Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Baby Led Weaning

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Baby Led Weaning

    Alguém conhece, já experimentou ?



    Para quem não conhece, esta abordagem, defendida pela Gill Rapley, propõe uma introdução da comida sólida de forma diferente à orientada pela maioria dos pediatras. Ela defende que os alimentos devem ser dados ao bébé de forma tão " inteira " quanto possível, e que portanto os purés são de evitar. Tendo em mente que o bébé encara a comida a início, mais com curiosidade do que com apetite, e sempre estando atentos ao ritmo do bébe e à sua segurança (nem todos os alimentos se prestam a isto, a início...).



    Sem fundamentalismos, a ideia que norteia é ajudar o bébé a descobrir a que sabe cada alimento e deixá-lo " alimentar-se sozinho ", primeiro à mão e lá mais para diante com talheres.



    Isto para mim fez muito sentido, pois o meu filho não mostra interesse em comer papa ou sopa à colher...fica enfadado o rapaz:P. Já para não falar que se agonia, deita fora...:hehe:

    A coisa mudou quando comecei a dar-lhe a comida para a mão, (sem amassar, sem fazer pures) e a aguentar-me a ver a grande chafurdice...bem como umas atrapalhações de vez em quando. De vez em quando engasga-se, mas já se desenrasca melhor e cospe algum pedacito. (aqui temos que vigiar de perto, como é óbvio).



    Alguém para trocar experiências??



    Estes links em inglês dão uma ideia


  • #2
    RE: Baby Led Weaning

    Ola!

    Não conhecia, mas também sou adepta de tentar dar comida mais inteira mais cedo!



    O meu filho introduziu os sólidos aos 6 meses (sopas com carne e papas). Aos 7 introduziu o peixe e a enfermeira mandou dar-lhe as lascas para a mao... Eu dar dava. mas ele ainda não atinava a meter nada na boca decentemente! Mas ao fim de alguns dias comia sozinho os pedacinhos



    Sempre fui tentando dar inteiro o que não apresentava riscos de asfixia (lasquinhas de peixe, carne, massinhas) e agora ele so come passada a sopa (que as vezes ate tem também legumes inteiros) e claro as papas. Comidas mas riginhas é so por-lhe a frente que ele come sozinho com as mãos :d



    A colher também já cá anda na mão dele e ate a mete a boca mas vazia...



    Beijinhos

    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      RE: Baby Led Weaning

      Olá Mendessa



      Eu não cheguei a experimentar pois quando tomei conhecimento deste método já o meu filho tinha iniciado os sólidos à bastante tempo.



      Lembrei-me da história que ouvi de uma senhora que conheci durante uma formação, que tinha criado os seus filhos em África e contou que lá os sólidos iniciavam-se de uma forma muito natural.

      As mulheres costumavam carregar os seus filhos ao colo e nos panos, inclusivé durante as suas próprias refeições e chegava a uma altura que os bebés começavam naturalmente a pegar na comida do prato das mães com as próprias mãos para levar à boca.

      Primeiro apenas para sugar e sentir o sabor e depois íam começando a morder e a provar, até que, aos poucos começavam a comer com as mães. Tudo de forma natural, sem pressões. No meio disto tudo os bebés continuavam a ser amamentados.

      Fiquei encantada com esta história!

      Para mim faz muito mais sentido, até pela calma com que se faz a introdução dos sólidos. Pelo menos, mesmo que não se faça uma abordagem total do método valeria a pena experimentar, para deixar os bebés alimentarem-se ao seu próprio ritmo, conhecerem os alimentos, as texturas.

      Também é uma forma de deixar os bebés controlarem melhor a sua saciedade (com a colher muitas vezes as mães têm a tentação de continuar a "empurrar" mais um pouco de comida, mesmo quando o bebé começa a mostrar sinais de não querer mais).



      Bjs
      Sofia Carvalho

      Mãe, Doula, Educadora Perinatal e Conselheira em Aleitamento Materno OMS/Unicef
      Serviços de Apoio à Maternidade:
      * Acompanhamento na Gravidez, Parto, Pós-parto * Preparação para o Nascimento * Apoio na Amamentação * Massagem para Grávidas * Workshops *

      http://aquihabebe.blogspot.com/

      Visitem-nos também no Facebook (Aqui há Bebé)

      Comentar


      • #4
        RE: Baby Led Weaning

        Olá,

        é bom saber que afinal não acham isto nada descabido...é que com tanto conselho e " pressão " sobre a sopa ("ai que ele já devia estar a fazer 2 refeições"; " tens que o deixar ficar com fome...não podes dar maminha se ele não comer a sopa", etc..) eu já estava a desanimar:w00t:



