Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Decisão dificil

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Decisão dificil

    Olá, preciso de aconchego.

    Hoje fui por pela 1ª vez a minha princesa na cresce, ela gostou muito de lá ficar e como é muito sociavel acredito que ela até goste de lá estar. Mas... eu estou em casa, estou desempregada e para mim foi uma opção bastante dificil de tomar em coloca-la ou não na cresce.
    Acham que fiz bem?
    Agora fico com mais tempo para arranjar trabalho, e com mais disponibilidade para ir á escola (estou na faculdade), mas em contrapartida sinto-me vazia, estou em casa sozinha sem a filhota, podendo ela estar na cazinha dela tranquila com a sua mãezinha.

    Que dia este mais dificil
    Clara e Madalena

  • #2
    RE:

    Olá

    Acredito que deve ter sido uma decisão dificil ... quando for a minha vez, acho que vou chorar todo o dia :cry:

    Mas pensa que para a tua princesa é importante o convivio com as outras crianças e às vezes a creche consegue impor certas regras que por muito que tentamos é dificil po-las em pratica!!

    Vais ver que vai correr tudo bem :d

    Bjs

    ;-)

    Comentar


    • #3
      RE:

      Eu no teu lugar só levava a menina para a creche quando tivesse que saír e não o dia todo.
      Está provado cientificamente que as crianças só começam a socializar, no verdadeiro sentido da palavra a partir dos 3 anos. Até lá precisam do conforto e aconhego da mãe para crescerem com uma sensação de segurança.
      Eu só não fiquei em casa porque financeiramente era impossível. Agora cada mãe fará a sua escolha... mas se dizes que não te sentes bem porque não passar a deixar lá a bebé só quando é realmente necessário?

      bjs
      Sofia Carvalho

      Mãe, Doula, Educadora Perinatal e Conselheira em Aleitamento Materno OMS/Unicef
      Serviços de Apoio à Maternidade:
      * Acompanhamento na Gravidez, Parto, Pós-parto * Preparação para o Nascimento * Apoio na Amamentação * Massagem para Grávidas * Workshops *

      http://aquihabebe.blogspot.com/

      Visitem-nos também no Facebook (Aqui há Bebé)

      Comentar


      • #4
        RE:

        Eu sou mãe trabalhadora, e sou daquelas que mesmo podendo optar (q n é o caso), não deixaria de trabalhar para ficar em casa com a minha filha.
        No entanto, acho que estando desempregada e a tua filhota só ter 5 mesinhos, não faz grande sentido ires mete-la na creche e ficares em casa sozinha sem ela.

        Como já foi dito aqui, e uma vez que esta situação pelo que escreveste também não te esta a deixar feliz, porque não ficas com ela em casa e a deixas lá só quando tens que ir para as aulas ou quando tens entrevistas de emprego?

        Acho que tu te irias sentir muito melhor e a tua filha também.

        Se ela fosse mais velha, com 2 ou 3 aninhos, já conseguia ver algum sentido nisto, pois estaria a conviver com outras crianças, mas ela é tão bébé o infantário não lhe faz falta nenhuma nesta idade, já basta quando tem memso que ser.

        Comentar


        • #5
          RE:

          Creio que a decisão de deixar na creche pode ser positiva, porque inicia a adaptação dela para quando tiveres de ir a entrevistas ou estiveres a trabalhar.
          Não concodo com a ideia de ficar em casa com ela e leva-la para a creche só nos dias q necessitares. As criaças precisam de rotinas. É o que lhes dá segurnça. Ela não vai entender porque é que fica contigo todos os dias e de repente vai po-la num sítio estranho num dia, mas no dia seguinte isso já não acontece, e depois 3 dias depois volta a acontecer o mesmo.
          Se não estás segura em deixa-la na creche todo o dia, tenta leva-la todas as manhãs, por exemplo. Mas cria uma rotina, para que ela tenha essa segurança, se não só vais estar a dificultar a adaptação à escola.
          Espero ter ajudado.

          Comentar


          • #6
            RE:

            Olá!
            Eu compreendo-te muito bem pois está a acontecer-me o mesmo. Também estou desempregada e como tenho algumas expectativas de arranjar emprego fui obrigada a deixar a minha filha na creche senão perdia a vaga. Tenho-a deixado só da parte da manhã, as horas sem ela são um pouco estranhas pois sinto-me livre e ao mesmo tempo culpada. O pior é que o valor mensal é muito elevado e eu ainda nem sequer recebi o subsidio. Acho que te deve ter acontecido o mesmo, não te preocupes tanto, tenta deixá-la menos tempo na creche e concentra-te em ti, também mereces. Logo vais arranjar emprego e vais ver que foi a melhor decisão. Boa sorte!

