Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Posso substituir a papa por mais uma mamada?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Posso substituir a papa por mais uma mamada?

    Meninas, o Gui tem agora 6 meses e na consulta de rotina a pedi disse p ele passar a ter 3 refeições "sólidas" uma sopa de legumas + fruta, uma sopa de carne e uma papa. Esta papa deverá ser dada ao lanche. Ora o Gui é um bebe não muito pesado mas tb n é magro e eu não gosto de papas e quero continuar a amamentar. Então optei por não lhe dar lanche de papa. Assim o menu dele é o seguinte:

    8h: maminha

    11.30h: sopa c/carne e fruta

    13.40: maminha (eu trabalho ao lado do infantario)

    17h: maminha

    20h: sopa de legumes

    23h: maminha

    E dps acorda 1 ou 2 Xs durante a noite e mama uns 5 mins de cada vez.



    Acha correcto ou estou a privá-lo de uma melhor alimentação por não lhe dar papa?





  • #2
    RE: Posso substituir a papa por mais uma mamada?

    Olá, Anabela!



    O teu filhote foi amamentado em exclusivo até aos 6 meses? Pergunto isto porque se foi, então será cedo para ter já 3 refeições de sólidos, pelo menos na minha opinião penso que será muita refeição sólida para o menino digerir, quando o seu sistema estava apenas habituado a digerir o leite, mas se começou a alimentação complementar antes, então gradualmente podes ir complementando as mamadas com alimentos sólidos. E quando falo em complementar, é dar prioridade ao leite materno, que deve ser o seu alimento principal pelo menos até ao 1º ano de idade, e depois complementar com a sopa, ou fruta, pois são estas as recomendações da OMS e a melhor forma de manter a amamentação, complementando com outros alimentos! É claro que isto só faz sentido fazer quando estás com o bebé, se não estás com ele então não vale a pena ires lá antes dele comer, mas nas folgas podes e deves fazê-lo.



    Respondendo à tua pergunta, se achas que as papas não lhe trarão qualquer benefício (e eu concordo contigo), podes continuar a dar apenas mama ao lanche, se achares que há necessidade de complementar podes fazê-lo com fruta ou uma bolachinha e assim não terás de introduzir as papas na sua alimentação!

    Podes ver mais informação sobre amamentação e alimentação complementar aqui: Resumo dos princípios de orientacão para a alimentação complementar da criança amamentada.



    Jocas
    Patrícia Paiva
    - Educadora Perinatal
    - Conselheira em Aleitamento Materno
    - Professora Ginástica para Bebés

    BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

    Comentar


    • #3
      RE: Posso substituir a papa por mais uma mamada?

      Olá Patricia.



      Obrigada pela tua resposta pronta. Relativamente ao q perguntas, o Gui começou a diversificação alimentar aos 4 meses e meio pq aos 5 ele ia para o infantário. Cm entt eu saio por volta das 4h da tarde, sempre q for possivel tenciono dar-lhe de lanche leite materno. Qnd estiver ausente, então sim deixo-lhe papa. Ele na ultima consulta baixou, em termos de percentil de peso, do 75 para o 50. Pessoalmente não acho grave pq ele cresceu uns 5 cms em mês e meio. O que achas?



      Obrigada pela ajuda.

      Comentar


      • #4
        RE: Posso substituir a papa por mais uma mamada?

        anabela76 (31-08-2009)Olá Patricia.



        Obrigada pela tua resposta pronta. Relativamente ao q perguntas, o Gui começou a diversificação alimentar aos 4 meses e meio pq aos 5 ele ia para o infantário. Cm entt eu saio por volta das 4h da tarde, sempre q for possivel tenciono dar-lhe de lanche leite materno. Qnd estiver ausente, então sim deixo-lhe papa. Ele na ultima consulta baixou, em termos de percentil de peso, do 75 para o 50. Pessoalmente não acho grave pq ele cresceu uns 5 cms em mês e meio. O que achas?



        Obrigada pela ajuda.


        Olá, Anabela!



        Os bebés poderão ter algumas variações a nível de percentil, desde que não sejam descidas bruscas não haverá problema. É comum que, com a introdução dos alimentos complementares, ou com o facto de se mexerem mais, ou pelo facto de entrarem para o colégio, ou por terem estado doentes, não aumentem tanto de peso o que pode levar a uma descida no percentil. Não sei se o fazes, mas realmente o melhor será aumentares o número de mamadas, pois esse será o alimento mais completo que lhe podes dar, tenta que faça mamadas completas (em que chegue ao leite final) para receber mais calorias e assim aumentar mais. É claro que não é obrigatório que o faça e não é apenas o aumento de peso que nos indica se está tudo bem, deves também avaliar outros factores:



        Sinais que nos podem dar a indicação de que o bebé está a receber leite suficiente:- O bebé mama várias vezes ao dia (o recém-nascido deve mamar 8 a 12 vezes por dia);

        - Parece satisfeito após a mamada (embora alguns bebés possam ser pacientes após a mamada);

        - Parece saudável e atento;

        - Urina várias vezes ao dia;

        - A urina não tem um cheiro forte;

        - Durante mais ou menos as 6 primeiras semanas de vida defeca entre 2 a 5 vezes por dia (depois das 6 semanas pode haver bebés que estejam alguns dias sem defecar, isto não constitui nenhum problema desde que o bebé esteja a ser exclusivamente amamentado);

        - O bebé aumenta de peso (durante a primeira semana de vida, o bebé perde cerca de 10% do seu peso inicial, entre a 2ª e a 3ª semana de vida o bebé recupera o peso com que nasceu.)



        Idade do bebé - Aumento médio peso por semana

        - até ao 3º ou 4º mês de vida - 113 a 227 g/semana

        - entre o 4º e o 6º mês de vida - 85 a 142 g/semana

        - entre o 6º e o 12º mês de vida - 42 a 85 g/semana



        Jocas
        Patrícia Paiva
        - Educadora Perinatal
        - Conselheira em Aleitamento Materno
        - Professora Ginástica para Bebés

        BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

        Comentar


        • #5
          RE: Posso substituir a papa por mais uma mamada?

          Ola!



          A papa nao é essencial na alimentaçao dos bebes. Se ele fica satisfeito com maminha ao lanche tudo bem. Algum dia que queiras podes dar papa, ate porque dar um dia nao significa que tenahs de dar sempre.

          Agora eles precisam de cereais. Se nao das papa tenta introduzir o pao (por exemplo fazendo uma açorda de vez em quando) ou bolachas. Podes tambem dar de mamar a lanche e depois oferecer pao ou uma bolacha para complementar!



          Beijinhos



          Rute

          O meu parto de 14 dias
          Bebes e Mamas marcianas de 2008
          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

          Comentar

          slot_bottomleaderboard_post

          Collapse
          Working...
          X