Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Quantidades

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Quantidades

    Lá estou eu com duvidas de ultima hora sobre sopa e carne... que quantidade de carne para que quantidade de legumes?!



    Fiz-me entender?! Não sei quanto deva de pôr de cada...



    Já agora... água para bebés? Algumas dizem água para lactantes... devo dar essa ou nem por isso?! Eu tenho oferecido dessa mas sinceramente não sei quais as diferenças. Se alguém me poder dar uma ajuda neste campo também... agradecia!



    Obrigada!




    http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 99

  • #2
    RE: Quantidades

    Já agora também pergunto isto: para quem manda a sopinha dos bebecas para as creches ou Ama ... como faz com o fio de azeite?! Adicionam logo ou pedem para por na altura?!



    Só duvidas totos....



    Obrigada!




    http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 99

    Comentar


    • #3
      RE: Quantidades

      A quantidade de proteina animal diária é cerca, penso, de 30g. Na idade do teu bebé, a minha comia apenas uma vez ao dia a carne na sopa. (axo q tb só comia uma sopa). Eu já n me lembro mt bem, mas axo que com a carne misturava td na sopa, com o peixe é que cozia à parte.

      Boas sopinhas!!!

      Comentar


      • #4
        RE: Quantidades

        Olá!!!! Obrigada pela resposta...



        Misturavas tudo na sopa mas (serio pareço palerma com estas cenas!) mas tudo é o quê?!



        Fiz uma panelinha de sopa. 100g de cenoura, 200 de batata, 100 de broculos... agora para isto ponho o quê de carne?! É que esta sopa dá para ai uns 3 dias... ponho 90gr de carne?! Ou para cada concha e meia de sopa (mais ou menos o que ele come por dia à hora do almoço) ponho 30gr de carne?!



        Sei que parece palerma mas quanto mais penso no assunto com mais duvidas fico!




        http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 99

        Comentar


        • #5
          RE: Quantidades

          Olá



          Olha, o meu método é muito prático e era assim: eu, como tu, fazia sopa para mais de uma vez. Fazia a sopa normalmente, sem a carne nem o peixe. À parte, cozia p. ex. um peito de frango. Em gramas não te sei dizer, mas a médica a mim disse-me que a dose para cada refeição era mais ou menos uma colher de sopa. Picava o peito de frango na 123 e fazia bolinhas do tamanho de uma colher de sopa, mais coisa menos coisa, como se fosse almôndegas. Depois congelava assim as bolinhas separadas.



          Um bocado antes de lhe dar a sopa, tirava a bolinha do congelador; aquilo é tão pequenino e moído que descongela num instante. Se a sopa estiver quente, então, nem precisas descongelar, é só pôr dentro da tigela que ela desfaz-se dentro da sopa. Juntava a bolinha à sopa, mexia para desfazer e estava feito.



          Eu punha o azeite na panelinha toda, depois de apagar o lume.



          Quando era para mandar para a ama, a mesma coisa; de manhã tirava a bolinha do congelador, punha dentro da tupperware de sopa, quando chegava a hora de almoço estava descongelada e a ama ao mexer desfazia-a.



          Mais tarde, fiz o mesmo com o peixe. Tinha sempre mini almôndegas de carne e peixe prontas a usar



          Espero ter ajudado! E não há dúvidas parvas! Eu também as tive aos molhos, que isto de ser mãe pela primeira vez não é moleza



          Beijinhos,



          Elsa

          Comentar


          • #6
            RE: Quantidades

            xiiiii ElsaTS foi mesmo em cheio! Até falaste no processo de congelação! obrigada!



            Mas como as dúvidas continuam (ca granda melga que eu sou!)... já agora porque é que se deve congelar a base da sopa à parte da carne?! Não posso fazer as doses da sopa já com a carne incluida?! Sei que há quem congele em couvetes até os cremes dos legumes...




            http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 99

            Comentar


            • #7
              RE: Quantidades

              Gardenia (15-09-2009)xiiiii ElsaTS foi mesmo em cheio! Até falaste no processo de congelação! obrigada!







              Mas como as dúvidas continuam (ca granda melga que eu sou!)... já agora porque é que se deve congelar a base da sopa à parte da carne?! Não posso fazer as doses da sopa já com a carne incluida?! Sei que há quem congele em couvetes até os cremes dos legumes...


              Olá,



              acho que não é uma questão de ser melhor congelar separado mas sim que cada pessoa arranja o método com que se dá melhor... Eu fazia assim porque nunca congelava sopa; como para mim detesto sopa descongelada, nem nunca me lembrei de tal coisa... Fazia sopa que desse para 3 ou 4 doses, ou seja, uns dois dias, e mantinha-a no frigorífico. Assim, dava-me mais jeito ter as bolinhas congeladas porque dava-lhe uma de carne, uma de peixe...