            Comentar


            • #7
              RE:

              Eu concordo a 100% com o que a SofiaGC diz:"Eu no teu lugar só levava a menina para a creche quando tivesse que saír e não o dia todo.
              Está provado cientificamente que as crianças só começam a socializar, no verdadeiro sentido da palavra a partir dos 3 anos. Até lá precisam do conforto e aconhego da mãe para crescerem com uma sensação de segurança."



              As mães têm a mania que a criança só se desenvolve aquilo q nós vemos elas a desenvolverem, mas antes de começarem a socializar, andar, falar, conhecer o mundo lá fora, elas têm de criar boas bases emocionais e psicológicas onde sustentar todo o resto do desenvolvimento futuro. Só que essa base emocional e psicologica as mães não veem e pensam q n estão a aprender nada, especialmente qd têm outras pessoas q fazem aquelas comparações ridiculas " ah a tua não fala? olha a minha já diz isto e aquilo". Então entramos numa competição porque n queremos q a nossa menina seja menos q o outro e começamos a sobre-estimular os nossos bebes. Isso faz com que em vez de eles aprenderem naturalmente e segundo uma determinada ordem vão "saltando as matérias", ou seja, começam a tentar escrever composições sem antes saberem o abc todo (mas aplicando ao grau de desenvolvimento de um bebe).

              Está mais do que provado cientificamente que a criança até aos 2/3 anos (depende da criança), deve ficar entre a familia, mãe, pai, avó etc. Só em ultimo caso é q deve ir para uma instituição. A criança deve 1º começar a adquirir os conhecimentos e regras de casa e só depois confrontá-los com os do exterior. E o mais importante de tudo o AMOR honesto da sua familia e o seu sentimento de segurança. E acredita masi importante do que criar uma rotina é o amor de uma mãe.

              Não esquecendo o grau extremamente imaturo do seu sistema imunitário. Numa creche as crianças apanham todas as viroses, bastérias precocemente, sem o organismo estar preparado para as combater, o que o vai enfraquecer cada vez mais.

              Desculpa estar a "bater no ceguinho" mas é um vício de profissão. Pergunta a qq pedagogo ou psicologo a tua duvida e eles logo te dão uma resposta. O q te disse aqui não é só a minha opinião mas o q à uma serie de anos se vem estudando nesta área.

              Eu entendo q mais tarde ou mais cedo terás de a pôr em algum sitio, mas qd mais tarde melhor. Se ela tivesse 2 anos aconselhava-te a pô-la só durante as manhas para fazeres uma transição para o jardim de infância mas com 5 mesinhos?Tenta só a pôr mesmo qd precisares.

              Isto nada tem a ver c o teu sentimento de culpa ou não, tem a ver com a tua filha. Desculpa não te ter dado aconchego, mas sim conselhos daquilo q podes fazer.

              beijinhos e boa escolha




              QUERES VIR EXPERIMENTAR UMA AULA DE BABYOGA COM O TEU BEBÉ?


              Comentar


              • #8
                RE:

                Olá!

                Clara,

                Essa é uma decisão que só tu podes tomar, tendo em conta as tuas necessidades pessoais, financeiras, profissionais...


                Quanto à resposta da mamã Zenite, não posso deixar de comentar, porque há muita coisa com a qual não concordo...

                Não esquecendo o grau extremamente imaturo do seu sistema imunitário. Numa creche as crianças apanham todas as viroses, bastérias precocemente, sem o organismo estar preparado para as combater, o que o vai enfraquecer cada vez mais.
                Isso depende um pouco da criança, certo? O Tomás entrou para o infantário aos 6 meses (porque não tive outra escolha) e só aos 13 meses teve uma gastrenterite. Tem sido sempre uma criança saudável, sem qualquer tipo de problema de saúde... Pelo contrário, conheço bebés que têm/tiveram todo o tipo de problemas e que nunca puseram os pés numa creche!

