Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Desabafo

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Desabafo

    Olá amigas



    Recorro a vocês para me ajudarem a chegar a uma conclusão. Desde que a minha filha nasceu (tem 15 meses)as coisas mudaram muito aqui em casa.



    Estou casada vai fazer 9 anos e namorei 8. Não digo que tenha sido um mar de rosas mas amamos-nos muito. O meu marido cresceu num ambiente pouco emotivo e dado a carinho, mas pesar disso é uma pessoa sensivel mas pouco dado a afectos, pois os meus sogros assim o são e desde sempre tem sido uma batalha (no bom sentido) a ser afectuosa e assim conseguir mudar um pouco a mentalidade.



    Ao principio de casados discutiamos muito pq eu não estava bem e mendigava por carinho, mas ele não sabia fazer melhor, aprendi a amar-me a mim própria e assim deixar de estar tão dependente do que ele me conseguia dar e as coisas melhoraram substâncialmente.



    Ele não queria ter filhos mas em 2006 decidimos engravidar e em 2008 chegou a minha filha, mas até 2006 chorei muitas lágrimas por ele não querer, fiquei feliz pq mudou de ideias



    Agora com a chegada da menina que é muito activa as coisas andam outra vez esquisitas. A bu acorda todos os dias as 6.30h da manhã, sou mãe a tempo inteiro, então levanto-me eu a esta hora para ir para a sala ver televisão até as 7.30 que o vou acordar. A nina aprendeu a andar e faz barulho com os pés, refila o meu marido pq incomoda os vizinhos (os mesmos que acordam a minha filha as 6.30), não quer que a menina chhore, grite ou faça barulho...como? Quer que ao acabar de arrumar cada divisão da minha casa diminuta feche as portas das divisões para a menina não desarrumar, anda com a panca das limpezas e parece a mãe dele...A nina não pode comer com as mãos pq suja o chão, stressa com as migalhas de pão que a menina atira para o chão...



    Ele ajuda-me faz o jantar e limpa a cozinha enquanto dou banho a menina depois de jantar, e eu sou muito grata por isso, mas não valoriza o k faço ou então está mal feito, mexer no frigorifico só com as mãos lavadas.



    As acusações dele sobre mim é que não valorizo as opiniões k ele dá sobre a filha (valorizo mas como vocês leram são impraticáveis) sou exagerada, pois ontem não sai do carro de ao pé da minha filha onde "judas perdeu as botas" para ajudá-lo a tirar uma foto a um monte de sobreiros...Quiz dar um dedo sujo de cerveja afirmando que não fazia mal a minha filha para provar e eu não deixei, e no outro dia ralhei com ele pq queria dar a menina uma colher suja de café pq não o vi a limpar a colher, mas depois pedi desculpa...



    A minha sogra é maniaca das limpezas e é control freak, eu detesto...No sabado ele e a mãe quase que deixaram a menina cair a descerem as escadas com ela e ele não disse nada á mãe, mas se tivesse sido eu...



    Não sei como lidar com esta situação...Não sei se ele é tão parecido com a mãe dele k estou a detestar cada acção dele...


    Let the energy flowww

  • #2
    RE: Desabafo

    Situação delicada....



    Mas tens mesmo de fazer um esforço para lhe explicar que (por muito bom que fosse) ninguém nasce e passa de recèm-nascido a adulto, logo a vossa menina está no direito dela de fazer TODAS essas coisas! Tem o direito de sujar, de desarrumar, de explorar, de chorar, de fazer birra, de correr, de comer com as mãos, de dormir pouco ou muito (se lhe apetecer)!



    Diz-lhe que é fazendo todas estas coisas que crescerá autónoma e feliz! Pergunta-lhe se quer uma filha incapaz (que aos 3 ou 4 anos ainda precisará que se lhe dê a comida porque não sabe (e nem quer!) comer sozinha...), demasiado introspectiva e insegura (por não ter lhe ter sido dada a oportunidade de brincar, explorar, "asneirar", desarrumar) ou se quer ter com a filha uma relação fria, distante e sem proximidade alguma, baseada apenas na imposição de regras e sem compreensão e tolerância.



