Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Hoje sou eu...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Hoje sou eu...

    Oi,

    não costumo vir para estes lados, mas hoje adava pelo forum à procura de não sei o quê e percebi que precisava de desabafar.

    Eu adoro o meu marido. Partilha tarefas, é presente para mim e para o Afonso, preocupa-se, enfim... não tenho grandes apontamentos a fazer, mas tem um génio...

    Ontem, o Afonso não quis sopa ao jantar. Contrariamente ao habitual o Paulo abriu um sumo de manga e deixou-o beber 3 golos antes da sopa, quando tirou o sumo o miúdo disse que queria dar 4 e não 3, que faltava 1... O meu marido disse-lhe que não (eu ia responder que só um e depois de 4 colheres mais uns golinhos... mas já não deu tempo e depois não desautorizei). O Afonso não tocou na sopa.

    Há cerca de 15 dias que come sopa ao almoço e jantar, e esta semana tem sido mais chata, faz um esforço para a comer, mas acaba por comer toda. Ora se ontem não comesse fazia mal?! Se tivesse bebido mais um golo deitava por terra 3 anos de educação?! Sabem o que aconteceu? O meu marido mandou-o para o quarto e não comeu nada! Não comeu sopa, não comeu segundo prato, fruta, nada! Só fez a extensa medicaçaõ da noite e pronto, lavou os dentes, fez xixi e cama. Ele chorou porque sentiu a frieza no trato, eu não quis desautorizar o pai, e sempre achei que o Afonso acabaria por ter fome e vir ter comigo, e nessa altura eu dava-lhe a sopa à boca (cedendo, mas teria havido cedência dele também, e nem precisava de a comer toda, não queria era que fosse sem comer), e o que acabou por acontecer foi não comer nada...

    O Afonso chorou 10 mn, eu também, do lado de fora, e acabei por entrar no quarto e dar-lhe colinho... Ele com fome, fome não ficou porque tinha comido ao chegar da escolinha, mas é que ele é de bastante alimento e mesmo comendo quando chega janta bem...

    Fiquei de rastos porque me senti completamente partida ao meio.

    Acabei por dizer ao Paulo, à mesa ainda, que não era castigo que se aplicasse, por 2 motivos: 1º porque não comer não deve ser o castigo a dar antes de se negociar, 2º porque o menino não se incomodou de não comer (depois incomodou-se foi com o tom sério), mas fiquei de rastos depois...

    Como é que se abrem as cabeças dos homens?

    Hoje o Afonso está na avó poruqe já não tem infantário, combinámos que dormia lá e nós íamos fazer uma noite a 2, não tenho a mínima disposição... Não estou amuada, mas não tenho alegria para partilhar, sinto-me vazia, triste. O Afonsito acordou bem disposto, não teve qualquer reacção relativamente ao pai e à noite de ontem, mas eu não tenho a facilidade dele para dar a volta...

    sei que é para a próxima talvez desautorize mesmo, e o problema depois será maior... que acham?

    Digam qualquer coisa, animem-me...





    bjs,

    carmen


    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

  • #2
    RE: Hoje sou eu...

    Oh Carmencita!



    Sabes que aqui a experiencia é nula nesse campo, mas não queria deixar de te dar um abraço de apoio! Deve realmente ser dificil lidar com isso... desautorizações...



    Pensa que o Paulo é um bom pai e um bom marido (sempre o disseste) mas que tb tem o seu feitio e olha, o menino ontem ficou a conhecer um pouquinho mais do Pai...



    Falaram bem sobre isso? Pk é que não aproveitas hoje e tocas no assunto? Eu percebo perfeitamente que não tenhas animo, mas nunca se sabe o que o "Paulito" tem escondido na manga...

    Comentar


    • #3
      RE: Hoje sou eu...

      Carmen,



      Parece-me que é diferente desautorizar ou simplesmente discordar. Teria sido até mais saúdavel para ti teres-lhe dito que te parecia excessivo o castigo e isso não altera o poder do pai. tem a ver com negociação, acho...



      Quer dizer, não podemos comprar todas as guerras com as crianças, certo? Até porque elas são crianças.



      também me parece que devias aproveitar a noite a 2 e que devias conversar sobre o assunto para ficares sem esse aperto...



      beijinhooos


      Comentar


      • #4
        RE: Hoje sou eu...

        Compreendo-te tãoooooooooooooooo bem.