                As mães têm a mania que a criança só se desenvolve aquilo q nós vemos elas a desenvolverem, mas antes de começarem a socializar, andar, falar, conhecer o mundo lá fora, elas têm de criar boas bases emocionais e psicológicas onde sustentar todo o resto do desenvolvimento futuro. Só que essa base emocional e psicologica as mães não veem e pensam q n estão a aprender nada, especialmente qd têm outras pessoas q fazem aquelas comparações ridiculas " ah a tua não fala? olha a minha já diz isto e aquilo". Então entramos numa competição porque n queremos q a nossa menina seja menos q o outro e começamos a sobre-estimular os nossos bebes.
                Desculpa se te estou a interpretar mal, mas não me parece correcto que se faça esse tipo de afirmação... Muitas mamãs que frequentam este fórum (eu incluída!) colocaram os seus bebés na creche porque não têm outra hipótese e não me parece justo que sejam criticadas por isso ou que essa atitude seja interpretada como "vamos lá ver se ele fica mais esperto do que o filho da vizinha"...
                Acho que, como em tudo, deve haver contenção e não devemos "atirar" na direcção dos que não pensam / agem como achamos que deviam...

                Está mais do que provado cientificamente que a criança até aos 2/3 anos (depende da criança), deve ficar entre a familia, mãe, pai, avó etc. Só em ultimo caso é q deve ir para uma instituição. A criança deve 1º começar a adquirir os conhecimentos e regras de casa e só depois confrontá-los com os do exterior. E o mais importante de tudo o AMOR honesto da sua familia e o seu sentimento de segurança. E acredita masi importante do que criar uma rotina é o amor de uma mãe.
                Concordo que é muito importante o papel da família no desenvolvimento emocional/afectivo/psicológico do bebé, mas isso não significa de maneira nenhuma que um bebé que entre numa creche antes dessa idade não conseguirá ter essas bases e equilíbrio de que falas... Além disso, parece-me que, mais imporante e decisivo do que o tempo que se passa com o bebé, é a qualidade desse tempo!


                Beijinhos,

                Sofia
                Beijinhos,

                Sofia



                Dá-lhes Cor! Blog com materiais para artesanato

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Agora já percebo porque é que foi uma decisão dificil, pois existe sempre duas faces da moeda.
                  O que eu tentei fazer fui equilibrar um pouco as vossas opiniões com a minha e acho que neste momento já estou um pouco mais siente da decisão que tomei.
                  Vejamos, de manhã deixo estar a menina em casa até ela estar bem acordada com o leitinho da maminha bebido, depois vou pô-la na cresce (esquece-me de referir que não é bem cresce é uma ama que tem poucos meninos, mas que tem uma casa perfeitamente adaptada como uma cresce, ela é como da familia), depois lá ouve histórias, musicas e brinca com os outros meninos até ao almoço, almoça e dorme a sestinha (coisa que em casa ás vezes não faz), quando acorda a ama telefona e eu vou logo busca-la, já lancha em casa e passa o resto do dia comigo.
                  Acho que estou melhor, tambem foi dificil psicologicamente, mas temos que ver que financeiramente as coisas tambem se vão complicando, e estar anos em casa era muito bom, mas infelizmente não dá.

                  Obrigado a todas pelos conselhos
                  Clara e Madalena

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Olá!
                    Ainda bem que estás mais tranquila. Eu concordo com o que disse a Sofia marques em tudo. Sobretudo no que respeita à qualidade do tempo que se passa com os nossos filhos. A minha mãe toda a vida trabalhou que nem uma escrava e eu sinto que não podia ter tido mãe mais presente e próxima de mim - porque sempre me fez sentir, profundamente, que eu era a coisa mais importante na vida dela.

                    Eu também pus o meu filhote mais velho numa ama aos 4 meses, não que tivesse escolha, mas se a tivesse teria feito exactamente o mesmo. Foi bom para ele, e para mim também. Gosto de sentir que existem vários "planos" diferentes na minha vida, que se completam entre si.....
                    Acho também que o facto de termos tempo e espaço que são só "nossos" pode ser positivo e enriquecedor, para nós e para os nossos filhos, sem dúvida.

                    Espero que consigas encontrar emprego depressa, e que continue tudo a correr bem! :-)
                    bjs

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      sofiamarques,

                      Tenho pena que tivesses interpretado mal as minhas palavras ou pelo menos com uma conotação tão negativa.

                      Nunca foi minha intenção apontar o dedo a alguem. Apenas dei a minha opinião segundo a minha filosofia de vida e os meus conhecimentos na área.

                      As coisas não podem ser vistas de uma forma tão linear. Claro q depende tudo da criança!:roll: Mas existem probabilidades de... e no fundo é disso q estamos a falar porque na realidade o futuro ninguem o sabe.

