Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

A comida da creche é abominável!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • A comida da creche é abominável!!

    Olá a todas!



    Hoje foi o primeiro dia em que o A. almoçou na creche (começou a ir na 4ª feira) e eu fiquei chocada com a falta de qualidade da refeição que lhes serviram. Não estou a referir-me aos temperos, aos sabores mais ou menos apurados, nem nada disso, mas ao aspecto nutricional. A sopa era basicamente batata com água e uns farrapos de cenoura (com umas ervilhas a boiar), o prato principal era peru estufado com massa e a sobremesa era maçã cozida.



    Onde estão os vegetais, pergunto-me? E a fruta propriamente dita, já que o que mais interessa na maçã eclipsou-se com a temperaturas altas ou foi pela pia abaixo com a água da cozedura?



    Nunca esperei que na escolinha fossem preparar as refeições com o mesmo cuidado e primor com que eu as faço aqui em casa (aqui ele come purés bem grossos cheios de legumes, couscous com salmão grelhado e bróculos, arroz basmati com costeletas de borrego, risotto de cogumelos, etc ), mas confesso que pensei que, pelo menos, lhe dessem uma sopa decente ...



    Não admira que haja lá um ou dois meninos "presos", como já me disseram. O A. tem sido sempre muito saudável a este respeito, mas com a alteração radical na quantidade de fibras e outras coisas importantes que costuma comer a meio da manhã e ao almoço, é muito natural que isto se altere.



    Como é que é na creche/infantário dos vossos filhos?



    Já estou a ver que quase tudo o que lhe faz falta vou ter de ser eu a dar nas outras refeições...

  • #2
    RE: A comida da creche é abominável!!

    Baby Mine, para ficares com uma ideia, a ementa esta semana na creche da 'pipoca' foi a seguinte:



    SOPA DE LEGUMES

    ALMÔNDEGAS DE VITELA C/ ESPARGUETE



    SOPA DE LEGUMES

    FILETES DE PESCADA C/ MACEDÓNEA DE LEGUMES



    SOPA DE LEGUMES

    ROLO DE PERÚ NO FORNO C/ ARROZ



    SOPA DE LEGUMES

    PESCADA ASSADA C/ BATATA CORADA



    SOPA DE LEGUMES

    FRANGO C/ MASSA



    Como vês, ta,bém não sei onde param os legumes... À excepção da macedónia de quarta-feira...



    Enfim, sempre comem a sopa (a minha pelo menos não tenho dúvidas que a come... come tudo o que lhe põem à frente), mas também não tenho ilusões de que chegue sequer aos calcanhares das sopas que lhe dou em casa...



    Mas honestamente te digo que me preocupo muito pouco com isto. Se visse na ementa, como algumas mamãs relataram já, que lhes davam salsichas de conserva; fritos a torto e a direito... Aí sim. Agora, os legumes e frutas que não come na creche dou-lhe em casa, ao jantar e ao fim-de-semana. Claro que o ideal era todas as refeições serem o mais equilibradas possível, mas...
    [hr]







    Comentar


    • #3
      RE: A comida da creche é abominável!!

      No infantário dos meus filhos nunca tive de me queixar...a mai nova tb vai pra lá aos dois

      Acho que isto sim é um exemplo de uma boa ementa, ou não fossem eles certificados na área alimentar
      [hr]

      Comentar


      • #4
        RE: A comida da creche é abominável!!

        Olá Sara!



        (estou a dever-te uma PM) inch:



        Como sabes, o M. também deveria ter ido para o infantário agora, mas não foi aconselhado pelo pediatra, visto ele adoecer com muita facilidade no Inverno. Assim, adiámos para Abril e entretanto arranjei uma actividade.



        Entretanto já tinha o infantário escolhido, mas senti exactamente o mesmo que tu. Não esperava que as sopas fossem como as de casa, mas água de lavar pratos também não! :w00t:

        Pelo menos, tinha a opção de levar a comidinha de casa e era o que eu ia fazer. No vosso infantário não deixam?




        A caminho das 600 receitas!, o MANJAR das DEUSAS

        Afilhada babada e orgulhosa da Associação de Madrinhas da PipocaeMiguel

        Comentar


        • #5
          RE: A comida da creche é abominável!!

          Olá!



