Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

orçamento mensal...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • orçamento mensal...

    Olá a todas.

    Tenho aqui uma dúvida que me assiste e antes de mais, devo dizer, que não estou para saber os ordenados de cada agregado familiar.
    Então:

    Às vezes ponho-me a pensar como seria se eu deixasse de trabalhar, e cuidasse dos meus (futuros) filhos. Não pagamos renda de casa. As nossas despesas são basicamente as contas da casa (água, luz, gás, telemóvel), gasóleo + portagens e alimentação. Claro que também temos os nossos luxos porque não temos filhos. Se eu deixasse de trabalhar (ganho um pouco mais que o marido), o ordenado dele seria o único a entrar em casa (cerca de 1000€).

    A minha dúvida é, será que realmente compensa deixar de trabalhar? Pelo valor das creches, pelo dinheiro que deixa de entrar? Os vossos orçamentos mensais são superiores ou inferiores? É relativamente fácil a gestão do orçamento para, por exemplo, uma casa de 5?
    _________________________________________________
    Sem esperar, engravidei. No dia 6 de Setembro de 2010 a Margarida nasceu... e o meu mundo ganhou uma nova cor! (se me quiserem perguntar algo, mandem sempre PM: ando aqui a viajar pelo forum e posso não responder...)

    [O meu blog: http://euetudooresto.blogspot.com/

  • #2
    RE:

    Isso depende da tua situação. De quanto ganhas e de quem ficará com eles depois de nascerem.

    NO meu caso ficam com a minha mãe, logo não tenho essa despesa. Mas ainda que o valor do teu ordenado seja ligeiramente superior ao que pagas na creche ao ficar em casa acabas por poupar nas tuas deslocações, na tua limentação no trabalho, na roupa que acabas por gastar mais a trabalhar etc.

    Por outro lado, no primeiro ano faltamos tanto para ir as vacinas, as consultas etc que acaba por compensar estar em casa esse ano.
    [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

    Comentar


    • #3
      RE:

      Realmente cada caso é um caso, mas eu vou falar do meu que é a realidade que vivo, e não conheço outra, lol.
      Antes da filhota nascer ganhava um pouco mais do que o marido, mas entretanto os meus patrões mandaram-me embora porque fecharam a firma.
      O meu marido ganhava cerca de €600,00 e eu arranjei trabalho a ganhar €550,00, mas estávamos a trabalhar muito perto de casa e perto do trabalho um do outro. Temos casa própria, fora as despesas normais, gasolina, creche, etc e tal. Consegui pôr a minha filha numa Ipss, no primeiro ano, e pagava €90,00mensais, mas tinha de levar tudo (fraldas, toalhitas, pomada, sopa, água fervida num termo, leite, papa, iogurtes, fruta):?, por isso acabava a gastar um dinheirão em alimentação para ela. Este ano consegui pô-la numa Cooperativa de Ensino, pago de acordo com o IRS, e este ano estou a pagar quase o dobro do ano passado (o Irs foi um pouco mais alto), mas ela só leva fraldas, toalhitas e pomada, toda a alimentação é incluida na mensalidade e a escola é a uns metros de casa . Com os nossos vencimentos e despesas é impraticável eu ficar em casa com a minha filha. Este ano em Setembro o meu marido foi para Inglaterra, para tentar melhorar um pouco a nossa qualidade de vida e estamos a viver longe um do outro .
      Eu costumo dizer uma coisa: "O DINHEIRO NÃO TRÁS FELICIDADE", mas olha que ajuda, ajuda muito, e no nosso caso todos os cêntimos fazem diferença.

      "A provação vem, não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo; é como o carvalho não é apenas testado, mas enrijecido pelas tempestades."

      Comentar


      • #4
        RE:

        Pois no meu caso o meu marido esta a trabalhar no estrangeiro e ytraz um bom ordenado ara casa, vem de 2 em 2 meses a casa, mas felizmente passou 3 meses no verão em casa e agora no natal tb vem +/- 1 mes:-" :-"
        e eu estou em casa com o meu pequerrucho!! e sinto-me feliz
        qd um sabe da sua situação financeira!!
        beijinhos e felicidades a todas

        Comentar


        • #5
          RE:

          No meu caso e se as amas não fossem as avós...sim compensava e muito...pelo menos financeiramente (2 bébés numa creche ronda os 500eur no minimo mais gasóleos e alimentação...compensava mesmo) porque quem iria para a banca rota seria a minha pobre cabecinha...cuidar dos babies a tempo inteiro não é para mim, gosto de me sentir independente financeiramente.
          Estive desde Ag/2007 a Nov/2008 sem trabalhar (gravidez de risco+licença maternidade) e já estava farta de estar sempre em casa e só estive porque não deixei de receber um único mês.
          Mesmo que o meu marido garantisse as despesas cá de casa ( e tb não pago casa) teria de arranjar nem que fosse um part-time, senão ficava doida.
          [center]Temos dois bons motivos para sorrir


