Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

ALERTA: A importância do Ferro na Alimentação Infantil

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • ALERTA: A importância do Ferro na Alimentação Infantil

    Um dos conselhos mais badalados no Blog BabySol® será, sem dúvida, a importância de rentabilizar a absorção do ferro na alimentação infantil mas...ocorreu-me hoje que talvez ainda não se tenha percepcionado bem para que, afinal, este precioso mineral serve?



    Por isso, cá estou eu a escrever-vos mais um artigo BabySol®, esperando que a partir de hoje nenhuma Mamã faça do iogurte à sobremesa, uma rotina...Vamos ver porquê...



    O ferro é um mineral vital para o bom funcionamento do nosso organismo pois desempenha uma série de funções essenciais:



    - Actua na síntese de glóbulos vermelhos, papel primordial complementar com o sistema imunitário, sempre que as agressões por microrganismos, ou outros invasores, destroem estas células do sangue;



    - Transporta o oxigénio para as células de todo o corpo, conferindo vitalidade ao organismo;



    - Actua na transformação do betacaroteno em vitamina A, importante para o desenvolvimento do sistema nervoso central e ocular também;



    Contudo, o ferro que se encontra presente em grande parte dos alimentos, de origem animal (ferro hémico) e vegetal também (ferro não-hémico - ainda mais díficil de ser absorvido), é de extrema díficil absorção no organismo pelo que se deve recorrer a interessantes estratégias alimentares que permitam, através da combinação de alguns alimentos, favorecer a sua absorção. Deste modo, o mineral poderá também ser armazenado no fígado e ser utilizado sempre que surja uma situação de alerta.



    Episódios de anemia são a causa mais frequente de falta de ferro no organismo em que o seu aporte insuficiente ou uma assimilação deficiente de vitamina B12 (directamente envolvida no mecanismo de absorção do ferro) que pode também estar na origem deste distúrbio. Mesmo quando se determina que a anemia é causada pela falta de ferro, é necessário encontrar as razões dessa carência para escolher o melhor tratamento.



    Existem pois algumas razões para a carência deste mineral no organismo:



    - Alimentação deficiente em ferro: como acontece em pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou vegan, privando o organismo de alimentos ricos em ferro, como os de origem animal;



    - Assimilação deficiente do ferro, que pode ocorrer, por exemplo, em indivíduos com doença celíaca ou outras doenças que dificultam o correcto funcionamento do intestino;



    - Necessidade acrescida de ferro: especial em alguns grupos de pessoas como as crianças, as mulheres com menstruação, grávidas e mamã que amamenta. No caso particular da necessidade infantil, relaciona-se não só com a sua imaturação imunitária mas também com a sua elevada taxa de crescimento;



    - Perdas de sangue significativas, o que ocorrer em casos de doença, acidente, toma de medicação anti-inflamatória e, claro está, em menstruações intensas que algumas mulheres manifestam.



    O ferro hémico, de absorção mais fácil, existe na carne e peixe, na gema do ovo, nas miudezas, nos cereais enquanto o ferro não-hémico, de absorção mais difícil, apresenta-se nas leguminosas, nos espinafres, nos bróculos, sobretudo em legumes de folha verde escura. Curiosamente a forma de facilitar a absorção do ferro não-hémico (vegetais) é conjugá-lo com o ferro hémico. Por isso, vos digo sempre o quanto é importante a sopa com proteína animal, para o Bebé...seguida da fruta crua, que dispara com as probabilidades de rentabilizar o ferro dessa refeição.



    Uma alimentação equilibrada fornece o ferro necessário para o dia-a-dia. No entanto, há que ter favorecer, como já foi dito, certas associações de alimentos. Lembrem-se que a fruta crua e o tomate, ricos em vitamina C, favorecem a absorção de ferro, mas que a cafeína e o cálcio prejudicam a sua absorção. Por isso, produtos lacteos (iogurtes, cremes, gelados) à sobremesa, só em casos muito raros...já para não falar no aporte de açucar...



    E porque somos fantásticas ;-)) a Natureza brindou-nos com um privilégio excepcional: podermos oferecer o leitinho materno em paralelo com a alimentação complementar...E sabem porquê? Porque a maminha leva vitamina B12 que ajuda a fixar o ferro e portanto é o único caso onde entra o leite em parceria com outros alimentos que veiculam o ferro.



    Portanto, a partir de agora vamos trabalhar este mineral para aumentar a robustez das nossas crianças e deixá-las pois sujarem-se, sujarem-se muitooooooooooooooo!




