Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Sinto-me substituida!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Sinto-me substituida!!

    Olá! Com uma separação recente e divorcio eminente, sinto que preciso desabafar e deitar cá para fora algumas coisas. Pelo menos começar...



    Poupando-vos a pormenores aborrecidos, o que gostava de referir é o facto de, uma semana após o meu marido ter saído de casa - decisão pacífica e de comum acordo, estava a fazer programas com as nossas filhas, temos duas de 5 e 8 anos, e com uma amiga que tinha acabado de conhecer.



    Uma semana depois de saberem que o pai ja não morava com elas e com a mãe, foram ao cinema com o pai e uma amiga. Na semana seguinte, já jantavam os 4 em casa dele... Agora, passados 3 meses da separação, assumiu a relação junto da familia dele e finalmente diz às filhas que a amiga é a namorada.



    Estivemos juntos 12 anos, 1 juntos e 11 de casamento e tivemos duas filhas lindas. Sempre nos demos bem e apesar da separação ter sido de comum acordo, não nos incompatibilizámos.



    Mas, tão pouco tempo após e ver outra pessoa ocupar o meu lugar - junto das minhas filhas e junto da vida dele ?! A única diferença na sua vida parece ser a troca de mim pela outra mulher. Faz as mesmas coisas que faziamos juntos.



    Faz-me sentir que os nossos 12 anos de vida em comum pouco ou nada significaram! Que afinal não era EU que ele queria, gostava e amava, mas sim uma qualquer personagem que encaixava la na sua construção de vida perfeita. Afinal que importância tive EU, na sua vida?

    Como se troca uma pessoa por outra, apos 12 anos, de um momento para o outro?



    Desculpem o desabafo. O mais certo é nao vos trazer nada de novo e ate aborrecer, mas preciso de verbalizar esta estupefacção, esta indignação e mágoa que sinto.

    Obrigado por lerem.

  • #2
    RE: Sinto-me substituida!!

    Imagino que não seja fácil mas... tenta separar as coisas. Foste trocada/substituída, o que quiseres, mas foste. Acabou. Outra coisa são as tuas filhas. Elas serão sempre vossas e ainda bem que se sentem bem com "a outra". Penas apenas nelas, esquece o pai. Daqui a um tempo vai melhor, podes ter a certeza

    Comentar


    • #3
      RE: Sinto-me substituida!!

      Não haverá aí resquícios de possessividade?



      Tu não estás a ser substituida porque, pura e simplesmente, o teu "papel" deixou de existir no exacto momento em que o casamento terminou, tal como o dele. O teu ex-marido tem um novo projecto de vida com outra mulher. E tu também tens o teu projecto daqui para a frente em que ele não tem lugar, enfim, terá algum protagonismo mas como pai das meninas. E se tivesses sido tu a conhecer alguém? Concordas comigo que o papel do teu ex-marido estava extinto? Houve um virar de página e não uma substituição de personagens.



      Quanto mais realizada estiveres na tua nova vida, menos disponibilidade mental terás para pensares no que ele fez com a vida dele e não te sentirás "posta de lado" ou substituida. Deixa de fazer sentido.



      Agora no papel de mãe das tuas filhas és, claramente, insubstituível.



      Bjinhos


      Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

      Comentar


      • #4
        RE: Sinto-me substituida!!

        Acho completamente natural o que estás a sentir. Quantas de nós não ficámos fulas por um ex-namorado nos ter rapidamente substituído? Ainda por cima se for um namoro de anos.. Tenho uma amiga que acabou o namoro e começou logo outro (e o namoro anterior era de 3 anos) O ex-namorado ficou lixado.. e toda gente a criticou! Mas se o homem faz isso, então a mulher tem mais é que olhar em frente e ficar calada, e nem uma critica ao homem.

        Não acho isso muito justo. Se o homem rapidamente substitui a parceira, então das duas uma: enquanto estava com a parceira anterior já andava a tentar conquistar a parceira actual ou, simplesmente, não tem muitos critérios a satisfazer para alguém ocupar aquele lugar. Na larga maioria das vezes é a primeira opção. Mas em qualquer das opções a conclusão é que o homem é um idiota!



