Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Será que sou má pessoa???

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Será que sou má pessoa???

    Ola!
    Bom, ando um pouco desesperada, e ao que leio parece que não sou a única...
    Há 9 anos que sempre me dei muito bem c a minha sogra.
    Ela e o meu sogro sao mt boas pessoas e tem-nos ajudado imenso sempre q podem.
    A minha sogra sempre me tratou bem, tem o feitio dela é certo, mas isso tb eu tenho o meu, mas não tenho razoes de maior. Sempre me viu como uma filha, me ajudou e mimou.
    Porém, desde q o meu filho nasceu há 9 meses que só o facto dela se aproximar dele me dá nervos!
    Enquanto estive grávida sempre esteve tudo bem. Falava-lhe de como iria ser com o neto etc, mas agora tudo mudou! E eu NAO QUERO!
    Luto para não sentir o q sinto, pois quero q o meu filho conviva com os avos, pois tb eu cresci rodeada de avós e adorei, mas o facto é que não a suporto ver c o m bebé ao colo, que diga que é o menino dela, que é parecido com o marido dela...
    Costumavamos sair juntas, ir aos saldos juntas, agora nunca a quero nem a consigo levar...
    Às vezes tenho a sensaçao q ela e o meu sogro ficam possessos com o bebe, q nao vêm mais nada na vida...mas sei q é verdade e sei q se assim é, é porque o amam e lhe querem bem.
    Nao sinto isto com mais ninguem...
    Sei q muitas de vós estao a passar pelo mesmo, mas eu nao tenho razoes p que isto me aconteca!
    Será q há algum psicologo por ai com uma soluçao p isto???
    Será que sou eu q sou má pessoa ou uma mãe exagerada???
    Espero q com o tempo passe, senão acho que enlouqueço!

    Toda a ajuda é bem-vinda.
    Obrigado.

    PS - Para meu castigo o miúdo delira quando os vê :-&

  • #2
    RE:

    Olá PCz,

    Tiraste-me as palavras da boca.
    Eu estou a passar pela mesma situação, com a agravante de ter tendência para piorar. Mas no meu caso eu comecei a ficar muito chatiada e sem vontade de conviver mnais com eles por causa da alimentação.
    Cada véz que o meu filho vai visitá-los os meus sogros enchem-no de gulodices, um horror!! Eu fico possessa:banghead:
    Já lhes chamei a atenção mas não adianta nada. E ainda por cima riem-se ao vê-lo comer, sempre a incentivar estes maus habitos alimentares. Se fosse de véz em quando, ainda tolerava, mas é que é sempre!!!! As guiloseimas nunca falham lá em casa. Devem pensar que assim o neto gosta mais deles, não sei....
    De qualquer forma eu tb sentí o que tu estás a sentir e tenho pena porque sempre me dei muito bem com eles, acho que relmente quando aparece um bebé na família muda tudo. Enfim #-o

    Beijinhos








    Madrilhada- Sarafofa1 O Afonso nasceu dia 05 de Janeiro de 2009!!!

    Madrinha- Tisha1978

    Madrinha- Mãe Lara

    Afilhada- Mãe babada

    Afilhada- Hope 2008 O Gonçalo nasceu dia 13 de Maio de 2009!!!

    Comentar


    • #3
      RE:

      Olá,

      Acho que quando os nossos bebés nascem essa atitude é normal, porque eles foram só nossos durante 9 meses e depois temos de os partilhar.

      Eu também me dou bem com a minha sogra e ela prontificou-se logo para ir uma semana lá para casa para me ajudar nem imaginam a confusão que aquilo me fez porque eu achei que ela ia interferir na minha relação com o meu filho e no fim foi uma grande ajuda senão fosse ela acho que muitas vezes nem tinha tempo para comer.

      Agora o teu bebé já tem 9 meses convém até que vá convivendo com mais pessoas para além dos pais, e pelas razões que apontas pelo menos por agora acho não tens motivos de queixa. Ela dizer que o menino é dela? qual é problema? O menino é de todos da mãe, pai, tios, primos.
      E como é em relação aos teus pais? Também sentes isso?

      E olha que se ele é louco pelos avós acho que isso é bom sinal sempre ouvi dizer que eles gostam de quem gosta deles

      Vá deixa os avós curtirem o teu filho que um dia também vai gostar de conviver com os teu netos.