        Não sei se te anima,mas ás vezes tb me sinto assim quando discordo dos métodos do meu marido. È mto complicado gerir, escolher entre o desautorizar e o omitir, então consentir. Digo-te que já tenho 11 anos de experiência e já houveram vezes que chorei sozinha, outras em que calmamente tentei, a sós chamá-lo á razão e outras em que não me controlei e me saltou a tampa, depois gera discussão, mas se não concordo e acho demasiado, não posso ficar pacificamente a assistir, porque estou a concordar, não consigo vê-los sofrer, vem ao de cima a mãe leoa a defender as crias e lá nisso sou mto, acho que eles precisam disso, acho que lhes devo isso, como pais. Se fosse ao contrário tb queria que ele me pusesse o travão, porque há vezes que tb não tenho mta paciencia e não ajo da melhor forma, mas depois sofro, martirizo-me com isso, mas o meu marido não, pelo menos não mostra que o afecta e que se arrepende e que tentará ser melhor. Eu todos os dias tento ser melhor mãe, é a minha prioridade, tomei essa responsabilidade.



        Vou vir aqui espreitar para vêr o que dizem as outras mães, como se deve lidar com estas diferenças.
        [hr]







        http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a>Sócia n.º 86





        \"O Ontem é História, o Amanhã é Mistério, o Hoje é uma Dádiva, por isso é chamado de Presente\"

        Comentar


        • #5
          RE: Hoje sou eu...

          Carmen, sabes, tal como a Dekinhas não tenho experiência no campo, mas sinceramente, sempre achei horrível se obrigar crianças a comer e a castigá-las por causa disso. Ainda para mais porque pelos vistos foi só ontem.

          Precisas de falar com ela e esclarecer isto mesmo.

          Comentar


          • #6
            RE: Hoje sou eu...

            olá Carmen

            normalmente "lá em casa" quando acontece isso, costumo não desautorizando, mas digo-lhe olha, não achas melhor que ( sem que o miudo perceba ) ......

            normalmente faço isso, se vejo que ele não tem razão,na boa, calmamente.

            Ele normalmente acaba por ceder, porque ao contrário de ti, lé em casa quem tem "mau" feitio sou eu

            olha porque não aproveitas a noite a dois, até para falar sobre o que aconteceu, às vezes vamos deixando para nós coisas demais e depois vão acumulando, acumulando....

            é melhor deitares cá para fora que não gostaste e o porquê, assim até evitas futuras situações iguais .



            ah! e depois da conversa, as pazes

            jokas

            sonia
            Nada nos deixa tão solitários como os nossos segredos-Paul Tournier



            "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.

            Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis" - Fernando Pessoa

            Comentar


            • #7
              RE: Hoje sou eu...

              CARMEN (31-07-2009)

              Ontem, o Afonso não quis sopa ao jantar. Contrariamente ao habitual o Paulo abriu um sumo de manga e deixou-o beber 3 golos antes da sopa, quando tirou o sumo o miúdo disse que queria dar 4 e não 3, que faltava 1... O meu marido disse-lhe que não



              O Afonsito acordou bem disposto, não teve qualquer reacção relativamente ao pai e à noite de ontem, mas eu não tenho a facilidade dele para dar a volta...



              Carmen


              Experiência com filhos ainda não tenho, apenas com sobrinhos, mas por vezes há necessidade de colocar regras por muito que nos magoe.

              Pensa que o teu marido cedeu (sumo) não cedeu foi ao capricho dos 4 golos. Não sei a idade do teu filho mas por vezes acho que para bem deles é necessário impor regras. Não é o Afonso que decide mas sim o pai e a mãe.

              O Afonso não cedeu, mas acordou bem disposto e certamente percebeu que da próxima vez as coisas não serão simplesmente como quer. Claro que para nós mulheres um filhote ficar sem comer é das coisas mais duras, mas pensa que o teu marido não o fez por mal e que possívelmente isso até se vai reflectir positivamente mais adiante.



              Quantas vezes não é necessário tomar decisões duras? Dar ralhetes, colocar de castigo, impor uma obrigação?



              Quanto a desautorizar eu acho complicado (para lá vou) mas no meu entender frente à criança não nos devemos desautorizar mutuamente. Deve-se dizer depois, a sós.



              Além disso o teu marido podia estar num dia menos bom, acontece com todos nós. Pensa em todas as qualidades que tem e aproveita para namorarem muito. Já passou


              Comentar


              • #8
                RE: Hoje sou eu...

                Vim agora do almoço, com ele e o meu pai e irmão, por isso não falámos nisso. Mas depois ele veio-me levar ao trabalho e não tocou no assunto e estava normal, eu é que nem tanto...

                A questão das regras... O piolho é regrado, acreditem, aliás, às vezes leio coisas aqui no forúim que me deixam de boca aberta, pois o meu filho porta-se lindamente em comparação (dentro do possível, calro, tem 3 anos!!), e todos os nossos amigos e familiares o gabam por isso. O melhor é que não é uma criança amorfa, desinteressada, pelo contrário, é bastante activo e espertinho! (olha a baba...)

