Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Como fazer açordas para bebe - ajuda

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Como fazer açordas para bebe - ajuda

    Olá meninas



    será q me podiam ajudar? E o que leva a açorda dos bebes?



    Obrigada



    Tânia e Matilde




  • #2
    RE: Como fazer açordas para bebe - ajuda

    Olá,



    Eu tb não sabia fazer quando as minhas filhotas nasceram....

    A minha mãe ensinou-me a maneira como ela fazia para mim quando era bébé....



    Mergulhas o pão em agua, deixas uns minutos e retiras o excesso de agua com as mãos (espremer, mas pouco)

    Num tacho colocas um fio de azeite e alho, há quem deixe refogar um pouquinho o alho, e des seguida coloque o pãp, e há quem coloque o pãp em simultaneo com o alho e o azeite.

    Depois é confirmar a consistencia, por vezes tem de levar um pouquinho mais de agua, mas pouca.



    Deixar ferver um pouco e já está... :eat:



    pelo menos, assim foi como aprendi e fiz para as minhas pipocas



    bjs



    Carla

    Comentar


    • #3
      RE: Como fazer açordas para bebe - ajuda

      .... Esqueci de dizer, que no final ha quem coloque um ovo cru, o so a gema do ovo e mexa bem... Mas só quando o bebe já como ovo.



      Tb podes verificar o sal... se assim achares necessario, eu nunca colocava.

      Comentar


      • #4
        RE: Como fazer açordas para bebe - ajuda

        Olá!

        Eu faço de maneira 1 bocadinho diferente.

        Eu cozo o peixe com um dente de alho e um bocadinho de salsa.

        Quanto estiver cozido, retiro o peixe e desfio.

        Retiro também o alho e deixo ficar um bocadinho de salsa.

        Na mesma água volto a juntar o peixe desfiado e o pão desfeito aos bocadinhos. O pão deve ser preferencialmente de mistura e do dia anterior.

        Vou mexendo e deixo cozer um bocado. Se for preciso, acrescento água. Como a minha bebé ainda é pequena, no final passo um pouquinho com a varinha. Mas daqui a algum tempo já deixo de passar.

        Depois de estar no prato coloco um fio de azeite.

        Se o bebé já for mais crescido pode sempre pôr-se uma pitadinha de sal.

        É o prato preferido da minha filhota!!

        Beijinhos

        Comentar


        • #5
          RE: Como fazer açordas para bebe - ajuda

          Eu faço como a pediatra me ensinou e comecei a dar a partir dos 6 meses:



          Coloco o pão em água durante cerca de 10' (aprox.)

          Num púcaro ponho um pouco de água e quando está a ferver coloco o pão, depois de expermido (expremo na mão e vou pondo lá dentro)

          Começo logo a mexer com a colher de pau e junto uma gema de ovo.

          Vou mexendo, até ferver durante cerca de 5'. Desligo o lume, coloco o azeite e mexo bem.

          Por fim, trituro para ficar bem em puré.

          O Gui sempre adorou e comeu até cerca dos 3 anos e a Madalena, que está quase a fazer 1 ano, também é fã.




          Comentar


          • #6
            RE: Como fazer açordas para bebe - ajuda

            Eu costumava fazer as receitas da Solange. Aqui estão elas:



            Açorda de Gema



            1 Dentinho de alho

            1 Pão de mistura (de véspera)

            1 Pezinho de salsa

            1 Fio de azeite

            1gema de ovo



            1 - Começar por fazer um leve refogado com o alho picado e o azeite. Juntar um copo médio de água. Temperar com a salsa picada.

            2 - Deitar o pão em pedaços, tapar e deitar cozinhar um pouco para que a água do refogado seja absorvida. Não deite muito pão. É importante que a quantidade de pão seja proporcional para a quantidade de água adicionada, para que a açorda fique húmida. Ajuste se necessário com mais água.

            3 - Deixe cozinhar até o pão estar bem molhadinho, em lume brando.

            4 - Num prato á parte, bater a gema. Deitar um pouco da água do refogado na gema e misturar bem, mexendo sempre.

            5 - Sempre em lume brando, deite a gema batida no tacho, mexendo sempre, sempre, até borbulhar.

            Observações:

            - O segredo de qualquer açorda está no pão que se utiliza. O pão saloio costuma dar óptimos resultados.

            - Aconselho a fazer este prato para toda a família: faça num tacho maior, separe a porção para o bebé onde vai depois acrescentar a gema e cozinhar à parte. Ao preparado maior, junte mais água onde cozeu marisco, mais pão, junte depois marisco cozido e depois 2 gemas batidas que devem cozinhar pelo processo que já expliquei. Salpique com mais salsa picada.

            - Porque a cozedura da gema é muito rápida, confira a frescura dos ovos!







            Açorda de peixe e legumes



            Cenoura ralada q.b.

            Courgette q.b.

            Alho francês q.b.

            1 pão alentejano ou de mistura (aproximadamente)

            1 lombinho de pescada fresco ou ultra-congelado

            Água q.b

            azeite q.b.





            Preparação:

            Refoga-se o alho francês no azeite até ficar transparente.

            Junta-se os outros legumes deixa-se refogar mais um pouco, mantendo um fundinho de água.

            Entretanto coze o peixe á parte num pouco de água temperada com alho e salsa.

            Quando os legumes estiverem cozidos, juntar alguma água de cozer o peixe, previamente coada.

            Deixa-se ferver e junta-se o pão aos pedaços.

            Deixa-se cozer, em lume brando, até o pão estar bem molinho. Pretende-se textura bem molhadinha!

            Juntar o peixe desfiado e sem peles ou espinhas.

            Juntar salsa picadinha e deixar levantar fervura.

            Ter o cuidado de manter o lume brando para impedir que a açorda agarre no fundo do tacho.

            Passar tudo na varinha ou esmagar com o garfo dependendo da idade do bebé.






            A caminho das 600 receitas!, o MANJAR das DEUSAS

            Afilhada babada e orgulhosa da Associação de Madrinhas da PipocaeMiguel

            Comentar


            • #7
              RE: Como fazer açordas para bebe - ajuda

              Olá



              Eu faço como me ensinaram, naquela região do Alentejo Mto fácil. Coloco o peixe a cozer com o dente de alho. Qd desligo o lume coloco coentros bem cortadinhos+pão+um fio de azeite. Já está:P Bjs:P

              www.avicultura.com.pt
              http://www.facebook.com/teresamfneves

              Comentar


              • #8
                RE: Como fazer açordas para bebe - ajuda

                Obrigada pela citação!



                Bjs e BOAS RECEITAS!



                Solange




                Solange Burri

                Segurança Alimentar e Nutrição Infantil

                http://www.solangeburri.blogspot.pt/

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X