          Comentar


          • #6
            RE:

            Com o meu filho gasto em média por mês:

            - fraldas (creche e casa):42 eur
            - toalhetes: 5 eur
            -Leite: (se estiver em promoção) : de 16 a 20 eur
            - peixe/carne/iogurtes/papa/bolachas: 30 a 40 eur
            (fruta/massa/arroz/azeite/legumes/pão/queijo... e por aí não contabilizo pois temos de ter isso sempre cá em casa)
            - Infantário: 115 eur

            total média: de 200 a 220 eur em média e nestas despesas não se incluem roupas (por ex ainda hoje lhe comprei um casaco muito quentinho- 19.90 e uma camisola - 12.95 Total a mais este mês: 32,90=logo um total de 250 eur de despesas) produtos de higiene, cremes, medicamentos, brinquedos, chuchas, extras-acessórios..
            agora imagina, se lhe comprar uns sapatos, umas luvas, substituir 2 chuchas, comprar o creme do rabinho...estás a ver que chego perto dos 300 eur de despesas num mês.
            E olha que compro quase tudo no continente, mesmo a roupa do dia-a-dia.

            Há mamãs que pagam balúrdios de infantário ou amas!
            E nã tes esqueças que há aquele 1º ao em que é necessário: alcofa ou ovo+carrinho+berço+espreguiçadeira+cadeira para comer+cadeira para o carro+banheira.....gastei perto de 630 eur (sem contar com enxoval de cama banho e roupas). E se ainda quiseres fazer criopreservação...são mais 1200 eur
            Bom com 2000 eur fazes a "festa" e depois é sempre a desembolsar!

            Comentar


            • #7
              RE:

              Inserido Inicialmente por luisa78
              Com o meu filho gasto em média por mês:

              - fraldas (creche e casa):42 eur
              - toalhetes: 5 eur
              -Leite: (se estiver em promoção) : de 16 a 20 eur
              - peixe/carne/iogurtes/papa/bolachas: 30 a 40 eur
              (fruta/massa/arroz/azeite/legumes/pão/queijo... e por aí não contabilizo pois temos de ter isso sempre cá em casa)
              - Infantário: 115 eur

              total média: de 200 a 220 eur em média e nestas despesas não se incluem roupas (por ex ainda hoje lhe comprei um casaco muito quentinho- 19.90 e uma camisola - 12.95 Total a mais este mês: 32,90=logo um total de 250 eur de despesas) produtos de higiene, cremes, medicamentos, brinquedos, chuchas, extras-acessórios..
              agora imagina, se lhe comprar uns sapatos, umas luvas, substituir 2 chuchas, comprar o creme do rabinho...estás a ver que chego perto dos 300 eur de despesas num mês.
              E olha que compro quase tudo no continente, mesmo a roupa do dia-a-dia.

              Há mamãs que pagam balúrdios de infantário ou amas!
              E nã tes esqueças que há aquele 1º ao em que é necessário: alcofa ou ovo+carrinho+berço+espreguiçadeira+cadeira para comer+cadeira para o carro+banheira.....gastei perto de 630 eur (sem contar com enxoval de cama banho e roupas). E se ainda quiseres fazer criopreservação...são mais 1200 eur
              Bom com 2000 eur fazes a "festa" e depois é sempre a desembolsar!
              Pois é, tens toda a razão, comigo é tudo a dobrar...tudo mesmo, cheguei a gastar mais de 500eur/mês com eles, sem grandes excentricidades.
              [center]Temos dois bons motivos para sorrir


              Comentar


              • #8
                RE:

                olá eu sou mae de 2 filhotes, uma menina de 8 anos e um menino com 8 meses e não posso sequer imaginar ficar sem o meu ordenado, pois se com os 2 ordenados a vida ja esta mt dificil, imagino so com 1, mas tb ja pensei mt vezes k na minha situação ficava mais rentavel para mim, ficar a receber sub de desemprego, pois pago 200€ em amas e atl, pk estão numa ips, e gasto 100€ em gasolina para trabalhar, eu recebo perto de 600€, sobra-me 200 e tal euros, se estivesse no desemprego recebi-a 400 e poucos euros e poupava a ama e a gosolina, mas sinceramente não me vejo a ficar em casa, e mt bom ter o nosso ordenado, o convivio com os colegas, e os filhos crescem e eu torno-me insuportavel em casa, bjs.......
                http://b1.lilypie.com/QcmEp1.png



                *** conta cancelada a pedido da utilizadora ***

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  e acho que depende muito da pessoa, pois cada qual aprende a viver com o que tem disponivel...

                  por exemplo, o meu marido ganha menos que o teu, temos 1 filho e o dinheiro tem de dar pras despesas todas, pois nao há mais nenhum disponivel...

                  por agora, estou em casa com o bb, nao por opção, mas porque nao consigo arranjar trabalho, entao nao pago creche e nao gasto combustivel em deslocaçoes, daí como nao gasto acaba por não ser um grande problema eu estar em casa...