                Quando é preciso ralhar, eu também ralho, também dou uma palmada se for caso disso, e quando abro os olhos nem preciso falar, ele já sabe...

                A questão é que acho que há coisas que podem ser negociadas e não impostas.

                No caso do sumo, se ele desse mais um golo, teria de comer 4 colheres de sopa (o mesmo nº de golinhos) para que voltasse a beber, não era "ah e tal, então bebe lá o sumo todo e depois se vê isso da sopa..." e a ideia do sumo nem foi minha, eu nem estava na cozinha quando a refeição começou e foi o pai que o foi buscar...

                Acho que foi mais birra do pai do que do filho...

                Claro que falo com o meu marido, mas acho que ele é muito rígido em certas situações relativas à educação do puto... Tomara muitos pais terem uma criança como a nossa, no entanto não deixa de ser criança, e é isto que lhe digo algumas vezes, mas ontem foi exagerado... E já nem falei, deitei-me logo a seguir A tê-lo acalmado e pronto, nada de serão, nada de conversa... Hoje ao almoço não deu e logo não sei como vão ficar as coisas... Vamos jantar fora, eu sou uma chorona e num restaurante, enfim... Nem sei onde iremos, mas estava a ponderar Sesimbra, depois sempre podíamos falar na praia... Olha, qualquer coisa há-de ser...





                Bjs e obg a todas,

                carmen
















                Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                Comentar


                • #9
                  RE: Hoje sou eu...

                  Carmen, amiga, para estes lados, tal como já foi dito, a experiência é nenhuma, não há filhotes ainda.

                  Mas esta é uma questão que me assusta um bocadinho pq sei que, apesar de ainda não termos bebés, há muitas questões onde eu e o A. discordamos muito. Mesmo em relação à educação que queremos dar aos nossos filhos...



                  E, sinceramente, teria agido da mesma maneira que tu, teria ido ter com ele ao quarto e tinha-lhe dado colinho. Se é bem feito ou não, não interessa. É o que a pessoa sente que precisa de fazer...



                  Gostava mesmo de saber se chegaste a falar com o Paulo e se correu tudo bem.

                  Pq, acredites ou não, esta é uma questão que me preocupa um pouco...



                  Beijinhos, querida

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Hoje sou eu...

                    Sempre falámos.

                    falámos antes de sairmos de casa e ele, apesar de perceber que estava triste, não tinha percebido porquê...

                    Disse que quando o Afonso acordou e estava "normal", feliz, vivaço, que não pensou mais na noite anterior. Disse que também lhe custou, mas que não acha que tenha exagerado... Reconheceu que o castigo não surtiu efeito, porque enquanto esteve no quarto esteve a brincar, e que teríamos de pensar noutra coisa.

                    Não achou que devesse ter cedido com o sumo, mas reconheceu que um dia sem sopa não lhe teria feito mal (há cerca de 15 dias que come ao almoço e jantar...), embora se devesse pensar em como daríamos volta à questão da cedência... Também me disse que eu devia ter dito alguma coisa na altura, e quando lhe disse que depois acharia que o estava a desautorizar, e que falei depois dele já não estar à mesa e que não deu seguimento acabou por não ter resposta...

                    Foi uma conversa calma, claro!, e apesar de não termos a mesma opinião chegámos a consenso quanto à estratégia a seguir se a situação se voltar a repetir: não sai da mesa caso não queira sopa, e quando nos vir a comer o segundo prato vêmos como fazer, provavelmente até seremos nós a dar-lhe só 2 ou 3 colheres e depois passa para o outro prato, e come então sozinho...

                    No fundo, ele é um gaiato tão bom... não responde mal a ninguém, não bate nem morde (nem nunca o fez!) a adultos ou crianças, respeita-nos, só fez birra feia 2 ou 3 vezes antes dos 3 anos e depois nunca mais, quando amúa facilmente se dá a volta à situação, assimila muito facilmente a educação que lhe damos, enfim, acho que não se pode querer mais! Tem 3 anos, não é?! Muito bom está ele!...



                    O nosso jantar e noite não foram os melhores, mas à medida que o tempo foi passando o ambiente também foi melhorando gradualmente e depois ficámos bem, que é o que interessa! E o melhor foi mesmo termos falado em relação ao Afonsito e termos delineado estratégia de intervenção...





                    Obrigada a todas por me ouvirem e darem apoio, já passou e ainda bem!

                    Bjs,

                    carmen


                    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X