        Bem, mas é o pai das tuas filhas, por isso, não ligues as partes mais "agressivas" do meu post. Mas o que quer que penses, exterioriza isso.. dentro de limites claro.

        Comentar


        • #5
          RE: Sinto-me substituida!!

          Obrigada por leres o que escrevi! E por não estares com meias palavras!



          Mas não considero Possessividade, esperar que ele tivesse um tempo de preparação para deixar entrar outra pessoa na sua vida. Não foi uma questão de meses, foi uma questão de dias, para que um casamento de 12 anos deixasse de ter relevância e outra pessoa o tivesse. Talvez por ser o meu ritmo, demoro mais tempo a "largar" algo ou alguém. Considero antes, Respeito por esse alguém. Respeito pelo espaço e pela importância que tiveram na minha vida e agradecimento pelo que deram. Preciso de tempo para guardar o que tudo de bom esse alguém me deu e arrumá-lo no seu devido lugar com as devidas honras.



          Mas Respeito tb a tua opinião e mais ainda o teres-te dado ao trabalho de me escrever. Tenho as minhas ideias e oipiniões, como qq pessoa, mas quanto a este assunto, agradeço imenso ouvir/ler outras.

          Obrigado, Bjs

          Comentar


          • #6
            RE: Sinto-me substituida!!

            sem querendo ser intriguista mas ja o sendo :$



            acho q o teu ex-marido não pensa muito bem. como alguém aqui ja referiu, ou ele ja tinha alguém em vista(desculpa a frontalidade) ou realmente não tem critérios para escolher alguém. São muito raras as vezes em que conhecemos alguém e imediatamente começamos uma relação e essa relação dura anos- Não sei se será esse o caso. È que , penso q ele fez mal em apresentar a tal amiga/namorada tão cedo às tuas filhas porque se a relação não der certo, quem irá sofrer serão elas, caso mantenham uma relação próxima com a dita cuja. Mas, se o vosso casamento ja havia terminado, ele tem o direito de seguir com a sua vida. Sabes que os homens não são como nós que, precisamos dum determinado tempo para cair na realidade.. Por vezes, eles simplesmente não gostam de ficar sozinhos e tentam mostrar tb às suas ex's, que vivem bem ou ate melhor sem elas.. enfim..



            Esta é a minha opinião. Quanto às tuas filhas, nao deves ter ciumes(embora imagine que seja difícil), porque tu serás sempre a mãe e elas sabem disso



            Força
            Sócia nº 104 Mães OMS

            [/url]
            Vá, dá uma espreitadela às Dylicias e na cozinha

            Comentar


            • #7
              RE: Sinto-me substituida!!

              CrisF (02-08-2010)Não foi uma questão de meses, foi uma questão de dias


              Ou já havia alguma coisa antes (que desconheças) ou emocionalmente ele já estava disponível há algum tempo.





              Mas percebo-te, há um luto a fazer, é muito salutar que se faça. Pelos vistos, o teu ex-marido passou directamente para a fase seguinte. "Problema" dele.





              Bjinhos


              Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

              Comentar


              • #8
                RE: Sinto-me substituida!!

                Viva,



                Bem, antes de mais as minhas desculpas, o sentido do meu post não era de todo intriguista, mas sim apoiar.. às vezes damos importância a pessoas que não valem a pena, era este o sentido. Talvez pudesse de facto ter usado outras palavras..



                CrisF (02-08-2010)Obrigada por leres o que escrevi! E por não estares com meias palavras!







                Mas não considero Possessividade, esperar que ele tivesse um tempo de preparação para deixar entrar outra pessoa na sua vida. Não foi uma questão de meses, foi uma questão de dias, para que um casamento de 12 anos deixasse de ter relevância e outra pessoa o tivesse. Talvez por ser o meu ritmo, demoro mais tempo a "largar" algo ou alguém. Considero antes, Respeito por esse alguém. Respeito pelo espaço e pela importância que tiveram na minha vida e agradecimento pelo que deram. Preciso de tempo para guardar o que tudo de bom esse alguém me deu e arrumá-lo no seu devido lugar com as devidas honras.







                Mas Respeito tb a tua opinião e mais ainda o teres-te dado ao trabalho de me escrever. Tenho as minhas ideias e oipiniões, como qq pessoa, mas quanto a este assunto, agradeço imenso ouvir/ler outras.