      Beijinhos
      Patrícia

      Comentar


      • #4
        RE:

        olá patricia,
        pois, em relaçao aos meus pais nao sinto isso, apesar de eles morarem longe e raramente o verem...
        ela ve o meu filho TODOS os dias pois moram no mesmo loteamento que eu, e talvez eu sinta receio q o m filho goste mais deles q dos meus pais...sera possivel q o meu subconsciente pense assim???
        eu nunca lhes dou a entender nada, apenas me entreto pela casa a fazer qq coisa p me passar a neura.
        mas se por exemplo ela me diz "posso leva-lo ao avô?" ou "posso leva-lo a minha casa um bocadinho?" eu deixo, mas os minutos parecem que nunca passam! e dou por mim a pensar q se ela o levou ha 10 minutos q ja la ta ha muito tempo...
        eu penso mtas vezes como me sentiria se me privassem de ver alguem q gosto e por isso ainda me sinto mais mal (!)
        uma coisa ela faz de certo, e isso irrita-me, é qd os meus pais estao por perto parece q quer demonstrar q ele vai mais vezes ao colo deles, etc. pudera, ve-os todos os dias!
        mas so sinto isto com eles...(??)
        eu só queria q tudo voltasse ao normal...pensei que fosse passando, mas esta dificil...

        Comentar


        • #5
          RE:

          Pcz, é "engraçado" porque na minha família passa-se o mesmo.
          Infelizmente já não tenho pai e a minha mãe vive no estrangeiro, é claro que não vê tantas vezes o neto como a minha sogra.
          da última véz que a minha mãe me veio visitar foi em Fevereiro e a minha sogra fez questão de mostrar como o meu filho gostava dela. Não teve o mínimo de sensibilidade perante a minha mãe. Eu passei-me, claro! É natural que o meu filho como convive mais com ela tenha menos vergonha, mais confiança etc...
          Eu fiquei mesmo magoada com as atitudes que ela teve.
          Agora, em meados de Agosto a minha mâe vem-me visitar, vai ficar durante 10 dias e desta véz lamento mas vou passar o tempo todo só com ela. Não quero cá misturas e atitudes do tipo "sou a melhor avó do mundo".
          Quero acima de tudo paz e sossego.

          Beijinhos








          Madrilhada- Sarafofa1 O Afonso nasceu dia 05 de Janeiro de 2009!!!

          Madrinha- Tisha1978

          Madrinha- Mãe Lara

          Afilhada- Mãe babada

          Afilhada- Hope 2008 O Gonçalo nasceu dia 13 de Maio de 2009!!!

          Comentar


          • #6
            RE:

            Isso deve ser mal geral, a minha sogra faz o mesmo.

            Comentar


            • #7
              RE:

              já agora, esqueci-me de mencionar que o m marido e filho unico, por isso ja podem ver, primeiro e unico neto e tal...:?
              ja que voces passam pelo mesmo qual e a forma que tem de dar volta a situaçao? algum conselho em especial???
              obrigado por todas as respostas.
              bjnhs!

              PS - ainda ontem esteve la em casa (cm sempre) e como fala super alto acordou-me o cachopo. eu so disse "pois, agora ele desperta e logo nao quer adormecer e eu é que me tramo" ao q a senhora respondeu "vai para a casa da avó, nao é??? pois, a avó adormece o menino a noite e mamã descansa...quando for assim deixa-o la comigo" - pois, era o ias! :-"

              Comentar


              • #8
                RE:

                Bom, o meu melhor conselho é nunca deixar passar o risco, isto é, de uma forma subtil evitar que algumas situações venham a acontecer ou então que se repitam.
                Eu não tenho cá ninguém da minha família, mas o meu filho só ficou a durmir na casa da sogra duas vezes durante dois anos e meio e foi porque não havia praticamente alternativa nenhuma. Escusado será dizer que ela de véz em quando tb me sai com a dica se não quero que o meu filho passe lá a noite, enfim! É a isto que me refiro, nunca podemos deixá-las entrar demasiado nos nossos assuntos de família.
                Já reparei que vai á tua casa com alguma frequência, nisso eu tb metí um travão e agora ela só vem cá muito raramente e sempre avisando. A minha sorte é que o meu marido tb tem um irmão que vive na mesma cidade e tb tem uma filha pequena. A minha cunhada coitada está com eles sempre lá em casa.
                Bom, entretanto há dias melhores e piores; mas eu sinceramente quanto mais passa o tempo menos vontade tenho de estar com eles. Não sei se é de estar novamente grávida ou sei lá, mas isto está a preocupar-me porque eu não consigo disfarçar nada e o meu marido já anda a notar.


                Beijinhos








                Madrilhada- Sarafofa1 O Afonso nasceu dia 05 de Janeiro de 2009!!!

                Madrinha- Tisha1978

                Madrinha- Mãe Lara

                Afilhada- Mãe babada

                Afilhada- Hope 2008 O Gonçalo nasceu dia 13 de Maio de 2009!!!