    Explica-lhe que ela só terá 15 meses uma vez, que tudo o que a impedirem de fazer agora, apenas retardará o seu desenvolvimento e tornará a vossa vida mais complicada... se ele aceitar as migalhas no chão agora, aos 2 anos já comerá uma bolacha direitinho sem sujar muito e aos 3 já nada sujará e se acontecer limpará tudinho, porque se habituou a ver que alguém o fazia sempre que ela sujava, e ás tantas começaram a pedir-lhe que o fizesse também...



    Agora se não proprorcionamos as condições para os nossos filhos de autonomizarem, só estamos a adiar tudo isso! E com a agravante que, mais tarde terá de ser pela via do conflito e da imposição, quando se se começasse cedo seria pela pacífica via do hábito... agora sujam porque não têm destreza para manipular os alimentos e os objectos, mas á medida que vão aprendendo acabam por saber fazer sem qustionar porquê!



    Eu imagino que saibas tudo isto, ficam as sugestões para argumentares com o teu marido, de preferência numa conversa o mais calma e tranquila possível (se possível!)...



    Mas tens de pensar bem: se queres uma mudança de comportamento da parte dele; se queres permitir á tua filhota (na ausencia do pai, por exemplo) determinadas coisas e que ela possa perceber que, com o pai não poderá fazer (o que ás vezes as crianças percebem com facilidade); etc...



    Seja lá como for, fundamental seria, a meu ver, evitar que a vossa filhota percebesse conflito, ansiedade, nervosismo, crispação... sejam quais for as "regras" que lhe forem apresentadas (mais rígidas, mais flexiveis) o importante é que ela sinta que pai e mãe estão em consonância e que estão firmes na sua posição, sob pena de poder gerar nela sentimentos de ansiedade, medo e insegurança.



    Um grande beijo (e só um aparte: não sei como aturas um homem assim! Existem mulheres que merecem sem duvida o lugar no ceu!)


    Comentar


    • #3
      RE: Desabafo

      Olá Watakushi

      Faço das palavras da Eligee as minhas... Não teria dito melhor.

      Apenas acrescento que, se não o fizeres ver o que a Eli te disse, as coisas não vão melhorar. Muito pelo contrário. Se ele já está intransigente (para não lhe chamar outra coisa) com as pequenas traquinices dos 15 meses, como vai ser com as dos 2, 3, 4, etc, anos?? Fica passado com o que a bébé suja? Seguramente não é ele que limpa, logo, se alguém se deve queixar és tu, não ele...

      Mas, não quero estar a deitar mais axas para a fogueira... Tens de o chamar à razão, com calma, sem discussão.



      E, termino, com as mesmas palavras da Eligee: não sei como aguentas...



      Beijinhos

      Comentar


      • #4
        RE: Desabafo

        Concordo tb com o que vocês disseram e tenho e sempre tive como objectivo que a minha filha seja independente e sempre lhe incentivei e premeio esse comportamento. Por isso é tão desenvolvida para idade.

        Ele é bom moço,ainda agora ao almoço ligou a perguntar se já "me tinha passado"...Eu ando a ferver e hoje explodi.



        Combinamos que se um desse uma achega á nina o outro não se intrometia, até ai está tudo bem. Mas faz-me confusão a menina estar a fazer traquinices e ele chamar-me para lhe ralhar...



        Calculo que seja tudo o que ele pensa que é correcto e penso que terá por base a sua vivência em familia...Aí chocamos muito!!!



        Eu fui educada de forma descontraída, se queria andar nua andava, comia lapis de cera, linha de costura, andava pelo campo pelo meio das poças de chuva e brincava. Ele parece-me que foi super-protegido pelo menos na primeira infância ,dá-me essa sensação pela maneira que a mãe dele faz com a minha filha,fica passada só por a minha filha andar descalça...



        Faço questão que a menina seja educada da mesma maneira que fui, pois experimentei coisas maravilhosas, pois nunca me negaram a descoberta e até me incentivavam.



        A minha sogra qdo a minha menina mexe em alguma coisa na casa dela vai logo com o pano limpar, daí calculo que agora estou a observar um comportamento novo da parte do meu marido com as limpezas...



        Eu já lhe expliquei tudo, mas como ele acha que quero impôr as minhas ideias e a minha pedagogia. Eu apenas espero que as minhas experiencias como filha e neta me influênciem a forma de ser mãe...



        Bigada lindas pelas vossas respostas. Amei de coração :P
        Let the energy flowww

        Comentar

        slot_bottomleaderboard_post

        Collapse
        Working...
        X