Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Uma oportunidade...para ser avós.

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Uma oportunidade...para ser avós.

    OLá!

    Por responder a outro topico lembrei me de aqui postar a minha experiencia, pois teho esperança de ajudar alguem.Queria apenas dizer a todas a quem a relação com os sogros não é passifica...de que tudo pode mudar e que nunca se esqueção que eles para além de tudo são avós dos vossos filhos e que eles podem até nem ser bons sogros...mas podem ser excelentes avós, e os vossos filhos podem sofrer com a ausencia dessa relação.Vou contar a minha historia recorrendo ao texto que escrevi no outro topico...com mais alguns promenores, pois tenho pouco tempo pois as meninas estão a chegar...
    Aqui há um ao atrás tambem eu estaria aqui a tecer "elogios" á minha sogra e sogro...unca tivemos uma boa relação, pois o meu marido, embora adore os pais, sempre foi rebelde e nunca aceitou bem a maneira deles verem as coisas.O Paulo, meu marido, foi educado á moda antiga...a mãe dele é de Chaves e vem de familias com outras tradições.Ele sempre gostou de sair e de fazer as coisas proprias da juventude, era castigado com valentes tareias dadas pelo pai, que é GNR, com cintos ate ficar com as costas em sangue.Por ouvir todas estas coisas, sempre estive de é atrás com eles.Embora a minha sogra sempre tenha sido uma mãe carinhosa.O meu sogro com o passar dos anos tambem se modificou e a ideia de vir a ter netos tornou-o mais "mole" de coeação.Tanto que tem um filho com 25 anos que não faz nada a vida e vive á conta deles e ele....são incapazes de se impor.O meu Paulo costuma dizer que o pai "as gastou todas" com ele.
    Para mim sempre tivemos uma relação distate e quando nasceu a Beatriz eu contrui á nossa volta uma barreira.Eles vinham ve-la mas so quando podiamos e quanto menos melhor.A minha sogra era "vidrada" na neta e isso irritava-me...nem hoje sei porque...(talvez por ciumes....).Com todas essas barreiras por mim erguidas eles foram se afastando...Engravidei e senti falta deles....do interesse deeles pelo bebé.Ainda hoje me lembro que nada me deu ate a bebé nascer...
    Quando a Carolina nasceu as coisas mudaram.Resolvi dar a oportunidade aos meus sogros de serem avós das minhas filhas e não apenas os pais do meu marido.Pensei muito e com a ajuda da minha mais velha, a Beatriz, vi que estava a prejudicar as minhas filhas ao misturar as minhas brigas com eles e a relação deles com as netas.A minha filhota começou a recusar os meus sogros, simplesmente por ter pouco contacto com eles, pois ela pouco os via.Conversei com o meu marido, que sempre me apoiou em tudo, e disse-lhe que me sentia má por estar a agir assim.Comecei a deixar as minhas meninas, as duas na altura uma com quase 2 anos e a outra com apenas 3 meses, um pouco com eles ao fim de semana.Nesse tempo que elas la estavam eu e o meu marido aproveitavamos para namorar e sair.Comecei a ver que ela, a minha sogra, tratava super bem das meninas, que se empenhava ao maximo para me agradar e o quanto lhe fazia bem estes momentos.Ela agradecia-me sempre e tentava fazer tudo como lhe pedia.De dia para dia as meninas foram cada vez habituando se mais aos avós.Passou de uns bocadinhos a uma noite por outra e hoje todos os sabados vão dormir aos avós.Eles são muito dedicados e fazem a vida deles em torno da vida delas, organizam tudo para que quando elas lá estão tenham todo o tempo para elas.Dão-lhes mimos e ensinam-lhes muitas coisas, ao mesmo tempo mantem as minhas rotinas e impoe limites.O meu sogro alterou o horario dele o trabalho para poder ir buscar a Beatriz ao infatario para eu não ter de sair com a Carolina ás 18 e 30 pois está frio.Com tudo isto a nossa relação foi se estreitando cada vez mais, embora o meu marido ainda não se de muito bem com os pais, a minha sogra é muito preocupada comigo e ajuda me em tudo o que pode.O meu marido é camionista e não está todos os fins de semana em casa, ainda assim ela quer sempre ficar com elqas e diz-me para sair com as minhas amigas, para aproveitar o tempo que estou sozinha para cuidar de mim e eu agradeço.Passo todo o tempo sozinha com elas, há dias que estou estoirada...e sabe tão bem uma noite de sono, ou um cafe com as amigas...agradeço por eles serem tão prestaveis e confiarem em mim, pois sabem que mesmo saindo sozinha sem o paulo sei o meu lugar.Nunca me perguntam onde vou ou não vou....estão sempre a dizer que admiram que eu trate delas sozinha e que eu devia descansar mais...e sei que o dizem de coração.
    Agora as coisas estam diferentes.Na verdade quem mudou fui eu, e talvez por isso vejo com outros olhos tudo aquilo que me dizem ou fazem.
    Fazem mais do que os meus pais...que já tem outros netos e que acham que se os fizemos temos de nos aguentar...isto sim doi....

