Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Ajuda - o que tem o meu filho??

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Ajuda - o que tem o meu filho??

    Olá! Sou nova por aqui...
    Estou separada à pouco tempo, e divorciada à menos ainda. Tive que sair de casa com o meu filho, uma vez que a nossa vida tinha virado um autêntico terror. O meu filho entrou para a escolinha em Setembro/07. Foi tudo muito junto. Primeiramente a adaptação à escolinha, mas que aos poucos foi melhorando. Ele sempre foi muito apegado a mim, o pai sempre se manisfestou um pai ausente, mesmo dentro do casamento. Era eu que o tinha que chamar à atenção para ele dar um pouco de atenção ao filho. Não fui fácil a adaptação do meu filho de 4 anos à escola, mas passou a fase... Ainda estavamos a viver juntos aquando da adaptação, mas o pai dele nunca se importou ou perguntou como ele estava a ir. Nunca. Depois passado pouco tempo tive que sair de casa, uma vez que o pai não saía, e a situação estava a ficar insustentável. Saímos. Fui tentando explicar ao menino as coisas de uma forma simples que ele entendesse. Sei que foi muita mudança junta: a escola e depois a mudança de casa e de carro. O que é facto é que ele foi melhorando e eu tb, e as coisas foram-se normalizando. Engordou novamente, e eu já o via com aquela boa disposição que o caracteriza. Mas desde há uns dias para cá, o menino não tem andado normal. Notei que é quando vai para o pai... volta alterado. Estes dias voltou e vi-o como nunca vi, revoltado, sem querer falar para mim, ou brincar, nada. Agora já não quer ir para a escola outra vez... chora quando fica lá, embora aquilo passe com o passar do dia. Agora que ele andava tão contente na escola, está outra vez assim... Custa-me muito vê-lo assim. Sinto-o confuso... tanto diz que gosta de uma coisa como já diz que não gosta... tanto está contente como parece revoltado... tanto quer uma coisa como já não quer... Por vezes já não sei mais o que hei-de fazer para motiva-lo, para incentiva-lo... Tenho imprimido coisas para ele pintar, leio-lhe histórias como ele tanto gosta, estes dias deixei-o pintar uma tela que tinha lá em casa com umas tintas novas... mas ele continua a não andar bem... Na escola quer arranjar todas as desculpas e mais algumas para não ir... Valha-me Deus...

    Alguém me poderá dar algum conselho?
    O que mais eu posso fazer para ajudar o meu filho?
    O que está ao meu alcance fazer mais?
    Desde já agradeço a paciência e compreensão.

  • #2
    RE:

    Miga.... muita atenção!
    Primeiro tens de ser subtil tanto com o teu filho como com o teu marido. Se ele anda assim revoltado contigo não é por tua causa (directamente). Ele está-te a dizer que quer ficar contigo... há alguma coisa que tu "permites" porque não sabes, ou porque não notas, e que está a fazer o teu filho sofrer; por isso ele está revoltado contigo porque acha que só tu é que podes impedir que isso continue.
    Se o pai não lhe dava atenção quando ainda viviam todos juntos quem é que te garante que agora dá? O que é que lá vai fazer o miúdo se não tem atenção, se calhar até nem fica com ele fica com outra pessoa que ele não gosta!
    Olha... tira um dia de trabalho, fica com ele, vai fazer o que ele mais gosta de fazer... e de forma calma e suave, diz-lhe que ele pode dizer-te o que quiser fazer para o resto da semana... que tu fazes... ele só tem de dizer o que mais quer fazer. E, se ele disser que não quer ir para o pai (que provavelmente dirá), perguntas-lhe porquê e tentas aprofundar um bocadinho...
    Entretanto, toma atenção ao corpinho dele (desculpa mas eu sou muito paranóica com estas coisas... não seria a primeira vez que isso acontecia debaixo dos olhos dos pais e que ninguém se apercebia).
    Se ele não está bem o que já te apercebes-te que não, não deixes continuar. Seja o que fôr. O crescimento emocional saudável dele agora vai afectá-lo para a vida toda. Toma cuidado.
    Desculpa se te alarmei... mas olha miga, todos os dias e parece que cada vez mais se vê situações de abusos (sejam sexuais ou até maus tratos - não precisam de bater, à palavras que doem muito mais)...
    Boa sorte
    Caracol

