Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

ALIMENTAÇAO APARTIR DOS 2 ANOS

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • ALIMENTAÇAO APARTIR DOS 2 ANOS

    OLA MAMAS

    ja ha algum tempo que nao venho aqui a este espaço quer para tirar duvidas quer para contribuir com algumas coisas..no outro dia andava entretida a fazer umas pesquisas na net porque como algumas sabem estou a atravessar uma fase terrivel com a minha bebe em relaçao a alimentaçao dela e dei de caras com este artigo que achei o maximo..entao resolvi partilhar convosco

    espero que ajude





    ALIMENTAÇÃO A PARTIR DOS 2 ANOS



    A alimentação, enquanto estilo de vida que influencia a saúde, a longevidade e a qualidade de vida, deve ser privilegiada desde tenra idade, atendendo à respectiva adequação quer em termos quantitativos quer em termos qualitativos.



    Com um ano de vida, a criança deve integrar-se progressivamente no padrão alimentar da família, desde que este seja fiel aos princípios da alimentação saudável, isto é completa, equilibrada e variada, como sugere a Roda dos Alimentos.



    A partir dos 2 anos de idade, a criança deve estar absolutamente adaptada na alimentação familiar, devendo ingerir diariamente alimentos de todos os grupos da Roda dos alimentos, cumprindo a proporção que é sugerida pelo tamanho de cada sector, bem como variar o mais possível dentro de cada grupo. A partir desta idade as crianças gostam de experimentar novos sabores, cores e texturas, dando especial atenção à forma como os alimentos são apresentados no prato.



    A água é a bebida de eleição, quer durante as refeições, quer fora delas, devendo ser consumida de acordo com as necessidades individuais, para que a urina se mantenha clara e com pouco cheiro.



    O pão, os cereais, as massas, o arroz e a batata devem ser consumidos com conta, peso e medida, e repartidos pelas diferentes refeições ao longo do dia, preferindo os mais ricos em fibras e simultaneamente mais pobres em açúcar.



    Os legumes e as hortaliças, preferencialmente da época, devem ser ingeridos em boa quantidade, quer através de sopa, a inaugurar o almoço e o jantar, quer a acompanhar o 2º prato.



    A fruta, também da época, deve ser variada e consumida sempre com outros alimentos. Ou se integra no almoço e/ou jantar, ou se consome em refeições intercalares mais pequenas, como as merendas a meio da manhã ou da tarde.



    O leite, o iogurte e o queijo, preferencialmente meio-gordos, podem ser tomados segundo uma das opções seguintes:

    > 2 canecas de leite (2 X 250ml);

    > 1 caneca de leite (250ml) + 2 iogurtes sólidos;

    > 2 iogurtes líquidos;

    > 1 caneca de leite (250ml) + 1 iogurte líquido;

    > 1 caneca de leite (250ml) + 1 iogurte sólido + 1 fatia fina queijo;

    > 1 caneca de leite (250ml) + 1 queijinho fresco.



    O peixe, a carne e os ovos devem ser consumidos com muita moderação. Sempre limpos e aparados de todas as peles e gorduras visíveis, deve preferir-se o peixe. No que respeita a carne há que optar sobretudo pela de animais de capoeira (aves e coelho).



    O feijão, o grão, as ervilhas, as favas e as lentilhas devem ser consumidas diariamente, nomeadamente em sopa.



    O azeite, a manteiga e as margarinas, utilizadas para temperar ou cozinhar, devem ser usadas em quantidade muito moderada, dando especial preferência ao azeite.



    Os alimentos devem ser confeccionados com pouca gordura, sob a forma de cozidos, estufados ou grelhados, evitando fritar, assar no forno e refogar.



    No âmbito da alimentação saudável, o intervalo entre as diferentes refeições não exceder as 3 horas, devendo para esta idade fazer-se 5 refeições ao longo do dia.



    Nesta idade, os alimentos açucarados e/ou salgados (batatas fritas, refrigerantes, bolos, gomas e outras guloseimas) devem constituir uma excepção ocasional.







    Nutricionista Teresa Sofia Sancho, ARS Algarve IP













    socia nr. 10 do clube em busca da cegonha 2



    afilhadas do meu coraçao : verinha30 e petite étoile e SGFernandes]

    a minha madrinha querida é a Pipa:D:D::D



    1º CICLO- 11 DEZEMBRO A (?) [-o<[-o<



    o blog das minhas caixinhas



    http://caixinhasdesonhodatiti.blogspot.com/

  • #2
    RE: ALIMENTAÇAO APARTIR DOS 2 ANOS

    Obrigada!



    Dá imenso jeito, a minha filha tem 3 anos e meio e por vezes ainda surgem as duvidas tipo: será que está bem assim? devia de beber mais leite?





    Obrigada
    Carla

    Comentar

    slot_bottomleaderboard_post

    Collapse
    Working...
    X