Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Aliementação não convencional

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Aliementação não convencional

    Olá



    alguma mãe aqui no fórum que não deu leite animal ao seu filhote? Se sim por favor partilhem as vossas experiências. E se possível deixem receitas, de papa, sopas, etc, que sigam a vertente macrobiótica.



    Obrigada



    Carla

  • #2
    RE: Aliementação não convencional

    Olá, também eu ando a procurar essa informação. Vou tentar saber mais detalhes e se quiseres vou partilhando.







    Já me disseram que o leite de amendoas é bom para a primeira fase de mudança. Depois o de aveia... Mas não tenho a certeza.







    Também gostava muito de ter mais informação sobre so leites e sobre as farinhas (feitas em casa com cereais, ou compradas) para as papas, e ainda, informação de alimentos para as sopas. Ou seja, gostaria de explorar os cereais, as sementes, os germinados para aplicar nas sopas e nas papas. Devem existir cereais como a kinoa, o millet, etc, nutricionalmente muito ricos que infelizmente não são muito explorados pela nossa cultura e que tornariam a alimentação mais rica. Não sou a favor de fazer as bases da sopas, sempre com os mesmos alimentos, como a batata, a cebola, a cenoura.... Aliás não uso batata porque conheço não acho muito saudável. E gostava também de explorar as algas... Porque havemos de nos cingir ao que os pediatras convencionais aconselham? Quer o meu avô, quer o meu meu tio são pediatras e entretanto já fui a outros três. Há sempre uma teoria que vem comprovar a tal ideia. E o que sitno é que há tantas, mas tantas teorias diferentes!!! Nenhum deles me conseguiu esclarecer sobre alimentação como eu desejava. :w00t: As receitas são todas parecidas e cingem-se aquele grupo pequenino de alimentos. Por isso acho que é bom escutar várias teorias mas depois perguntarmos à nossa intuição o que acha e fazermos o que considerarmos mais sensato. Mesmo que meio mundo esteja contra! :hehe:



    E eu ainda não estou satisfeita, embora seja totalmente ignorante resolvi agora pesquisar



    O meu bébé faz hoje sete meses e ainda está praticamente a amamentação exclusiva. Não aceita ainda muito bem as papas e sopas. Está com percentil de peso 75% e muito feliz.

    Comentar


    • #3
      RE: Aliementação não convencional

      Olá,



      Não sigo alimentação macrobiótica, mas a minha filha não bebe leite animal (excepto o materno), não por opção, mas porque fez reacção a um iogurte normal.



      Até aos 9 meses, bebeu apenas LM e desde aí, além de LM, come papas com leite de soja e come iogurtes de soja. Na secção da Pediatria/ Alergias, muita informação sobre bebés e crianças que não bebem leite de vaca.



      O leite de soja tem potencial alergénico e, por isso, antes dos 12-15 meses, deve ser introduzido com cuidado e com recomendação do pediatra.




      Comentar


      • #4
        RE: Aliementação não convencional

        Olá, obrigada pelas vossas respostas.



        Eu não sigo um regime macrobiótico. Era vegetariana mas com a gravidez tive de novo vontade de comer peixe, e este continua a fazer parte da minha alimentação, pelo menos por enquanto. Não vou impor nenhuma dieta rígida ao Daniel, apenas quero evitar o leite inteiro de vaca. Contudo acredito que podemos diversificar pois a nossa alimentação clássica é muito pobre e as crianças habituam-se cedo a comer meia dúzia de alimentos e todos os outros rejeitam e na verdade muitos alimentos nem sabem que existem. Depois os papas e alimentação já feita, de supermercado, é daquelas coisas que acredito ser mesmo só para emergências, se pudermos fazer a comida em casa tanto melhor.



        Deixo aqui algumas sugestões, que entretanto andei a informar-me melhor:



        - em relação ao leite são bons substitutos as bebidas de amêndoa, aveia, avelã. O de soja só depois dos 12 meses.

        - no caso dos iogurtes os de cabra biológicos são uma boa alternativa.

        - uma receita para fazer uma bebida que substitui o leite de substituição:



        1 medida de arroz integral

        1/2 medida de arroz glutinoso

        1 colher sopa sementes sésamo

        1 colher sopa feijão azuki

        1 tira alga kombu (5-6cm comprimento)

        10 a 15 medidas de água

        mel de arroz q.b.



        Colocar tudo de molho numa panela, excepto o mel e deixar repousar cerca de 1h ou mais;

        levar ao lume até levantar fervura, baixar o lume e cozinhar durante 1h;

        passar o creme num passador fino, mexendo com uma colher de pau para obter todo o líquido

        à quantidade necessária para o biberon, adoçar com o mel de arroz.

        Preparar quantidades para 2 a 4 dias



        Com a mesma receita mas colocando apenas 5 a 6 medidas de água obtemos uma papa que deve ser passada pela varinha. Esta substitui as tradicionais papas para bebé.



        Pode substituir-se o arroz glutinoso por aveia, cevada, millet...



        Sugestões para sopas:



        abóbora-cebola-feijão verde

        cenoura-allho francês-couve chinesa

        abóbora-couve portuguesa-nabo

        cenoura-alho francês-feijão verde

        cenoura-batata doce-cebola

        cenoura-bata doce-alface



        Cozinhar sempre com uma tira de alga kombu, que se retira antes de passar a sopa.