    Comentar


    • #3
      RE:

      só mais uma coisa.
      O que é que há em comum com o teu ex-marido e a escolinha dele? És sempre tu que o vais buscar e por? Ou á alguém mais que faz isso - principalmente buscá-lo. Se ele não quer ir para a escolinha é porque se calhar ele fica sempre com receio que o vão buscar sem seres tu. As crianças não têm a percepção de "tempo". Para eles amanhã, ou quinta-feira, ou prá semana, é como se fosse agora...
      Desculpa, se calhar sou eu que tou a ser "paranóica", mas eu tento estar sempre muito atenta tanto ao comportamento do meu filho, como às brincadeirinhas que ele faz na escola, a tudo... hoje em dia temos de ser assim.

      Comentar


      • #4
        RE:

        Obrigada pela tua resposta. Eu sei perfeitamente que o pai não lhe dá a atenção que o menino merece. Ninguém pode dar aquilo que não tem. E sei tb que ele está a usar o menino para ver se consegue que eu volte atrás... que volte para ele, como que isso seja plausivel... Está a manipular o menino, isso eu sei que está e sinto... mas não posso negar-lhe legalmente de ver o filho, infelizmente. Acho que ele só prejudica o filho e não tem noção sequer do mal que lhe causa usando-o. Mas eu sou mãe, e sabemos como somos, não conseguimos estar bem quando eles não estão. Este fim de semana, estou a planear fazer algumas coisas, para ele espairecer e estravazar as energias de forma saudavel. Ele já me disse que o pai diz mal da minha familia, e é provavel que coloque só minhocas e mentiras na cabeça dele. Eu converso muito com o meu filho, mas sei que ele é fechado, e sabe disfarçar (não para mim) e muitas vezes não consigo aprofundar, ir até ao fundo da questão. O pai sempre foi um manipulador, que tb me soube manipular enquanto eu deixei, mas o menino é pequeno e não se pode pedir que entenda tudo. Por outro lado, eu não posso chegar ao ponto de ser totalmente permissiva e deixar o filho fazer tudo o que lhe apetece, às horas e lugares que lhe apetece. O pai sempre foi permissivo e sempre deixou abusar, mas isso não é educação nem segurança para a criança, já que ela não sabe o que é melhor para ela.
        Bjnhos

        Comentar


        • #5
          RE:

          Inserido Inicialmente por uma_mãe
          mas não posso negar-lhe legalmente de ver o filho, infelizmente.
          Tens a certeza??? Se o miudo não vem bem da casa dele, não podes fazer nada??? Não posso crer!!!
          Desculpem lá ... eu sou completamente leiga neste assunto ... mas há alguma decisão de tribunal??

          PES

          Comentar


          • #6
            RE:

            Olá.
            Eu concordo com tudo o que a caracol disse.
            Ja falaste com a pediatra do teu filho? Expoe-lhe a situaçao e vÊ o que ela acha. Ele pode precisar de acompanhamento.
            Se nesse acompanhamento virem que o ir com o pai esta a prejudicar o teu filho, podem fazer um relatorio para o juiz e tentar mudar as visitas ou mm proibi-las se for caso disso.
            Mas mm que nao seja preciso a proibiçao, podem tentar que as visitas sejam feitas apenas na tua presença ou na presença de alguem da vossa confiança.
            Fala isso com o adv que tratou do vosso divorcio.
            Está atenta.
            Bj
            Elsa

            Comentar


            • #7
              RE:

              Inserido Inicialmente por elsaP+J
              Olá.
              Eu concordo com tudo o que a caracol disse.
              Ja falaste com a pediatra do teu filho? Expoe-lhe a situaçao e vÊ o que ela acha. Ele pode precisar de acompanhamento.
              Se nesse acompanhamento virem que o ir com o pai esta a prejudicar o teu filho, podem fazer um relatorio para o juiz e tentar mudar as visitas ou mm proibi-las se for caso disso.
              Mas mm que nao seja preciso a proibiçao, podem tentar que as visitas sejam feitas apenas na tua presença ou na presença de alguem da vossa confiança.
              Fala isso com o adv que tratou do vosso divorcio.
              Está atenta.
              Bj
              Elsa
              Pois ... não acredito que não se possa fazer nada. E na escola? Ele mudou de comportamento??

