Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Sogra e não só...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Sogra e não só...

    Olá!
    O meu "problema" não é tanto da sogra, pois essa nem me aquece nem me arrefece. A verdade é que tanto a minha sogra como a minha cunhada eu simplesmente não nutro sentimentos por elas... São duas mulheres da aldeia completamente (apesar da minha cunhada ter 19 anos), que vêm a bebé como um ser à parte e não como um membro da família delas. Quero dizer com isto que, por exemplo, ás vezes vou a casa da minha mãe, ela vê a bebé, mete-se com ela e se ela chora é capaz de ser ela a tomar conta dela naquele bocado, não ma "rouba" do colo nem pouco mais ou menos, mas ajuda-nos no bocadinho que passamos lá em casa. Já nas raras vezes que vamos a casa dos meus sogros a menina é um Menino Jesus autêntico, que se não for eu a mexer nela ou a pegar (se estiver acordada) a coitada não sai do ovo e tem duas cabeças a idolatrá-la... Passe a gente lá 10 minutos ou duas horas!
    Outra característica delas, e esta sim irrita-me bastante, é as "saudades"... Todos os dias eu oiço o telemóvel do meu marido a tocar... E é sempre o costume! Temos saudades da bébe, como é que ela está? Dormiu bem? Quando cá vens para a gente a ver?

    A ver se eu consigo explicar bem... Eu entendo e sou a primeira a queres que a família dele tenha um papel na vida da minha filha, pelo que entendi há sogras bastante piores! Eu só não entendo como podem gostar sequer de um bebé quando nunca pegaram nele, ou vestiram-lhe um sapatinho sequer. Como podem ter saudades de algo que está no meu colo ou no ovo e para o qual eles só olham? Que família tão seca... E se vierem cá a casa a história é a mesma, não fazem um esforço por manter uma conversa comigo, ou mesmo com ele (que é filho e irmão!) e passam os 10 minutos ou as duas horas especadas a adorar o menino Jesus.

    Outra conversa foi o primeiro dia em casa. Eu quis dormir, então tirei um biberon de leite meu para o meu marido lhe dar para eu conseguir descansar pois não tinha dormido nos 3 dias no Hospital. Não é que uns minutos depois chegam elas as duas, de surpresa, sem avisar e oiço o meu marido a dizer-lhes para não falarem alto para não me acordarem. Foi a mesma coisa que dizer nada... Tive de lhe mandar SMS para o telemóvel a dizer para elas se irem embora e que não queria visitas até recuperarmos o sono e nos habituarmos aos novos horários da bébe. Não sei ao certo o que lhes disse, facto é que não puseram cá mais os pés. hihi

    Mas a parte pior nem são elas... É a avó do meu marido, portanto uma das bisavós dela... Não pode vir cá a casa porque não consegue andar bem, então nós temos que ir lá. Mas no outro dia fomos lá a casa e não estavam que tinham ido lanchar fora. No outro dia foram comprar uma prenda para ela. Quando há corridas de touros lá vão eles. Andam sempre a passear mas não podem cá vir. Por outro lado ainda bem que assim eu controlo o tempo que passo com eles. :3d: No outro dia telefonou para o meu marido lavada em lágrimas... Que não tinhamos ido lá a semana toda e que estava convencida que iamos naquele dia e que não fomos e que já não gostavamos dela e que era eu que não o deixava ir lá mostrar a menina e que pelo menos uma vez por semana TEMOS que ir lá. O que vale é que nesse aspecto tenho um marido cinco estrelas que lhe disse: Temos? Então temos um bebé pequenino, temos a casa toda desarrumada, roupa por passar e querem visitas? Há coisas para fazer, andamos cansados. Tenho que aproveitar o fim de semana para ajudar porque já vou trabalhar e depois ela fica sozinha com a menina não consegue fazer nada.
    Quando lá fomos mandou logo a boca que para os meus pais não estávamos cansados. Os meus pais têm um pronto-a-comer, nós vamos lá todos os dias buscar comida de graça, porque ajuda-nos nas contas e é menos uma coisa que fazemos cá em casa - comida.
    E depois quando lá vamos tenho de estar a ouvir as coisas de antigamente que não têm jeito nenhum nos dias de hoje. Como "A menina está com soluçoes, mete um pelo de cobertor na testa" "A menina está a sorrir, é para a lua" "A menina está a chorar, deixa-a chorar que limpa o ar dos pulmões" E sempre que ela boceja tem de a benzer... E temos de a batizar rápido porque coitadinha não tem nome ainda. Entre outras, que são tantas que me vou esquecendo. Tenho mesmo de me rir, mas isto tudo junto começa a dar vontade de não ir lá!

