Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Início de sólidos e cocós

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Início de sólidos e cocós



    Comecei os sólidos há 2 semanas e com a primeira sopa tudo correu bem. Comecei mais cedo do que queria porque ela era amamentad em exclusivo e andava uma pilha de nervos para conseguir tirar leite para ir trabalhar.

    Comecei com a ABC - abóbora, batata e cenoura. Depois conforme fui variando os legumes a minha filhota ficou muito presa e no 1º fim de semana acabei por lhe dar só mama para ela fazer cocó normalmente.

    Agora aconteceu o mesmo. Só houve um dia em que não fez, mas faz muita força e só faz uns bocadinhos e muito duros. O problema é que me vejo à nora para ela beber água: pelo biberão é um filme (morde o biberão, vira-se mas bebe no máximo dos máximos um gole de água) e com a colher nem pensar (como é muito líquido ela não sabe engolir e cospe tudo)

    O que me aconselham? Eu acho que foi da cenoura e já fiz uma sopa totalmente sem cenoura mas não resolveu. Ontem só dei mama por questões logísticas. Não sei se volte a dar só mama até ela fazer cocó normalmente.
    2 filhotes lindos

  • #2
    RE: Início de sólidos e cocós

    Ola!



    Pois, deve ser mesmo dos solidos... sinal que ao intestino lhe falta matuidade. Cenoura e banana nao lhe des e da abobora, corgete,... e insiste com a agua. Amamenta o mais que puderes que tambem é uma forma de ingerir liquidos. Se podes voltar a amamentar em exclusivo evitavas p problema ou pelo menos regularizava outra vez...



    Beijinhos



    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      RE: Início de sólidos e cocós

      rbalmeid (28-09-2009)Ola!







      Pois, deve ser mesmo dos solidos... sinal que ao intestino lhe falta matuidade. Cenoura e banana nao lhe des e da abobora, corgete,... e insiste com a agua. Amamenta o mais que puderes que tambem é uma forma de ingerir liquidos. Se podes voltar a amamentar em exclusivo evitavas p problema ou pelo menos regularizava outra vez...







      Beijinhos







      Rute


      Com muita pena minha não consigo dar sempre a maminha e não consigo tirar leite suficiente. Ainda ontem me fartei de chorar por causa disto E hoje queriam que fosse o dia todo para o Porto quase sem avisar...

      Ainda por cima a família acha que a miúda tem de comer sopa todos os dias,agora que começou. Ando mesmo farta de palpites.

      Obrigada pela ajuda. Vou mesmo guardar a sopa só para os dias em que não posso estar com ela. Penso que não deve haver problema em não dar todos os dias.

      O que também me custa é que a pequenita adora sopa. Até chora se demoro mais com a colher. Também me custa estar a tirar-lhe este prazer.
      2 filhotes lindos

      Comentar


      • #4
        RE: Início de sólidos e cocós

        Ola!



        Sim faz isso: da mama sempre que possas e deixa a sopa para quando nao estas. Mesmo mais velhinho e a fazer 3 refeiçoes de solidos eu dava ao Bruno sempre mama com os solidos. Ate ha quem recomende dar antes a mama e so depois a sopa. Ela tem a vida toda para comer sopa mas maminha so agora.



        E nao desesperes por nao conseguir tirar leite suficiente. Muitas mamas nao se dao com a bomba e outras so conseguem tirar manualmente. Eu estou convencida que sem a flexibilidade de horarios que tenho no emprego e ter apanhado as ferias mes e meio depois da licença acabar nao tinha conseguido o exclusivo ate aos 6 meses. As vezes nao da mesmo. Vai tirando o que puderes ate para estimulares um bocadinho e o qur conseguires e lucro!



        Beijinhos



        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #5
          RE: Início de sólidos e cocós

          olá micaela24 a mama sem duvida é prioridade, mas se não puderes utiliza frutas...papaia é uma q usei qdo a minha pequenina começou os solidos...conversa com a medica da bebe e pergunta se ela aconselha...



          boa sorte



          naiana
          04.02.09....Nayara nasceu com 3.390 kg 50,50 cm...de parto cesariana de urgência!!! Ela é linda e perfeitinha!!!



























          Comentar


          • #6
            RE: Início de sólidos e cocós

            rbalmeid (28-09-2009)Ola!







            Sim faz isso: da mama sempre que possas e deixa a sopa para quando nao estas. Mesmo mais velhinho e a fazer 3 refeiçoes de solidos eu dava ao Bruno sempre mama com os solidos. Ate ha quem recomende dar antes a mama e so depois a sopa. Ela tem a vida toda para comer sopa mas maminha so agora.







