Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Situação complexa... Alguém tem ideias sobre o que posso fazer?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Situação complexa... Alguém tem ideias sobre o que posso fazer?

    Olá a todas! Pensei várias vezes antes de colocar este tópico porque a situação é delicada e nem sei bem se deveria falar sobre isto antes de falar com o marido. Mas a verdade é que me sinto a estoirar e precisava de saber se é loucura gravídica antes de iniciar a tempestade...



    A minha cunhada e o meu cunhado sofrem de infertilidade. Assim, decidiram adoptar os meus sobrinhos, que têm, neste momento, 12 e 13 anos (faz 3 anos em Dezembro que o processo está concluído). Quando engravidei, receei a reacção; eu ia vendo como a minha cunhada reagia em relação aos bebés de outras pessoas e não queria fazê-la sofrer. Envolvi-a, na medida do possível, o melhor que consegui na gravidez. Aliás, já lhe falei para ser Madrinha do meu menino e tudo... Até aqui, tudo bem. Só que desde há umas semanas que eu venho a não achar piada a determinadas coisas que têm acontecido...



    Começou quando eu estava com 34 semanas e decidi tirar um fim-de-semana só para o marido. Como o guito não abunda, decidimos que acampar seria a melhor solução, já que estavamos minimamente bem e perto do Porto. Quando cheguei, a minha sogra contou-me que a minha cunhada lhe disse que não achava bem que eu fosse acampar e que se fossemos acampar para o ano, fugia com o pequeno. :unsure: poderá ter sido brincadeira mas não achei piada... Nesse mesmo dia, curiosamente, o meu marido saiu-se com isto "tu tens a mania de não armares estrilho em minha casa mas a minha irmã gosta de mandar umas piadas e é melhor defenderes-te sem medo! Eu conheço quem tenho e acredita, é melhor assim!"; acabei por contar que não tinha gostado do que a minha sogra contou e o R. ficou danado.



    No Sábado, fui ver a minha sogra e acabei por me ver ainda mais chateada, desta vez com a minha sogra e com a minha cunhada. Começou com a minha sogra a entregar-me umas coisinhas que tinha comprado para o meu filho; entre elas estava um jogo de berço verde. Quando o vi, a minha sogra diz-me "também tem em azul iguais a este" e eu respondi "por acaso azul ficava melhor, o quartinho está em tons de azul e branco". A sogra responde: "pois, mas foi a minha filha que escolheu, ela gostou mais do verde e ela diz que a mãe não manda..." :? E aí vai uma...

    Logo em seguida, a conversa continua e a minha sogra começa a dizer-me estas coisas: "Sabe, a C. tem desabafado muito comigo e ela está muito feliz pelo menino. Vocês (eu e o marido) podem gostar muito do menino mas olhem que ela..." :? "Ela até disse que, se o menino tivesse vindo mais cedo que não ia buscar os miúdos!!!" :shocked: Fiquei chocada quando ouvi isto. Acho quem nem consegui responder nada, levantei-me e fui para a sala, já que estávamos na cozinha. Eu posso estar redondamente enganada mas fiquei com aquela nítida sensação que a minha sogra estava a afirmar que a minha cunhada gosta mais do meu filho que eu e o meu marido e que a minha cunhada vê no meu filho um óptimo substituto para filho dela. O que vos parece? :?



    Mais tarde, ainda estava eu a tentar recuperar a calma (e sem ter tido tempo para reflectir sobre o que havia sido dito), a minha cunhada chegou, jantamos e depois fomos tomar café. No tasco, a minha cunhada começou a falar no entusiasmo da minha sobrinha com o primo e às tantas quantas quantas conta que a minha sogra disse à miúda que queria tomar conta do bebé mas que eu não queria... Agora vamos aos seguintes pormenores: eles vivem a cerca de 40kms de distância para cada lado e, para ela poder tomar conta do miúdo, ele teria de ficar a partir dos 6 meses em casa da minha sogra a semana TODA! Sim, porque levá-lo e trazê-lo diariamente, estão a ver o filme, em portagens e gasóleo, eram uns 300€ na boa por mês, mais viagens diárias de 80kms, feitas de madrugada para o levar e de noite para o ir buscar... Além disso, o meu bebé também tem avós do meu lado, que também iam querer ficar com ele... (e posso garantir que os direitos dos meus pais NINGUÉM os tira, sob pena de terem o diabo para aturar comigo!)

