Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Farinha de pau e açorda?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Farinha de pau e açorda?

    Olá mamas,

    Farinha de pau e açorda, costumam dar aos vossos filhotes? Como de faz? A minha pimpolha tem 9 meses, têm algumas sugestões de receitas para ela?
    beijinhos

  • #2
    RE:

    Ola!

    Eu dava e ainda dou açorda de peixe. Podes fazer sem refogado (cozendo o peixe com um bocadinho de alho, desfiar e tirar espinhas e adicionando o pao na agua quente, azeite e salsa ou coentros picados),ou então com um refogado levezinho com cebola ou alho frances e depois por agua de cozer o peixe e o resto dos ingredientes.

    Podes fazer de qualquer peixe ou carne, ou entao sem carnes e no fim por uma gema de ovo, mexer bem e deixar cozer...

    A farinha de pau normalmente faz-se refogando a a carne ou peixe e depois engrossando a calda com a farinha de mandioca.

    Outras alternativas sao o peixe cozido com legumes, migado com um fio de azeite, as jardineiras de vitela, coelho ou frango (cuidado para migar bem as ervilhas) e arroz de carne ou peixe muito bem cozido...

    BEijinhos

    Rute


    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      RE:

      Olá,

      A minha adorava farinha de pau, era o que comia melhor.
      Eu fazia assim: cozia um lombo de pescada com 2 pézinhos de salsa ou coentros. Depois de cozido, retirava o peixe e a salsa para o copo da varinha mágica, só com o caldo no tacho, em lume brando ía deitando a farinha e mexendo sempre, deitar pouca quantidade, pq engrossa muito, qd ficar com a consistência desejada, retirar do lume. depois deitar tb no copo e triturar tudo, no fim juntar um fio de azeite e mexer bem. Deixar arrefercer pq fica muito quente.
      Notas: se ficarem alguns grumos, não faz mal pq desaparecem qd se tritura. Ir deitando a farinha aos poucos, pq se ficar muito grossa torna-se muito pesada. As 1ªas vezes, separar um pouco do caldo para um recipiente à parte, no caso de haver algum engano, podemos sempre juntar mais caldo.

      É um prato muito nutritivo, foi-me aconselhado pelo pediatra, mas só no Norte é que é conhecido, no resto do país pouca gente conhece, e pouca gente dá aos bebés.

      Comentar


      • #4
        RE:

        Boas dicas, obrigada mamas!

        Comentar


        • #5
          RE:

          Obrigada pelas receitas: o pediatra da minha filha também recomenda a farinha de pau e eu não sabia como preparar.

          Uma questão: a farinha de pau tem sempre que se cozinhar, não é?




          Comentar


          • #6
            RE:

            Inserido Inicialmente por Mãeaos30
            Obrigada pelas receitas: o pediatra da minha filha também recomenda a farinha de pau e eu não sabia como preparar.

            Uma questão: a farinha de pau tem sempre que se cozinhar, não é?
            Sim tem de cozer. Mas coze num instante. Para veres eu usava farinha de pau para corrigir a consistência das sopas quando me ficavam muito liquidas. Era voltar a por no lume, por um bocadinho de farinha com a mao e deixar levantar fervura.

            Beijinhos

            Rute

            O meu parto de 14 dias
            Bebes e Mamas marcianas de 2008
            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

            Comentar


            • #7
              RE:

              Inserido Inicialmente por rbalmeid
              Inserido Inicialmente por Mãeaos30
              Obrigada pelas receitas: o pediatra da minha filha também recomenda a farinha de pau e eu não sabia como preparar.

              Uma questão: a farinha de pau tem sempre que se cozinhar, não é?
              Sim tem de cozer. Mas coze num instante. Para veres eu usava farinha de pau para corrigir a consistência das sopas quando me ficavam muito liquidas. Era voltar a por no lume, por um bocadinho de farinha com a mao e deixar levantar fervura.

              Beijinhos

              Rute
              Excelente dica, obrigada! Isto é sempre a aprender




              Comentar


              • #8
                RE: Farinha de pau e açorda?

                A farinha de pau foi um sucesso e agora qaundo acontece a sopa ficar demasiado líquida, acrescento e cozo mais um bocadinho: defacto, faz logo efeito e o sabor fica bem agradável.



                Hoje vou experimentar fazer açorda, ainda sem refogado. Uma pergunta: posso fazer duas doses e guardar para amanhã?




                Comentar


                • #9
                  RE: Farinha de pau e açorda?

                  Eu experimentei dar farinha de pau ao meu filho ele mandou-me comer a mim...e eu bem que o fiz porque adoro!

                  Comentar

                  slot_bottomleaderboard_post

                  Collapse
                  Working...
                  X