Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

O que é necessário para o divórcio?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • O que é necessário para o divórcio?

    Olá,

    Venho aqui postar não pelos melhores motivos, mas infelizmente cada vez é uma situação mais comum da nossa sociedade.

    Fiquei a saber que uma das minhas melhores amigas vai-se separar, inicialmente disse-me que iam dar um tempo tinham projectos diferentes, na semana seguinte diz-me que ele se queria separar e passado poucos dias disse-me que ele tinha outra, caiu-me tudo ao chão um casal que parecia bastante sólido com 2 crianças, enfim...

    Agora a principal questão e já que estamos neste tópico, pedia a quem já passou por um divórcio que colocasse aqui o que é necessário fazer para o conseguir consumar, quais as instituições a que se devem dirigir e todas as informações que achem importantes.

    Obrigada
    Patrícia

  • #2
    RE:

    Olá,

    lamento a situação da tua amiga, deve ser... nem tenho palavras, não imagino como seja...

    caso queira recorrer a um advogado particluar, ele dará entrada do processo de divórcio no tribunal de família e menores. se não, penso que pode dirigri-se lá directamente, não tenho a certeza.
    é preciso saber se é ou não por mútuo acordo e em que condições, relativamente a bens, custódia dos filhos, etc.

    se for por mútuo acordo é mais rápido e mais fácil. se não for, é mais moroso.
    de quelquer forma, o tribunal convoca uma audiência com ambas as partes, onde podem levar testemunhas, com o intuito de reconciliação. só em caso de não quererem reconciliar-se é que o tribunal parte para o processo de divórcio.

    Beijinhos
    Idade: 33 anos, Casada há 6 anos

    Aborto Retido às 8 semanas e 2 d em Out 2007
    25 Setembro 2008: teste POSITIVO!!!
    25 de Maio 2009: nasce o meu TESOURO!!!

    Comentar


    • #3
      RE:

      Olá

      Uma situação muito desagradável com a tua amiga, mas infelizmente muito comum na nossa sociedade, não existem mesmo palavras para este tipo de situações.

      O conselho que te posso dar, além do que a outra mamã já referiu é que a tua amiga deverá dirigir-se à Conservatória do Registo Civil da área dela e solicitar os impressos necessários para o divórcio. Inclusivé na conservatória existem minutas tipo para o que ela terá de apresentar, como a Regulação do Poder Paternal, o pedido de divórcio e a Relação de bens do casal.
      Ela terá de dar entrada dos papéis na conservatória e pagar um montante que se não estou em erro ronda os 250 Euros e juntamente com o processo terá de entregar:
      - Certidão de Casamento;
      - Certidão de Nascimento de ambos os filhos.

      Se o divórcio for por mútuo consentimento (relativamente a bens e à custódia dos filhos) ela poderá fazer as coisas sozinha dirigindo-se à Conservatória e entregando o processo, uma coisa é certa, como existem menores neste caso as coisas demoram mais um pouco pois a Regulação do Poder Paternal tem de ir sempre ao Tribunal de Menores e só após o aval positivo do mesmo é que o divócio poderá ser concretizado.

      Caso as coisas sejam mais complicadas entre ambos, o meu conselho é que ela deverá procurar um Advogado e deixá-lo tratar de tudo, pois normalmente nestes casos o desgaste é enorme e já basta o que a tua amiga está a passar.

      Espero que corra tudo pelo melhor.
      Beijinhos

      Cláudia

      Comentar


      • #4
        RE:

        olá...

        Bem... aconselho sempre a haver um advogado, isto porque, mesmo em casos de divórcio por mutuo consentimento, é necessário a redação dos acordos de regulação de poder paternal, casa de família, pensão de alimentos... e é sempre melhor alguém que esclareça e auxilie! É fácil pedir apoio judiciário na seg. social... se for aprovado, tem-se tudo pago: todas as custas, o advogado, o processo... tudo!

        Aconselho sempre, pelo menor descaste de ambas as partes e dos filhos a que seja por mútuo consentimento. Qualquer uma das partes pode dar entrada ao processo.

        E... infelizmente, mesmo que se pense que "somos todos amigos e racionais"... deve-se guardar provas e talões e papelinhos que possam ajudar a obter o que se quer com o divórcio: seja a custódia dos filhos, a casa, algum bem, um carro, etc!! Enfim... muitas vezes por maior que seja o civismo é preciso acenar com jogo sujo para ir lá a bem!!!

        Infelizmente conheço demasiadas histórias de divórcio... que eram "amamo-nos eternamente" e se tornaram em filmes de terror!!
        _________________________________________________
        Sem esperar, engravidei. No dia 6 de Setembro de 2010 a Margarida nasceu... e o meu mundo ganhou uma nova cor! (se me quiserem perguntar algo, mandem sempre PM: ando aqui a viajar pelo forum e posso não responder...)

        [O meu blog: http://euetudooresto.blogspot.com/

        Comentar

        slot_bottomleaderboard_post

        Collapse
        Working...
        X