Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Morar ao lado dos sogros....

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Morar ao lado dos sogros....

    Bom dia.

    Descobri este forum recentemente e acho fantástico.
    Eu até gosto muito dos meus sogros. A minha sogra é uma pessoa fantástica, mas tem um problema: é muito chata. É uma daquelas pessoas que nao se cala. Tem sempre assunto. Só para terem uma ideia, quando estamos todos juntos ela é responsável por 90% da conversa. Eu e o meu marido por outro lado falamos pouco, assim como o meu sogro. Enfim, cada um com o seu feitio. O problema é que eu só aguento estar com ela por um tempo limitado. Quase sempre fico com uma enorme dor de cabeça. É que ela além de falar muito é capaz de misturar vários assuntos, começar várias conversas e depois ja nem sabe o que está a dizer.

    O que acontece é que, nao sei como, vamos ficar a morar lado a lado no futuro. Nunca me imaginei nesta situaçao. Sou uma pessoa muito independente. Gosto de estar no meu cantinho e nao gosto de intromissoes. Consigo ficar 1 mês sem ver os meus pais, e eu adoro-os. Os fds gosto de estar na minha casinha com o meu marido. Mas agora com esta situaçao acho que tudo vai mudar. A minha sogra diz que nao se mete na nossa vida, mas acho isso impossivel de acontecer. Se estamos tao proximos penso que vao existir certas "obrigaçoes".

    Por exemplo: ela está sempre com problemas de saude. É hipocondriaca. Vai esperar que estejamos sempre por perto nestas alturas. Afinal moramos ali ao lado.... Outro exemplo: quando tivermos filhos vai querer vê-los todos os dias. E assim passamos de uma situaçao em que controlamos quando é que os vemos e quanto tempo, para uma situaçao em que nao temos controlo nenhum.

    O meu marido acha que nao vai haver problema nennhum. Que eles nao se metem. Ele gosta muito da mae mas nao tem paciência nenhuma para a aturar. Diz até que pode ser bom para nós, que eles depois tomam conta dos nossos filhos qdo quisermos sair. Eu acho que ele está a iludir-se. Eles ja nao têm idade para tomar conta de crianças. A minha sogra devido a problemas de coluna nao pode pegar em crianças ao colo.

    O meu medo é que isto acabe em conflitos. Eu até aqui oiço e calo-me. Ha coisas que ela diz e eu nao gosto mas para nao arranjar confusao calo-me. Como nos vemos muito raramente nao vale a pena dizer nada. Com o convivio diário isso é impossivel de acontecer. Até porque paciência tem limites. E ela é daquelas pessoas que insiste, insiste sempre no mesmo assunto, com o objectivo de mudar os nossos planos. Tenta manipular-nos. Sempre sem sucesso.

    Gostaria de "ouvir" as vossas opinioes. Acham que estou a exagerar? Ha alguem por aqui que more ao lado dos sogros? Quais sao as vossas experiencias?
    Eu duvido que consiga evitar de morarmos ali, por isso gostava tb de ouvir opinioes sobre como minimizar este problema? Como estabelecer regras ja no inicio?

    Cumprimentos,
    Maggie

  • #2
    RE:

    Ui, os meus aqui há uns anos também começaram com ideias de construir casas pegadas para viverem ao nosso lado. Como nós não mostrámos interesse nenhum na coisa (e na altura ainda nem tinhamos filhos) o assunto acabou por morrer.

    No fds passado, como o irmão mais novo do namorido está a planear ir viver com a namorada ainda este ano, voltaram à carga com a história das casas. Diz o sogro que ia começar a ver dum terreno onde pudesse construir 3 moradias para a familia toda. O que vale é que o meu cunhado responde logo à letra: vais construir para quem? eu vou morar com a minha namorada, farto de viver contigo estou eu. :lol:

    E pronto, calculo que seja assunto encerrado de vez. :-"

    Comentar


    • #3
      RE:

      Bom Dia,

      Há um ditado que eu acho acertadissimo que é qualquer coisa como: sogros não se querem tão perto que venhama nossa casa de chinelos, nem tão longe que venham de malas.

      No teu caso, visto que já não há volta a dar, aconselho-te a deixar bem esclarecido desde o inicio os teus limites.