          Algum tempo depois de a Luísa começar a comer a comida levada pela instotuição (ela está numa ama mas pertence a uma IPSS e são eles que levam o almoço todos os dias), a partir dos 12 meses, comecei a aperceber-me também de que havia poucos legumes, para além de batata e cenoura, e que a sopa era ralinha... Em casa ela rambém sempre comeu sopas grossas e legumes a acompanhar o segundo prato.



          Fui lá falar e perguntar se havia algum motivo para haver tão poucos verdes na comida. A directora disse-me logo que não havia razão nenhuma porque o que não faltava lá era legumes. Por duas ou três indirectas que ouvi por portas e travessas fiquei com a sensação de que era a cozinheira que não estava para se chatear porque a maioria dos meninos maiores que já estão lá mesmo na creche não gostam de verdes e deixavam tudo no prato :w00t: Pois não admira! Se não começam a habituá-los desde que se introduzem os sólidos, não é??



          Bem, em resumo, não precisei de fazer mais nada e desde então não só a sopa engrossou, como pelo menos 3 vezes por semana vem verdes no 2º prato: jardineiras, arrozes de isto e aquilo, couve-flor e bróculos com o peixe cozido, etc. O que me deixa :w00t: estupefacta é como nenhum pai tinha ido fazer essa queixa antes, mas enfim. A ama da Luísa diz que eu sou a única mãe dos 4 meninos que lá estão que quando chega pergunta o que foi a comida (sim, porque peixe com legumes a mim não me diz nada, eu quero saber que legumes :P), quanto tempo ela dormiu e a que horas fez cócó Lolol... Sou a mãe chata!



          Portanto o meu conselho é ires lá colocar as tuas dúvidas e esperar para ver o que eles dizem e fazem.



          Elsa

          Comentar


          • #6
            RE: A comida da creche é abominável!!

            Infelizmente muitos infantários preocupam-se mais com o gastar pouco dinheiro do que servir refeições equilibradas nutricionalmente... Já trabalhei num colégio onde deixei de conseguir comer a comida... todas as segundas-feiras era arroz de atum e às sextas ovos mexidos com salsichas e esparguete. E sem falar na sopa que era um autÊntico atentado... mas também já trabalhei (e onde trabalho) em locais onde a ementa é rica, variada e onde as sopas são bem cremosas...

            Na escolinha do meu filho a ementa costuma ter sempre ou legumes ou salada no 2º prato (desde a creche)...

            Não querendo generalizar porque há excepções a maioria dos infantários particulares são os que em termos nutricionais mais falham e onde a comida tem menos controlo... nas IPSS as ementas costumam ser mais variadas e equilibradas.





            O meu atelier.

            Comentar


            • #7
              RE: A comida da creche é abominável!!

              BABY MINE:



              Eu desde o ano passado que luto por ementas especificas, ou seja, que digam o que cada sopa leva, que digam que leva cenoura e couve-flor e a carne é de novilho, mas nao consigo nada...nas ementas é so sopa de legumes com carne/peixe. Nao diz mais nada!É um total absurdo e falta de respeito!

              A creche refugia-se nos fornecedores...nao sao regulares e nao podem especificar as ementas à custa disso. Os lanches ate aos 2 anos sao sempre papa, 3 vezes, e iogurte gordissimo, 2 vezes, como o meu filho nao pode comer devido a intolerancia e tb pq acho que exageram na papa e nas bolachas mando sempre de casa, mesmo antes dele apresentar a intolerancia (que so se manifestou qd fez um ano).



              Qt a segundo prato nao dao se nao se pedir todos os dias!So dao diariamente a partir da sala dos dois anos, qd tb mudam os lanches e deixa de haver papa e passa a haver cereais ou pão com leite. É uma luta...ele recusa as coisas inteiras aos 19 meses, nem sei que faça!Remo contra a maré!Quero que ele mastigue, peço para dar, dá mto trabalho, nao dão!E se nao se falar no assunto cai no esquecimento!



              A directora nao tem filhos e acha que ter uma sr dra a fazer menus é suficiente!A fruta é o básico: pêra, maçã e banana. O meu filho detesta banana, que é dada 3 a 4 vezes por semana (o ideal para o intestino!) e nao aceitam sugestoes, do tipo, pessegos, laranjas, maracuja, mistura de frutas, etc.



              O meu filho assim que entrou este ano deixou de fazer cocó...por mais que lhe de agua e fruta mto variada acabo por ter que dar medicamentos para ele evacuar pelo menos de semana e meia em semana e meia..ao fim de semana regula durante a semana prende e continuo a lutar contra estes menus!!Ainda pra mais recusam a reduzir a mensalidade pois acham que tem que ser as 2 refeições, qd sei que eles reduzem o valor a ots pessoas so por uma refeição!E ainda duvidam da intolerancia dele pois ae hoje so tiveram um menino com um problema que se curou qd fez um ano!