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Olá,
                  se sempre tiveste uma óptima relação coma tua sogra, se ela não te dá razão para teres essa aversão, tenta fazer uma introspecção pois alguma razão mais oculta está por detrás desse súbito desinvestimento na relação com a tua sogra. Acho muito bem que imponhas limites, mas até agora, daquilo que contaste não vejo que tenha acontecido nada que justifique esses sentimentos. Ela é avó e o teu filho é neto dela, imagina-te daqui a uns anos nesse papel. Ainda por cima o teu filho gosta dela. Pensa na sorte que tens em ter o apoio da sogra e do sogro, por morarem perto e serem prestáveis. Qauanto às cenas de "competição" entre os avós, só posso encará-las com um sorriso ! Acima de tudo o que está na mesa é um enorme afecto pelos netos.
                  Pensa sobre os teus sentimentos, sobre o que realmente se passa no teu íntimo, pois existem coisas que certamente ainda não as exprimiste por palavras.
                  Beijinhos




                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    :-" Eu foi precisamente o mesmo. Agora o meu filho tem 4 anos e mesmo assim ainda no outro dia lhe perguntei: gostas mais de mim ou da avó? :-" :angelyel: É claro que ele disse que gostava mais de mim mas senão tinha sido o fim do mundo... :-"
                    Bem, nos primeiros tempos foi uma desgraça. Sempre me dei bem com a minha sogra que é óptima pessoa mas realmente ela ficou insuportável qdo o bebé nasceu e deu-nos cabo da cabeça. Até o meu marido que a adora andava possesso. O que mais me lembro é dela ter dito que vinha para minha casa ajudar, logo nos primeiros dias, se ter sentado no sofá enquanto eu servia o chá com o bebé ao colo e isto durante dias. Ela ficava-me com o bebé durante horas. Sou muito controlada mas houve dois dias em que tive mmo ataques de dizer que precisava do bebé e de uma das vezes desatei mmo a chorar no quarto, o que vale é que ela não estava lá, coitada. Acho que ela não fazia por mal mas era como se sentisse que aquele bebé era dela e é super irritante. Não tenho pais, por isso competições de avós não havia. Mas foi mmo complicado.
                    Depois o bebé ficou em casa dela para nós irmos trabalhar e às vezes qdo nós chegávamos ele chorava que não se queria vir embora e ela ria-se, ficava muito contente, que enervante! Não sei como nunca me passei. Uma vez foi o cúmulo, veio connosco dar um passeio ao jardim, e o meu filho não parava de chorar, tempos sem fim a chorar. Ela pegou nele ao colo e ele adormeceu. Foi essa a segunda vez que tive um ataque. Agarrei nele e disse: Ai é, então vou-me embora. Deixei-a em casa! :-" Fiquei tão irritada que não tolerei. Ela no fundo não fazia nada de mal, mas era como se eu fosse incompetente ou se o bebé gostasse mais dela. E o ar de glória que ela fazia.
                    Enfim, cenas de ciúmes. Mas o meu marido tb ficava piurso e é a mãe dele.
                    Dos maus hábitos o que mais me irrita é o de partir tudo o que lhe dá (pão, bolachas, bolos) com as mãos, esfregando bem os dedos e as unhas em tudo e sem lavar as mãos. :-& Digo sempre (desde que ele começou a comer...) não é preciso, não faça isso, deixe lá e sei lá mais o quê mas não tenho coragem de dizer que me dá um nojo de morte e que o meu filho não tem que comer com os micróbios todos das unhas dela em cada uma das dentadas que dá...
                    Agora que ele tem 4 anos está a coisa melhor, principalmente porque EU sou claramente a favorita dele e qto a isso não há a menor dúvida... :-"

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Elke: pois, ela como mora ao meu lado esta la em casa TODOS os dias...às vezes nem se demora muito, fica tipo 10/15 minutos e vai embora, mas p mim aquilo ja me faz uma comichão...

                      arosa33: tens toda a razao e ja estou farta de pensar nisso...sinceramente q acho q tenho receio q o meu filho a prefira aos meus pais por conviver menos com eles, sera??? e depois acho q tb devo ser eu q vejo um exagero em tudo o q ela lhe faz...

                      cinanina: pois, a mim acontece-me o mesmo...ela n tem culpa e eu ate me sinto mal qd as vezes dou assim uma resposta mais torta..uma vez ela disse-me q parecia q eu n gostava q eles tivessem ao pe do bebe, e eu disse q nao, q so q as vezes estava cansada e q nao estava com paciencia p ter pessoas la em casa, e tb lhe disse q tenho saudades dele e q as vezes o quero so p mim e q é so gente la em casa a pegar nele...
                      eu tb me controlo mt porque nao os quero magoar, mas qd ela as vezes pega no bebe ja cheguei a dizer-lhe que "ainda n estive c ele hoje" ou "nao, q a mae tem saudades"...mas sentir isto é horrivel! e ha dias em q nao consigo disfarcar...
                      uma das manias dela é a de estar sempre a dar comida ao miudo, pao, bolachas, fruta. mesmo q ele tenha acabado d comer..eu digo nao, mas ela insiste..(!)

                      a todas: por norma por vezes ela n respeita mt a nossa privacidade, o q me irrita um pouco...o meu marido ainda s da pior c ela q eu e so me diz p ter paciencia. normalmente, eu sou sempre a q acalma as coisas entre eles. eu so quero viver em harmonia e talvez por isso nunca tenha tido problemas c ela. esforço-me sempre p q tudo esteja em paz.
                      pode ser q c a idade eu perceba q o meu filho nao me troca por ninguem e q goste dos avos todos por igual e isto passe. sera???
                      sinto-me tao mal qd as vezes dou por mim a desejar q ele adormeca na hora q eles chegam la a casa...