  • #2
    RE:

    Olá

    É sempre dificil opinar sobre pessoas que não conhecemos e cada um tem a sua maneira de ser. Mas já pensaste que elas podem não pegar na bebé porque acham que tu podes não gostar? Há muita mães que não gostam... Porque não lhes passas a menina para o colo para ver qual a reacção?
    E deixa lá esses ditados antigos, a minha avó paterna também ligava a essas crendices e hoje em dia acho imensa piada em saber. Nem toda a gente tem a nossa sorte de ter acompanhamento médico na gravidez, no tempo das avós não era assim, tinham de ligar a outras coisas.
    Por exemplo, a minha sogra que é uma mulher da cidade, que trabalhou que faz voluntariado numa biblioteca e que teve os dois filhos numa Maternidade (41 e 47 anos, não era comum naquela altura) ainda me diz que se estou com azia é porque a bebé terá cabelo:-"
    Maria Luísa, 20. Junho. 2008

    Comentar


    • #3
      RE:

      eheh, a minha bebé nasceu com imenso cabelo e ela perguntou-me logo se eu tive azia...

      Quanto ao colo eu já lhes disse para segurar nela, mesmo na maternidade quando a apanharam mais vezes acordada. Têm medo de segurar em bebés (o que é estranho pois a minha sogra teve dois filhos e a minha cunhada está a aprender a cuidar de bebés e crianças para ser ama/educadora de infância :? ) e "não tem jeito nenhum pegar nos bebés dos outros" (está entre aspas porque é uma frase da minha sogra...) Eu já disse ao meu marido, a bébe não é "dos outros" é nossa, e deles também! Mas é um conceito estranho de demonstração de sentimentos naquela família... É tudo tão seco que me entristece. Mas pronto, isso já não é motivo para eu me queixar, só tenho pena que seja assim para a minha filha - neta deles - porque eventualmente vai crescer, e vai sentir isso. Mas na altura logo se vê.

      Comentar


      • #4
        RE:

        Ai Sara, se tu soubesses o que eu dava para que a familia do meu marido fosse assim... Estas pegam, abanam, jogam ao ar, estrafegam, apertam...è taoooooooo irritante... Acordam-no, fazem barulho só p o conseguirem pegar oa colo. Bah... Tou farta!

        Comentar


        • #5
          RE:

          lolol.....Sei ke tem uma graça saloia mas ja ri um bocado. Olha pensa ke como tens so um bebe é mais facil controlar, kando sao 2 ha sempre um ke ta ali á merçê, para ser levado e abanado de colo em colo. Tirar um bebe do colo da mae é pura falta de educação...nem mais!!!
          essa das saudades tbm me parte toda, saudades doke??de estar a olhar ou ao colo 5 minutos???podemos gostar e ate amar mas saudades temos kando passamos tempo com alguem e por momentos nao temos essa pessoa por perto.
          Parece me ke tas a engolir sapos, ate ao dia em ke te vais passar.











          http://lb2m.lilypie.com/F4G4p1.png

          Comentar


          • #6
            RE:

            É... já li aqui e concordo... "sogra não é família, é castigo!!!"

            A minha é um doce: viu o neto quando ele nasceu e no dia em que fez 6 meses, porque o filho decidiu que tinhamos que ser nós a ir mostrá-lo! Chapada de luva branca...
            E mora apenas a 25 km, no centro da cidade... É muito longe, não dá jeito... Mas vai quase todos os meses para Lx visitar o filho mais novo e a netinha... :banghead:

            Quem perde é ela, não é?
            Bjocas,
            Daniela

            Comentar


            • #7
              RE:

              Inserido Inicialmente por CMartins
              Ai Sara, se tu soubesses o que eu dava para que a familia do meu marido fosse assim... Estas pegam, abanam, jogam ao ar, estrafegam, apertam...è taoooooooo irritante... Acordam-no, fazem barulho só p o conseguirem pegar oa colo. Bah... Tou farta!
              Só de ler isto apetece-me subir pelas paredes. A minha cunhada e a minha sogra fazem o mesmo! Acordar a bébé para lhe pegar. E ela é terrível para dormir, tem dias que os passa todos a corar quando entra no ciclo de dormir mal, mamar mal, dormir mal... Depois eu que me lixe e a criança também, elas vão-se embora!
              Qualquer dia faço como fiz com a minha filha mais velha. Elas são sensíveis apenas àquilo que as afecta a elas, por isso, quando estavam doentes e o meu marido lhes disse que era uma irresponsabilidade virem a nossa casa, ligaram-me e perguntaram então agora não posso ir ver a minha netinha (falsa). Eu respondi que sim, mas que depois tinha que faltar ao emprego (trabalha por conta própria) uando ela adoecesse que eu não podia faltar. Remédio santo!