              Enfim, é vergonhoso!Qd o meu filho começou nas sopas da creche aos 9 meses apareceu todo assado e pus-me a pensar do que seria...um dia vejo o fornecedor a descarregar: montes de alho frances e cenoura!!Depois perguntei a uma funcionaria que me confirmou: muito alho frances e os miudos detestam! Enquanto nao acabam este stock os miudos comem daquilo dias seguidos!!E nao ha variações de sabor:coze-se td, rala-se e esta pronto!Ate aos 2 anos é isto!Vou ter mesmo que pedir à pediatra um comprovativo em como ele nao pode comer a comida de lá.



              Ha creches e creches e ainda bem que ha umas mais cuidadas do que outras!!Nao basta uma nutricionista!Ha que ter bons fornecedores, boas cozinheiras e sobretudo imaginação!



              jinhos e boa sorte!




              (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





              Comentar


              • #8
                RE: A comida da creche é abominável!!

                andiemeir (18-09-2009)No infantário dos meus filhos nunca tive de me queixar...a mai nova tb vai pra lá aos dois



                Acho que isto sim é um exemplo de uma boa ementa, ou não fossem eles certificados na área alimentar


                És do Porto? Esse infantário não é no forno? A minha pipoca anda no Girafa, um bocadinho mais acima
                Dannyzoca(A orgulhosa mamã da linda Margarida)



















                Madrilhada: catiaa







                Madrinha: vera pinto







                Afilhada: catherine

                Comentar


                • #9
                  RE: A comida da creche é abominável!!

                  Obrigada pelas vossas respostas!



                  Eu estou bastante satisfeita com a creche em todos os outros aspectos, mas a comida desapontou-me muito.



                  Se lhe dessem salsichas e fritos (como uma das mães conta) eu acho que o tirava de lá (ou implorava ao pediatra por uma declaração em como o A. não pode comer alimentos processados nem fritos)!



                  Infelizmente nesta creche (não é privada) não é permitido que as crianças levem a comida de casa, caso contrário não pensaria duas vezes. Levava tudo: almoço, fruta, iogurte. É uma chatice ter de se estar sujeito à consciência (ou falta dela)alimentar e nutricional de quem concebe estas ementas e gere a confecção das refeições . Há tantos pratos excelentes e "children friendly" que se podiam fazer, não compreendo porque é que há tão pouco interesse nisso.



                  Andiemeir, essa ementa é fabulosa, que pena que tenho que na creche do A. não seja assim!



                  Outra coisa que me fez confusão é que nunca ainda vi oferecerem água aos piolhos. Eu calculo que a maioria deles já saiba pedir, mas a verdade é que no meio da brincadeira e sem a atenção constante de um adulto, uma necessidade como esta pode passar despercebida. O A. está muito habituado em casa a beber água ao longo de todo o dia e é um hábito que eu faço questão de que ele mantenha. Vou ter de levantar este assunto na segunda-feira... Quanto a falar nas ementas, a ElsaTS tem razão, mas eu ainda me sinto demasiadamente pouco à-vontade para começar já a reclamar :hehe:. Ainda estou a viver a fase angustiante da adaptação do A. ao espaço e às pessoas, por isso prefiro esperar mais um pouco para abordar esse assunto.

                  Comentar


                  • #10
                    RE: A comida da creche é abominável!!

                    Baby Mine (18-09-2009)Obrigada pelas vossas respostas!







                    Eu estou bastante satisfeita com a creche em todos os outros aspectos, mas a comida desapontou-me muito.







                    Se lhe dessem salsichas e fritos (como uma das mães conta) eu acho que o tirava de lá (ou implorava ao pediatra por uma declaração em como o A. não pode comer alimentos processados nem fritos)!







                    Infelizmente nesta creche (não é privada) não é permitido que as crianças levem a comida de casa, caso contrário não pensaria duas vezes. Levava tudo: almoço, fruta, iogurte. É uma chatice ter de se estar sujeito à consciência (ou falta dela)alimentar e nutricional de quem concebe estas ementas e gere a confecção das refeições . Há tantos pratos excelentes e "children friendly" que se podiam fazer, não compreendo porque é que há tão pouco interesse nisso.