                  o meu marido trabalha longe e só vem a casa ao fim-de-semana, por isso também acabo por gastar menos em alimentaçao, pois não cozinho só pra mim...e com esforço tudo se arranja...

                  quando tiveres filhos vais ter de ver de que maneira te safas melhor com as despesas, dependendo dos preços das creches, etc, etc...só aí podes decidir se é melhor ficar em casa ou não...
                  Os meus blogs: http://asreceitasdaanarita.blogspot.com & http://bijusdarita.blogspot.com





                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Também eu vivo na ambivalencia de passar ficar em casa a tomar conta da família... confesso que é um sonho meu e aquila para o que me sinto verdadeiramente vocacionada...
                    O meu marido ganha um pouco mais de 1000 e eu não chego a tanto... mas, como trabalho longe de casa, aquilo que gasto em gasóleo e portagens, mais a ama para a bebé e a mulher a dias para dar um geito à casa 1 vez por semana, come-me preticamente o salário todo... resta só um bocadinho de nada!
                    Estou, portanto, presa por esse bocadinho, pois também no meu caso, todos os centimos contam...
                    deviam haver mais possibilidades de escolha para as famílias, que assim desejassem, terem um dos elementos do agregado familiar a tomar conta exclusivamente da gestão familiar, a troco de uma pequena bonificação do estado (nem que fosse apenas o pagamento da segurança social para esse elemento)... Assim ajudar-se-ia tambem o mercado de emprego e a ausencia de vagas em creches...
                    Sei que isso não seria solução para todas as famílias, pois muitas mulheres e homens não imaginam abdicar de ter um emprego remunerado, fora de casa, mas acho que devia haver também essa opção... O que acham?
                    Cada vez que penso que gostava tamto de ter mais um filho, mas que o marido põe-se a fazer contas com saldo negativo para essa possibilidade... depois dizem que a população está a envelhecer!

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Eu dava tudo para ficar em casa com os meus, em vez de estar na escola a ensinar os filhos dos outros...no entanto, com três filhos, não me é possível dispensar um ordenado de 1300€.
                      Blog:
                      www.casinha-da-roupa.blogspot.com







                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        estás como eu, com a mesma opinião.

                        Mas às vezes ponho-me a ouvir, quanto certas mães pagem em colégios-... praí uns 300€/cada filho.... e tudo somado, quase que andamos a trabalhar um mês para o ordenado ir directamente pra tudo, menos para o nosso bolso!!

                        enfim... tem de ser... até porque não me imagino a pôr filhos meus (que ainda nem sequer existem) em colégios, porque sou adepta de escolas estatais, públicas, tal como eu andei.
                        _________________________________________________
                        Sem esperar, engravidei. No dia 6 de Setembro de 2010 a Margarida nasceu... e o meu mundo ganhou uma nova cor! (se me quiserem perguntar algo, mandem sempre PM: ando aqui a viajar pelo forum e posso não responder...)

                        [O meu blog: http://euetudooresto.blogspot.com/

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Eu fiz as contas e os 800 euros que eu poupo do colégio da minha filha, do berçário onde teria de colocar o menino sobravam-me 300 euros do meu ordenado, fora as deslocações, optei por ficar em casa e estou a tirar um mestrado para me valorizar e para mais tarde poder arranjar um emprego mais bem remunerado na minha área. Neste momento a minha filha esta no jardim de infância do estado onde só pago 27 euros por mês de alimentação e mais nada e como fica ao lado de casa a deslocação não é nenhuma, o menino está em casa comigo.
                          São opções claro!


                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Inserido Inicialmente por MokAS
                            Eu fiz as contas e os 800 euros que eu poupo do colégio da minha filha, do berçário onde teria de colocar o menino sobravam-me 300 euros do meu ordenado, fora as deslocações, optei por ficar em casa e estou a tirar um mestrado para me valorizar e para mais tarde poder arranjar um emprego mais bem remunerado na minha área. Neste momento a minha filha esta no jardim de infância do estado onde só pago 27 euros por mês de alimentação e mais nada e como fica ao lado de casa a deslocação não é nenhuma, o menino está em casa comigo.
                            São opções claro!
                            Só pagas 27€???? Como é q arranjas isso ???
                            MJ:fish:

                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Porque não tornares-te Assessora de Beleza Oriflame?



                              Podes trabalhar em casa ao teu ritmo com total liberdade.



                              Cuidas de ti ao seres também consumidora, podes vender às tuas amigas ou convidar outros para se tornarem assessores também e assim ganhares comissões.

                              Trata-se de uma ocupação bastante divertida e motivante. Os produtos são excelentes e com preços acessíveis.



                              Pode ser para ganhar um extra ou podes mesmo fazer carreira. Tudo depende do tempo despendido.

                              É a ocupação perfeita para as mamãs a tempo inteiro.


                              O meu site sobre a Oriflame

                              Dicas e Novidades de Beleza

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X