              Comentar


              • #8
                RE:

                hi hi hi

                haja paciência
                Eu pertenço ao grupo das sogras chatas, aquelas que se poem à volta a mexer a falar a ver se ela acordava para pegar ao colo, que se sentava ao pé de mim e a mexer na carolina quando ela estava a mamar (que me irritava profundamente), see estiver a dar de comer à minha piolha põe-se no outro canto a gritar feita parva e a dizer que ela quer ir para o colo da avó
                Um dia disse-me que queria pegar nela porque eu tinha muito tempo para estar com ela, nesse dia ate fui mal educada e saltou-me logo a tampa

                Sabes que mais? paciência,muita paciência
                enquanto são como a tua ao menos não chateiam muito

                bjks

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Tive muita paciência... Até ao sábado passado!
                  Fomos a casa dos meus sogros e estavam lá os avós dele. A avó dele quando sou a pegar na menina nem se atreve a abrir a boca. Acho que já me topou. Mas quando é o meu marido, o neto dela, não se cala... Mãe é mãe, andámos 9 meses com eles cá dentro, damos de mamar e faz parte da nossa natureza sermos maternais. Um pai demora o seu tempo a adquirir isto, e o meu marido nesse aspecto é 5 estrelas! Durante as 3 semanas que esteve de licença eu praticamente só dava de mamar, pois tinha muitas dores ainda. Ele nunca teve bebés chegados na família e a filha foi o primeiro recém-nascido que ele pegou ao colo e desde o primeiro dia que eu vejo que ele tem muito medo de fazer algo mal, mas quer aprender e insiste e acho muito bem. (Eu tenho um irmão e um primo direito muito mais novinhos que eu, por isso lembro-me de os ajudar quase a criar, logo as bases já cá estavam)

                  Entretanto estavamos lá em casa, o Pedro foi-lhe mudar a fralda, achei que devia ser ele para mostrar que ele também toma conta dele, e pronto, nem liguei muito a isso. Nós temos um troca-fraldas de espumas que vem agarrado a malinha dela, para podermos mudar em cima da mesa por causa das costas, tanto nossas como do bebé. E começa a avó dele.
                  1º "Ai Pedro que fazes mal ás costas da bebé"
                  Depois de a ter mudado ela tava toda contente, sentou-a na borda da mesa, mas a segurar logicamente, para ver se ela sorria para eles verem
                  2º "Olha aí as costinhas da menina não a largues ela é muito pequenina, pega ao colo que isso não é posição para estar"
                  Pegou nela e meteu-a em pé na mesa porque ela continuava toda a contente
                  3º "Ai Pedro ela é tão pequenina ainda, não queiram metê-la já a aprender a andar, olha que a vizinha não sei quantas que a filha nasceu no mesmo mês que a tua irmã meteram-na a fazer isso para ver se andava primeiro que a tua irmã e mesmo assim não conseguiram." (isto é mentira, confirmado pela minha sogra)
                  Isto tudo num intervalo de 3 minutos, sem parar, e o meu marido já nem liga não lhe dizia nada. Até que...
                  4º"Ó Sara, vocês não a peguem lá em casa como o Pedro a está a pegar que ela ainda é pequenina, não é preciso ter pressa para ela andar. Olha abriu a boquinha, faz-lhe uma cruzinha, faz Sara"

                  E eu: "Chega, sempre que é o Pedro a pegar você não se cala. Há-de conseguir fazer com que ele pense que não sabe tomar conta da filha! Sabemos minimamente o que estamos a fazer e o que não sabemos, estamos a aprender e havemos de aprender. Quando a sua filha nasceu também teve de aprender. Se quiser ajudar e dar conselhos eu agradeço, mas se é para criticar e mandar abaixo, dispenso. E não vá dizer nas minhas costas que eu não a quero mostrar a vocês porque vocês são família e isso nunca me passou pela cabeça!" (tive para acrescentar que é uma estupidez pegada pensar que se pomos um bebe de um mes em pe é porque queremos que ele ande mais rapido...)

                  E o meu (grande sogro): "Ela tem razão" :badgrin: Poucas palavras, mas suficientes. E o meu marido calado, mas a rir-se interiormente. Eles já não ligam porque aquilo vem já de há muuuitos anos, mas a mim incomoda-me, pronto.

                  E pronto, mais uma aventurinha... Há que ter muuuita paciência.

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Inserido Inicialmente por ninha77
                    Um dia disse-me que queria pegar nela porque eu tinha muito tempo para estar com ela, nesse dia ate fui mal educada e saltou-me logo a tampa

                    bjks
                    A minha também dizia isso. Acho uma falta de respeito! E também me saltou a tampa, foi remédio santo!

                    E também dizia que o meu filho só conhecia a mãe. Ao que eu respondi logo que era o que bastava, tendo mãe e pai estava ele bem. :lol:

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X