Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mães que amamentam: Quantas refeições de sólidos por dia?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Mães que amamentam: Quantas refeições de sólidos por dia?

    O meu bebé foi amamentado em exclusivo até aos 5 meses e meio. Na verdade foi até quase aos 6 porque comigo só comia umas 5 colheres de papa e virava-se logo para a mama. Só quando foi para o infantário é que começou a comer bem a papa.

    Agora com 6 meses e 3 semanas come apenas 1 refeição de papa por dia e de resto é mama.

    Já dei uma vez sopa (batata, cenoura, abóbora e um pouco de arroz e um fio de azeite) mas ele não comeu muito apesar de estar muito doce. Acho que vou ter que misturar uma colher de papa ou um bocado de maçã cozida para ver se ele come melhor.

    Será que com quase 7 meses devo passar a dar mais uma refeição de sólidos? Recordo que ele só iniciou os sólidos com quase 6 meses.




    Nasceu com 3890 gr e 52 cm. Parto normal com fórceps e episiotomia às 39 semanas + 2 dias

    Mamou em exclusivo até aos 5 meses e meio e ainda mama

    Dentes: - 9m+29d, - 11m+7d, 3º e 4º quase 13m, 5º e 6º - 14m, - 17m+28d

    1ºs passinhos agarrado aos papás dia 2 de Maio

    Dia em que começou a andar sozinho sem se agarrar a nada nem a ninguém: 29 de Agosto de 2009

  • #2
    RE:

    Eu amamentei em exclusivo até aos 6 meses e ainda hoje amamento.. e a minha filha tem quase 11 meses iniciei os solidos com papa uma vez por dia...dava pelas 7 da noite..passei 1 mês assim com as restantes refeiçoes-mama..comecei nas papas pk a minha filha é magra , depois de 1 mes iniciei as sopas, uma sopa ao almoço, fruta ao lanche, jantar papa e o resto leite materno..ke é de manhã e da refeição entre a fruta e a papa...continuo até hoje assim e a minha filha é mto saudavel...nem seker uma constipação )))))

    espero ter ajudado

    Comentar


    • #3
      RE:

      Olá,

      Amamentei em exclusivo até aos 6 meses. Dos 6 aos 8 meses dava sopa ao meio dia com carne. Dos 8 aos 10meses passei a dar a 2ª sopa ao final da tarde...sopa de peixe.

      come fruta a seguir à sopa do almoço e foi dado o ok para começar a dar um bocadito de pão sem sal de quando a quando.

      Há bébés que com 7 meses fazem uma sopa+fruta e uma papa à tarde...
      Rute e Joana















      Comentar


      • #4
        RE:

        Olá

        Amamentei em exclusivo até aos 6 meses. O pediatra disse para comecar com uma refeição, que eu podia escolher entre sopa (batata e cenoura), papa ou fruta(banana, maça ou pera cozida). 2 semanas depois introduzia outra ate fazer as 3.
        Comecei com a fruta, a semana passada introduzi a sopa e para a semana vou introduzir a papa. Fica assim:

        8h - mama
        11h - fruta
        14h - sopa
        17h - papa
        20h - mama
        3 ou 4 da manha - mama

        Espero ter te ajudado

        beijinhos

        Rita


        [img][/img]

        Comentar


        • #5
          RE:

          Olá!

          Eu também amamentei em exclusivo até à véspera do Pedro fazer 6 meses.

          O plano que a pediatra mandou seguir foi este: durante uma semana, faz uma refeição de papa láctea sem glúten e o resto maminhas. Ao fim desta semana, passa a fazer uma refeição de papa, outra de sopa e o resto maminhas. Ao fim de 10 dias a seguir à primeira sopa introduzimos a fruta crua. A segunda refeição de sopa só quando tiver 8 ou 9 meses.


          Para já, ainda só estamos nas papas, que foram introduzidas no sábado, e a coisa está a correr muito bem!! Espero que com a sopa continue tudo a correr bem!




          28-06-08: Nasceu com 3.870 g - É um menino, o Pedro :d







          Madrilhadas: Inês Duarte, Luna79 e SSC

          Madrinha: Andy78

          Afilhadas: catibe, crismarques, floribella, Piu, vemasaca, Paslourenço, silvia76 e Xanah

          Comentar


          • #6
            RE:

            Ola!

            O meu filhote foi amamentado em exclusivo ate aos 6 meses. Quando começou com os solidos começou logo com 2 refeiçoes, mas seguidas de mama! Normalmente dava um asopa ao almoço e a papa nao lactea com fruta misturada ao jantar.

            A recomendaçao do pediatra foi de nao substituir nenhuma refeiçao de mama, dar primeiro os solidos depois oferecer sempre mama. Como ele foi para a creche ao fim de 15 dias (estavamos de ferias) as refeiçoes de solidos eram as que fazia longe da mae, nem que fosse almoço e lanche! como ele almoça na creche ai nao ha mama. De trade de estou com ele dava, senao dava quando chegava. SE fosse chegar tarde o meu marido dava-lhe a papa com o meu leite.

            As 7 meses introduzi o peixe (por ordem do pedi) e passei a dar um dia papa outro peixe. Aos 8 meses passou a comer fruta de sobremesa ao almoço, fruta engrossada com papa a tarde (seguida de mama quando eu chegasse), peixe ou gema de ovo com verduras e/ou arroz/massa/batata todos os dias ao jantar com mama de sobremesa.