        O meu filho tem 7 meses, e mamou exclusivo até aos 6 meses. Comecei por lhe dar a papa de cereais que ele até que aceitou bem, ainda que sem grande entusiasmo...Após 15 dias tentei introduzir a sopa e foi um desastre...tentei com base de batata doce, cenoura, abóbora...e até doía vê-lo a agoniar-se ... Actualmente mantém a papa e a maminha:P



        Após tentar as sopas sem sucesso, mudei de estratégia e para já estou a começar a dar-lhe legumes cozidos : courgete, cenoura, batata, brócolos, chuchu, couve-flor,

        A ideia a início é dar-lhe um de cada vez, para os provar durante alguns dias seguidos, cortados de forma a ele poder segurar sozinho. Depois vou tentar a sopa com os apreciar mais, a ver se ele quer...



        Vou aventurar-me depois com as massinhas e a carne.



        A ver como corre.



        Beijos,

        Sofia

        Comentar


        • #5
          RE: Baby Led Weaning

          Este tópico já é antigo mas curiosamente é mais ou menos o que tenho feito Mesmo antes de começar os sólidos, dava à minha filha fruta inteira para ela lamber. Ainda agora quando estamos a comer a fruta, lá lhe dou maçã ou pêra de maneira a que ela consiga segurar e é um filme para lhe tirar aquele pedaço e dar outro mais fresco e menos "lambido" e sem sabor

          Quanto à sopa e à papa, dou-as tão grossas que mesmo ela tem tendência a mastigar. A fruta é passada mas leva sempre alguns pedacinhos e os maiorzitos ela lá se desenrasca e cospe fora. A papa fica com grumos que ela mastiga.

          Será por isso que ela come com tanto gosto?
          2 filhotes lindos

          Comentar


          • #6
            RE: Baby Led Weaning

            Olá



            pois o meu problema é ao contrário: o meu filho adora sopas e purés!!

            já tem 9 meses e o pedi mandou começar a dar comida mais sólida e aos pedacinhos.

            o probelma é que isto é que o agonia...

            coitadito ainda para mais não tem ainda nenhum dente...por isso deve ser mais dificil para ele!

            alguma sugestão para ir aceitando melhor os bocaditos sólidos??

            não queria que ele fosse como certas crianças que tenho visto que aos dois anos ainda comem tudo passado...

            Comentar


            • #7
              RE: Baby Led Weaning

              Leonor32 (26-10-2009)Olá







              pois o meu problema é ao contrário: o meu filho adora sopas e purés!!



              já tem 9 meses e o pedi mandou começar a dar comida mais sólida e aos pedacinhos.



              o probelma é que isto é que o agonia...



              coitadito ainda para mais não tem ainda nenhum dente...por isso deve ser mais dificil para ele!



              alguma sugestão para ir aceitando melhor os bocaditos sólidos??



              não queria que ele fosse como certas crianças que tenho visto que aos dois anos ainda comem tudo passado...


              pois... e se lhe desses alimentos para comer à mão cortados com formas de biscoitos para ficarem mais giros? ia-se habituando a mastigar e depois podia ser que a coisa fosse. Ou vai pondo daquelas massinhas engraçadas: as letrinhas, estrelinhas, ou até umas que já vi dos estrunfes e tudo.

              Se bem que eu compreendo-o. Eu até se engolir um bocadinho de nesquick mal desfeito no leite até me arrepio :P
              2 filhotes lindos

              Comentar


              • #8
                RE: Baby Led Weaning

                micaela24 (26-10-2009)Este tópico já é antigo mas curiosamente é mais ou menos o que tenho feito Mesmo antes de começar os sólidos, dava à minha filha fruta inteira para ela lamber. Ainda agora quando estamos a comer a fruta, lá lhe dou maçã ou pêra de maneira a que ela consiga segurar e é um filme para lhe tirar aquele pedaço e dar outro mais fresco e menos "lambido" e sem sabor



                Quanto à sopa e à papa, dou-as tão grossas que mesmo ela tem tendência a mastigar. A fruta é passada mas leva sempre alguns pedacinhos e os maiorzitos ela lá se desenrasca e cospe fora. A papa fica com grumos que ela mastiga.



                Será por isso que ela come com tanto gosto?


                Quase que podia ter sido eu a escrever isto. Cá em casa tb faço assim. O Rafael só começou com os sólido há 1 mês, mas antes disso já eu lhe dava fruta inteira para ele lamber. As sopas quanto mais grossas melhor ele as come, se forem liquidas demais faz logo má cara.



                As Minhas Madrinhas espanfásticas: kikakitty , Little_Thomas, Pateta

                As Minhas Afilhadas: aslE ; Joaninha Avoa Avoa

                Madrilhada Fantástica: Anibla

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X