              PES

              Comentar


              • #8
                RE:

                é possível fazer sim alguma coisa... mas que isso, para o menino, se calhar ia pior ser a emenda que o soneto... desculpem a expressão. O processo do tribunal para isso e os inquéritos dos psicólogos, uma vez que o menino já por si é um pouco "fechado" teria que ser feito com muito cuidado e nós sabemos que não existe isso nos nossos tribunais infelizmente. Somos todos tratados por igual, até as crianças... andam a tentar fazer qualquer coisa para adaptar estas questões ao ambiente das crianças, nomeadamente no que diz respeito aos inquéritos no tribunal que sejam feitos num outro espaço mais acolhedor para as crianças e por psicólogas formadas precisamente para isso... mas o certo é que nada ainda foi feito.
                Olha linda, eu fazia isso mesmo que dizes, mas colocava a opção nele - que fosse ele a escolher como se dependesse da vontade dele o que ele quisesse fazer... (não que fosses mesmo fazê-lo mas aí vias o que lhe está a perturbar).
                Quanto a isso do teu ex marido, as conversas à frente do menino, é melhor teres uma conversa com ele a sério... se bem que á homens em que isso não serve rigorosamente de nada... mas pelo menos tenta.
                Na escolinha do teu filho de certeza que há apoio psicológico - pede para o teu filho.
                Eu pedi para o meu numa altura, e digo-te ele também tinha 4 anos, e ela foi muito muito cuidadosa com ele. No início, para ele ficar a conhecê-la, ela ia à salinha dele por umas horas, e só depois duns dias é que começou a meter conversa com ele, sobre brinquedos e assim... mas tarde então, falava com ele, na salinha e no recreio de modo a que ele não se apercebesse de nada. E assim foi, ele não se apercebeu de rigorosamente nada - só eu e o meu marido é que sabemos, e a educadora é claro, que a psicóloga estava a avaliá-lo.
                Faz isso. E com base no que ela disser, esfrega-lhe na cara pode ser que ele acorde para a vida e veja o mal que está a provocar no filho dele.
                Força
                Caracol

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  E, mesmo assim, mostra ao teu advogado, e pergunta-lhe o que ele pode fazer relativamente à alteração do vosso acordo paternal com base nesse relatório da psicóloga, sem que se tenha que sujeitar ao menino qualquer intervenção no tribunal ou em qualquer sítio que lhe seja estranho que o possa deixar ainda mais nervoso.
                  Nenhum juíz, acredita que eu sei do que estou a dizer, nenhum juíz fica indiferente a uma situação dessas.
                  Pode ser pai, até podia ser a propria mãe, mas se isso está a provocar alterações de comportamento dessa ordem, não deixes passar - luta pelo teu filho porque é essa a tua obrigação de mãe. É difícil educar uma criança todas nós sabemos disso, e á crianças mais difíceis do que outras. O meu filho é uma criança também com uma personalidade muito forte, e eu tenho que ser "inteligente" o suficiente para saber distinguir uma birra dum "potencial problema" que ele possa ter. Não te digo que tenho essa "inteligência" toda, mas tento estar o mais atenta possível. Sempre atenta. Em todo o lado. E faço-lhe imensas perguntas, mesmo quando ele está a ver televisão e parece que não me liga nenhuma eu continuo-lhe a fazer perguntas. E já adoptamos o sistema em casa, antes do jantar, enquanto eu ou o meu marido fazemos o jantar, estamos todos na cozinha e falar como correu os nossos dias (é claro que isto é só para o fazer falar).
                  Ninguém é uma mãe perfeita. Eu tou muito muito longe disso - por vezes até acho que o meu filho não gosta de mim como vejo filhos das minhas amigas todos agarrados aos pescoços delas, e cheios de miminhos - e o meu... às vezes nada... é só o pai... e ás vezes nem isso... mas não baixo os braços e lá vou sempre insistindo com ele.
                  Tem calma - precisas ter calma e não mostrar-lhe ansiedade. E falas com a maior naturalidade olha - nem que lhe tenhas que dizer umas baboseiras para que ele te tenha que corrigir... o meu ás vezes até diz-me: - Ó MÃE! TU NÃO PERCEBES MESMO NADA! - ponho-me a dizer parvoíces a ver se lhe capto a atenção e funciona.
                  Tem calma e vais ver que consegues contornar as coisas.
                  Beijinho
                  Caracol