    O que me dá a sensação é que estão a aproveitar um bocado da situação da infertilidade da minha cunhada para me chantagearem no sentido de me obrigarem a ceder parte do meu papel de mãe para a minha cunhada.



    O meu marido não sabe de nada porque ele reagiu um bocado mal a uma coisa que, comparada, me parece muito mais insignificante e eu não quero ser a queixinhas que semeia discórdia... Só que, quanto mais penso nisto, pior me sinto e mais vontade tenho de pedir ao meu marido que não deixe que outras pessoas sejam mães do meu filho (porque é mesmo isto que sinto: que querem colocar a C. num papel na vida do meu filho que pertence única e exclusivamente a mim...).



    Agora vem o meu pedido: depois deste longo desabafo, podem dar-me a V/opinião? Acham que o que estou a sofrer é de ciumeira aguda e depois passa? Será que tenho alguma razão por estar danada? Acham que devo contar ao marido ou não valerá a pena aborrecê-lo com isto?

    Eu não queria sentir a hostilidade que sinto para com ambas, porque gosto muito delas e porque serão sempre pessoas com um papel preponderante na vida do meu filhote (coisa que eu tentei sempre fomentar, desde o início da gravidez). Podem ajudar-me a racionalizar ou então darem-me dicas para ajudar a solucionar isto? A verdade é que nem tenho gozado grande coisa estes últimos dias por causa disto.



    Obrigada a todas que tiveram paciência para me ler e tentarem ajudar-me.



    Xi grande da Sugar e um kick meiguinho do Dinis para as tias virtuais.



    :smooch: :arose:

  • #2
    RE: Situação complexa... Alguém tem ideias sobre o que posso fazer?

    Realmente...

    Há alguns comentários que é ignorar e passar à frente, mas outros são capazes de nos deixar a pensar...



    Eu ou falaria com o marido, até porque sei que se fosse comigo ia ficar bastante incomodada por ter que estar com elas sem ter isso esclarecido, ou então levaria a coisa na desportiva e de uma forma mais leve e bem disposta e respondia aos comentários na altura q fossem feitos, sendo mais que óbvio que tu és a mãe e nunca nenhuma delas te irá substituir!



    Curte mas é o tempinho que falta!



    Beijocas e uma festinha na barriga!

    Comentar


    • #3
      RE: Situação complexa... Alguém tem ideias sobre o que posso fazer?

      Sugarpops (25-08-2010) Eu posso estar redondamente enganada mas fiquei com aquela nítida sensação que a minha sogra estava a afirmar que a minha cunhada gosta mais do meu filho que eu e o meu marido e que a minha cunhada vê no meu filho um óptimo substituto para filho dela. O que vos parece? :?






      Acho que é mesmo isso e o melhor é começares a marcar o teu território quanto antes. Há cada uma...

      Comentar


      • #4
        RE: Situação complexa... Alguém tem ideias sobre o que posso fazer?

        Sugar,



        Tendo a tua cunhada ou não um problema de infertilidade, sendo o primeiro filho, ouo 2º ou 24º os comentários, as boquinhas, os ciuminhos serão sempre os mesmos.



        Pensa assim: ainda bem que há pessoas que gostam tanto do meu filho por nascer como se fosse eu (nunca se sabe quando vai ser preciso alguém), mas por mais bocas, dentadas, beicinhos e amuos a mãe és tu e só tu e o teu marido podem decidir o que quer que seja.



        Não ligues porque passada histeria inicial o mais certo é não teres quem fique com ele uma noite para saires com o teu marido...



        E prepara-te para:



        - ele tem fome

        - dás-lhe muita comida

        - o teu leite deve ser fraco

        - ele está muito agasalhado

        - ele está pouco agasalhado

        - ele vê mais a outra avó

        - deixa-me pegar eu que tu já estás muito tempo com ele, agora eu, tu pegaste ontem ....etc
        [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

        Comentar


        • #5
          RE: Situação complexa... Alguém tem ideias sobre o que posso fazer?

          Sugar, nem que a tua sogra morasse perto! Irra..



          Não sei qual o tom em que essas coisas foram ditas, mas eu sentir-me-ia como tu. Procura levar as coisas, para já na desportiva, contudo chamando a atenção para o facto que a MÃE és tu. Se as coisas de agudizarem, coloca os pontos nos ís e se necessário for afasta-te.

          Se sentires a necessidade de te afastares na recta final da gravidez, fá-lo; e explica ao teu marido os teus motivos.



          bjs

          Comentar


          • #6
            RE: Situação complexa... Alguém tem ideias sobre o que posso fazer?