                Obrigado, Bjs


                Gostei bastante deste post, e pela primeira vez li uma explicação racional de algo que até hoje, eu só conseguia explicar emocionalmente. De facto, quando uma pessoa termina uma longa relação e rapidamente começa outra, implica uma falta de respeito para com a pessoa deixada. Para mim, uma grande falta de respeito. Vou fazer uma comparação, que talvez seja parva, mas isto tudo fez-me pensar nas peças de teatro: a diferença entre estar 10 minutos a bater palmas no fim, demonstrando respeito e apreciação pelo desempenho dos actores, ou o acto de pegarmos nas coisas e sairmos, sem palmas e sem qualquer compasso de espera.



                Voltando ao teu post, é um ponto de vista interessante, e concordo. Obrigada por partilhares isso connosco.

                Comentar


                • #9
                  RE: Sinto-me substituida!!

                  Ela trata bem as tuas filhas? Pelo que percebi não há queixas nesse sentido.



                  Porque razão é que o teu ex-marido não há-de refazer a vida dele? Ter uma namorada e assumi-la, porque razão deverá namorar às escondidas como se fosse um adolescente?Ele não é mais teu marido, tem direito à sua vida e a ter uma relação, além de que com o passar dos anos as relações tendem a avançar mais rápido, porque a nossa maturidade é outra e já não vamos para novos, além de que temos mais segurança e sabemos melhor o que queremos ou não de um companheiro.



                  E se fosses tu? Na minha opinião pensas assim porque ele já não está sozinho e tu estás, no fundo tu estavas à espera que ele fizesse uma espécie de luto da relação e não fez, não se trata de substituir ninguém, mas em seguir com a vida como toda a gente deve fazer (incluindo tu). Pois é a vida é mesmo assim, e se vocês se separaram por algum motivo foi.



                  Por último, nós não somos todos iguais, pelo contrário, cada pessoa lida de forma diferente com os seus problemas e questões da vida, pelo que percebi a tua separação não ocorreu de um dia para o outro, provavelmente houve um período grande em que vocês já não andavam propriamente bem. E pelo que conheço minimamente do género masculino, para ocorrer separação é porque eles pensavam ainda há mais tempo no assunto, por isso provavelmente não foi assim tão "de um dia para o outro" como tu referiste. Não que ele te estivesse a trair, mas provavelmente já fez o tal luto da vossa relação há muito mais tempo do que tu imaginas...


                  Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias.
                  Johann Wolfgang Von Goeth

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Sinto-me substituida!!

                    Bidusha (07-08-2010) E pelo que conheço minimamente do género masculino, para ocorrer separação é porque eles pensavam ainda há mais tempo no assunto, por isso provavelmente não foi assim tão "de um dia para o outro" como tu referiste. Não que ele te estivesse a trair, mas provavelmente já fez o tal luto da vossa relação há muito mais tempo do que tu imaginas...


                    Até tem lógica esse pensamento...



                    Mas q questão essencial agora querida, é seguires tu tb com a tua vida. não tens que necessariamente arranjar outro namorado, mas, tens de conseguir seguir com a vidinha e deixares que coisas boas te aconteçam. Provavelmente, ja está na hora de deixares teu luto e olhares em frente, pode ser que haja algo de bom que te está escapar.
                    Sócia nº 104 Mães OMS

                    [/url]
                    Vá, dá uma espreitadela às Dylicias e na cozinha

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Sinto-me substituida!!

                      dytocas (07-08-2010)
                      Bidusha (07-08-2010) E pelo que conheço minimamente do género masculino, para ocorrer separação é porque eles pensavam ainda há mais tempo no assunto, por isso provavelmente não foi assim tão "de um dia para o outro" como tu referiste. Não que ele te estivesse a trair, mas provavelmente já fez o tal luto da vossa relação há muito mais tempo do que tu imaginas...


                      Até tem lógica esse pensamento...



                      Mas q questão essencial agora querida, é seguires tu tb com a tua vida. não tens que necessariamente arranjar outro namorado, mas, tens de conseguir seguir com a vidinha e deixares que coisas boas te aconteçam. Provavelmente, ja está na hora de deixares teu luto e olhares em frente, pode ser que haja algo de bom que te está escapar.