                    Andiemeir, essa ementa é fabulosa, que pena que tenho que na creche do A. não seja assim!







                    Outra coisa que me fez confusão é que nunca ainda vi oferecerem água aos piolhos. Eu calculo que a maioria deles já saiba pedir, mas a verdade é que no meio da brincadeira e sem a atenção constante de um adulto, uma necessidade como esta pode passar despercebida. O A. está muito habituado em casa a beber água ao longo de todo o dia e é um hábito que eu faço questão de que ele mantenha. Vou ter de levantar este assunto na segunda-feira... Quanto a falar nas ementas, a ElsaTS tem razão, mas eu ainda me sinto demasiadamente pouco à-vontade para começar já a reclamar :hehe:. Ainda estou a viver a fase angustiante da adaptação do A. ao espaço e às pessoas, por isso prefiro esperar mais um pouco para abordar esse assunto.


                    Na creche do meu filho é quase por especial favor: se pedires dão (qd se lembram) se nao pedes e nao mandar uma garraf (ele bebe da garrafa Luso Junior) ou um copo magico ou ot coisa eles nao dão. O meu filho bebe essencialmente por causa do intestino e ele em casa tb pede qd ve a garrafa ou um copo com água.



                    De resto a creche é como a do teu filhote: funciona mto bem!Pena é esta parte!



                    jinhos


                    (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                    Comentar


                    • #11
                      RE: A comida da creche é abominável!!

                      dannyzoca (18-09-2009)
                      andiemeir (18-09-2009)No infantário dos meus filhos nunca tive de me queixar...a mai nova tb vai pra lá aos dois







                      Acho que isto sim é um exemplo de uma boa ementa, ou não fossem eles certificados na área alimentar






                      És do Porto? Esse infantário não é no forno? A minha pipoca anda no Girafa, um bocadinho mais acima


                      è!

                      Tb já ouvi falar muito bem do Girafa,uma amiga minha tinha lá o filho

                      E moras perto de mim, que giro!

                      [hr]

                      Comentar


                      • #12
                        RE: A comida da creche é abominável!!

                        santi&mami (18-09-2009)
                        Baby Mine (18-09-2009)Obrigada pelas vossas respostas!















                        Eu estou bastante satisfeita com a creche em todos os outros aspectos, mas a comida desapontou-me muito.















                        Se lhe dessem salsichas e fritos (como uma das mães conta) eu acho que o tirava de lá (ou implorava ao pediatra por uma declaração em como o A. não pode comer alimentos processados nem fritos)!















                        Infelizmente nesta creche (não é privada) não é permitido que as crianças levem a comida de casa, caso contrário não pensaria duas vezes. Levava tudo: almoço, fruta, iogurte. É uma chatice ter de se estar sujeito à consciência (ou falta dela)alimentar e nutricional de quem concebe estas ementas e gere a confecção das refeições . Há tantos pratos excelentes e "children friendly" que se podiam fazer, não compreendo porque é que há tão pouco interesse nisso.















                        Andiemeir, essa ementa é fabulosa, que pena que tenho que na creche do A. não seja assim!















                        Outra coisa que me fez confusão é que nunca ainda vi oferecerem água aos piolhos. Eu calculo que a maioria deles já saiba pedir, mas a verdade é que no meio da brincadeira e sem a atenção constante de um adulto, uma necessidade como esta pode passar despercebida. O A. está muito habituado em casa a beber água ao longo de todo o dia e é um hábito que eu faço questão de que ele mantenha. Vou ter de levantar este assunto na segunda-feira... Quanto a falar nas ementas, a ElsaTS tem razão, mas eu ainda me sinto demasiadamente pouco à-vontade para começar já a reclamar :hehe:. Ainda estou a viver a fase angustiante da adaptação do A. ao espaço e às pessoas, por isso prefiro esperar mais um pouco para abordar esse assunto.






                        Na creche do meu filho é quase por especial favor: se pedires dão (qd se lembram) se nao pedes e nao mandar uma garraf (ele bebe da garrafa Luso Junior) ou um copo magico ou ot coisa eles nao dão. O meu filho bebe essencialmente por causa do intestino e ele em casa tb pede qd ve a garrafa ou um copo com água.







                        De resto a creche é como a do teu filhote: funciona mto bem!Pena é esta parte!