      Não caias no erro de no inicio por uma questão de simpatia engolires sapos e aceitares atitudes que vão contra a tua vontade.

      Pode ser que até tenhas uma boa surpresa e eles se mantenham no seu canto sossegados, mas por via das duvidas marca a tua posição desde o primeiro dia, mesmo que fiquem chateados depois passa e habituam-se. Se permitires o que não queres as primeiras vezes é muito mais dificil depois meteres travão.
      Deixa bem claro até onde permites que eles vão e toma tu controlo da situação.

      Boa sorte e não sofras por antecipação, vais ver que tudo corre bem.

      Comentar


      • #4
        RE:

        Eu moro no apartamento ao lado dos meus pais, ou seja, o meu marido mora ao lado dos sogros
        Foi muito bem pensado porque nós adorámos aquele apartamento e acabámos por decidir assim. Mesmo sendo os meus pais, no princípio foi preciso algum jogo de cintura para "marcarmos" o nosso território.
        Eles nunca entram com chave deles, tocam sempre à campainha. Muitas vezes acabamos por almoçar ou jantar lá, mas para evitar situações mais chatas, de vez em quando convido-os para jantar lá em casa, ou juntamos as duas famílias, ou pura e simplesmente dizemos: "Hoje vamos ficar sozinhos". Não temos tido problemas e tem-me dado imenso jeito porque a minha mãe ajuda-me imenso agora que estou grávida.
        O meu pai tem um feitio daqueles e sei que para o meu marido é difícil às vezes. O que ele faz, por exemplo, se o meu pai o começa a chatear, ele diz "Olha, vamos indo que tenho umas coisas para acabar para amanhã". Acabamos de ajudar a arrumar a cozinha e vamos os dois namorar para o nosso cantinho. O que é certo é que o meu pai é um "engenhocas" e dá imenso jeito para compor tudo
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          RE:

          Bom dia!

          Acho que essas coisas devem ficar logo muito bem esclarecida de ínici, tal como te aconselhou a bonecas... Não significa que afastes os teus sogros de tua casa, mas aconselho-te a impores os teus limites logo, ou nunca conseguirás impor mais tarde...

          Para mim, não dava... morar tão perto dos sogros (ou mesmo dos meus pais...) Prezo muito a minha independencia e se sai de casa dos meus pais, não foi para ser controlada pelos pais de outra pessoa... LOLOL

          tem calma, não faças já grandes filmes, tenta "preparar terreno"...

          Comentar


          • #6
            RE:

            SEM PREOCUPAÇÕES

            Olá

            Eu moro ao lado dos meus sogros E AINDA BEM
            Isto de ser mãe de gemeos se não fossem eles e os meus pais (que tb vivem perto) acho que já estava doida

            O que importa mesmo é sabermos manter as distâncias, com os meus sogros nunca foi necessário pois não são nada intrometidos mas às vezes com outro tipo de pessoas é mesmo necessário
            Tb pensava que já não tinham idade para tomar conta de crianças. A minha sogra tam,bem tem problemas de saúde mas vê lá tu que eé ela quem toma conta deles...quem diria??

            não te preocupes que vai correr tudo bem

            Boa sorte
            [center]Temos dois bons motivos para sorrir


            Comentar


            • #7
              RE:

              olha eu moro por cima dos meus pais. e digo-te que tens de establecer logo os limites. senão qualquer dia metem-te a chave á porta e nem perguntam se podem entrar. o meu namorado já se passou com a minha várias vezes por causa disso, e eu estou sempre a avisar.
              e depois porque é mesmo mt perto, estamos sempre no empresta-me isto, tens daquilo? cuidado.
              [hr]

              Comentar


              • #8
                RE:

                Inserido Inicialmente por Maggie_2
                Bom dia.

                Descobri este forum recentemente e acho fantástico.
                Eu até gosto muito dos meus sogros. A minha sogra é uma pessoa fantástica, mas tem um problema: é muito chata. É uma daquelas pessoas que nao se cala. Tem sempre assunto. Só para terem uma ideia, quando estamos todos juntos ela é responsável por 90% da conversa. Eu e o meu marido por outro lado falamos pouco, assim como o meu sogro. Enfim, cada um com o seu feitio. O problema é que eu só aguento estar com ela por um tempo limitado. Quase sempre fico com uma enorme dor de cabeça. É que ela além de falar muito é capaz de misturar vários assuntos, começar várias conversas e depois ja nem sabe o que está a dizer.