            Olá Sugar!



            Olha linda, tu és tão boa pessoa que até fiquei lixada por não te puder ajudar pessoalmente.

            Depois de tudo o que dizes, como é possível que ainda duvides de ti e dos teus sentimentos?

            Oh, o teu pilocas é sempre e para sempre teu e ninguém põe a pata (e não, não acho que seja filme teu, muito menos ciumeira ou hormonas descontroladas)!!!



            Fala com o maridão, eles devem estar sempre a par destes filmes familiares (ainda + sendo do lado dele) e pelo que dizes acho que não vai ser uma total surpresa...

            Parece-me que tens aí um dos bons, essa felicidade toda na carinha vem 1º daí, né?

            Tens de ser forte e responder conforme a situação. Não penses em + nada para além do vosso bem-estar que isso é que é importante!



            Querida, a tua cunhada deve estar a passar um mau bocado. Sê compreensiva com a sua situação mas não sejas morcona. Os teus direitos de mãe vêm sempre 1º. E a tua sogra, cá para mim, está a tomar-se das dores da filha. Mas isso tb é de se esperar, certo?



            Faças o que fizeres, não deixes que esta situação te tire a paz e serenidade que tanto precisas agora!

            Beijos para todos!


            Comentar


            • #7
              RE: Situação complexa... Alguém tem ideias sobre o que posso fazer?

              Sugar, desde já te digo que neste momento é importante não stressaresMas bolas que situação chata.



              O meu conselho é que não escondas nada do teu marido; apesar de sentires isso como uma queixinha é importante que ele saiba tudo o que se está a passar, para te poder dar apoio. Acho também importante responderes e não teres medo de o fazeres. Sempre que te dizem algo que não gostas é importante que o digas sem medo e assim vais colocando um travão. Quanto mais deixamos andar certas coisas/situações pior é.



              A tua cunhada (e desculpa lá eu dizer isto) parace-me algo frágil. Está a canalizar todas as atenções dela para um bébé que não é dela nem vai ser. É sobrinho dela mas TEU filho, e é bom que tu vás repetindo isso várias vezes ao pé dela. No teu lugar, e apesar de compreender a situação dela, tentava não a deixar agir assim. Sei que o infertilidade pode destruir os sonhos e a vida de uma pessoa, mas ela também tem os teus sobrinhos (apesar de adoptados).



              Depois do que ela já te disse, eu ficava de pé atrás. Sinceramente, não sei se continuava com o convite de Madrinha. A história de fugir com o teu filho é muito estranha



              Fala com o R., desabafa! Acima de tudo, não tenhas medo de te impôr, mesmo que isso a magoe!

              Comentar


              • #8
                RE: Situação complexa... Alguém tem ideias sobre o que posso fazer?

                Sugar, desde já te digo que neste momento é importante não stressaresMas bolas que situação chata.



                O meu conselho é que não escondas nada do teu marido; apesar de sentires isso como uma queixinha é importante que ele saiba tudo o que se está a passar, para te poder dar apoio. Acho também importante responderes e não teres medo de o fazeres. Sempre que te dizem algo que não gostas é importante que o digas sem medo e assim vais colocando um travão. Quanto mais deixamos andar certas coisas/situações pior é.



                A tua cunhada (e desculpa lá eu dizer isto) parace-me algo frágil. Está a canalizar todas as atenções dela para um bébé que não é dela nem vai ser. É sobrinho dela mas TEU filho, e é bom que tu vás repetindo isso várias vezes ao pé dela. No teu lugar, e apesar de compreender a situação dela, tentava não a deixar agir assim. Sei que o infertilidade pode destruir os sonhos e a vida de uma pessoa, mas ela também tem os teus sobrinhos (apesar de adoptados).



                Depois do que ela já te disse, eu ficava de pé atrás. Sinceramente, não sei se continuava com o convite de Madrinha. A história de fugir com o teu filho é muito estranha



                Fala com o R., desabafa! Acima de tudo, não tenhas medo de te impôr, mesmo que isso a magoe!

                Comentar


                • #9
                  RE: Situação complexa... Alguém tem ideias sobre o que posso fazer?

                  Amiga, marca o teu território....



                  o filho é teu e do teu marido, e elas vão ter de perceber isso. Pelo que entendi, a tua cunhada é filha da tua sogra, pois olha que vais ter atitudes dessas, como é normal a tua sogra vai ficar do lado da tua cunhada.



