Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Duas dúvidas - tomate e iogurtes

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Duas dúvidas - tomate e iogurtes

    Não têm nada a ver uma com a outra mas aqui vão:



    o tomate tecnicamente é um fruto mas é usado como legume. A pedi disse que já posso dar todos os legumes. Também posso dar todos os frutos excepto os vermelhos e os citrinos? FIz uma sopa com tomate bem suave, nada ácido, e a piolha adorou mas só depois é que pensei nisto e não sei se faça outra vez...



    Quanto aos iogurtes, a minha filha já come iogurtes normais de aromas. Vocês dão directamente do frigorífico ou deixam aquecer um pouco? Eu tenho dado directamente do frigorífico porque a minha filha não engole logo, mastiga tudo muito bem (embora não tenha dentes...) e faz-me impressão deixar o iogurte cá fora. Uma vez apanhei uma intoxicação à conta de um iogurte quente e tenho receio.
    2 filhotes lindos

  • #2
    RE: Duas dúvidas - tomate e iogurtes

    Olá,



    Tomate: no caso de haver antecedentes (pessoais ou familiares), deve ser adiado até aos 12 meses.



    Iogurtes: de Inverno, tiro pelo menos uma hora antes. Segundo li, as bactérias boas do iogurte começam a morrer acima dos 8º, por isso, vai-se perdendo o efeito bom do iogurte, mas este não se estraga assim.



    A resposta da Dra. Solange Burri à mesma pergunta:

    "Venho colocar uma pergunta que ja há muito tempo ando para fazer mas agora com a aproximação do Inverno, tenho mesmo necessidade de fazer: o meu menino gosta muito de iogurtes mas tenho um senão... é que quando os tiro do frigorifico para lhe os dar ele começa sempre de inicio a fazer uma careta e a arrepiar-se de estarem tão frios, o que acha que devo fazer, quanto tempo antes posso tirar do frio, quanto tempo aguentam sem frio, ou posso aquecê-lo um pouco no microondas? (Mamã H.)

    Sim, esta é uma situação que acontece frequentemente e deve ser considerada na altura de dar o iogurte ao Bebé. Afinal o Bebé rejeita não só alimentos muito ácidos mas também frios, o que o desagrada.

    Por outro lado, o iogurte é um alimento "vivo", contendo na sua composição bactérias lácticas, de interesse próbiotico, que se sujeitas a oscilações de temperatura, perdem viabilidade e não cumprem, depois, o benefício que se espera.

    Assim, é de todo importante que realize, sempre, este processo de retirar o iogurte do frio, apenas antes do seu consumo, retire a tampa, se for metálica, leve ao microondas e aqueça ligeiramente o iogurte durante NÃO MAIS de 10 segundos, potência máxima. Deste modo, não há dano significativo nas bactérias lacticas e a temperatura está mais favorável para agradar o bebé."




    Comentar


    • #3
      RE: Duas dúvidas - tomate e iogurtes

      Então em relação ao tomate não ~há crise, porque não há casos de alergias na família.



      E em relação ao iogurte, vou continuar a dar directo do frigorífico. Ela gosta e assim mantém-se as bactérias boas. A minha sogra aquece tudo antes (até a gelatina, fica uma coisa esquisita assim morna) mas até o meu alergologista /pneumologista diz que o que faz mal à gargante é o contraste (por exemplo: àgua fria depois de sopa). Ela come tão devagarinho que o iogurte aquece-lhe na boca.



      Obrigada
      2 filhotes lindos

      Comentar

      slot_bottomleaderboard_post

      Collapse
      Working...
      X