Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Desabafo :S

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Desabafo :S

    Vim parar aqui exactamente pelo mesmo motivo que tantas mulheres partilham aqui as suas histórias mais ou menos graves das suas separações/divórcios.
    Depois de ler alguns relatos vejo que realmente existem mais pessoas como eu, e talvez pelo facto de ser anónimo, seja mais fácil, talvez seja realmente a única forma de eu achar que alguém está a entender aquilo que estou a sentir.

    Desde já peço desculpa se não é a forma correcta de o fazer... mas às vezes as coisas precisam só de sair cá para fora...

    Vivi junta durante 3 anos com aquele que é o pai da minha filha de 4 anos.
    No dia da primeira ecografia, ele foi comigo, lembro-me como se fosse hoje da cara dele, lia-lhe nos olhos a trisiteza de ser pai, minutos mais tarde no café por baixo do consultório com aquele que viria a ser o padrinho da minha filha, ele verbaliza:
    - A minha vida vai ser uma merda!
    Devia tê-lo deixado logo ali, mas atribui a reacção ao choque, que talvez para eles seja diferente... arranjei desculpas, foi o que eu fiz, afinal pensava que ele me amava. Assim que a nossa filha nasceu ele foi despedido, eu nunca entendi muito bem porquê, vim a saber mais tarde que tinham apanhado e gravado chamadas telefónicas dele para prostitutas.
    Arranjou emprego mas (convinientemente) tinha de viajar pelo país e passar noites fora. A determinado ponto as coisas começaram a descontrolar-se, eu desconfiava de tudo e mais alguma coisa, apanhava coisas aqui e ali, mensagens... mas nada que provasse alguma coisa efectivamente... até ao dia em que ele me bateu.
    A gravidade da situação... ele sabia.... Desde os meus 6 ou 7 anos que o meu pai bate na minha mãe, quando me mudei para viver com ele, era frequente a minha irmã ligar-me a dizer que tinha havido mais uma sessão. A minha mãe nunca quis apresentar queixa, e atenção não se iludam a minha mãe trabalha para uma das maiores empresas portuguesas, não é nenhuma coitadinha(mas isso é outro assunto), eu que tinha jurado nunca suportar o mesmo... tal mãe tal filha, comi e calei, fiquei paralizada sabem? Como é que alguém que é suposto nos amar nos pode olhar com aqueles olhos. tive tanto medo... Quantas vezes não pensei em por fim à propria vida, mas pensava sempre na minha princesa. Seguiram-se alguns episódios do género,alguns defendi-me, outros não, até que um dia me bateu quando tinha a menina ao colo e não parava e ela não me largava....o que podia fazer fugir? Se eu tentei... o que eu chorei nesse dia... erro meu... nunca fiz queixa.

    Em fins de Setembro de 2009 decidi que não suportava mais disse-lhe que me queria separar, inicialmente achou que era mais uma de muitas ameaças e não ligou, mas quando comecei a querer definir as coisas ele percebeu que não estava a brincar. Pediu desculpa por tudo, admitiu traições com gajas do trabalho, prostitutas... o que quiserem, andavámos cheios de dificuldades e ele a gastar dinheiro em prostitutas... fantástico, tive meses em que fiz 200 horas extraordinárias.

    Nessa altura ele estava desempregado, depois da decisão estávamos os dois em casa e aquilo era inuportável, pedi à minha mãe para ficar com a menina um fim-de-semana e fui para o porto para casa de uns amigos, precisava de pensar no que ia fazer da minha vida.
    Amigos estes que eram comuns. Disseram-me logo que ele me ia perseguir, que lhes chamou os nomes todos porque ele lhes ligou a saber o que eu andava a fazer no porto. A primeira pessoa que conheci depois de me separar, recebeu um telefonema dele a perguntar se estávamos juntos...

    Enquanto esteve desempregado suportei todas as despesas da minha filha, ainda que eu me tenha voluntariado para pagar uma parte de uma dívida que era dos dois e estava em nome dele, e sendo que eu ficava com uma em meu nome, também contraída pelos dois mas de menos de metade do valor. Ou seja até eu pagar a minha parte da dívida ele não tinha de me pagar a pensão de aliemntos nem ama, sendo que estava desempregado eu não ia ver dinheiro nenhum mesmo, e assim ao menos a minha parte estava saldada, mas como nunca vi um tusto, não foi fácil e fui adiando o pagamento da divida que havia em meu nome. Também não esperava que ele estivesse quase um ano desempregado. Entretanto tive de me mudar para casa dos meus pais outra vez...

    Há um dia que o meu pai parte para cima da minha irmã eu meto-me à frente ... e ele bate-me à frente da minha filha... desta vez pensei, isto não me está a acontecer outra vez! Chamei a polícia, o meu pai não se quis identificar.... foi horrível, e coloquei-me na posição de ter obrigatoriamente de arranjar casa. Em dezembro consegui reunir as condições para fazer isso. Em janeiro, recebo uma carta a dizer que o meu ordenado ia ser penhorado... a tal dívida. 268€ por mês... fantástico.

    Pressionei-o para pagar o que falta da dívida dele, cerca de 800€ é quando deve... durante algum tempo recusou-se a pagar a ama, que foi sempre a mesma desde sempre, enfim tem sido uma luta.

    Tentei facilitar tudo, mas já entendi que não há outra forma senão ir para tribunal.

    Achei sempre... mesmo assim que as pessoas podiam falar, há uma filha no meio. Tudo o que fiz no último ano foi no sentido de vir a proporcionar à minha filha finalmente um lar estáel e calmo, mas é muito complicado, tudo é demasiado difícil e há dias em que só apetece partir para a estupidez.