                  Em casa dos meus sogros é igual, mas desde logo marquei o meu território, podem dar inumeras sugestões mas a palavra final é a minha e do meu marido, aliás já chamei a atenção inumeras vezes. E eles já perceberam isso....Quantas vezes vem a minha sogra: a menina isto, a menina aquilo, mas quem manda somos nós...e nós temos de aprender com os nossos erros. Subtilmente, sem levarem a mal, tens de fazer ver que não se podem intrometer e mandar-te bocas foleiras.



                  Tu não tens culpa de eles serem inferteis, e o filho tem de estar junto dos pais e não dos avós, era só o que faltava.......a minha sogra também disse á minha sobrinha que ficou em casa dos avós duas semanas em agosto:

                  - a XXXXX (minha filha) não fica aqui porque a tia não deixa. Bem deite-lhe um olhar.....depois rematou e disse:

                  - o tio e a tia estão em casa e não é necessário a XXXXXX ficar aqui em casa dos avós...





                  Enfim, provavelmente não foi por mal, mas não gostei foi uma frase muto seca. Sabes o que aconteceu, nunca lá fomos durante a semana. E até podiamos ter ido.....



                  A minha sogra é muito chata com a neta, e se não fizermos o que ela diz está sempre a repetir o mesmo, mas neste momento não ligo. Às vezes ignoro-a e outras vezes respondo á letra.



                  Houve um dia que a miuda estava mais chata e queria andar ao colo, nós estavamos todos sentados ela teve de ir fazer qualquer coisa e deu a miuda ao meu marido. A miuda começou a chorar, ela é tão parva ou tão burra que se começou a rir e já nem sabia de havia de ir embora ou não, ficou tipo tipo barata tonta. O meu marido mandou-le um berro e foi embora.....O riso era mesmo tipo: ai que a menina só me quer a mim, só quer andar ao meu colo...enfim o que temos de aturar...prapara-te amiga, quando o bébe nascer tens de ter muito sangue frio e não te deixar ir a baixo......Até a minha nascer dava-me bem com ela, mas depois de ela nascer minha amiga, é necessário ter muito sangue frio para ás vezes não a mandar á fava.........



                  Não te quero assustar, mas prepara-te.........depois falamos


                  Comentar


                  • #10
                    RE: Situação complexa... Alguém tem ideias sobre o que posso fazer?

                    Olá!

                    Quando o meu filho nasceu, único neto e sobrinho na família paterna, senti um pouco essa sensação de posse não relativamente a mim, porque sempre me respeitaram, mas sim em relação ao meu marido (não sei se por ser filho, chegaram a desautorizá-lo enquanto pai). Nesse momento expliquei aos meus sogros, sempre de forma respeitosa e calma, que embora eles não concordassem com alguns dos aspectos da educação que nós pais podíamos e queríamos dar, eles teriam que a seguir e respeitar, uma vez que nós os dois é que éramos os pais e nunca poderiam passar por cima das nossas decisões. Atenção que o próprio casal tem que ter muito bem definido o tipo de educação que quer dar ao filho.

                    Sempre que me disseram algo com que eu discordasse, dei imediatamente a minha opinião contrária de forma assertiva e outras vezes até entrando um pouco na brincadeira, mas sem nunca entrar em conflitos nem discussões desnecessários.

                    Cingindo-me à tua situação, parece-me que têm que ser vocês enquanto casal que têm que se fazer respeitar (não quis utilizar a expressão "impôr") enquanto Pais. A vossa família tem que perceber que vocês são os pais. Vão surgir imensas questões como a sunrise afirmou mas a palavra final é a dos pais e é essa que tem de ser respeitada. O teu instinto de mãe aparece mal o tenhas nos braços.

                    A família que temos é o melhor que podemos dar aos nossos filhos, mas quem decide tudo sobre a criança são os pais. Aos restantes familiares cabe dar-lhes amor e até estragá-los com mimos.

                    Uma dica: tenta descansar o máximo nesta recta final e o mais que puderes nos primeiros tempos de vida do bebé.

                    Boa sorte!

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Situação complexa... Alguém tem ideias sobre o que posso fazer?

                      Obrigada a todas pela atenção, pela paciência, pela disponibilidade em responderem-me.



                      Acho que o motivo pelo qual tenho sentido dificuldades em estabelecer limites é, acima de tudo, entender a dor da minha cunhada. Lutei muito pelo Dinis, como a maioria de vocês sabe. Cheguei a pensar que nunca seria mãe. Além disso, eu gosto mesmo muito de ambas, aliás, já o disse aqui várias vezes.