                O que acontece é que, nao sei como, vamos ficar a morar lado a lado no futuro. Nunca me imaginei nesta situaçao. Sou uma pessoa muito independente. Gosto de estar no meu cantinho e nao gosto de intromissoes. Consigo ficar 1 mês sem ver os meus pais, e eu adoro-os. Os fds gosto de estar na minha casinha com o meu marido. Mas agora com esta situaçao acho que tudo vai mudar. A minha sogra diz que nao se mete na nossa vida, mas acho isso impossivel de acontecer. Se estamos tao proximos penso que vao existir certas "obrigaçoes".

                Por exemplo: ela está sempre com problemas de saude. É hipocondriaca. Vai esperar que estejamos sempre por perto nestas alturas. Afinal moramos ali ao lado.... Outro exemplo: quando tivermos filhos vai querer vê-los todos os dias. E assim passamos de uma situaçao em que controlamos quando é que os vemos e quanto tempo, para uma situaçao em que nao temos controlo nenhum.

                O meu marido acha que nao vai haver problema nennhum. Que eles nao se metem. Ele gosta muito da mae mas nao tem paciência nenhuma para a aturar. Diz até que pode ser bom para nós, que eles depois tomam conta dos nossos filhos qdo quisermos sair. Eu acho que ele está a iludir-se. Eles ja nao têm idade para tomar conta de crianças. A minha sogra devido a problemas de coluna nao pode pegar em crianças ao colo.

                O meu medo é que isto acabe em conflitos. Eu até aqui oiço e calo-me. Ha coisas que ela diz e eu nao gosto mas para nao arranjar confusao calo-me. Como nos vemos muito raramente nao vale a pena dizer nada. Com o convivio diário isso é impossivel de acontecer. Até porque paciência tem limites. E ela é daquelas pessoas que insiste, insiste sempre no mesmo assunto, com o objectivo de mudar os nossos planos. Tenta manipular-nos. Sempre sem sucesso.

                Gostaria de "ouvir" as vossas opinioes. Acham que estou a exagerar? Ha alguem por aqui que more ao lado dos sogros? Quais sao as vossas experiencias?
                Eu duvido que consiga evitar de morarmos ali, por isso gostava tb de ouvir opinioes sobre como minimizar este problema? Como estabelecer regras ja no inicio?

                Cumprimentos,
                Maggie
                minha querida.... revejo-me no teu topico... se o meu marido tivesse irmaos até te perguntava se n tinhamos a mesma sogra... LOL
                aiai... para a semana vou mudar de casa i vou ser visinha de baixo da minha sogra.... lol
                é esperar para ver...
                beijos i boa sorte.... i eu tb vou precisar de sorte... lol beijocas

                Madrinhas lindas: Doce Ametista , arad:star:




                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Olá!

                  Os meus sogros estão a 5 ou 6 Km , mas não se metem nada! Metem-se mais os meus pais que estão a 500km.....:?
                  A minha mãe também parece uma cassete estragada. Uma vez viemos da Figueira da Foz até ao Algarve os 3 e a minha mãe não se calou um minuto! Não tive uma oportunidade de falar para o meu namorado ao meu lado! O que eu faço é desligar-me e acenar com a cabeça....

                  Não te preocupes tanto:
                  1º- porque como o dizes tu própria o teu marido não tem paciencia pra mãe, logo não te pode exigir que tu tenhas.
                  2º- a sogra tenta manipular, mas não consegue. O que é optimo! Mantenham assim as coisas.

                  Parece-me que o teu marido não é nenhum menino da mamã






                  http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 4

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Uiiii tens mesmo a certeza que queres morar ao lado dos teus sogros? Quando somos nós a morar perto dos nossos pais ainda levamos bem as coisas, pois se não nos agrada algo dizemos-lhes e o assunto fica arrumado.

                    Agora com sogros é mais complicado.

