Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Maminha a seguir à sopa?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Maminha a seguir à sopa?

    Olá a todas,



    a minha bebé tem 8 meses e o seguinte regime alimentar:



    7h30: maminha

    11h30: sopa + fruta

    15h30: maminha

    19h30: papa + maminha



    Ela come muito bem, mas tenho notado que desde que introduzi a papa (aos 7 meses) está a aumentar muito de peso! Além de que tenho receio que a papa seja um pouco pesada para a noite...

    Por outro lado segundo o que leio aqui no PB aos 8 meses ela já deveria comer 2 sopas (uma das quais com carne), certo?



    Estou a pensar passar a papa para o lanche e introduzir a segunda sopa à noite, mas com este novo regime ela irá reduzir a quantidade de leite (ela nao ceia)... será que poderei dar maminha como sobremesa da sopa da noite?



    Alguém me disse que nao se deveria dar leite a seguir à sopa, será verdade? Alguém me poderá ajudar?

    Como vivo fora do país e os regimes alimentares sao diferentes, nem sequer posso perguntar ao pediatra! Para os médicos de aqui está sempre tudo bem...



    Muito Obrigada,

  • #2
    RE: Maminha a seguir à sopa?

    Olá, aqui vão as minhas opiniões:





    SilviaP (09-05-2009)Olá a todas,







    a minha bebé tem 8 meses e o seguinte regime alimentar:







    7h30: maminha



    11h30: sopa + fruta



    15h30: maminha



    19h30: papa + maminha







    Ela come muito bem, mas tenho notado que desde que introduzi a papa (aos 7 meses) está a aumentar muito de peso! Além de que tenho receio que a papa seja um pouco pesada para a noite...



    Por outro lado segundo o que leio aqui no PB aos 8 meses ela já deveria comer 2 sopas (uma das quais com carne), certo? Depende: tens opiniões para todos os gostos. No caso da minha filha, que foi amamentada em exclusivo até aos 6 meses, só introduzi a 2.ª sopa aos 9 meses. A carne comecei a dar por volta dos 8 meses.







    Estou a pensar passar a papa para o lanche e introduzir a segunda sopa à noite, mas com este novo regime ela irá reduzir a quantidade de leite (ela nao ceia)... será que poderei dar maminha como sobremesa da sopa da noite? Disseste que davas papa + maminha, presumo que dês papa não láctea com água e depois dás maminha, é isso?







    Alguém me disse que nao se deveria dar leite a seguir à sopa, será verdade? Alguém me poderá ajudar? Acho que não há problema nenhum... a não ser que ela recusasse a sopa, caso em que dares maminha logo a seguir poderia dificultar ela habituar-se à sopa. Eu nunca o fiz, mas acho que há aqui várias mães que dão maminha como sobremesa.



    E introduzires a ceia (maminha), está fora de questão? Pergunto porque estar sem comer 12 horas (do jantar até à maminha da manhã) me parece muito tempo para um bebé com menos de um ano.



    Como vivo fora do país e os regimes alimentares sao diferentes, nem sequer posso perguntar ao pediatra! Para os médicos de aqui está sempre tudo bem...







    Muito Obrigada,




    Comentar


    • #3
      RE: Maminha a seguir à sopa?

      Obrigada pelas dicas!

      Relativamente ás questoes é o seguinte:



      Eu vivo nos EUA desde Abril, e cá as papas sao todas nao lácteas que depois podem ser feitas com água, leite materno, leite de bebe, etc..., mas na verdade eu uso o leite de bebe (fórmula) para fazer a papa!!! faco 180ml de leite e depois junto a papa e depois ela ainda mama como se nao tivesse comido nada!:w00t:



      Nao há perigo dela nao fazer a ceia, porque acorda sempre entre as 2 e as 4 para mamar!!!



      Ela dá-se muito bem com esta situacao, mas acho que está a ganhar muito peso!



      Já uma questao: Até introduzires 2 sopa o que davas antes ao jantar?



      Obrigada

      Comentar


      • #4
        RE: Maminha a seguir à sopa?

        Olá, SilviaP!



        É importante relembrar que até ao 1º ano de idade o principal alimento do bebé deve ser o leite, por isso o resto é complementar, e é mais importante que ingira uma boa quantidade de leite do que faça muitas refeições de sólidos... Normalmente aconselhamos a dar maminha antes de qualquer refeição pois assim é mais fácil para o bebé ingerir todo o leite que necessita, e depois complementar com os restantes alimentos!