                      Espero que a sunrise tenha razão e seja só histeria inicial... Seja como for, vou seguir as vossas dicas, sim! Vou tentando dizer educadamente que o Dinis é meu filho e filho do R., para que percebam que não há quem mais ame este bebé mais do que nós e que a última palavra na educação dele será sempre dada por nós.



                      Acho que também vou ter mesmo de contar ao meu marido o que aconteceu, antes de começar a marcar a posição. Se calhar ajudará a evitar conflitos entre nós enquanto casal, né?



                      Acreditam que me sinto um bocado embaraçada e triste por ter de ir marcando a minha posição? É estranho, principalmente porque, em minha casa, era eu a maior criadora de conflitos (há quem diga mesmo mau feitio mas pronto) e não costumava engolir sapos para evita-los.



                      Obrigada a todas pelo apoio e pelos conselhos. :arose: :smooch:

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Situação complexa... Alguém tem ideias sobre o que posso fazer?

                        O tempo passa num instante...



                        Já não vinha cá há algum tempo , e só venho mesmo dizer-te que espero que o teu final de gravidez seja muito feliz e descansado, que consigas manter a calma e, como bem disseste, seguir alguns conselhos dados pelas meninas!



                        Que seja uma recta final muito feliz! E uma nova etapa ainda mais feliz!



                        Beijos para a nova família!

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Situação complexa... Alguém tem ideias sobre o que posso fazer?

                          Sugar, respondendo às tuas perguntas: sim, tens razão para estares chateada, enciumada e tudo o mais. Não acho mesmo normais essas conversas, ainda mais grave que essa loucura pelo teu filho acho estranho o "desprezo" pelos próprios filhos, "se soubesse não tinha adoptado" é mesmo de lamentar. Quanto ao que deves fazer parece-me bem que já encontraste o caminho, e é bom que marques uma posição o quanto antes.



                          Beijinhos grandes e tudo de bom para o grande dia (está quase!)
                          16 de Jullho de 2009: POSITIVO





                          Madrilhada: Su29

                          Madrinha: CPoeiras

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Situação complexa... Alguém tem ideias sobre o que posso fazer?

                            Olá, Sugar!



                            Não costumo escrever muitas vezes, mas o teu desabafo pediu-me para fazer log in!

                            Concordo que o teu marido deva estar a par de tudo, por muito que te custe estas coisas têm que funcionar em equipa porque assim é que não há intrigas. Não tenhas medo de ser a queixinhas, não é essa a intenção e ele vai, com certeza, perceber. Isto para que, se a coisa se mantiver com o Dinis cá fora, estejam os dois em sintonia a arregalar os olhos sempre que for sinal disso!



                            Por agora, gravidinha, aconselho-te a não sofreres por antecipação - até porque não sabes como isto vai realmente evoluir; não imagines, nem penses em cenários que acabam por ser completamente descabidos (essa de fugir com o menino não passa de uma saída infeliz). Relaxa. Não acho que seja tua ciumeira aguda porque tudo isso é indelicado e inoportuno para uma grávida, tem todo o sentido que te chateie, mas acho que não deves dar grande importância. Se não te apetecer fazer frente agora, porque até ficas envergonhada ou mal-disposta, sinceramente, não acho que vá fazer uma grande diferença, não compensa o esforço. Quando o Dinis estiver cá fora, logo se vê. Como tu bem disseste é aos pais que cabem todos as decisões relacionadas com ele (ao lado das quais a cor dos lençóis é um pequeno pormenor :P) e estou certa que a tua cunhada, madrinha ou não, há-de encontrar o seu lugar de tia. Aí fará sentido, logo desde de início, pôr os pontos nos is.

                            Neste momento, acho que não te deves chatear, a única coisa que podes começar a orientar é as visitas maternidade/casa que começam por ser o primeiro stress familiar.



                            Um beijinho. Não penses mais nisso e aproveita o teu descanso.
                            [hr]

                            Laranja

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Situação complexa... Alguém tem ideias sobre o que posso fazer?

                              Eh pá... Eu tenho uns amigos que também lidam com a infertilidade e dói-me imenso ver o olhar de tristeza dele enquanto sorri para a minha filha. Somos da mesma idade e quase irmãos...

                              Dito isto, acho que não estás a ser exagerada. Exagerada sou eu quando ouço a minha sogra a dizer "A minha menina isto ou aquilo". Não gosto, a menina é minha, mas relevo...



                              Espero que corra tudo bem
                              2 filhotes lindos

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X