                    Falo por experiencia propria, quando casei fui viver para a parte de cima da vivenda dos meus sogros. Apesar de termos comprado acho que eles continuavam a achar que aquilo era tudo deles.

                    Coisas que não gostei:

                    - Entrar na minha casa todos os dias na minha ausencia para me fazer a cama
                    - Passar a roupa do filho a ferro e pôr a minha por passar a um canto
                    - Fechar as persianas só porque escureceu e ainda não estava ninguem em casa
                    - Quando chegava a casa ela dava logo conta e ia lá acima levar-me o correio
                    - Estava á coca a ver a que horas eu chegava
                    - Quando um dia me exaltei com o meu marido falei mais alto e ela entrou logo de rompante na minha casa porque ouvia a nossa discussao
                    - Não tinha um fim de semana "a dois" pois havia sempre "visitas"
                    - Sabia os nossos horários de tudo

                    Conclusão:

                    - Aguentei 1 ano, com muitas, muitas discussões pelo meio pois para o meu marido eles não faziam nada por mal, eu é que era maldosa
                    - Um dia fingi que me esqueci da chave em casa e fui-lhe pedir a suplente, nunca a devolvi nem ela nunca me pediu "acho que entendeu a dica"
                    - Tou casada há 5 anos, se ainda vivesse ali já estava era divorciada

                    Na minha opinião vais cometer um erro, se queres o teu cantinho, procura-o noutro lado. O meu marido tb dizia que a mãe não se iria nunca intrometer mas isso é inevitável. Ou engoles, ou explodes e dizes o que te vai na alma e crias conflitos e no fim eles nunca se chateiam com o filho já tu passas a ser a besta como eu sou para os meus.

                    LONGE DA VISTA LONGE DO CORACAO.

                    Ah, a minha sogra coitadinha também não pode cuidar de crianças por causa da osteoporose por isso gasta o seu tempo no sofá ou na cusquice e quando o neto lá vai farta-se de queixar que já não tem idade para isto e aquilo e que cuidar de uma criança tirava-lhe uns anos de vida, trá lá lá.

                    Por isso olha se nem para isso serve, a distância é o melhor caminho.

                    Só para finalizar, passado um ano de estar casada, quando finlamente vendi a casa e fiz as mudanças apanhei a minha sogra a chorar baba e ranho encostada a uma parede, pois caiu na real e o seu filho ia finalmente sair de casa. Ela ainda não se tinha apercebido era que ele já tinha saido de casa há mais de um ano.é o que dá as proximidades

                    BOA SORTE E PENSA BEM NO FUTURO E PRÓS E CONTRAS
                    Trompas obstruidas / Laparascopia
                    Engravidei no 1º ttt de Dufine+Pregnyl

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Olá.

                      Bonecas e Dekinhas,

                      Eu tb sou como vocês. Nunca pensei em viver perto nem dos meus pais, quanto mais dos sogros. Precisamente porque gosto de independência. Nem sei explicar bem o que sinto com isto tudo….. Não sou o tipo de pessoa que tem de ir ver os pais todas as semanas, que tem almoço marcado todos os fins-de-semana com sogros ou com os pais. Sou precisamente o oposto. Passo muito bem sem este tipo de “obrigações”. Os dias passam a correr, o fds é curto e gosto de o passar em casa ou ir passear com o meu amor. Ás vezes passa 1 mês sem ver a minha mãe. E eu adoro a minha mãe…

                      Zanita,

                      Não sou eu que quero. Nem tive nada a ver com esta situação em que me encontro. Se não corresse o risco de alguém da família ler isto eu contava a história. Resumidamente: nós é que escolhemos o sítio primeiro e investimos e eles depois gostaram do sitio…. Eu não acredito que tenha problemas como os teus. Tenho quase a certeza que não vão entrar na minha casa sem o meu consentimento.