                        jinhos
                        No dos meus filhos, tinha cada sala as suas garrafas e copos descartáveis, no hall e partes comuns aqueles garrafões/fontes Selda...os putos bebiam até pela brincadeira de mexer nas torneiras:hehe: e elas eram muito cuidadosas em não os deixar abrir a torneira fria, só a da temperatura ambiente...

                        Amo aquele infantário!

                        [hr]

                        Comentar


                        • #13
                          RE: A comida da creche é abominável!!

                          Baby Mine (18-09-2009)Obrigada pelas vossas respostas!

                          Quanto a falar nas ementas, a ElsaTS tem razão, mas eu ainda me sinto demasiadamente pouco à-vontade para começar já a reclamar :hehe:. Ainda estou a viver a fase angustiante da adaptação do A. ao espaço e às pessoas, por isso prefiro esperar mais um pouco para abordar esse assunto.


                          OLá,



                          olha que eu sou a pessoa menos dada a confrontos do mundo, juro! Por isso mesmo, não entrei logo a matar como se estivesse a reclamar, e não abordei o asunto em nenhuma reunião de pais. Procurei a directora no gabinete dela e simplesmente disse-lhe que tinha reparado que havia poucos legumes verdes com a comida e se havia algum motivo para isso que eu desconhecesse... assim meio a fazer-me de parvinha, tipo, «se calhar vocês é que têm razão mas explique-me lá porquê»



                          E a verdade é que fiquei com a nítida noção de que ela fazia as ementas, e realmente lá dizia carne com legumes, salada russa com peixe, etc., e que era a cozinheira que interpretava aquilo à maneira dela, ou seja, batata e cenoura Bom, não é desculpa, mas a abordagem resultou



                          Elsa

                          Comentar


                          • #14
                            RE: A comida da creche é abominável!!

                            andiemeir (18-09-2009)
                            dannyzoca (18-09-2009)
                            andiemeir (18-09-2009)No infantário dos meus filhos nunca tive de me queixar...a mai nova tb vai pra lá aos dois





                            Acho que isto sim é um exemplo de uma boa ementa, ou não fossem eles certificados na área alimentar




                            És do Porto? Esse infantário não é no forno? A minha pipoca anda no Girafa, um bocadinho mais acima


                            è!



                            Tb já ouvi falar muito bem do Girafa,uma amiga minha tinha lá o filho



                            E moras perto de mim, que giro!





                            Para já sou eu que levo a comidinha da piolha, por isso ela anda bem alimentada e come tudo, mas quando ela passar para a salinha do ano vai comer a comida de lá. Pelo que eu vi nas ementas parece-me boa, mas sou menina para lhe continuar a mandar a comidinha da mãe se vir que não é assim tão boa!



                            PS: Temos que combinar e um dia irmos tomar um café
                            Dannyzoca(A orgulhosa mamã da linda Margarida)



















                            Madrilhada: catiaa







                            Madrinha: vera pinto







                            Afilhada: catherine

                            Comentar


                            • #15
                              RE: A comida da creche é abominável!!

                              BABY MINE se eu podesse abria eu uma creche com uns poucos meninos e juntava-lhes o meu...



                              Acho que para mim faltará sempre qualquer coisa... Como sabes o Gui está na Ama que até ver tem sido impecável. Quanto à alimentação eu até a fruta fazia mas com as horas ela oxida depressa e a Sra mesmo disse que não se importava de a fazer por mim. Assim, vai inteira e ela lá lha dá triturada e descascada na hora.



                              Seja como for. Se eu pudesse ser "excêntrica" tinha uma creche cheia de bebecas (incluindo o meu) onde haveria palhaçadas o dia todo e educadoras de "fruta no bolso".



                              A minha mãe habituou-nos a ver sempre peças de fruta descascadas na beira da mesa... bolinhos caseiros... doces caseiros... sopinha feita... enfim... uma mesa posta todo o dia e por onde a criançada (eu, irmãos e primos), passava e depenicava.



                              Lembro-me de sermos tão felizes que na na de dormir era fácil ir para a cama (tarde ou noite). O Gui sofre do mesmo mal que eu a essa hora... a única coisa em que é parecido comigo... agarra-se a nós e ali fica com medo que o tiremos da nossa cama ( algo que não faço)



                              Mimos;

                              Beijinhos;

                              Colinho;

                              Palhaçadas;

                              Frutinha;

                              Águinha;

                              Sopinhas... e um relógia a andar depressa para as Mamãs chegarem e levarem os seus bebecas! :d era bom era!




                              http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 99

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X