                      (devo estar maluca!?!)

                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Cinanina [quote=Dos maus hábitos o que mais me irrita é o de partir tudo o que lhe dá (pão, bolachas, bolos) com as mãos, esfregando bem os dedos e as unhas em tudo e sem lavar as mãos. :-& Digo sempre (desde que ele começou a comer...) não é preciso, não faça isso, deixe lá e sei lá mais o quê mas não tenho coragem de dizer que me dá um nojo de morte e que o meu filho não tem que comer com os micróbios todos das unhas dela em cada uma das dentadas que dá...
                        [/quote]

                        Cinanina!!

                        Tal e qual:evil: :evil: :evil:








                        Madrilhada- Sarafofa1 O Afonso nasceu dia 05 de Janeiro de 2009!!!

                        Madrinha- Tisha1978

                        Madrinha- Mãe Lara

                        Afilhada- Mãe babada

                        Afilhada- Hope 2008 O Gonçalo nasceu dia 13 de Maio de 2009!!!

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          PCz
                          acho que o 'problema não é só agora com o bebé.Reparei que dizes que " por norma por vezes ela n respeita mt a nossa privacidade, o q me irrita um pouco...o meu marido ainda s da pior c ela q eu e so me diz p ter paciencia. normalmente, eu sou sempre a q acalma as coisas entre eles. eu so quero viver em harmonia e talvez por isso nunca tenha tido problemas c ela. esforço-me sempre p q tudo esteja em paz."


                          Acho óptimo que te tentes dar bem com a tua sogra para bem de todos e muito especialmente do bebé mas é normal que coisas que antigamente até podias calar agora venham ao de cima porque o instinto de mãe não deixa passar nada.

                          Não considero que nesta história existam bons ou maus. Tu queres estar com o teu filho e queres ser tu a ditar regras. A tua sogra anda desvairada porque tem um netinho e quer que ele goste dela(acredita que a minha sogra e o meu sogro também andam loucos pela neta e o pai não é filho único).Reagir com cabeça quente também não te resolve nada. Tenta falar com ela antes das possíveis situações, estilo 'eu e o pai estivemos a falar e achamos que devemos fazer isto ou aquilo em relação ao nosso filho' ou 'o pediatra disse-me que agora devo dar isto ou aquilo a comer '.

                          No entanto acho que também deves definir regras em relação ao bebé e e mesmo em relação à vossa vida. Se tens uma boa relação com ela diz-lhe como queres que as coisas sejam feitas.Impõe limites e regras, pode parecer duro mas no fim é o melhor para todos.

                          Não penses que estou aqui a 'defender' a tua sogra, espero é que encontres uma maneira de lidar com a situação que te deixe mais feliz e possas desfrutar de tempo com o teu menino como tu queiras.

                          Mas acho que todas nós temos medo que os nossos filhos gostem mais de outra pessoa do que de nós.


                          Espero que tudo corra bem.

                          Beijinhos,

                          Cecília

                          PS: Se quiseres falar manda PM

                          [size=8][size=7]

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            olá cecilia,

                            obrigado pl tua resposta, acho q e de muito bom senso.
                            sabes acho q desde q aqui pus este topico q ate me sinto melhor
                            tens razao qd mencionas q afinal smp havia qq coisa, mas n era nada demais, ou seja, a minha sogra tem sim um feitio especial. é a irmã mais velha de 5 irmãos e sempre teve o habito d querer estabelecer regras aos irmaos, de saber da vida deles etc. com o filho, como e normal acontece o mesmo.
                            porém, eu como venho de uma familia muito desligada ate achava isso amoroso e nunca me incomodou. so desde q o meu filho nasceu e que me começou a fazer confusao...
                            tudo isto me incomoda ainda mais porque nos tinhamos mesmo uma relacao-exemplo, nos e os meus sogros.
                            alias, sempre imaginei o meu filho a estar com eles, brincar com eles...e agora, isto (!)
                            nao entendo...e custa-me a aceitar e compreender o porque...

                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Qdo descobrirem a forma de contornar esta situação (leia-se SOGRA MALVADA!!!!!!!) digam-me... :-"

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X