        Juntar, logo no início, cereais, bulgur, cous-cous, quinôa, massinhas integrais, flocos de aveia...



        A partir do 6º mês, juntar tofu, peixe ou leguminosas já cozidas (grão, lentilhas coral ou verdes ou feijão azuki).



        À sopa já no prato, juntar também legumes de folha verde. escaldar as folhas em água a ferver, picar e moer e colocar uma colher de sopa no prato.



        Fruta a partir do 7º, 8º mês:

        no inverno, fruta cozinhada e no verão, fruta crua, maçã e pêra



        Caldo de vegetais (bebida para o bebé):



        Cortar cebolas, cenouras e couve em partes iguais, cobrir com água, deixar ferver, baixar o lume e cozinhar cerca de 30min

        coar o líquido e dar ao bebé como se fosse chá ou água.



        Boas refeições




        Comentar


        • #5
          RE: Aliementação não convencional

          dah nawm (11-03-2010)Olá, obrigada pelas vossas respostas.







          Eu não sigo um regime macrobiótico. Era vegetariana mas com a gravidez tive de novo vontade de comer peixe, e este continua a fazer parte da minha alimentação, pelo menos por enquanto. Não vou impor nenhuma dieta rígida ao Daniel, apenas quero evitar o leite inteiro de vaca. Contudo acredito que podemos diversificar pois a nossa alimentação clássica é muito pobre e as crianças habituam-se cedo a comer meia dúzia de alimentos e todos os outros rejeitam e na verdade muitos alimentos nem sabem que existem. Depois os papas e alimentação já feita, de supermercado, é daquelas coisas que acredito ser mesmo só para emergências, se pudermos fazer a comida em casa tanto melhor.







          Deixo aqui algumas sugestões, que entretanto andei a informar-me melhor:







          - em relação ao leite são bons substitutos as bebidas de amêndoa, aveia, avelã. O de soja só depois dos 12 meses.



          - no caso dos iogurtes os de cabra biológicos são uma boa alternativa.



          - uma receita para fazer uma bebida que substitui o leite de substituição:







          1 medida de arroz integral



          1/2 medida de arroz glutinoso



          1 colher sopa sementes sésamo



          1 colher sopa feijão azuki



          1 tira alga kombu (5-6cm comprimento)



          10 a 15 medidas de água



          mel de arroz q.b.







          Colocar tudo de molho numa panela, excepto o mel e deixar repousar cerca de 1h ou mais;



          levar ao lume até levantar fervura, baixar o lume e cozinhar durante 1h;



          passar o creme num passador fino, mexendo com uma colher de pau para obter todo o líquido



          à quantidade necessária para o biberon, adoçar com o mel de arroz.



          Preparar quantidades para 2 a 4 dias







          Com a mesma receita mas colocando apenas 5 a 6 medidas de água obtemos uma papa que deve ser passada pela varinha. Esta substitui as tradicionais papas para bebé.







          Pode substituir-se o arroz glutinoso por aveia, cevada, millet...







          Sugestões para sopas:







          abóbora-cebola-feijão verde



          cenoura-allho francês-couve chinesa



          abóbora-couve portuguesa-nabo



          cenoura-alho francês-feijão verde



          cenoura-batata doce-cebola



          cenoura-bata doce-alface







          Cozinhar sempre com uma tira de alga kombu, que se retira antes de passar a sopa.







          Juntar, logo no início, cereais, bulgur, cous-cous, quinôa, massinhas integrais, flocos de aveia...







          A partir do 6º mês, juntar tofu, peixe ou leguminosas já cozidas (grão, lentilhas coral ou verdes ou feijão azuki).







          À sopa já no prato, juntar também legumes de folha verde. escaldar as folhas em água a ferver, picar e moer e colocar uma colher de sopa no prato.







          Fruta a partir do 7º, 8º mês:



          no inverno, fruta cozinhada e no verão, fruta crua, maçã e pêra







          Caldo de vegetais (bebida para o bebé):







          Cortar cebolas, cenouras e couve em partes iguais, cobrir com água, deixar ferver, baixar o lume e cozinhar cerca de 30min



          coar o líquido e dar ao bebé como se fosse chá ou água.







          Boas refeições










          Não discuto as informações que deste e embora não siga uma alimentação não tradicional, gosto de comer de tudo e tanto como carne como na refeição seguinte como soja. Acho que a nossa alimentação deve ser rica e variada e não devemos excluir nada à partida.

          Contudo, talvez seja de confirmar com o pediatra algumas informações. Por exemplo, a minha filha também começou peixe aos 7 meses mas o grão e outras leguminosas só aos 9 por serem mais pesadas e mesmo assim já tive gente a achar que sou doida por não as dar depois do ano!

          Também tenho ideia que no início os cereais devem ser brancos para serem mais fáceis de digerir e só depois passar para os integrais. Agora ela já come pão que eu faço com farinha integral, farelo de trigo, etc.

          Agora vai comer couscous ao almoço. Eu adoro. É a minha comida das emergências porque se faz em 3 tempos e é delicioso.
          2 filhotes lindos

          Comentar

          slot_bottomleaderboard_post

          Collapse
          Working...
          X