                      Sonic,

                      Boa sorte para ti! Depois diz como correu…

                      Vou tentar explicar melhor o meu receio com isto tudo.
                      - A minha sogra é uma pessoa especial, diria até que é hiperactiva, não sei se é pelo facto de nunca ter trabalhado fora de casa se é mesmo genético. Ela é o stress em pessoa. Além de falar muito é stressada. Tudo tem de ser feito depressa. Estar com ela durante algumas horas é complicado para mim. Socializar, com ela é estranho. É uma forma de ser que nunca tinha encontrado. Só para terem uma ideia, num almoço qualquer, ainda há pessoas a acabar de comer já ela começou a levar os pratos de quem já acabou. Ela não faz por mal. Mas isto faz-me confusão. Se prepara um almoço para socializar, conversar, porquê a pressa? Eu que gosto de comer devagar, nestas ocasiões como menos para não estarem á minha espera. Isto até aconteceu neste jantar de natal…..

                      - Outra coisa que me preocupa agora é a relação dos meus sogros. Sempre se deram mal, mas agora estão piores. Não sei se é por terem mais confiança comigo e agora não escondem nada ou se as coisas estão mesmo piores. Então estão sempre aos berros um com o outro até asneiras já oiço. Eu detesto presenciar este tipo de conflitos, é que há mesmo ódio em algumas palavras. O meu marido diz que foram sempre assim.

                      - mas o meu grande receio são as “obrigações” que vêm com a proximidade. Por exemplo, como é possível estar um mês sem os ver? Toda a gente vai pensar que nós somos más pessoas. Actualmente estamos semanas sem os ver, mas é por nossa vontade. Isto vai passar a ser impossível. Vamos conviver muito mais, é inevitável. E eu tenho medo disso. Outra obrigação, qdo está doente que é frequente, a sogra vai esperar que a ajudemos todos os dias. Afinal estamos mesmo ao lado. E os outros filhos vão esperar que sejamos nós a desempenhar este papel.

                      - palpites sobre como educar os netos também me preocupam. Ela, como todas as sogras, pensa que tem sempre razão. Como ela tem a mania das doenças, com os netos é igual. Vê uma borbulha na cara de um dos netos faz logo um filme. O que será? Já puseste pomada? Põe a pomada x que essa não presta? Etc, etc… vivendo lado a lado isto vai ser um pesadelo. Eu não vou aguentar este tipo de stress na minha vida.

                      É assim, somos muito diferentes. Eu sempre disse ás minhas amigas que tinha uma sogra porreira. Mas essa opinião deve-se ao facto do contacto ter sido reduzido até agora. É uma daquelas relações que só resulta se o convívio for limitado a umas horas por mês. Entendem? Mais do que isto tenho a certeza que vamos ter problemas.

                      Bjs,
                      Maggie

                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        olá
                        Maggie 2 e Zanita
                        eu tenho um medo disso que me pelo....
                        eu estou assim +/- e tb não sei o que faça.... ando num dilema que não sei...
                        a minha relação com a minha sogra não é das melhores é toda intrometida, adora dar opinião em tudo, faz muitas perguntas, se não vamos lá um fim de semana quer saber se, se passa alguma coisa.... controla o filho que é uma coisa por de mais,. ela esquece que o filho já tem 39...
                        neste momento moramos a poucos km deles, uns 10 minutos de carro.

                        mas o meu marido irá "herdar uma casa ENORME" MAS TEM UM PROBLEMA, FICA A 10 / 20 METROS da casa deles "sogros"

                        por um lado eu gostaria e morar numa casa maior tem garagem quintal etc e tal.... mas por outro tenho medo.... que vá ter ainda + problemas com u marido por causa dela...
                        é que ela é uma controladora, cusca, intrometida.... mandona.

                        é que eu ao lêr a vossa "história " estava a ver-me é exactamente isso.
                        e o pior de td é que tive um cheirinho disso mesmo.

                        estou casada vai fazer se Deus quiser em outubro 10 anos...
                        mas qd casei o nosso apartamento aida não estava pronto, tivemos que ir uns mese morar por cima deles.... foi um inferno.
                        ela sabia qd chegavamos, ia logo lá acima.... entrava lá qd lhe apetecia.... foi um horror... e para o meu marido era td boa vontade, sem maldade.
                        acabavamos por discutir, claro, e o motivo a mãe dele.

                        pois é o que fazer ????
                        trocar o meu apartamento , por uma vivenda e ter a minha vida num inferno ???!!!!