    Mesmo depois de muitas bacoradas(chatices, brigas...problemas)...dei-lhes uma oportunidade e as minhas filhas ganharam uns avos, pois tanto eles como elas tem direito a gozar dessa relação tão doce, e eu estava a roubar-lhes isso.

    beijos
    Marta
    Aborto retido 10 semanas 06/07/2012
    Aborto retido 5 semanas-11/08/2012




  • #2
    RE:

    Olá!

    Que bom que a relação com os teus sogros melhorou... Perdoar é preciso. Tal como o teu marido também tive uma relação atribulada com o meu pai. Não me bateu, mas pouco faltou! Também era daqueles da velha guarda. E realmente com os anos ele ficou mais calmo e compreensivo.... e agora está tudo bem. Sei que dará um optimo avô.
    É possível as pessoas melhorarem.
    Bjs






    http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 4

    Comentar


    • #3
      RE:

      Muito obrigada pelo teu post. Acho que é realmente fundamental que demos aos nossos fihos a possibilidade de terem os avós presentes (desde que possível), mesmo qd isso implica engolir algum orgulho, ciúmes e até um ou outro "sapo". As crianças precisam desses mimos, precisam de ser "estragadas" pelos avós, porque esses momentos de "transgressão" vão ser as "válvulas de escape" para todos os outros momentos em que exigimos delas ( e bem) que cumpram regras, que sejam responsáveis, que nos obedeçam, etc, etc. Às vezes leio aqui coisas que sinceramente...são manifestações acima de tudo de insegurança, como se os filhos pudessem gostar menos dos pais por conviverem com os avós...O amor multiplica-se, não se divide!

      Comentar


      • #4
        RE:

        Olá Bonequinha,

        Ainda bem que conseguiste te "reconciliar" com os teus sogros, eu também gostaria que isso fosse possivel, até porque moro mesmo ao lado deles e as minhas filhas os adoram. Aliás todos os dias elas gostam de os ir visitar, e eu deixo, porque realmente acho essa relação Avós-Netos importante, mas se por e simplesmente nós não formos lá, eles também não vêm a minha casa (e moramos muro com muro), já chegou a haver uma semana inteira sem elas lá aparecerem por estarem doentes e os meus sogros nem vêm saber delas.
        Quando eu peço para ficar com alguma delas, por norma até ficam, mas somente uma horinhas. Quando quero um bocadinho para mim, visto que o meu marido também é camionista como o teu, peço aos meus pais, ou quando quero "namorar" com ele.
        Aliás eu até tenho e ligeira impressão de que me "espiam" cada vez que eu saio á noite com amigas e a maior parte das vezes até levo as minhas filhas, porque elas também os têm.
        Ela nunca me fez um único elogio, por tudo o que eu faço, sendo pai e mãe. Por vezes 2 empregos e ainda estudar. E quando saio sem o filho, acho que fica a pensar "aquela vai sair e o meu filhinho lá fora a sacrificar-se", mas esquece-se de quando ele vem também dá as suas saídas...........Enfim!!!!!!!:?