    Solange Burri

    Segurança Alimentar e Nutrição Infantil

    http://www.solangeburri.blogspot.pt/

  • #2
    RE: ALERTA: A importância do Ferro na Alimentação Infantil

    Solange,



    és mesmo uma pessoa especial!



    O Afonso está com uma ligeira anemia, vamos ao alergologista mostrar as análises esta semana... estive alêr o teu artigo, será que esta ligeira anemia pode interferir com as crises de asma dele, seja pelo facto de ter menos defesas seja por menor transporte de oxigénio? será que um anemia ligeira pode fazer esse estrago todo?



    Quando aos iogurtes, não os dou depois da refeição, mas como ele reage a alimentos, acaba por não ter acesso a alguns (faz reacção aos bróculos, espinafres,...), não come bem carnes vermelhas, faz bola e acaba por deitar fora, come bem é aves e gema de ovo, a clara é-lhe altamente prejudiacial...







    Que me dizes? Acho que o médico é capaz de lhe passar um suplemento, não? e em termos de alimentação, que faço diferente?







    Bjs e obg,



    carmen


    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

    Comentar


    • #3
      RE: ALERTA: A importância do Ferro na Alimentação Infantil

      Obrigado pela dica!!



      Eu nunca consumi nem dou ao meu filho sobremesas lacteas nem iogurtes depois da sopa pois a minha nutricionista alertou-me para isso qd eu estava gravida e ainda ha dias queria explicar ao meu marido pq é que nao se devia comer iogurtes como sobremesa mas nao me lembrava pq!Agora ja lhe li o que estava no site!!



      Muito obrigado!!


      (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





      Comentar


      • #4
        RE: ALERTA: A importância do Ferro na Alimentação Infantil

        Olá CArmen



        Há tanto tempo que não falava contigo :-) Continuas às voltas com o teu filhote alérgico...que super mulher te tornaste...tenho a certeza!



        POis, de facto, a asma evidencia que o filhote tem deficiências a nível do sistema imunitário e como tal, é normal que necessite de um aporte extra de ferro...Por outro lado, a alimentação restrita que faz não é suficiente para lhe garantir os valores mínimos...Repara: precisa mais de ferro que uma criança sem alergias e tem uma alimentação restrita...São 2 factores contra...percebes?



        Por isso, acho realmente que a anemia pode ter surgido nesse sentido.

        Publiquei, à dias, um artigo sobre a alimentação para crianças com anemia. Deixo-to aqui.



        Carmen, se precisares mais de mim, apita! Ok?



        Bjs e as melhoras para o teu filhote!




        Solange Burri

        Segurança Alimentar e Nutrição Infantil

        http://www.solangeburri.blogspot.pt/

        Comentar


        • #5
          RE: ALERTA: A importância do Ferro na Alimentação Infantil

          Olá novamente...

          Ontem foi a consulta de alergologia.

          O médico tinha mandado fazer vários testes (análises, expirometria, teste de suor) e estão todos normais, ou melhor, as análises tinham lá a questyão da ligeira anemia e do índice de alergia, mas este desceu e a anemia foi desvalorizada. Isto porque está muito próxima do valor normal e porque se nota que ele estava com uma ligeira infecçaõ na altura da recolha do sangue, portanto é normal, comparando até com a recolha anterior, esta estava normal... disse que na sua opinião não se justifica suplemento, mas que poderemos sempre falar com a pediatra e ela dá a sua opinião.

          Outra coisa boa é que pode começar a comer citrinos e afins, só mesmo a clara é que está limitada... Por acaso não perguntei sobre morangos, mas enquadram-se nos cítricos, portanto acho que é o mesmo... Ele disse que temos é de acertar quantidades para não haver reacção cutanea, pois respiratória nunca foi observada e mesmo a cutanea é tardia, o que é despreocupante.

          Se quiseres saber a história toda, tenho um post na pediatria...

          Obrigada pelo link, espreitei e vou seguir os conselhos, mesnos a carne de vaca/vitela porque ele mastica, faz bola e cospe... acho que pelo fígado será mais fácil, na canja, para habituar, e depois sozinho. Os outros conselhos, geralmente até sigo, sem saber!:hehe: O alho, a fruta crúa, os lácteos fora das refeições,...





          Obrigada por tudo!

