Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

agora estão na fase da agressão

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • agora estão na fase da agressão

    Mais uma grande dúvida, de há um mês para cá que os meus filhos batem um no outro, principalmente o Francisco, nos primeiros dias ouvia-os rir à gargalhada, ia ver estava o Francisco a dar chapadas na cara do irmão e riam-se os dois à gargalhada, separava-os e explicava-lhes calmamente que não se batia, mas continuavam sempre a rir.
    Achei sempre que era uma fase, mas agora todos os dias o Francisco tem batido no irmão, já tentei de tudo, falar, ralhar, até uma palmada na mão lhe dei e desespero pois ele ri-se sempre, eu ralho e tanto um como outro desatam-se a rir, no início ralhava ainda mais por se estarem a rir, mas agora acho que é pior, parece mesmo que não percebem que estou a ralhar, sinto-me mesmo impotente e baralhada, porque nesta idade sei que ainda não percebem certas coisas, mas por outro lado acho que já percebem e estão a fingir que não entendem e ainda gozam comigo, acho mesmo que me estão a testar.
    Outro dia estava cada um na sua cama e eu estava a estender a roupa de repente ouvi o Rodrigo chorar e fui logo a correr, então estava o Rodrigo sentado e o Francisco em pé a puxar os cabelos do irmão parecia que estava a puxar as rédeas do cavalo. O Rodrigo chorava e o Francisco ria à gargalhada. Fui logo a correr e comecei a ralhar e mais uma vez o Francisco começou a rir à gargalhada, parecia que não percebia, ria-se como se eu estivesse a dizer continua estás a ir muito bem e sim ralho de forma firme.
    Por um lado acho que uma palmada não faz mal a ninguém, por outro acho que estar a bater sistematicamente também não é pedagógico, assim como também não acho muito normal estar o dia todo a ralhar, às vezes ignoro e penso que tanto um como outro tem que se saber defender e que desta forma estão os dois a aprender a viver e a defender-se, acho que não posso estar sempre a protegê-los, mas por outro acho que ainda são muito pequenos, que raio de dilema.
    Com os vossos filhos isto também aconteceu ou acontece e como agiram vocês?

  • #2
    RE:

    Olá amiga Lieber
    pois, cá em casa é a mesma coisa, se bem que agora já está melhor. Andar a cavalo em cima da irmã é um clássico... Por um lado, as coisas melhoraram bastante, porque já não andam atrás uma da outra ao estalo, mas por outro, quando se zangam batem-se à séria, com direito a puxões de cabelo e tudo. Eu tento não interferir muito. Se houver choro,, tiro imediatamente uma de cima da outra e ralho, cada vez mais zangada :? e digo que não se bate. Normalmente depois de umas vezes nisto elas param e vão brincar a outra coisa. Concordo contigo, palmadas sistemáticas não levam a lado nenhum, até porque acho que eles ainda são muito pequenos para associar o castigo/consequência à asneira, mas é uma chatice estar sempre a ralhar... não é fácil encontrar um equilíbrio.
    pode ser que as mamãs com filhotes mais crescidos tenham mais soluções

    bjs
    Felicidades,
    Rita, Margarida e Joana


    Receitas e outras aventuras de vida doméstica

    Comentar


    • #3
      RE:

      Bem, é mm isso uma fase... mas é mt desesperante, pq com essa idade vêem a agressão como uma brincadeira, não entendem que estão a fazer mal ao outro. O melhor é intervir, sim, mas nesta fase o ralhar não resulta muito...Experimenta afastar o que estiver a agredir, ele vai protestar, claro, e pode ser que associe o "castigo" à agressão. Outra coisa que eu fazia quando as minhas gémeas ficavam incontroláveis era agarrar a que se estivesse a "passar" por trás, prender-lhe firmemente os braços e não a soltar durante algum tempo, enquanto dizia "isso não se faz", "não podes (bater, atirar com o brinquedo, etc). Um pouco mais velhas (por volta dos 2 anos) perguntava se iam repetir x, se já as podia soltar e o curioso é qyue nunca me mentiam! A ideia é quebrar a espiral de disparates, pq a mim tb me acontecia isso, se ralhasse ou batesse ainda era pior, riam-se e reforçavam o mau comportamento.
      A partir dos 2 anos já percebem bem a diferença entre o certo e o errado mas até lá é mt complicado, temos que associar o mau comportamento a uma privação...

      Comentar


      • #4
        RE:

        São fases que vão e vem, mas não passame sim melhoram.
        Os meus também brigavam de vez em quando e ainda brigam.
        O que eu fazia quando eles eram mais pequenos era evitar os brinquedos mais duros que pudessem magoar a sério. Uma vez eles ganharam um peiano da imaginárium com um martelo para acertar nas cores... estão a ver para que serviu o martelo, não estão?
        Quando começaram a compreender mais o significado do certo e errado, punha sentado no sofa de castigo o que fez asneira.
        Como a Verónica disse, também vai haver a fase das agressões verbais.
        Cá em casa era sempre "tu és um xixi", "tu és um cocó" e o supra-sumo "tu és uma sanita" Isto é que os deixava mesmo furiosos.
        As brigas vão existir sempre.
        Faz parte do crescimento, mas vão diminuir com o tempo.
        Paciencia
        Solange e anjinhos.
        Também estamos no GRUPO DE GÉMEOS