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    [quote=caracol]E, mesmo assim, mostra ao teu advogado, e pergunta-lhe o que ele pode fazer relativamente à alteração do vosso acordo paternal com base nesse relatório da psicóloga, sem que se tenha que sujeitar ao menino qualquer intervenção no tribunal ou em qualquer sítio que lhe seja estranho que o possa deixar ainda mais nervoso.
                    Nenhum juíz, acredita que eu sei do que estou a dizer, nenhum juíz fica indiferente a uma situação dessas.
                    Pode ser pai, até podia ser a propria mãe, mas se isso está a provocar alterações de comportamento dessa ordem, não deixes passar - luta pelo teu filho porque é essa a tua obrigação de mãe.

                    Era mesmo isso que eu queria dizer. Com um relaorio de um psicologo e se necessario aliado ao testemunho da educadora poderás conseguir mudar as visitas.
                    Se achas que durante as mesmas ele "ouve" demais para uma criança de 4 anos, talvez tenhas mesmo de intervir e fazer com que esses contcatos sejam monotorizados. Se mm assim nao resultar, tem de haver mm uma proibiçao.
                    è mm bonito dizer que todos os pais têm direito a estar com os filhos e que nao os podemos nem devemos privar disso. Sim, é verdade! Desde que os pais (leia-se pai e mae) o saibam ser e ponham o interesse da criança à frente.
                    Pais que usam a criança como escudo ou arma de arremesso contra o ex-conjuge nao sao bons pais. Antes dos direitos de pais, temos o deveres de pais!.
                    Bj
                    ELsa

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Eu falei com a minha advogada e contei-lhe a situação, e foi ela que me disse que nenhum juiz irria proibir o pai de ver o filho... na verdade tb achei estranho, mas como não sou eu a advogada, fiquei calada.

                      Vou tentar de todas as formas e mais algumas faze-lo falar. Ontem perguntei-lhe se queria que fosse o pai busca-lo à escola, ele disse que não.

                      Caracol, acredito que será isso que tu disseste, que ele se revolta por vezes comigo, para exigir que eu aja e o proteja de algo que o está a fazer sofrer, só preciso de ter a certeza absoluta do que é, e fazer o que for preciso!!!

                      É muito bonito os pais dizerem que têm o direito de ver os filhos, sim, para inglês ver... porque no caso é só para que se diga "olha, ele vai sempre buscar o filho", mas só Deus sabe o que lhe faz... homens como este não são homens verdadeiros... não gostam de ninguém... quando não se gosta do próprio filho, então não se gosta de ninguém!!!! Gente como esta, longe!!!!!!!

                      Preciso mesmo de calma, ando aflita, preocupada.... Estava tudo a correr tão bem agora que tinhamos Paz, lá vem a coisa ruim!!!!!

                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Inserido Inicialmente por uma_mãe
                        Eu falei com a minha advogada e contei-lhe a situação, e foi ela que me disse que nenhum juiz irria proibir o pai de ver o filho... na verdade tb achei estranho, mas como não sou eu a advogada, fiquei calada.

                        Vou tentar de todas as formas e mais algumas faze-lo falar. Ontem perguntei-lhe se queria que fosse o pai busca-lo à escola, ele disse que não.

                        Caracol, acredito que será isso que tu disseste, que ele se revolta por vezes comigo, para exigir que eu aja e o proteja de algo que o está a fazer sofrer, só preciso de ter a certeza absoluta do que é, e fazer o que for preciso!!!

                        É muito bonito os pais dizerem que têm o direito de ver os filhos, sim, para inglês ver... porque no caso é só para que se diga "olha, ele vai sempre buscar o filho", mas só Deus sabe o que lhe faz... homens como este não são homens verdadeiros... não gostam de ninguém... quando não se gosta do próprio filho, então não se gosta de ninguém!!!! Gente como esta, longe!!!!!!!