            E nao desesperes por nao conseguir tirar leite suficiente. Muitas mamas nao se dao com a bomba e outras so conseguem tirar manualmente. Eu estou convencida que sem a flexibilidade de horarios que tenho no emprego e ter apanhado as ferias mes e meio depois da licença acabar nao tinha conseguido o exclusivo ate aos 6 meses. As vezes nao da mesmo. Vai tirando o que puderes ate para estimulares um bocadinho e o qur conseguires e lucro!







            Beijinhos







            Rute


            Eu dou sempre mama depois da sopa quando estou com ela. Vou ver o que consigo fazer
            2 filhotes lindos

            Comentar


            • #7
              RE: Início de sólidos e cocós



              Olá Micaela,

              Algumas sugestões, que talvez ajudem:

              1. Dá prioridade à fruta crua, a cozida também prende (creio que é a maçã, principalmente).

              2. A banana tem as duas vertentes: obstipante e não. A madura facilita o trânsito intestinal.

              3. A água é muito importante, já tentaste dar em copo? Seja os que têm tipo uma "tetina rígida" ou os normais - digo isto porque a Joana também não bebia água, eu também stressava, até perceber que ela preferia os copos (apesar de hoje em dia beber em biberão).

              4. Não conseguindo a água, eu também tentei o chá da nutriben. No caso da Joana não resultou, pode ser que na tua resulte.

              5. Ao contrário das outras mamãs, acho que deves continuar com a sopa, ainda por cima ela gosta. Não coloques a cenoura por uns tempos e coloca a abóbora, que é rica em água.

              Agora não me ocorre mais nada, mas se me recordar, digo.

              Beijocas

              AH! E os palpites da família, manda para o ar, tu é que és a mãe, tu é que mandas. Já para não falar que foram mães em outras gerações...

              Comentar


              • #8
                RE: Início de sólidos e cocós

                Lanuga (29-09-2009)



                Olá Micaela,



                Algumas sugestões, que talvez ajudem:



                1. Dá prioridade à fruta crua, a cozida também prende (creio que é a maçã, principalmente). Por acaso maçã cozida ela nem gosta por aí além. É doida por pêra crua mas não posso dar pêra todos os dias e não consigo achar uma maçã que crua fique suficientemente macia para ela comer.



                2. A banana tem as duas vertentes: obstipante e não. A madura facilita o trânsito intestinal.



                3. A água é muito importante, já tentaste dar em copo? Seja os que têm tipo uma "tetina rígida" ou os normais - digo isto porque a Joana também não bebia água, eu também stressava, até perceber que ela preferia os copos (apesar de hoje em dia beber em biberão). Vou tentar, obrigada



                4. Não conseguindo a água, eu também tentei o chá da nutriben. No caso da Joana não resultou, pode ser que na tua resulte.



                5. Ao contrário das outras mamãs, acho que deves continuar com a sopa, ainda por cima ela gosta. Não coloques a cenoura por uns tempos e coloca a abóbora, que é rica em água. Deram-me ontem uma abóbora caseira pequenina que deve ser super docinha para fazer sopa para ela. Vou mesmo eliminar a cenoura durante uns tempos e talvez apostar na batata doce. Mas enquanto ela não fizar um mega-cocó a normalizar tudo vou manter só leitinho e depois volto às sopas



                Agora não me ocorre mais nada, mas se me recordar, digo.



                Beijocas



                AH! E os palpites da família, manda para o ar, tu é que és a mãe, tu é que mandas. Já para não falar que foram mães em outras gerações... Pois... A minha mãe voltou a perguntar se não posso dar sumo de laranja que era o que nós bebíamos com 3 meses...


                Obrigada
                2 filhotes lindos

                Comentar


                • #9
                  RE: Início de sólidos e cocós

                  Olá, micaela!



                  Compreendo perfeitamente a tua situação... Eu iniciei os sólidos aos 5 meses e meio (na altura fui pressionada para o fazer e não tinha a informação que tenho hoje) e o sistema digestivo do meu filho ainda não estava preparado, pelo menos para as papas pois ficava muito obstipado sempre que comia papa, e vê-lo a chorar muito com dores era para mim uma tortura, principalmente porque a introdução não foi uma decisão minha, mas sim uma imposição baseada em informações incorrectas.



                  No teu caso foi por necessidade, mas consigo perceber o teu sentimento de impotência por não conseguires resolver a situação, por não conseguires tirar tanto leite como desejarias, etc...



                  Eu criei um tópico com dicas para bebés obstipados na pediatria, não sei se já deste uma vista de olhos: http://foruns.pinkblue.com/Topic99137-14-1.aspx



                  Algo que me ajudou muito foi um sling, acho que foi mesmo a minha salvação, pois a posição fetal ajuda muito no alívio da dor!