        Comentar


        • #5
          RE:

          Obrigada a todas a ajuda que me deram, foi mesmo preciosa. :cheers2:

          certificaram o que eu ás vezes pensava:

          Rsc: … eles ainda são muito pequenos para associar o castigo/consequência à asneira…
          Becas:…pq com essa idade vêem a agressão como uma brincadeira, não entendem que estão a fazer mal ao outro…
          A ideia é quebrar a espiral de disparates, pq a mim tb me acontecia isso, se ralhasse ou batesse ainda era pior, riam-se e reforçavam o mau comportamento. - (exactamente o que me acontece a mim)
          veronicavri: Com a idade dos teus nao sera a melhor forma de castigar, mas continua a afirmar-te e a dizer q os manos devem ser amigos e nao bater.
          De qq forma as brigas entre irmaos sao normais e principalmente entre gemeos q passam pelas mesmas fases ao mm etmpo e veem op mundo q os rodeia com a mesma prespectiva, sao mto competitivos.
          turuna2003: São fases que vão e vem, mas não passame sim melhoram.

          Acho que me precipitei, tive medo que estivessem a aprender a serem desobedientes, mas pensava também que nesta fase ainda era cedo para isso (quanto mais o tempo passa mais dilemas encontro). Tive receio de deixar andar e que as coisas piorassem, mas por outro lado achava que era eu que acabava por lhes mostrar as várias formas de agressividade (quando ralhei e quando dei a palmada na mão do Francisco), porque cada vez que ralho ficam os dois a olhar para mim, sem entenderem o que se está a passar, tipo esta coitadinha pirou!!! :crazy:
          Percebi também que ao ficarem a rir-se depois de eu ralhar é mesmo porque não fazem ideia de que estão a fazer mal e não porque me estão a testar (realmente agora penso como pude imaginar já isto).
          O que costumo fazer é separá-los, tento distraí-los com outra coisa para os despistar, ou dizer que ao mano só se dá festinhas e beijinhos e faço-lhes a demonstração (mas uma ou duas vezes quando tentei esta última o Francisco ia dar um beijinho ao irmão e logo a seguir pregava-lhe uma bela dentada (os dentes estão a nascer) uma vez o Rodrigo ficou com o dente do irmão marcado na bochecha, senti-me mesmo pequenina, estava ali a ensinar para o boneco) mas achava que isso por si só não os fazia distinguir o que está certo ou errado.
          Irei continuar a mostrar-lhes as várias formas de carinho, como tenho feito, mas sem dúvida que ralhar e bater não o farei mais. Tentarei agora pôr em prática alguns dos vossos conselhos e estou convencida de que obterei sem dúvida melhores resultados.
          Agradeço mesmo muito os vossos testemunhos porque me fizeram perceber que estava a proceder de forma errada irei ter agora a oportunidade de me corrigir e sem dúvida que será mais fácil encontrar o tal equilíbrio de que falaste Rita, porque já consegui ver onde e como estava a errar.
          Gostei de ler as zaragatas dos vossos filhos, já me ri à custa delas, então as da turuna, todas vocês me deram uma pequena amostra do que me espera .
          Verónica eu sei que a paciência tem de ser muita e que nos próximos anos ainda terá de ser maior, não prevejo bonança nos próximos 10 anos (tantosssss), mas sinto-me mesmo muito insegura em certas coisas, ainda por cima de 15 em 15 dias ou de mês a mês surgem novas fases, fases completamente diferentes umas das outras (digo isto porque aos 9 meses eu andava preocupada porque o Francisco roubava todos os brinquedos que o irmão tinha na mão e eu comecei a achar que não era normal, fui lhe dizendo que tinha que deixar o irmão brincar, se queria brincar com o brinquedo do tinha de esperar a sua vez (meu deus eu já andava nisto aos 9 meses) sei que andámos nisto um ou dois meses, até que essa fase acabou. Agora é o Rodrigo que tira tudo da mão do Francisco, mas o mais giro é que o Francisco dá-lhe tudo, não se chateia nada e mesmo quando o Rodrigo não pede, lá vai ele dar ao irmão, já aconteceu o Rodrigo não querer o que o Francisco lhe estava a dar e o Francisco começar a ralhar e a guinchar, agora vejo que há imensas fases e que num mês tudo pode mudar e não é preciso eu estar sempre a interferir porque eles entendem-se melhor do que eu penso e terei muito tempo futuramente para lhes ensinar, não que não o faça, mas já não faço disto uma preocupação, já levo isto numa boa), o que vale é que monotonia é coisa que não sentimos, mas ás vezes fico mesmo sem saber se estou a proceder ou não da melhor forma e acredita que é aqui que venho aprender, sem dúvida que vocês são uma grande escola para quem é novata e inexperiente na educação de filhos gémeos, ainda por cima a literatura nesta área ainda é muito escassa.
          Mas pronto confesso que ás vezes tento contar até 100, só que chego ao 10 e eles já estão a fazer das deles, é preciso muita, mas muita pachorra!!! o que vale é que eu até gosto.

          Obrigada a todas vós um beijinho muito grande.


          Comentar

          slot_bottomleaderboard_post

          Collapse
          Working...
          X