              Mas até há quem coza a carne junto com os legumes, portanto isto que te disse é apenas uma sugestão! Mas tu podes encontrar outro método que seja mais prático para ti, vai fazendo experiências até encontrares o que te dá mais jeito Se congelas a sopa, pois claro que podes congelá-la logo com a respectiva dose de carninha...



              Jokas



              Elsa

              Comentar


              • #8
                RE: Quantidades

                Oi Gardenia,



                Primeiro de tudo: não existem dúvidas parvas. E mesmo que haja, aqui é o lugar para colocá-las, ainda não existem cursos para mães, ou seja, aprendemos umas com as outras.



                Eu fazia (e ainda faço) as sopinhas dela assim: fazia para mais ou menos uma semana e congelava. Batata (e/ou), batata doce ou arroz; cenoura ou abóbora; 1 legume branco e um verde; carne ou peixe (30 grs. por dose, ou seja quando o bebe passar a comer 2 sopas por dia, passa a consumir 60 grs. diárias). Se você fizer sopa para 3 dias, a uma sopa por dia, deverá por aprox. 90 grs. de proteína.



                Cozia tudo junto, passava e congelava em doses individuais. Quando ela passou a 2 sopas por dia, fazia 2 sopas diferentes e tirava uma para o almoço e outra para o jantar, para não enjoar. Fazia uma de vitela e outra de outra carne que podia ser frango, peru, coelho ou borrego.



                As de peixe, fazia a sopa sem o peixe e congelava assim. No dia de peixe (acho que dia sim, dia não, já não lembro!), cozia o peixinho na hora e misturava à base.



                A partir acho que dos 9 meses ela passou a comer gema de ovo e eu dava sopa com gema 1 vez por semana (não se põe carne nem peixe) e aproveitava a sopa que não levava carne.



                Mais tarde passei a pôr massinha (cozida à parte - mas cozia à parte para ser mais rápido e poder passar a sopa sem ter que andar separando a massinha).



                Quanto à quantidade dos legumes, sempre foi tudo muito a olho, procurava não pôr muita batata, mas tinha que levar alguma pois eram os hidratos de carbono que ela também precisa.



                Fio de azeite só na hora de servir.



                Quanto a mandar a comida para ama, não posso te ajudar, ela foi pro infantário com 13 meses, ms sempre comeu a comida de lá. Quando mando pra minha mãe ou sogra, elas põem o azeite na hora, também. O que eu faria no teu lugar, era mandar uma garrafinha do teu azeite para ela ter sempre lá, assim você sabe a qualidade do azeite que o teu filho ingere.



                Quanto à agua, sempre usei de varias marcas, para ir variando os minerais ou usava da torneira filtrada na Brita, mas sempre fervida até aos 12 meses, por ordens do pedi.



                Vai seguindo a tua experiência (cozinhar não é uma ciência exacta) e sempre que tiver dúvida, já sabe, estamos aqui.



                Beijinhos!!



                Rosana

                Comentar


                • #9
                  RE: Quantidades

                  ElsaTS (15-09-2009)Olá







                  Olha, o meu método é muito prático e era assim: eu, como tu, fazia sopa para mais de uma vez. Fazia a sopa normalmente, sem a carne nem o peixe. À parte, cozia p. ex. um peito de frango. Em gramas não te sei dizer, mas a médica a mim disse-me que a dose para cada refeição era mais ou menos uma colher de sopa. Picava o peito de frango na 123 e fazia bolinhas do tamanho de uma colher de sopa, mais coisa menos coisa, como se fosse almôndegas. Depois congelava assim as bolinhas separadas.







                  Um bocado antes de lhe dar a sopa, tirava a bolinha do congelador; aquilo é tão pequenino e moído que descongela num instante. Se a sopa estiver quente, então, nem precisas descongelar, é só pôr dentro da tigela que ela desfaz-se dentro da sopa. Juntava a bolinha à sopa, mexia para desfazer e estava feito.







                  Eu punha o azeite na panelinha toda, depois de apagar o lume.







                  Quando era para mandar para a ama, a mesma coisa; de manhã tirava a bolinha do congelador, punha dentro da tupperware de sopa, quando chegava a hora de almoço estava descongelada e a ama ao mexer desfazia-a.







                  Mais tarde, fiz o mesmo com o peixe. Tinha sempre mini almôndegas de carne e peixe prontas a usar







                  Espero ter ajudado! E não há dúvidas parvas! Eu também as tive aos molhos, que isto de ser mãe pela primeira vez não é moleza







                  Beijinhos,







                  Elsa


                  Fiz isso ao restinho da coxa de frango que lhe tinha feito para hoje. :d Não consegui foi fazer umas bolinhas muito perfeitas! Como a carne está cozida parece que não agarra bem! Mas lá sairam umas bolinhas meias desfeitas que embrulhei em película aderente e coloquei no congelador!