                      Concordo plenamente. Para ser feliz não é necessário ter outra pessoa, com os homens não costuma ser bem assim, porque de certa forma a maioria não suporta a ideia de estar sozinho, vivi um caso muito de perto e depois de um divórcio arrancado a ferros (por ele) e um final de casamento desastroso, a sua preocupação era que tinha 30 anos e nunca mais ia arranjar ninguém :w00t::w00t::w00t:.



                      Obviamente que a minha vontade foi dar-lhe um par de estalos.


                      Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias.
                      Johann Wolfgang Von Goeth

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Sinto-me substituida!!

                        Cris, mandei im.


                        Comentar


                        • #13
                          RE: Sinto-me substituida!!

                          A tua história fez-me lembrar uma outra que ouvi da boca de um psicólogo sobre o divórcio...



                          Era uma vez uma menina que tinha uma boneca. Com o tempo, foi deixando de brincar com ela. Até que um dia decidiu deitar a boneca no caixote do lixo, porque não precisava mais dela. Da janela, avistou uma outra menina que foi ao caixote do lixo, pegou na boneca e foi toda contente brincar com ela. A antiga dona da boneca, para quem esta já não servia, enfureceu-se... Ela não contava que aparecesse alguém que quisesse aquilo que ela tinha deitado fora... Não servia para ela, não deveria servir para ninguém... E ela é que era a dona da boneca, caramba! Como é que a outra menina teve coragem de tirar a SUA boneca do lixo?



                          Esse psicólogo falou que era esse sentimento que aparecia quando alguém se separa de outra pessoa... não se está à espera que apareça uma outra menina interessada na boneca que deitámos fora... Achamos que a boneca, mesmo no lixo, teria de ser sempre nossa....
                          Um dia também hei-de chegar ao meu jardim... por enquanto, vou apanhando as pedras, uma a uma..

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Sinto-me substituida!!

                            Boa noite!

                            Li e juro que me faz pensar!! Mas a questão é que , eu, nao deitei no lixo. Quem foi deitada no lixo, e muito mais cedo do que eu pensava, fui eu. Quem se "preparou" para terminar um casamento, não fui eu. Quem se preparou para abrir o coração a outra pessoa, não fui eu. E, principalmente, quem o fez, deitado ao meu lado, na cama, NÃO FUI EU!! Sim, custa a aceitar!!

                            Obrigado, por leres e responderes. Bjs

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Sinto-me substituida!!

                              A vida às vezes coloca-nos pedras no caminho... Tenta encarar essas pedras como se fossem degraus... Sobe-as... Estás a viver uma fase difícil... Provavelmente os sentimentos da outra pessoa foram-se alterando sem que desses por isso...



                              Não fiques a matutar que ele já poderia ter a outra debaixo de olho quando se separaram (como já referiram)... Pode muito bem tê-la conhecido depois e ter-se dado aquele click... Deixa-o viver a vida dele... Não penses que a outra te substituiu... Nestas coisas, não há substituições... Cada um de nós tem uma vida para viver... Vais ver que, um dia destes, quando menos esperas, vai aparecer alguém na tua vida... Mas, se não aparecer, vais conseguir ser feliz na mesma. Não podes é continuar com esse sentimento que foi fácil descartar-se de ti e arranjar outra para te "substituir". O que viveste com ele é apenas vosso... Já passou... Agora ele vive outra situação...



                              Sei que foi apenas um desabafo teu e que a melhor palavra que sentes para definir o que se passa é mesmo "substituição"... mas não é, não... É como se chegasses à conclusão que aquilo que ele viveu contigo afinal, para ele, não teve importância nenhuma, pois ele consegue viver as mesmas coisas e situações com outra pessoa... Mas acredita que a vossa vida em comum teve importância para ele... A relação apenas acabou... Mas a vossa história continua lá... deixa-a ficar tranquila no passado e ergue a cabeça para o futuro... Fechou-se uma janela, abrir-se-á uma porta



                              Tudo de bom para ti... tenta ultrapassar essa tristeza e mágoa que sentes



                              Bjs
                              Um dia também hei-de chegar ao meu jardim... por enquanto, vou apanhando as pedras, uma a uma..

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X