Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Comprar legumes ultra-congelados ou frescos?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Comprar legumes ultra-congelados ou frescos?

    Deixo aqui uma dúvida curiosa que uma mamã me colocou...









    No seu artigo de "como convencer as crianças a comer legumes" diz algo que me despertou a curiosidade... os legumes ultracongelados podem ter mais valor a nível nutricional. Percebi no entanto que se referia aos legumes comprados frescos e deixados eternamente no frigorífico. Mas, e a minha dúvida é esta... Há diferença entre alimentos congelados e ultracongelados?

    Existe, de facto, alguma distinção na qualidade nutricional dos legumes que regularmente adquirimos (Pré-mamã N.)?






    Tenha em consideração o seguinte:

    - Os legumes, e fruta também, apresenta a qualidade nutricional máxima, no momento ideal da sua maturação.

    - Os legumes, e fruta também, sendo de origem biológica veiculam apenas pesticidas orgânicos, inofensivos para o ambiente e com menor impacto para a criança;

    - Os legumes, e fruta também, de produção convencional, veiculam vários pesticidas,os quais se encontram legislados e, na generalidade, as doses são controladas pelos agricultores. Contudo, estas substâncias químicas são controladas/legisladas individualmente não se conhecendo a acção cruzada do seu efeito. Por outro lado, os legumes, e fruta também, que não é da época, são potenciais portadores de pesticidas em maior quantidade para ultrapassar a natureza. Consuma legumes/fruta da época, é mais natural e mais barata! Lembre-se: os pesticidas, ao contrário do que as pessoas pensam, não é eliminada por fervura sendo que alguns pesticidas são sistémicos e portanto chegam, pelo solo, ao coração da planta.

    - Os legumes, e fruta também, devem ser consumidos o mais próximo possível da sua colheita, dado que vão perdendo valor nutricional, à medida que são armazenados em casa, dentro ou fora do frigorífico. Por isso deve comprar o menos possível, e mais vezes, tanto quanto possível.



    Feita esta preliminar abordagem, destaco agora os particulares aspectos de cada variedade:



    Legumes comprados frescos

    Tenha em consideração que deve comprar o mais fresco possível, e da época. E de preferência, biologico, em agricultores locais ou feirinhas.

    Os produtos convencionais, vendidos sobretudo em hipermercados, são colhidos prematuramente, verdes até, e injectados com etanol (actua como hormona de crescimento)em câmaras próprias para atingir o ponto artificial de maturação. Por isso o seu teor nutricional é muito baixo.

    Por isso, compre bem, em pouca quantidade e gaste depressa. Preferível cozinhar tudo e congelar depois, em sopas, por exemplo.



    Legumes comprados ultracongelados

    Estes produtos são mais caros, mas estritamente controlados. Quer nos pesticidas utilizados, quer no ponto de maturação. A sua colheita é realizada no auge nutricional e o seu processamento sujeito à prévia branqueação, altamente bem executada, e seguida da ultracongelação em tanques de ar frio que garante o arrefecimento rápido impedindo a formação de cristais de gelo e assegurando a máxima protecção nutricional. Deve apenas ter o cuidado de renovar os stocks no congelador, pois, uma vez aberta a embalagem, as queimaduras pelo frio podem ocorrer e prejudicar a sua qualidade.



    Legumes congelados em casa

    Sujeitos a uma compra deficiente, na maior parte dos casos e sem culpa da dona de casa que desconhece o que aconteceu ao legume/fruta antes de chegar ao seu ponto de venda.

    Por outro lado, a branqueação doméstica é feita medianamente e não sujeita ao arrefecimento rápido, conseguido apenas industrialmente.

    Portanto, somando todos estes aspectos, e tendo em conta o tempo que já terá decorrido após o momento da sua colheita, evidenciam bem, que a qualidade nutricional destes legumes/fruta fica muito áquem das expectativas.



    Conclusão

    Prefira os legumes, e a fruta crua, sobre todos os restantes alimentos, pois acima de tudo são ricos em antioxidantes que protegem o organismo das agressões diárias. Mas se souber comprar bem, se estimular a sua rotatividade e promover a sua interessante apresentação, estará a reduzir o risco de doença em toda a família. Pense nisso.



    Video aqui.



    Espero ter ajudado.

    bjs



    Solange Burri




    Solange Burri

    Segurança Alimentar e Nutrição Infantil

    http://www.solangeburri.blogspot.pt/

  • #2
    RE: Comprar legumes ultra-congelados ou frescos?

    Obrigada pelas dicas.

    Já agora, eu não compro legumes em mercados, a agricultores locais, porque uma vez um conhecido meu, que tinha uma estufa de alfaces, disse que ia lá uma velhota pedir adubo para as alfaces dela. Ele deu-lhe o suficiente para um mês e explicou-lhe como aplicar. Passado uma semana, ela estava lá outra vez a pedir mais!!!! A menos que sejam legumes biológicos, opto por legumes industriais mesmo, porque esses ao menos seguem os limites dos adubos. Para a minha filha, tenho comprado biológico. Felizmente, tenho muitos conhecidos que cultivam coisas em casa e não usam adubos e oferecem muita coisa
    2 filhotes lindos

    Comentar

    slot_bottomleaderboard_post

    Collapse
    Working...
    X