        Muitas vezes queixa-se quando está mais de uma semana sem ver um outro neto, mas está aqui ao lado e nem sempre vê as minhas! Vá-se lá perceber

        Resumindo, aceita quando peço, porque sim.
        http://bubamaramix.com.sapo.pt/cancromama.jpg\"/>




        Comentar


        • #5
          RE:

          Acima de tudo devemos gerir as emoções, devemos perdoar, esquecer ou simplesmente deixar passar "certas situações", não nos devemos humilhar, isso nunca, mas ás vezes humildar faz bem.
          A vida é curta demais pra nos alimentarmos de quesilias, discussões ou maus ambientes.

          Tiveste uma atitude de mulher coerente, de que sabe assumir "erros" e acima de tudo corrigi-los, muito sinceramente dou-te os Parabéns pela atitude que tiveste.. às vezes o problema não está de facto só nos outros, mas tb em nós, e por isso acho que nos devemos colocar sempre no papel dos "outros" e analisar o porque de certas atitudes e de como reagiriamos se fossemos nós no papel contrario.
          A tua atitude provou que atitude gera atitude e dessa forma todos ficaram a ganhar.

          Qdo olho para o meu passado, vejo que tive muitos motivos e que se não tivesses a atitude que sempre tive, hoje simplesmente não falaria com os meus pais ou irmãos. Cedi em muitas coisas, e tb vi cedências e tentativas de aproximação do lado da minha familia, o que simplesmente nunca rejeitei, desta forma somos uma familia cada vez mais unida, que comete erros, mas que se perdoam e segue-se em frente, e todos se dão bem, Pais, Irmãos, Cunhados/as... Haverá algo mais importante que isto?? que uma familia unida e que se ajuda mutuamente!!!

          Adorei o teu testemunho e tenho por ti muita admiração...

          Cedermos e mudar-mos o nosso comportamento não é sinónimo de cobardia mas sim de coragem....

          Bjinho Grande




          Este é o meu lema de vida

          \"Não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe\"

          Por isso aproveito tudo de bom que a vida me dá, mesmo as mais insignificantes, e enfrento as coisas más com calma e paciencia pois sei que não durarão pra sempre.

          Até hoje tem resultado



          A minha Madrinha: SININHO33

          Comentar


          • #6
            RE:

            Que bom o que contas-te!

            Os meus sogros vivem longe de mim actualmente, mas sempre que lá vou tento minimizar algumas coisas que não gosto.
            Acredito que muitas brigas e afins com os sogros, seriam diferentes se se visse a prespectiva deles.
            Os meus filhos adoram os avós, tanto paternos como maternos. os meus pais têm ajudado em tudo o que podem na educação dos netos e sei que os amam talvez mais do que ás filhas!

            As vezes custa-me ler que se irritam só porque a sogra diz que "antes era assim... bla bla", a verdadeira estupidez é a falta de inteligência em reconhecer as "limitações" dos outros.

            Por outro lado também acho engraçado o dizer " eu nunca serei assim" Será que não??
            Quantas de nós olhamos de lado certos comportamentos de mães com filhos e hoje damos por nós a faze-los?

            Temos de encarar os sogros, pais, com bacoradas, ou sem elas, de coração aberto tudo será mais fácil!

            Parabéns pela tua determinação, fizes-te com que a tuas filhas vivam com + amor ( o dos avós)

            Beijocas

            Alice

            PS: a minha sogra não é uma santa, também tem "N" de defeitos e bacoradas, nem conto, mas tento viver com isso da melhor forma

            Comentar


            • #7
              RE:

              Adorei o teu post super positivo. Parabens, es uma mulher inteligente, com forca e com coragem! Desejo-vos muitas felicidades para a nova relacao!!

              Rosav

              Comentar


              • #8
                RE:

                :thumbsup: bonita atitude!! Parabens!

                Afilhada : Jo_ana : Tou a torcer por ti !!!
                Afilhada : RAQQUEL - A Nuria já nasceu !!!! 13-06-2008
                Afilhada : Susana&Leonor - A Leonor já nasceu a 11 Novembro 2008 !!
                Afilhada : Martinha_s - o Guilherme já nasceu!!! 6 Novembro 2008
                Afilhada : Fipa.78 - benvindo Guilherme!! Nasceu dia 21 Novembro 2008
                Afilhada: Moongi - João Diogo nasceu dia 26 Dezembro 2008 !
                Afilhada : ELKE - DPP - 08 Fevereiro 2009 - É menino !!!!!

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X