Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

depressão pós- parto/sogra

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • depressão pós- parto/sogra

    Olá a todas!!! Esta é a minha 1ª intervenção enquanto membro deste fórum. Depois de passar os últmos 4 meses a "cuscar" as vossas conversas:angelpnk: resolvi participar ...precisava de partilhar esta ansiedade com alguém e acho que com "gajas" assim experientes seria o melhor.

    Bom, desde o início: quando casei fui morar para o prédio ao lado da minha sogra!!! GRANDE ERRO, porque ela é do tipo controlador. E então, tanto ela como toda a família do meu maido, nunca se mentalizaram que a minha casa NÂO era a extensão da casa deles. Isto piorou bastante porque eu era, ou sou, do tipo que tem medo de pôr os pontos nos iii's com muito medinho que as pessoas fiquem chateadas comigo.ou seja, engoli, engoli, engoli.Para além disso, a nossa casa sempre pareceu o terminal dos autocarros, +porque cada evento social que havia no grupo de amigos onde era? na nossa casa. Para além do facto de vivermos ao lado de um Centro Comercial cá da cidade e, pronto, os amigos iam ao Shopping e lá tocavam. A minha sogra passava do trabalha e lá tocava.o meu sogra passava do trabalho...e adivinhem? tocava!!! Resumindo eu cozinhava de às vezes de 4ª a Domingo para mais de 10 pessoas!!!!M

    Entretanto, a minha primeira feijoca Chegou !!! ( amor da minha Vida!!!) e adivinhem quantas pessoas eu tive lá em casa na primeirinha noite que cheguei da maternidade!!! Para ´lá de 10!!! era jogo do Benfica!!! O meu marido, que tem muitas qualidades, mas uma delas nunca foi defendera nossa peque na família, o que fez???NADA! tudo continuou igual depois da minha menina nascer!

    a par disto muiiiiiitos abusos da minha sogra, coisas que não vou contar em pormenor porque não há tempo nem espaço e, sinceramente, magoa- me só de me lembrar! a verdade é que eu comecei a sofrer muito por dentro e a boa da depressãozinha lá veio! Perdi tantas coisas lindas da minha filha, porque comecei a ficar paranóica, com a minha sogra! se a loiça da máquina nã ficava bem lavada.. o que é que ela diria?, se o chão estava sujo... o que é que ela vai dizer se entrar aqui assim com a casa? se a menina não comia...vai dizer que sou eu q... estão a ver o filme de terror.

    Então, como isto estava a destruir- me a mim e ao meu casamento, resolvi recorrer a uma psicóloga! posso dizer- vos que foi o melhor que fiz em toda a minha vida! Ajudou- me mais como amiga que como médica! ensinou- me a ser forte, a pensar em mim também! A cuidar da minha aparência, a cuidar do meu casamento, a esquecer- me da casa às vezes, e mais importante que tudo, mas que eu nunca consegui fazer a 100%, dizer aquilo que penso à minha santa sogra! Não fazer fretes nem engolir sapos, sempre com educação!

    Outra coisa que ajudou bastante foi mudar de casa !hihihihi! pelo menos agora as pessoas já telefonam antes de aparecer! e seleccionámos os bons amigos dos "comilões". Bom, parece que só nessa altura é que casei de verdade!

    O meu problema agora é que estou grávida de novo e estou cheia de medo de fiacr tolinha de novo!
    A minha sogra já voltou a atacar. Ate agora o meu truque tem sido não lhe contar muito a minha vida para ela não ter sobre o que opinar! Mas agora não me laraga porque acha que eu tenho porque tenho de ter empregada! Porque não aguenta aideia de ter um filho que não te vida fácil de rico! não valoriza o facto de as pessoas trabalharem mas a quantidade de Euros que as pessoas gastam e o que exibem exteriormente! E passa- se se não levamos a vida como ela acha que devemos ter! Estou muito farta! e ainda por cima qdo eu lhe disse que n tenho possibilidades financeiras paa ter uma empregada! e não quero q ela pague teve a alta de me dizer que ia era falar com o filho! Como se eu não mandasse nada na minha casa! Isto tudo grávida, é claro que hoje senti- me mal e tinha as pulsações cardíacas altíssimas (113)!!!

    Mas o meu verdadeiro medo é voltar a sentir aquela tristeza constante e amargurante que senti durante o 1º ano de vida da minha filha!!!

    Alguém dá um conselho????

    Beijocas a todas meninas e suas ervilhas!!!






    [/url]

  • #2
    RE:

    Olá!
    Felizmente que (há muito) n sofro desse mal. A minha sogra sempre foi um doce, mas quando tentou meter o bedelho, cortei logo o mal pela raiz. Com o apoio do marido, claro, senão ia viver de novo com a mamã. Tens de pensar na tua saúde e na do bebé q aí vem. Fala com o teu marido, com calma, explicas-lhe o q sentes e q n gostarias q as coisas se repetissem e já q n consegues falar com ela, ele q fale. Sempre com muita calma e paciência...
    Felicidades!
    Bj
    Susana
    [hr]

    Antes vaca louca que ovelha ranhosa!!!