          Tens sido importante na vida do Afonso, mesmo sem que ele saiba!

          carmen


          Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
          Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

          Comentar


          • #6
            RE: ALERTA: A importância do Ferro na Alimentação Infantil

            ola

            como sempre ca esta a nossa querida solange para nos ajudar a tirar todas as duvidas de mamas de 1ª viagem..

            bigada solange..

            a catarina continua a comer muito muito mal e realmente esta e uma das minhas preocupaçoes..ando sempre a pensar se nao tera deficiencia de alguns nutrientes..felizmente as analises estao boas e a medica diz para nao me preocupar..

            beijocas








            socia nr. 10 do clube em busca da cegonha 2



            afilhadas do meu coraçao : verinha30 e petite étoile e SGFernandes]

            a minha madrinha querida é a Pipa:D:D::D



            1º CICLO- 11 DEZEMBRO A (?) [-o<[-o<



            o blog das minhas caixinhas



            http://caixinhasdesonhodatiti.blogspot.com/

            Comentar


            • #7
              RE: ALERTA: A importância do Ferro na Alimentação Infantil

              CARMEN (07-08-2009)Olá novamente...



              Tens sido importante na vida do Afonso, mesmo sem que ele saiba!



              carmen


              Obrigada Carmen, amei as tuas palavras!

              Obrigada também Bekas :-)



              bjs



              Solange




              Solange Burri

              Segurança Alimentar e Nutrição Infantil

              http://www.solangeburri.blogspot.pt/

              Comentar


              • #8
                RE: ALERTA: A importância do Ferro na Alimentação Infantil

                dúvida: e iogurte misturado com a fruta? é boa ideia? beijos

                Comentar


                • #9
                  RE: ALERTA: A importância do Ferro na Alimentação Infantil

                  Olá Mãe de 3



                  Como eu a admiro...3?!!!!!!!!!! :-)

                  Não há problema nenhum em dar iogurte com fruta, crua ou cozida. Até pode ser vantajoso para um pirata mais exigente, pois diminui a acidez do iogurte.



                  Espero ter ajudado.

                  bjs



                  Solange




                  Solange Burri

                  Segurança Alimentar e Nutrição Infantil

                  http://www.solangeburri.blogspot.pt/

                  Comentar


                  • #10
                    RE: ALERTA: A importância do Ferro na Alimentação Infantil

                    A Leonor tem carência de ferro. Por ser muito magrinha P<<<<5 a médica pediu análises que revelou anemia ferropénica. Agora faz suplemento de ferro em gotinhas e tem que repetir análises em setembro. É verdade que ela é uma pintainha a comer. Sempre foi muito dificil introduzir novos alimentos e até as sopas têm que ser escrupulosamente trituradas porque em contrário vomita. Vou introduzindo as coisas com calma, em pedacinhos muito pequenos. Sempre comeu muito pouco. E é muito elegante. Com 1 ano aínda nem 7 kg pesava. De resto tem sido sempre saudável e não pára 1 minuto.

                    Obrigada pela tua informação!








                    Madrinha - Catibe

                    Comentar


                    • #11
                      RE: ALERTA: A importância do Ferro na Alimentação Infantil

                      De nada "Flor de Liz 21". É optimo tb que estejas a amamentar.



                      Estes casos realmente merecem cuidados mais redobrados...qualquer coisa, apita.

                      bjs






                      Solange Burri

                      Segurança Alimentar e Nutrição Infantil

                      http://www.solangeburri.blogspot.pt/

                      Comentar


                      • #12
                        RE: ALERTA: A importância do Ferro na Alimentação Infantil

                        Solange Burri (03-08-2009)E porque somos fantásticas ;-)) a Natureza brindou-nos com um privilégio excepcional: podermos oferecer o leitinho materno em paralelo com a alimentação complementar...E sabem porquê? Porque a maminha leva vitamina B12 que ajuda a fixar o ferro e portanto é o único caso onde entra o leite em parceria com outros alimentos que veiculam o ferro.


                        Olá, Solange!



                        Obrigado por este esclarecimento final, são tantas as mamãs que nos contactam com esta dúvida, pois os médicos referem várias vezes que não se devem dar alimentos lácteos após as refeições, mas esquecem-se de referir que o leite materno não se enquadra...



                        Jocas
                        Patrícia Paiva
                        - Educadora Perinatal
                        - Conselheira em Aleitamento Materno
                        - Professora Ginástica para Bebés

                        BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                        Comentar


                        • #13
                          RE: ALERTA: A importância do Ferro na Alimentação Infantil

                          De nada Patrícia!



                          Infelizmente existem também pediatras que não alertam para o facto de que a amamentação deve ser complementada, após os 6 meses, com a diversificação alimentar e NUNCA o contrário!!!



                          O leitinho da mamã vale ouro e deve ser sempre privilegiado...mas isso agora é a vossa especialidade! :-)



                          bjs e bom trabalho,



                          Solange




                          Solange Burri

                          Segurança Alimentar e Nutrição Infantil

                          http://www.solangeburri.blogspot.pt/

                          Comentar

                          slot_bottomleaderboard_post

                          Collapse
                          Working...
                          X