        Por outro lado segundo o que leio aqui no PB aos 8 meses ela já deveria comer 2 sopas (uma das quais com carne), certo? Não sei quando iniciaste os sólidos, mas se foi amamentado em exclusivo até aos 6 meses ainda pode ser cedo para dares 3 refeições de sólidos... Não sei se estás com o bebé o dia todo mas se estiveres podes complementar o jantar com sopa, mas não substituir a mamada, e deverias fazer isso em todas as refeições em que isso for possível, pois se fores substituindo, a bebé vai bebendo cada vez menos leite...



        Estou a pensar passar a papa para o lanche e introduzir a segunda sopa à noite, mas com este novo regime ela irá reduzir a quantidade de leite (ela nao ceia)... será que poderei dar maminha como sobremesa da sopa da noite? Como já referi, a maminha deve dar-se antes, mas se vires que ela não aceita bem antes, dar depois é uma boa opção e se possível fazê-lo em todas as refeições e em regime livre!



        Alguém me disse que nao se deveria dar leite a seguir à sopa, será verdade? Alguém me poderá ajudar? Não se deve dar leite nem nada lácteo a seguir às refeições, mas apenas se não for leite materno pois este dificulta a absorção de certos nutrientes, mas a Natureza é fantástica e com o leite materno isso não acontece!



        Em relação às papas, seria melhor fazeres ou com o teu leite, ou com água e depois complementar com maminha, pois é mais saudável e pode ser isso que a está a engordar em demasia... Faz a experiência!



        Jocas
        Patrícia Paiva
        - Educadora Perinatal
        - Conselheira em Aleitamento Materno
        - Professora Ginástica para Bebés

        BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

        Comentar


        • #5
          RE: Maminha a seguir à sopa?

          Ola!



          Idealmente o leite materno deve ser o principal alimento ate ao ano de idade. O resto nesta fase é complementar e serve para se fazer a transição lenta para uma alimentação mais diversificada. Isso por si so justifica que se pode dar maminha ao bebe sempre que ele peça.



          Para alem disso, se a produçao segue um principio de oferta procura amanetar mais vezes significa ter mais leite mais tempo...



          O pedi do Bruno aconselhou que nao substitui-se nenhuma refeiçao de mama por solidos, a nao ser que nao estivesse com ele. As primeira refeiçoes de solidos foram exactamente o almoço e lanche em que nao estava comigo. Quando aos 7 meses introduzi jantar dava sempre mama depois. Fiz isso ate cerca dos 10 meses e so deixei porque queria que ele mamassse antes de ir dormir e ficava tudo muito pegado. Mas se ele pede ainda hoje dou! Ao almoço nao dava porque como almoça na creche nao queria que ele ficasse com a expectaviva da mama depois. Mas so por isso.



          Beijinhos



          Rute



          O meu parto de 14 dias
          Bebes e Mamas marcianas de 2008
          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

          Comentar


          • #6
            RE: Maminha a seguir à sopa?

            Olá,

            Quanto ao dares maminha depois da sopa, eu não acho que tenha mal nenhum. Eu dava ao Luís. Se achas que ela está a ganhar demasiado peso, eu se fosse a ti retirava a papa completamente, não a passava para o lanche, e apenas lha dava em SOS. O meu pediatra quando foi da Maria (ela só bebia leite artificial, e até era uma bebé bem magrinha) só deixava dar papa 5 vezes por semana, porque dizia que a papa engordava muito e não valia a pena dar mais vezes. Aliás, ele nessas coisa até é diferente da maioria, pois manda introduzir primeiro a sopa e só quando eles já a comem bem começamos com a papa.

            Do Luís, como ele era todo cheinho, eu dava-lhe papa apenas se não tivesse sopa, ou se me desse mais jeito. Nunca tive por sistema fazer uma refeição de papa para ele. E se tens maminha então, melhor... A minha recomendação (apenas como Mãe, não sou profissional de saúde) é que não substituas a maminha (muito melhor!!!) por papa. E sim, aos 8 meses podes dar-lhe duas sopas, com carne, e fruta. E a partir dos 9 com peixinho. Pelo menos foi como eu fiz...



            Bjinhs,

            Rita

            Comentar


            • #7
              RE: Maminha a seguir à sopa?

              Muito, Muito e Muito obrigada pelas vossas dicas!



              A J. mamou em exclusivo até aos 6 meses (apesar de ter sido sempre com a ajuda do Promil).

              A introducao dos sólidos aos 6,5 meses foi feita baseada nunica e exclusivamente no que lia aqui no PB porque vivi na Alemanha até aos 4 meses dela e depois vim para os EUA e quer num país como no outro a introducao dos sólidos é feita de maneira diferente!