    Comentar


    • #3
      RE:

      Suzyss,
      Se os conselhos fossem bons, vendiam-se, a verdade é que não os há.
      Ainda assim, e na perspectiva de tentar contraibuir com a minha experiência, eu fui casada durante cerca de 12 anos, e aturei uma bruxa de uma sogra do pior, que se queria meter na nossa vida e sobretudo por e dispor de todos, incluindo dos meus filhos, sei perfeitamente o que sentes.
      Acabei por me divorciar, não por causa dela, mas porrque não havia amor. Quando me separei já não lhe falava há algum tempo, até hoje. Fui um bocadinho radical, pois a situação assim o exigiu.
      Mas tenho outra amiga que sofreu anos a fio por causa da sogra, e acabou por se fartar, pois o marido nunca esclarecia de que lado estava, o casamento dela acabou; não se pode dizer que tenha sido directamente por isso, mas foi algo que me contribuiu. Eu conheço-a desde sempre, e sei bem os problemas que teve.
      Conclusão, a coisa mais importante que temos é a nossa familia, os nossos filhos, o nosso marido (quando há amor), e esses têm e devem estar acima de tudo e de todos, devemos preservar o lar como umas leoas, doa a quem doer.
      Muitos beijinhos

      Comentar


      • #4
        RE:

        Obrigada, igualmente Susana!
        ´Em relação aos amigos já falámos e já combinámos como irá ser desta vez...visitas só a partir da segunda semana!!!
        Em relação à mãe dele a coisa fia mais fino...ele raramente é da mesma opinião que eu, é incapaz de detectar um abuso e acha que eu tenho de resolver os meus problemas e ser eu a pôr a mãe dele no lugar!!! Falta- me um bocadinho assim de coragem!!!

        Bjo e obrigada!

        Comentar


        • #5
          RE:

          responde-lhe a bem mas secamente, com o tempo ela vai perceber que n estás para conversas...
          Qto á empregada diz-lhe que n queres ninguém lá em casa e preferes ser tu a fazeres as tuas coisas (é o que digo à minha). Ela que tenha empregada na casa dela...
          bjnhs e nada de tristezas
          ************************************************** **********
          http://www.flickr.com/photos/babydreams/

          Comentar


          • #6
            RE:

            Inserido Inicialmente por susana_luzinha
            Obrigada, igualmente Susana!
            ´Em relação aos amigos já falámos e já combinámos como irá ser desta vez...visitas só a partir da segunda semana!!! Acho mt bem que combinem tudo com antecedencia, eu qd vim da maternidade, tinha as pessoas à porta à minha espera, as visitas acabaram bem de noite e os primeiros dias foi umk bocado confuso, isto pq o meu marido não concordou cmg e não disse nada às pessoas, p ele eu tinha que ter sempre a porta aberta.
            Em relação à mãe dele a coisa fia mais fino...ele raramente é da mesma opinião que eu, é incapaz de detectar um abuso e acha que eu tenho de resolver os meus problemas e ser eu a pôr a mãe dele no lugar!!! Falta- me um bocadinho assim de coragem!!! è aí que estás a errar linda, se ele não resolve, resolves tu! Não podes deixar que te tratem mal, nem te façam sentri triste, entendes? Olha eu tb tive uns problemas com a minha sogra e cunhada, disse ao meu marido claramente que ele tina de falar com elas, ele tb não quis e olha ganhei coragem e fi-lo eu. ANdava com mts coisas engasgadas e acabei por explodir, agora ninguem se mete. E eu até sou uma pessoa que aguanta mt, só que a certa altura explodimos.

            Bjo e obrigada!

            "A provação vem, não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo; é como o carvalho não é apenas testado, mas enrijecido pelas tempestades."

            Comentar


            • #7
              RE:

              Inserido Inicialmente por mamãcoelha
              Inserido Inicialmente por susana_luzinha
              Obrigada, igualmente Susana!
              ´Em relação aos amigos já falámos e já combinámos como irá ser desta vez...visitas só a partir da segunda semana!!! Acho mt bem que combinem tudo com antecedencia, eu qd vim da maternidade, tinha as pessoas à porta à minha espera, as visitas acabaram bem de noite e os primeiros dias foi umk bocado confuso, isto pq o meu marido não concordou cmg e não disse nada às pessoas, p ele eu tinha que ter sempre a porta aberta.
              Em relação à mãe dele a coisa fia mais fino...ele raramente é da mesma opinião que eu, é incapaz de detectar um abuso e acha que eu tenho de resolver os meus problemas e ser eu a pôr a mãe dele no lugar!!! Falta- me um bocadinho assim de coragem!!! è aí que estás a errar linda, se ele não resolve, resolves tu! Não podes deixar que te tratem mal, nem te façam sentri triste, entendes? Olha eu tb tive uns problemas com a minha sogra e cunhada, disse ao meu marido claramente que ele tina de falar com elas, ele tb não quis e olha ganhei coragem e fi-lo eu. ANdava com mts coisas engasgadas e acabei por explodir, agora ninguem se mete. E eu até sou uma pessoa que aguanta mt, só que a certa altura explodimos.

              Bjo e obrigada!

              Obrigada pela força! Realmente o meu probelma foi o medo de dizer aquilo que penso e o medo daquilo que as pessoas pudessem pensar de mim!

              Algum dia a corda rebenta!!!
              bjinhos

              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X