                  Agora com a sopa vou fazer quantidades de sopa para 3 dias. Depois em cada dia coloco uma bolinha de carne.




                  http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 99

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Quantidades

                    Rosana (16-09-2009)Oi Gardenia,







                    Primeiro de tudo: não existem dúvidas parvas. E mesmo que haja, aqui é o lugar para colocá-las, ainda não existem cursos para mães, ou seja, aprendemos umas com as outras.







                    Eu fazia (e ainda faço) as sopinhas dela assim: fazia para mais ou menos uma semana e congelava. Batata (e/ou), batata doce ou arroz; cenoura ou abóbora; 1 legume branco e um verde; carne ou peixe (30 grs. por dose, ou seja quando o bebe passar a comer 2 sopas por dia, passa a consumir 60 grs. diárias). Se você fizer sopa para 3 dias, a uma sopa por dia, deverá por aprox. 90 grs. de proteína.







                    Cozia tudo junto, passava e congelava em doses individuais. Quando ela passou a 2 sopas por dia, fazia 2 sopas diferentes e tirava uma para o almoço e outra para o jantar, para não enjoar. Fazia uma de vitela e outra de outra carne que podia ser frango, peru, coelho ou borrego.







                    As de peixe, fazia a sopa sem o peixe e congelava assim. No dia de peixe (acho que dia sim, dia não, já não lembro!), cozia o peixinho na hora e misturava à base.







                    A partir acho que dos 9 meses ela passou a comer gema de ovo e eu dava sopa com gema 1 vez por semana (não se põe carne nem peixe) e aproveitava a sopa que não levava carne.







                    Mais tarde passei a pôr massinha (cozida à parte - mas cozia à parte para ser mais rápido e poder passar a sopa sem ter que andar separando a massinha).







                    Quanto à quantidade dos legumes, sempre foi tudo muito a olho, procurava não pôr muita batata, mas tinha que levar alguma pois eram os hidratos de carbono que ela também precisa.







                    Fio de azeite só na hora de servir.







                    Quanto a mandar a comida para ama, não posso te ajudar, ela foi pro infantário com 13 meses, ms sempre comeu a comida de lá. Quando mando pra minha mãe ou sogra, elas põem o azeite na hora, também. O que eu faria no teu lugar, era mandar uma garrafinha do teu azeite para ela ter sempre lá, assim você sabe a qualidade do azeite que o teu filho ingere.







                    Quanto à agua, sempre usei de varias marcas, para ir variando os minerais ou usava da torneira filtrada na Brita, mas sempre fervida até aos 12 meses, por ordens do pedi.







                    Vai seguindo a tua experiência (cozinhar não é uma ciência exacta) e sempre que tiver dúvida, já sabe, estamos aqui.







                    Beijinhos!!







                    Rosana


                    Obrigada pelos calculos! Tenho alturas que bloqueio com tanta duvida! Parece que as incertezas são tantas que ficamos sem certezas! E depois quero fazer tudo bem e sinto necessidade de perguntar a alguém com mais experiência!



                    Gostei da ideia para quando ele comer as duas sopas!



                    Quanto ao fio de azeite, vou perguntar a Sra. Se ela não se importar e quiser até lhe levo uma garrafinha de azeite daquelas mais pequeninas.



                    Quanto à agua... então pode ser uma qualquer?! Não precisa de dizer que é para lactantes?!





                    Obrigada a todas!




                    http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 99

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Quantidades

                      [quote]Gardenia (16-09-2009)
                      Quanto à agua... então pode ser uma qualquer?! Não precisa de dizer que é para lactantes?!


                      Até onde eu saiba, há águas mais mineralizadas do que outras (a Luso é uma delas), e o ideal seria dar uma água pouco mineralizada. Aliás, o ideal, seja para bebes, seja para nós, o ideal é variar os minerais das águas, pois beber sempre a mesma água facilita o depósito destes mesmos minerais nos rins, podendo causar (muito futuramente) cálculos renais (a famosa pedra nos rins).

                      As águas próprias para lactentes são assim, mas sinceramente, não podemos viver escravos do medo de tudo. Enquanto nos preocupamos com a água, passam-nos milhões de coisas ao lado, simplesmente porque desconhecemos ou porque ainda nem sequer descobriram!



                      Muita gente dá água da torneira e os bebes estão aí: saudáveis.



                      A minha opinião é de que não é necessária ser própria para lactentes (tanto marketing atrás de produtos do género...), se preocupa em dar de uma boa marca (há marcas brancas muito boas), filtrada ou fervida.