                  Em relação à maminha, dá sempre que podes e quando não podes dá a sopa, pois aos poucos o sistema da tua menina vai-se adaptando a digerir a sopa mas deve ser muito gradual, mas até aos 6 meses não tens de dar sopa todos os dias, a maminha tem tudo o que ela precisa, a sopa é mais porque não consegues tirar leite suficiente! Em relação aos comentários, é mesmo ignorar, tu conheces a tua filha melhor que ninguém e em conjunto com o maridão, e com informações correctas e actualizadas, deves tomar as decisões que vos envolvem!





                  Se quiseres passa no MSN, para falarmos melhor!





                  Jocas
                  Patrícia Paiva
                  - Educadora Perinatal
                  - Conselheira em Aleitamento Materno
                  - Professora Ginástica para Bebés

                  BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Início de sólidos e cocós

                    Oi, novamente...



                    Esqueci-me de referir as massagens, que devem ser feitas sempre que a meninas se queixa de dores... massagens circulares com alguma pressão na barriga, sempre no sentido dos ponteiros do relógio, fazer exercícios com as pernas, tipo estica e encolhe, fazendo pressão na barriga e andar com ela em posição fetal, ao colo, caso não tenhas sling também pode ajudar!



                    Pode não alterar muito, mas se houver algum fruto aconselhado para a obstipação que ela não possa comer, come-o tu, a papaia por exemplo ou a amexa seca dizem que ajuda, mas lá está não são dados comprovados pelos estudos, mas podem ajudar!





                    Jocas
                    Patrícia Paiva
                    - Educadora Perinatal
                    - Conselheira em Aleitamento Materno
                    - Professora Ginástica para Bebés

                    BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Início de sólidos e cocós

                      APPM (29-09-2009)Oi, novamente...







                      Esqueci-me de referir as massagens, que devem ser feitas sempre que a meninas se queixa de dores... massagens circulares com alguma pressão na barriga, sempre no sentido dos ponteiros do relógio, fazer exercícios com as pernas, tipo estica e encolhe, fazendo pressão na barriga e andar com ela em posição fetal, ao colo, caso não tenhas sling também pode ajudar!







                      Pode não alterar muito, mas se houver algum fruto aconselhado para a obstipação que ela não possa comer, come-o tu, a papaia por exemplo ou a amexa seca dizem que ajuda, mas lá está não são dados comprovados pelos estudos, mas podem ajudar!











                      Jocas


                      Obrigada por tudo. A questão é que o stress é mais meu do que propriamente as dores da miúda. Ela faz bastante força a fazer cocó e fica toda vermelha mas desde que nasceu que isso acontece e sempre fez sem problemas nenhuns. Está sempre bem disposta e não tem dores. Só chora mesmo com fome, come lindamente e depois do conselho da outra mamã, descobri que ela bebe água lindamente pelo copo. Eu é que fico preocupada porque faz uns cocós muito pequeninos e parecem uns bolinhos de bacalhau com bocadinhos de cenoura :w00t:
                      2 filhotes lindos

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Início de sólidos e cocós

                        micaela24 (29-09-2009)
                        Lanuga (29-09-2009)

                        Olá Micaela,

                        Algumas sugestões, que talvez ajudem:

                        1. Dá prioridade à fruta crua, a cozida também prende (creio que é a maçã, principalmente). Por acaso maçã cozida ela nem gosta por aí além. É doida por pêra crua mas não posso dar pêra todos os dias e não consigo achar uma maçã que crua fique suficientemente macia para ela comer.



                        2. A banana tem as duas vertentes: obstipante e não. A madura facilita o trânsito intestinal.



                        3. A água é muito importante, já tentaste dar em copo? Seja os que têm tipo uma "tetina rígida" ou os normais - digo isto porque a Joana também não bebia água, eu também stressava, até perceber que ela preferia os copos (apesar de hoje em dia beber em biberão). Vou tentar, obrigada



                        4. Não conseguindo a água, eu também tentei o chá da nutriben. No caso da Joana não resultou, pode ser que na tua resulte.



                        5. Ao contrário das outras mamãs, acho que deves continuar com a sopa, ainda por cima ela gosta. Não coloques a cenoura por uns tempos e coloca a abóbora, que é rica em água. Deram-me ontem uma abóbora caseira pequenina que deve ser super docinha para fazer sopa para ela. Vou mesmo eliminar a cenoura durante uns tempos e talvez apostar na batata doce. Mas enquanto ela não fizar um mega-cocó a normalizar tudo vou manter só leitinho e depois volto às sopas



                        Agora não me ocorre mais nada, mas se me recordar, digo.

                        Beijocas

                        AH! E os palpites da família, manda para o ar, tu é que és a mãe, tu é que mandas. Já para não falar que foram mães em outras gerações... Pois... A minha mãe voltou a perguntar se não posso dar sumo de laranja que era o que nós bebíamos com 3 meses...
                        Obrigada


                        Boa sorte Micaela

                        Coração de mãe sofre!!!

                        Beijocas

                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X