Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Esquema de refeições - bebé de 12 meses

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Esquema de refeições - bebé de 12 meses

    Olá

    É a primeira vez que escrevo neste fórum, apesar de volta e meia o consultar.

    A minha filhinha fez há pouco tempo 1 ano e ando sem ideias sobre o que lhe dar de comer. Vivemos no estrangeiro e a teoria da pediatra de cá era a de dar uma alimentação um bocado restritiva até fazer 1 ano (nada de lacticínios - só o meu leite ou leite em pó; etc, etc), mas agora a partir do aniversário diz que já pode comer de tudo um pouco. Ora, eu não sei bem por onde começar a variar nas comidas...! Comecei a dar-lhe iogurtes naturais com fruta e ela gosta muito. De queijo também gosta. Mas de resto, não sei bem o que lhe dar de comer. O esquema dela é mais ou menos este:

    de manhã - leite

    ao almoço - um boião de comida (cá há uma enorme variedade de pratos e ela gosta muito. Alguns têm pedacinhos e ela come-os bem, mas quando há coisas sólidas a mais já não quer. Às vezes eu cozinho e ela come, se estiver tudo passado. Já experimentei dar-lhe coisas mais sólidas, mas ela a meio desiste e faz birra. Acho que a minha comida é demasiado seca, ela gosta de molhos tipo bolonhesa, como vêm nesses boiões. Alguma sugestão?)

    ao lanche - papa, mas agora dou iogurte com fruta (antes dava a fruta ao almoço, mas agora passei para o lanche)

    ao jantar - papa

    antes de dormir - leite (mas pouquinho, que ela não gosta muito de leite em pó)



    Até agora tenho estado a dar-lhe 2x por dia papa, mas acho um desperdício, acho que ela bem podia comer coisas melhores, mas não tenho grandes ideias. O iogurte é bem pensado, mas acho que não a enche e ela não é propriamente uma balofa que precise de comer pouco.

    Obrigada desde já pela ajuda!!



    m.bi

  • #2
    RE: Esquema de refeições - bebé de 12 meses

    Ola!



    Se percebi bem a tua filha ianda come tudo passado, certo?



    Entao o ideal é começares por fazeres pures, mas usando ingredientes novos e degarinho ires deixando as coisas menos migadas. Sao comidas semelhantes aos boiões salgados, ams feitos me casa. Exemplos



    - batata, cenoura e peixe cozido, podes por ervas aromaticas se quiseres. Depois migas com o garfo (cuidado com as espinhas) e poes um fio de azeite

    - jardineiras, com um refogado leve feito em azeite, um pouco de carne (começa pelo frango que é mais tenrinho), batata, cenoura, ervilhas,... Migas como molhinho e e desfazes bem a carne

    - peixe estufado com tomate. Se arranjares massa miuda, tipo cuscus ou pevides pode ser que aceite porque nao é preciso mastigar muito

    -borrego com maça, no fim picas o borrego e esmagas a maça



    O ideal é terem sempre legumes, para nao ser obrigatório dar sopa. Se quiseres dar sopa (que é um optimo habito) reduzes a quantidade. Como sao pequenas quantidades cozinhar no microondas é uma boa alternativa e rapida. Os estufados podes congelalar outra porçao e depois é so descongelar e aquecer.



    Eu recomendaria que substuisses a papa do jantar por uma sopa, que pode ter um bocadinho de carne ou peixe, ou se se os horários permitem das-lhe apenas a sopa de legumes e ofereces um pouco da vossa comida. se aceitar optimo,. senao ja comeu o mais importante. A sopa tambem podes fazer no microondas (pirex, um fundo de agua, os legumes base em pedacinhos pequenos e alguma folha de um verde) e é imporatnte ires variando para nao enjoar.



    Beijinhos



    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      RE: Esquema de refeições - bebé de 12 meses

      Obrigada pelas dicas.

      Vou experimentar isso mesmo!

      Comentar


      • #4
        RE: Esquema de refeições - bebé de 12 meses



        Olá,



        Sou sincera...nunca fui grande fa das papas....e o pediatra também concorda comigo.

        Para crianças com pouco peso ou que tenham dificuldade em comer, aceita-se, como o JH sempre teve um bom apetite e sempre comeu tudo, so de vez em quando e em dias de festa é que come as papas as refeições.



        Ultimamente é que tenho feito um truque para ele dormir melhor.

        No ultimo biberão, para dormir, junto ao leite um pouco de papa para ele dormir melhor.



        Olha o JH começou com as sopinhas ao 6/7 meses.

        Hoje em dia quer ao almoço quer ao jantar come sopinha, e depois complemento com a nossa comidinha....desde que não muito puxada, ou desde que não sejam fritos.



        A alimentação dele é a seguinte:



        de manhã - leite ou iogurte/fruta

        meio da manhã: fruta ou iogurte (depende do que comeu de manhã ao acordar);

        ao almoço (13h) - sopa + nossa comidinha (massa com carne, empadao, arrozz, legumes cozidos....)

        ao lanche - fruta ou iogurte, bolacha...vou sempre variando...

        Jantar (19h) - sopinha

        20/21h vem sempre petiscar do nosso jantar....geralmente como sempre um pratinho de comida;

        Tento não fazer a comida com muitos refogados nem muito apurada...diminui um pouco no sal. Posso dizer que hoje vamos comer empadão ao jantar e tenho a certeza que ele vai adorar o pure de babata...depois cozo também um pouco de cenoura para or no prato dele e misturar com o pure de batata

        22/23 - leitinho com um pouco de papa no biberao e adormece de imediato.



        Tenta ver na parte das receitas que tem receitas optimas que podes experimentar.

        Comentar

        slot_bottomleaderboard_post

        Collapse
        Working...
        X