                      Pergunta ao pediatra qual é a opinião dele sobre o assunto.



                      Beijinhos!!

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Quantidades

                        Gardenia (16-09-2009)
                        ElsaTS (15-09-2009)Olá















                        Olha, o meu método é muito prático e era assim: eu, como tu, fazia sopa para mais de uma vez. Fazia a sopa normalmente, sem a carne nem o peixe. À parte, cozia p. ex. um peito de frango. Em gramas não te sei dizer, mas a médica a mim disse-me que a dose para cada refeição era mais ou menos uma colher de sopa. Picava o peito de frango na 123 e fazia bolinhas do tamanho de uma colher de sopa, mais coisa menos coisa, como se fosse almôndegas. Depois congelava assim as bolinhas separadas.



                        Elsa






                        Fiz isso ao restinho da coxa de frango que lhe tinha feito para hoje. :d Não consegui foi fazer umas bolinhas muito perfeitas! Como a carne está cozida parece que não agarra bem! Mas lá sairam umas bolinhas meias desfeitas que embrulhei em película aderente e coloquei no congelador!







                        Agora com a sopa vou fazer quantidades de sopa para 3 dias. Depois em cada dia coloco uma bolinha de carne.


                        Não ficam bonitinhas, não Mas o celofane depois ajuda a segurar. Com o peixe é mais fácil, depois, porque não é tão seco. Nem precisam de ser bolinhas, até podes, por exemplo, congelar em couvetes de gelo A questão é ser as quantidades individuais aproximadas.



                        Quanto à água, também depende de cada mamã e dos conselhos dos respectivos pediatras, bem como da qualidade da água da zona onde vives. A Lu começou a beber água normal da torneira, sem ser fervida, a partir dos 8 ou 9 meses, e pela médica dela até poderia ter sido mais cedo. Até então eu fervia a água mas sempre usei da torneira.



                        Mas eu sou uma mamã relativamente descontraída, ou seja, nunca entrei em muito stress com a ansiedade de ser tudo perfeito, nunca passei que tempos de roda da balança a pesar e a medir tudo à grama, cedo deixei de ferver águas e de esterilizar biberões e chupetas... Era assim que eu me sentia confortável e foi o que resultou comigo, sempre com o apoio e o OK da nossa médica, e a Luísa felizmente sempre foi muito saudável, mas tu tens de procurar a TUA forma de te sentires bem com a forma como fazes as coisas. Em muitas coisas, nisto de ser mamã, não há certos e errados a 100% e não temos de ser todas iguais...



                        Beijinhos,



                        Elsa

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Quantidades

                          Bom mas finalmente percebi o porquê das águas para lactantes! Não sabia o motivo mas pelos visto é por causa dos minerais!



                          Assim é mais fácil realmente descontrair... aliás eu preciso mesmo de me descontrair!




                          http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 99

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Quantidades

                            Ola..

                            Só queria acrescentar que deves por a carne cozer uma meia hora.. e depois ai sim acrescentas a sopa.. (os legumes n devem ser cozinhados + q 15min) ..



                            (e outra sugestao, no talho onde compras a carne diz logo que é para um bebe e para te separar as 30g ... o talho a q vou separar me e mete enrolado em papel transparente... é so tirar e cozer.. )



                            bjnhs
                            [hr]





                            O Principe Nasceu: 4 de Dezembro 2008 (39s) - 3,550kg e 49,1cm



                            Afilhada :star: sign_mum - O Rodrigo nasceu 02/02/2009

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Quantidades

                              JOana.. (16-09-2009)Ola..



                              Só queria acrescentar que deves por a carne cozer uma meia hora.. e depois ai sim acrescentas a sopa.. (os legumes n devem ser cozinhados + q 15min) ..







                              (e outra sugestao, no talho onde compras a carne diz logo que é para um bebe e para te separar as 30g ... o talho a q vou separar me e mete enrolado em papel transparente... é so tirar e cozer.. )







                              bjnhs


                              Se morares para os lados de mem martins diz-me que talho é!!!!:P Não estou a ver separarem-me 30 gr de carne! Quanto aos tempos de cozedura... da carne não sabia, obrigada!



                              E já que falamos de comprar carne... eu comprei uma perninha de borrego e coxinhas de frango. Quais as melhores partes para se comprar?! E quanto ao peru. Vocês compram bifes ou outra parte...



                              E é sempre melhor comprar no balcão do que daquela carne já embalada mesmo que seja num Modelo ou Jumbo ou assim?



                              E... (pronto lá vem o bombardeamento de perguntas!)... e vocês compram a carne, cozinham e congelam?! Quer dizer, quando eu descongelo uma peça não volto a congelar depois de cozinhada... certo? Aqui aplica-se a mesma regra?!...




                              http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 99

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X