              Com 6,5 meses passei a dar sopa + fruta ao almoco e aos 7 meses introduzi a papa nao lactea (feita com leite em pó) ao jantar porque ela acordava muitas vezes durante a noite e por outro lado como li aqui que os bebés necessitam de muito leite durante o primeiro ano, achei que era uma boa forma de ela o ingerir uma vez que o meu já é muito escasso...



              Quanto às vossas dicas, eu estou com a J. o tempo todo (24 sobre 24 h...) por isso dar maminha nao vai ser dificil! Agora relativamente ao jantar é que terei de pensar em algo porque o meu leite nao é de todo suficiente para ela! Talvez exclua a papa da "ementa" e lhe de sopa e maminha! Que acham?



              Bjos e obrigada

              Comentar


              • #8
                RE: Maminha a seguir à sopa?

                ola,

                A minha medica disse que a papa engorda muito, eu optei pordar a papa primeiro a minha filha sem consulta da medica e a minha bebe engordou, só agora esta a manter o peso por causa da sopa.

                Comentar


                • #9
                  RE: Maminha a seguir à sopa?

                  Olá.

                  De acordo com muitos pediatras (e foi o que fiz!), a partir dos 7 meses, eles aconselham 2 refeições diárias de legumes com carne e 2 ou 3 lácteas (leite, yogurtes, papa láctea de cereais).

                  Um exemplo de regime alimentar aconselhado pela minha pediatra:

                  Peq. Almoço: Leite

                  Almoço: puré de legumes com carne e sobremesa de fruta

                  Lanche: papa láctea de cereais ou yogurte com bolacha

                  Jantar: sopa de carne

                  Ceia (eventual): leite

                  Claro que se ainda tens possibilidade de dar mama é uma mais valia, em termos das defesas naturais que passas para o teu bebé, utilizando como complemento do regime alimentar.

                  Eu dei mama até o meu bebé ter 1 ano e utilizei muitas vezes a seguinte estratégia:

                  Peq. Almoço: mama+ biberão

                  Almoço: Puré de legumes com carne/sopa + fruta

                  Lanche:mama+ yogurte/papa

                  Jantar: Puré de legumes com carne/sopa + fruta

                  Ceia: mama

                  Outra coisa, como deves saber existem vários tipos e marcas de papa, umas mais calóricas que outras. Experimenta trocar de papa verificando o valor energético que se encontra na embalagem. O mesmo pode acontecer com o leite.

                  Boa sorte

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Maminha a seguir à sopa?

                    Olá.



                    De acordo com muitos pediatras (e foi o que fiz!), a partir dos 7 meses, eles aconselham 2 refeições diárias de legumes com carne e 2 ou 3 lácteas (leite, yogurtes, papa láctea de cereais).



                    Um exemplo de regime alimentar aconselhado pela minha pediatra:

                    Peq. Almoço: Leite

                    Almoço: puré de legumes com carne e sobremesa de fruta

                    Lanche: papa láctea de cereais ou yogurte com bolacha

                    Jantar: sopa de carne

                    Ceia (eventual): leite



                    Claro que se ainda tens possibilidade de dar mama é uma mais valia, em termos das defesas naturais que passas para o teu bebé, utilizando como complemento do regime alimentar.



                    Eu dei mama até o meu bebé ter 1 ano e utilizei muitas vezes a seguinte estratégia:

                    Peq. Almoço: mama+ biberão

                    Almoço: Puré de legumes com carne/sopa + fruta

                    Lanche:mama+ yogurte/papa

                    Jantar: Puré de legumes com carne/sopa + fruta

                    Ceia: mama



                    E sempre que ele queria dava mama a seguir ao almoço ou ao jantar. Eu notei que sempre que ele comia menos pedia mama a seguir, como seria de esperar. No inicio, isto era frequente e quando se habituou à alimentação já não era necessário dar mama a seguir a estas duas refeições.



                    Outra coisa, como já deves saber, existem vários tipos e marcas de papa, umas mais calóricas que outras. Experimenta trocar de papa verificando o valor energético que se encontra na embalagem. O mesmo pode acontecer com o leite em pó ou leite de vaca.







                    Boa sorte

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Maminha a seguir à sopa?

                      Sílvia,



                      Então, não me parece nada que ela beba pouco leite!!!!



                      Antes de introduzir a 2.ª sopa, o jantar era maminha. Como trabalho fora de casa, ela fazia as duas refeições de sólidos (sopa e papa) durante o dia, enquanto eu não estava.




                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X