                      Quando dei o exemplo das mamas que poem o menino na creche por obrigação, para se desenvolverem e socializarem, era um exemplo de uma desculpa q esta muito na moda entre muitas mamas e q surgiu não sei como. NUNCA pensei que as outras mamas (q poem por necessidade) se fossem identificar com tal. Não tem sentido nenhum!

                      Relativamente à imunidade da criança isso já foi mais do q discutido entre médico e pediatras.

                      A minha intenção era alertar e ajudar e nunca pôr uma das mamas de "cabelos no ar".

                      Mais uma vez, foi a minha opinião e o q penso sobre o assunto e se foi essa a tua leitura eu peço desculpa porque se calhar foi assim que me exprimi mas sem intenção. Mas como eu, tu tambem tens direito à tua opinião, com o mesmo grau emocional que a minha.





                      QUERES VIR EXPERIMENTAR UMA AULA DE BABYOGA COM O TEU BEBÉ?


                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Olá Zenite!

                        Peço desculpa se te interpretei mal, é o risco que corremos por estarmos a escrever e não a conversar cara a cara...

                        Mas o que é facto, é que no teu post há muita generalização:

                        Numa creche as crianças apanham todas as viroses, bastérias precocemente, sem o organismo estar preparado para as combater, o que o vai enfraquecer cada vez mais.

                        Apenas dei o meu exemplo... o Tomás, em 6/7 meses, apenas teve um único problema que nem sei se se pode atribuir ao infantário!


                        As mães têm a mania que a criança só se desenvolve aquilo q nós vemos elas a desenvolverem
                        Se reparares bem, referiste "as mães" e não "algumas mães", e isso muda tudo...

                        Foi só por isso que comentei... Não é que me tenha sentido "ofendida", apenas acho que, embora possamos dar a nossa opinião livremente, devemos sempre ter cuidado com a forma como nos expressamos...
                        Beijinhos,

                        Sofia



                        Dá-lhes Cor! Blog com materiais para artesanato

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          É uma decisão pessoal que apenas depende de ti, e não te sintas pressionada por pessoas que dizem que o melhor é ela ir já para creche, ou que pelo contrário, o melhor é ficares em casa com a tua menina.
                          Já tentaste ver se tens a opção de colocá-la em part-time na creche? Ficarias com tempo para procurar trabalho e ires a entrevistas e com tempo para ficares com a tua menina.

                          Eu optei por colocar a minha filha na creche aos 5 meses, e acredito que foi a opção mais acertada.

                          Discordo com a ideia que as crianças só sociabilizam a partir dos 3 anos, a minha filhota fala muitas vezes dos amiguinhos da creche quando está em casa, vi a alegria dela em reencontra-los quando voltamos das férias, e segundo o que me contam, e o que já vi brincam muitos uns com os outros enquanto estão na creche.
                          Além disso, apesar de ter ido com 5 meses para a creche quase nunca ficou doente (o primo dela que fica com a avó já esteve mais vezes doentes), se bem que a probabilidade de contrair doenças na creche seja superior.


                          Também não concordo com a ideia que um bebé que esteja na creche se desenvolva mais rapidamente do que outro que não esteja, tudo depende do próprio bebé. A Sofia começou a falar mais tarde e a andar mais tarde do que o priminho dela, mas por outro lado desenvolveu outras áreas mais cedo, como as capacidades psico-motoras.


                          Como tudo na vida, é uma opção que cabe a ti tomar. E não é por a colocares ou não na creche que o teu Amor por ela será menor ou maior.


                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Gostei muito do post da Zenite, concordo com tudo.
                            É evidente que há milhares de casos, milhares de bebés, de mães de vidas e cada um decide o que acha melhor ou não, mas como também não tem outra hipótese tem que decidir na mesma.

                            É óbvio que há bebés que são saudáveis e nada apanham, mas o contrário é muito mais verdadeiro. Uma amiga contou-me que disse ao pediatra que o bebé iá para a creche e o pediatra escreveu na ficha: Vai para o infeccionário. Isto é elucidativo. Mas claro que há excepções e ainda bem, se não não havia infantários....

                            Espero que a minha filhota só vá no ano em que faz 3 anos, ou talvez aos 2 em part time, se tiver que ir antes, lá terá que ser, mas não queria. Agora, antes do ano, é mesmo muito cedo.

                            Carolinas




                            http://solangeburri.blogspot.com

                            \" ajude-nos a dar-lhe colo... vai ver que não pesa nada!

                            http://www.arcidadania.org/\"

                            Comentar

                            slot_bottomleaderboard_post

                            Collapse
                            Working...
                            X