senão entrava em depressão!
                EM CONSTRUÇÃO



                http://<a href="http://lilypie.com" ... alt="" /></a>





                14 semanas************16 semanas***********36 semanas**********37 semanas************Rafael

                Dia 19/12/2008 ás 18:13 com 3535gr e 50cm nasceu o Rafael







                madrinha: monicaamaro

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Obrigada pelo incentivo cvferreira!
                  Realmente fiquei demotivada com tudo isto, mas não vou desistir! Aliás vou seguir os teus preciosos conselhos (até vou gravar a tua mensagem no meu pc :lol: )
                  Amanhã já tenho uma convocátória no centro de emprego, deve ser para explicarem os meus deveres (essa de provar que procuro emprego não entendo, pois se mando imensos curriculos pela net, como provo que o fiz??
                  Enfim, amanha ja devo vir de la mais esclarecida!
                  Um grande beijinho
                  RIta
                  www.e-rita.blogs.sapo.pt

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Olá Rita.
                    Gostava que me dissesses qual é o Centro de Emprego da tua área de residência pois por aquilo que conheço a interpretação que estão a fazer da lei é completamente errada. desde que a pessoa não recuse emprego ou formação, não há na lei nenhuma proibição de fazer qq tipo de investimento na sua própria formação. Quanto à existência de fiscais que averiguam a situação da pessoa, isso normalmente só acvontece quando há denúncias por terceiros de que essa pessoa está a trabalhar - não há na lei nada que impeça as pessoas de sairem de casa quando estão a receber subsídio, isso só acontece com as baixas médicas. Se quiseres manda-me uma PM - podemos conversar melhor.
                    Beijinhos

                    Tânia

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Olá Rita!

                      em relacao ao subsidio de desemprego e afins nao te posso dizer nada... mas quero-te dizer na mesma que acho que deves fazer o mestrado sim senhora! também eu inscrevi-me agora para o fazer. O meu bebé vem em Janeiro e se há coisa que nao quero é ficar em casa a cozinhar e mudar fraldas o dia todo! se bem que acho que vou adorar ser mae :d vou leva-lo para as aulas porque nao tenho quem me fique com o bebé (se tivesse gémeos nao o faria:? )

                      boa sorte e bons estudos!
                      Jessica
                      ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Olá de novo!
                        Vim só dar as novidades: depois de ter ido a uma sessão de esclarecimento no centro de emprego da minha zona, disseram-me que realmente podia perfeitamente tirar o mestrado, desde que continuasse a comparecer quando chamada no centro de emprego, bem como quinzenalmente na junta de freguesia! A senhora foi extremamente simpática e disse que é muito raro (felizmente ou infelizmente) conseguirem encontrar empregos para licenciados, e então formação nem vê-la.
                        Assim, já me inscrevi e estou entusiasmadíssima!
                        Deanutrix, acho fantástico levares o bebe para as aulas! Já vi que vives na alemanha, porque acho q se fosse cá em Portugal, chamvam-te maluca! Muitas felicidades para ti e para o teu pimpolho!
                        Um beijinho a todas

                        Rita+Rod e Mig
                        www.e-rita.blogs.sapo.pt

                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X