                        conselhos aceito

                        bjs
                        Susana


                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Inserido Inicialmente por susanajoana
                          olá
                          Maggie 2 e Zanita
                          eu tenho um medo disso que me pelo....
                          eu estou assim +/- e tb não sei o que faça.... ando num dilema que não sei...
                          a minha relação com a minha sogra não é das melhores é toda intrometida, adora dar opinião em tudo, faz muitas perguntas, se não vamos lá um fim de semana quer saber se, se passa alguma coisa.... controla o filho que é uma coisa por de mais,. ela esquece que o filho já tem 39...
                          neste momento moramos a poucos km deles, uns 10 minutos de carro.

                          mas o meu marido irá "herdar uma casa ENORME" MAS TEM UM PROBLEMA, FICA A 10 / 20 METROS da casa deles "sogros"

                          por um lado eu gostaria e morar numa casa maior tem garagem quintal etc e tal.... mas por outro tenho medo.... que vá ter ainda + problemas com u marido por causa dela...
                          é que ela é uma controladora, cusca, intrometida.... mandona.

                          é que eu ao lêr a vossa "história " estava a ver-me é exactamente isso.
                          e o pior de td é que tive um cheirinho disso mesmo.

                          estou casada vai fazer se Deus quiser em outubro 10 anos...
                          mas qd casei o nosso apartamento aida não estava pronto, tivemos que ir uns mese morar por cima deles.... foi um inferno.
                          ela sabia qd chegavamos, ia logo lá acima.... entrava lá qd lhe apetecia.... foi um horror... e para o meu marido era td boa vontade, sem maldade.
                          acabavamos por discutir, claro, e o motivo a mãe dele.

                          pois é o que fazer ????
                          trocar o meu apartamento , por uma vivenda e ter a minha vida num inferno ???!!!!

                          conselhos aceito

                          bjs
                          Susana
                          Arrenda a vivenda enorme! Para fazeres um pé de meia, para qualquer coisa....:-" :-"

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Deixo aqui o meu testemunho :

                            Acho que todas nós que passamos por isto temos que ter uma dose enorme de paciência porque as sogras são todas mais ou menos assim, depois há quem se importe e quem não se importe

                            Os pais de raparigas não tem tanto esta tendência mas as mães de rapazes... jesus !

                            Eu adoro a minha sogra mas realmente quanto mais longe por vezes mais problemático é.

                            Cheguei ao cumulo de ela entrar no meu quarto comigo e o filho lá dentro sem bater à porta e eu disse-lhe que um dia nos ia apanhar numa situação menos ortodoxa...
                            Se resultou? Claro que não ! E é por isto que digo que têm que ter muita diplomacia e jogo de cintura.
                            Outra coisa que eu noto ( e espero que estejam aí para confirmar o que eu digo ) é que os filhinhos fazem muito pouco para que a situação se inverta , arranjam desculpas e dizem que não é de propósito.

                            Acho que devem logo de inicio meter os pontos nos 'iii' e ir mostrando sempre o quão desagradável elas estão a ser.

                            O resto é aguentar !

                            Boa sorte.




                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Olá Susana,

                              como te compreendo. Por um lado temos o nosso sonho, ter a nossa casinha com jardim, e por outro o custo que isso pode ter a atormentar-nos. Eu ja falei com o meu marido e tentei explicar a minha preocupaçao. Ele sabe a mãe que tem. E sabe como eu sou. Ele próprio nao tem muita paciência para a aturar. Mas insiste em dizer que nao acha que vamos ter problemas. A minha resposta a isso é tu é que a aturas, é a tua mãe, portanto a responsabilidade é tua.

                              O meu conselho para ti é fala com o teu marido e esclarece já quais sao as regras. Por exemplo: Têm a porta aberta a toda a hora ou só podem aparecer se avisarem primeiro? Eu nao vou dar a liberdade de aparecerem qdo quiserem e obviamente farei o mm qdo quiser ir á casa deles. Acho é que vai ser dificil fazer isto. Se estiver no jardim eles conseguem ver-me e eu a eles..... qdo tiver filhotes eles vao ter com os avós... os avós se os vêm no jardim vao ter com os netos...

                              Enfim, tu ainda tens 10-20 metros a separar as vossas casas, eu só vou ter a vedaçao.

                              Boa sorte!
                              Maggie

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X