            Aos 9 meses passei a dar um bocadinho de fruta com papa a noite (22/23h) seguida de mama, para ver se me dormia melhor. Mas é mesmo so um bocadinho...

            Ainda hoje (10 meses e meio) se estou com ele ofereço sempre mama depois dos solidos, excepto ao almoço, porque na creche nao quero que sinta falta. Se aceitar a mama optimo. senao nao importa. Durante a noite e de manha ao fim de semana mama a pedido, como sempre. Ainda nao introduzi outros lacteos.

            Beijinhos

            Rute

            O meu parto de 14 dias
            Bebes e Mamas marcianas de 2008
            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

            Comentar


            • #7
              RE:

              Inserido Inicialmente por rbalmeid
              A recomendaçao do pediatra foi de nao substituir nenhuma refeiçao de mama, dar primeiro os solidos depois oferecer sempre mama.
              Excelente recomendação! Aliás, o mais recomendado é mesmo dar mama primeiro seguido dos sólidos, pois o leite materno deve ser o principal alimento e o resto deve ser complementar, mas se não concordarem em fazer assim e se estiverem com o bebé, podem e devem oferecer sempre maminha para complementar a refeição!

              Jocas
              Patrícia Paiva
              - Educadora Perinatal
              - Conselheira em Aleitamento Materno
              - Professora Ginástica para Bebés

              BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

              Comentar


              • #8
                RE:

                O meu filhote completou os 6 meses de vida e amamentação exclusiva ontem
                De acordo com a pediatra devo introduzir papa ao jantar a partir de agora. Está-me a custar....e ainda não o fiz, mas será dentro de dias.

                Vou preparar as papas não lácteas com o meu leitinho, mas li aqui que também as preparam com fruta? Penso que foi a rbalmeida, como fazem?

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Olá! Eu comecei aos 5 meses com sopa e fruta ao almoço, aos 6 meses e meio senti que ele precisava de mais qualquer coisa, porque ficava com fome e comecei papa ao lanche. Agora, aos 7 meses o pedi mandou dar sopa e fruta ao almoço, sopa ou farinha de pau ao jantar e se quiser papa a meio da tarde, ou só maminha...

                  Ele faz:
                  9h maminha
                  12 sopa + fruta
                  15 maminha
                  18 papa
                  21 maminha

                  vai passar a fazer:
                  9h maminha
                  12 sopa + fruta
                  15 maminha ou papa
                  18 sopa ou farinha de pau
                  21h maminha

                  bj

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Inserido Inicialmente por María
                    O meu filhote completou os 6 meses de vida e amamentação exclusiva ontem
                    De acordo com a pediatra devo introduzir papa ao jantar a partir de agora. Está-me a custar....e ainda não o fiz, mas será dentro de dias.

                    Vou preparar as papas não lácteas com o meu leitinho, mas li aqui que também as preparam com fruta? Penso que foi a rbalmeida, como fazem?
                    Parabens pelos 6 mesinhos! Os do teu bebe e os da tua maminha!

                    Ja te respondi a PM!

                    Mas como so agora vi que estas mesmo a começar os solidos acrescento que é capaz de ser mais facil começares por dar as papas com leite misturado com fruta e engrossado com papa nao lactea. Assim o sabor é mais familiar!

                    Beijinhos

                    Rute

                    O meu parto de 14 dias
                    Bebes e Mamas marcianas de 2008
                    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Olá.

                      Desde Janeiro comecei com as papas, visto começar a trabalhar já no dia 26 #-o
                      Hoje iniciei as sopas.

                      Tenho feito assim:
                      8h/9h - Mama
                      11h/12h - Sopa + fruta (desde hoje, e então tive que dar mama passado 1h e tal)
                      15h/16h - Papa + mama (sobremesa :-$ )
                      19h - Mama
                      21h- Mama
                      Durante a noite às vezes mama por volta das 4h da manhã

                      Claro que os horários não são sempre fixos porque ainda estou em casa com o Afonso. Quando for para a creche, não vai fugir muito dito...tirando a parte de dar mama para ele adormecer e quando lhe apetece








                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Comecei esta semana a dar mais uma refeição de sólidos, a sopa e fruta.

                        Já agora, para se rirem um pouco da minha desgraça, aqui vos deixo os meus horários:

                        0h - mama
                        2h - mama
                        4h - mama
                        6h - mama
                        9h - mama
                        12h - sopa + fruta (no infantário)
                        15h30 - papa (no infantário)
                        18h30 - mama
                        21h - mama

                        Pois no infantário aguenta bem mas em casa é uma desgraça. Sempre agarrado à mama. Ando desesperada por umas 5 horas de somo seguidas, já não peço mais.




                        Nasceu com 3890 gr e 52 cm. Parto normal com fórceps e episiotomia às 39 semanas + 2 dias

                        Mamou em exclusivo até aos 5 meses e meio e ainda mama

                        Dentes: - 9m+29d, - 11m+7d, 3º e 4º quase 13m, 5º e 6º - 14m, - 17m+28d

                        1ºs passinhos agarrado aos papás dia 2 de Maio

                        Dia em que começou a andar sozinho sem se agarrar a nada nem a ninguém: 29 de Agosto de 2009

                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X