    Beijinhos a todas

  • #2
    Inserido Inicialmente por Anita_83 Ver Mensagem
    Achei sempre... mesmo assim que as pessoas podiam falar, há uma filha no meio. Tudo o que fiz no último ano foi no sentido de vir a proporcionar à minha filha finalmente um lar estáel e calmo, mas é muito complicado, tudo é demasiado difícil e há dias em que só apetece partir para a estupidez.
    Anita,

    É tudo difícil... e tu vais conseguindo vencer os obstáculos, um a um, és uma lutadora... e vencedora.
    Ao contrário dos homens que te levantaram a mão, cobardes (desculpa que os trate assim), que apenas têm força física, porque no que realmente importa fraquejaram, na família, no trabalho... na vida. Não tenhas medo de pessoas assim, os medrosos são eles.

    Luta pelos vossos direitos, what else?!

    Beijinhos


    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

    Comentar


    • #3
      Anita_83
      so te deixo um beijinho de força
      és uma grande mulher
      Rita


      Madrinha: ICA
      Afilhada estrellavera já espera a sua estrelinha um menino o DINIS

      Faço contabilidade de PME
      Apoio ao inicio de actividade

      Comentar


      • #4
        Olá Anita.
        Eu concordo quando dizes que o devias ter deixado logo quando ele disse "A minha vida vai ser uma merda".
        Mas não o fizeste. A nossa vida é feita de decisões. Mas como saber quais as boas ou más? Só depois de as tomarmos.
        Não vale a pena "olhar" para trás. Tens tido muita força e de certeza que a tua filha se vai orgulhar muito da mãe que tem.
        Só posso desejar que tudo corra pelo melhor, que continues a ter força para enfrentar a situação para que possas viver em paz com a tua filha.
        Um abraço.

        Comentar


        • #5
          Olá Anita_83,

          Já fiz várias tentativas de resposta ao teu tópico mas nunca cheguei a enviar resposta. Este tema da violência doméstica é-me muito sensível... Nunca a presenciei em casa. O meu pai nunca tocou ou fez algum gesto sequer de tocar ou amedrontar a minha mãe durante as discussões deles. Embora o meu avô paterno batesse forte e feio na minha avó paterna, e isto quase até morrer, não foi por isso que o meu pai achou que devia seguir-lhe o modelo. Ter assistido a violência doméstica entre os nossos pais e sobre nós próprios até enquanto filhos não é desculpa para virmos a praticá-la mais tarde na nossa casa. Para mim isso demonstra não força mas fraqueza de espírito e valores, mas sobretudo, um sentimento de inferioridade de quem agride que só é "aliviado" no ser sobre o qual a violência é infligida.

          Acho que o historial familiar serve demasiadas vezes de desculpa para a violência doméstica. Não somos só o produto dos nossos pais, mas muito mais que isso. Somos as nossas experiências também, somos aquilo que retiramos e retemos do que vivemos, de quem amamos e por quem somos amados. Talvez seja aqui que reside o problema de tantas mulheres (também há homens, mesmo em minoria, há-os). Já li excertos do livro "mulheres que amam demais". Identifiquei-me com algumas partes, outras não. Cada caso é um caso, feliz ou infelizmente. Uma das afirmações do livro (resumidamente do que me lembro) é: as mulheres que amam demais julgam que, não só se põem sempre em segundo plano, como também acham que conseguem mudar o ser amado. Nada mais errado!!!! Então porque é que tantas mulheres inteligentes, profissionais bem sucedidas, modelos de beleza e simpatia, "caem" em romances destes? Porque nos (sim, nos porque já me incluí aqui) o principal: o nosso amor próprio. É o modelo de chave e fechadura: baixa auto-estima atrai castradores...

          A razão pela qual demorei a escrever tem a ver com saber o que é isso que tu passaste com o pai da tua filha. Não vou alargar-me em pormenores porque é uma parte do meu passado que não quero "refrescar", mas reconheço que, ainda hoje, essas memórias latentes me atormentam de vez em quando. O pior para mim não foram os episódios, foi eu ter permitido que acontecessem. A primeira vez... e as seguintes. O amor é um sentimento bonito na sua definição de dicionário, mas nem sempre é saudável para quem o nutre. Como já disse no meu tópico, estou ainda em processo de perdão a mim própria. Pelo que deixei que alguém me fizesse, pelo que, ainda que indirectamente pela mão de um terceiro, fiz a mim própria.

          Sei que os filhos nos fazem pensar se vale a pena. Eu assim pensei também. Compreendo-te. Pelo que li, sinto que és uma mulher forte e determinada. E tens um amor maior agora: a tua filha. Por esse amor digo, com toda a certeza, vale a pena lutar. Boa sorte!

          Comentar


          • #6
            Deixo um beijo enorme e desejo muitas felicidades a ti e a tua filha e tudo de bom.

            Sempre que precisares estamos aqui.

            Beijos.
            __________________________________________________ ____________________
            Para o meu maior,unico e grande amor:
            Estou aqui. Sempre.Conta comigo.Amo-te Muitooooooo Di.

            Gabby: amiga especial, companheira, tens e terás sempre um local do meu coração.Muitosssss Parabens pelo Salvador,o teu principe.

            "O primeiro passo para conseguir algo é desejá-lo.\" OBRIGADA,o Desejo tornou se realidade e que boa realidade.
            "Os amigos são anjos que nos ajudam a voar.\" Obrigada, vocês são únicas

            Comentar

            slot_bottomleaderboard_post

            Collapse
            Working...
            X