                        Preciso mesmo de calma, ando aflita, preocupada.... Estava tudo a correr tão bem agora que tinhamos Paz, lá vem a coisa ruim!!!!!
                        Olha vai a outro advogado, expoe a situaçao.
                        Se estiveres dentro das condiçoes, podem pedir uma consulta juridica (informa-te na seg. social) com um advogado só para pedir uma opiniao.
                        Nao baixes os braços.
                        Sei que é raro proibirem um pai/mae de ver os filhos, mas que as visitas sejam na companhia de outro adulto é possivel sim!
                        Elsa

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          EXACTO... olha miga, se a tua advogada disse isso - kerida muda para outro!
                          Não percebo como ela diz uma coisa dessas mas muda para outro!
                          O INTERESSE DA CRIANÇA À FRENTE DE TUDO E DE TODOS!!! E nenhum juíz, ACREDITA É VERDADE, nenhum juíz ao ver um documento do psicólogo mesmo assim obrigaria o menino a passar tempo com o pai. AS CRIANÇAS NÃO EXISTEM PARA SERVIR OS DIREITOS DOS PAIS - OS PAIS É QUE TÊEM DEVERES PARA COM OS FILHOS E SE NÃO OS CUMPRIREM FICAM PRIVADOS DE ESTAREM COM OS FILHOS!!! Uma criança não é um direito do pai ou da mãe! mas o que é isto?
                          Olha miga ou a tua advogada não te leva dinheiro nenhum (é da Segurança Social?) ou então querida - tirou o curso na UNIVERSIDADE ABERTA!. Não pode ser, e tu não podes baixar os braços.

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Acredita no que te digo - á bons e maus profissionais - e isso aplica-se nos advogados linda! Há com cada um que mais vale sermos nós proprios a tratar das coisas.
                            Não tenhas medo! E não deixes prolongar mais o sofrimento do teu menino porque quanto mais prolongado for mais difícil é o tratamento ou até linda ficam com maselas sempre....
                            Procura a psicóloga lá na escolinha dele - e, para teres mesmo a certeza, procura uma 2.º opinião se for preciso. E vai a outro advogado. Acredita que nenhum juíz obriga uma criança a passar tempo com um dos pais se isso lhe provoca sofrimento ou alterações de comportamentais.
                            Detesto estas coisas pá... a sério fico fora de mim.
                            COMO É QUE PODE UMA ADVOGADA DIZER UMA COISA DESSAS? NÃO É UM CAPRICHO TEU PRIVÁ-LO DO PAI!!! É PORQUE O TEU FILHO NÃO ESTÁ BEM!
                            Olha isso mostrou logo a incompetencia dela para isso... se ela tivesse à vontade neste assunto dir-te-ia logo com que linhas é que te podias coser - se te respondeu assim vai a outro.
                            A sério que te desejo tudo de bom e ao teu menino.
                            Por favor vai à luta e pôe mãos à obra!
                            Muita força
                            Caracol

                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Olá!
                              Fiquei com o coração apertadinho ao ler o teu post... principalmente por não saber como te ajudar... Concordo com o que as mamãs disseram e acho que talvez fosse boa ideia levares o pequeno a um psicólogo. Mesmo que ele seja resevado, fale pouco, isso não tem importância, porque muitas vezes a forma como agem, como rabiscam um papel, como desenham, etc, revela muito mais do que qualquer palavra que eles usem! Acredita que é mesmo assim!
                              Tenho um exemplo próximo, com a filha de um casal meu amigo. A menina começou a ser seguida no psicólogo aos 5 anos, após um acidente de viação, e, a título de exemplo, posso dizer-te que a psicóloga "descobriu", apenas através dos desenhos, que a relação dela com o pai era muito distante... Não sei explicar bem, mas sei que teve a ver com o comprimento dos braços e o facto de desenhar (ou não) as mãos...
                              Marca-lhe uma consulta, não perdes nada por experimentar!
                              As melhoras sinceras para o teu filhote que não deve estar a passar um bom bocado...
                              Beijinhos,

                              Sofia



                              Dá-lhes Cor! Blog com materiais para artesanato

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X