Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Batatas fritas a menos!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Batatas fritas a menos!!

    Olá a todas!



    Estou aqui de boca aberta porque fiquei a saber pela ama da minha filha que houve reclamações junto do colégio por parte dos pais das crianças que estão nas amas (até aos 3 anos) porque nunca vinha batatas fritas no almoço deles. Então agora vem batatas fritas uma vez por semana.



    Eu não me importo nada que a minha filha coma meia dúzia de batatas fritas por semana, que não é mais do que isso, já que em casa é coisa que nunca faço (pelo menos quando ela cá está :P). O que me deixa :w00t: é o que fará uma mãe ou pai acharem que os filhos (recordo que são meninos entre os 12 meses e os 3 anos!) comem batatas fritas a menos...



    Eu nem tenho nada a dizer da alimentação, é variada e inclui legumes regularmente, etc. Mas não me passaria pela cabeça mandar vir pela falta de batatas fritas, lol...



    Há cada uma.



    Elsa

  • #2
    RE: Batatas fritas a menos!!

    Isso é verdade?! Olha que as ementas devem (ou têm) de ser feitas por nutricionistas e são acompanhadas pelo Ministério da Educação (bem, nas creches não sei se são obrigados, como nos outros estabelecimentos).

    Cá pra mim, esses pais têm como modelos de pessoas os americanos e nunca devem ter visto o filme "Super size me"!
    http://manasecompanhia.blogspot.com/


    Comentar


    • #3
      RE: Batatas fritas a menos!!

      Jukas (09-02-2010)Isso é verdade?! Olha que as ementas devem (ou têm) de ser feitas por nutricionistas e são acompanhadas pelo Ministério da Educação (bem, nas creches não sei se são obrigados, como nos outros estabelecimentos).



      Cá pra mim, esses pais têm como modelos de pessoas os americanos e nunca devem ter visto o filme "Super size me"!


      O que a ama me disse foi que «houve reclamações» de que «nunca vinha uma batatinha frita» Eu sou pouco de fundamentalismos e não me faz comichão nenhuma, como já disse, meia dúzia de batatas fritas de vez em quando. As ementas são variadas e saudáveis. Hoje por exemplo era sopa de nabiça, frango no forno, arroz de ervilhas e as tais batatinhas :P Não creio que «umas batatinhas» de vez em quando façam mal, tal como não me choca vir uma gelatina ou arroz doce também uma vez por semana.



      O que me faz confusão é quem é que pede «umas batatinhas fritas», lol...



      Elsa

      Comentar


      • #4
        RE: Batatas fritas a menos!!

        A minha pirralha (2 anos e meio), se vê batatas fritas já não come mais nada... Felizmente só as vê no restaurante!
        http://manasecompanhia.blogspot.com/


        Comentar


        • #5
          RE: Batatas fritas a menos!!

          Olá

          É uma história simultaneamente triste e engraçada, a tua. Realmente... se ao menos pedissem algo saudável... Assim temos tantas crianças gordas em Portugal.

          Mas também acho que a creche começou a pecar por excesso, com a introdução uma vez por semana.

          No jardim de infância do meu piolho não comem as batatas inteiras, mas uma vez em cada duas ou três semanas lá vem o bacalhau à brás...

          As ementas são feitas por uma nutricionista e mesmo que pusessem batatas fritas uma vez em cada 15 dias, eu não me importaria, apenas porque é tudo muito equilibrado e variado, lá.

          Comentar


          • #6
            RE: Batatas fritas a menos!!

            Também fiquei surpreendida com a tua história!

            Na creche onde anda o meu filho comem batatas fritas "quando o rei faz anos", penso q 2 vezes por mês. Também não sou nada fundamentalista e não me importo nada que ele as coma, desde que seja com conta, peso e medida. Mas nunca me passaria pela cabeça reclamar a falta delas!



            Em casa é raríssimo fazermos batatas fritas e eu desconhecia o quanto ele gostava delas até termos ido almoçar fora: quando as viu já não houve ninguém que o fizesse comer mais nada: "aca ica", "aca ica" (= batata frita) e não saía dali!

            Comentar


            • #7
              RE: Batatas fritas a menos!!

              K estranho!!!!



              No colégio do R. nao servem fritos nenhuns!!! Até de doces a unica coisa k comem é gelatina!! Nós em casa comemos muita batata frita.. adoramossssssss mas o R. não liga mt.. só depois de jantar o comer dele é k lá vai à travessa retirar algumas para comer na mão!!!

              Comentar


              • #8
                RE: Batatas fritas a menos!!

                tb axo estranho. a escola da marta tem uma nutricionista que faz a ementa e nunca lá vi batatas fritas.



                mas cá em casa até se consome muitas, tipo 2x por semana, já que é das poucas coisas fritas que faço e como ela não gosta de mais nada (não come doces nenhuns) é tipo algo absolutamente maravilhoso para ela. embora sejam em pouca quantidade e sempre num prato á parte, pq no prato dela tem arroz.



                mas mea culpa, desde os 12 meses que ela come batatas fritas!

                Comentar


                • #9
                  RE: Batatas fritas a menos!!

                  poissss.......................



                  pena que o pedido venha precisamente dos pais....

                  bem, de qualquer forma posso dizer que infelizmente em Portugal não é obrigatório que nenhuma instituição (tipo escola/infantário/lar ou similar ) tenha nutricionista (a tempo inteiro ou em colaboração).

                  A segurança social já começa a "exigir"(poisssss.....) que as ementas sejam assinadas por nutricionistas, mas do exigir ao passar essa informação às IPSS já é outra história...

                  Na maioria das instituições (incluindo infantários e creches) funciona assim:

                  . encomendas de prod. alimentares e selecção de fornecedores (faz o assistente social/psicólogo/coordenador ou alguém que apenas tem experiência de anos de trabalho naquilo)

                  . ementas (faz o assistente social/psicólogo/coordenador ou alguém que apenas tem experiência de anos de trabalho naquilo e que pouco ou nada entende das composições ou capitações devidas, nem por vezes do desperdício VS perda financeira para a instituição

                  . controle de higiene e segurança alimentar na cozinha/carrinhas de distribuição e afins (quase não há e a maioria das q dizem q fazem contratam uma empresa que lá vai e dá umas orientações passando-lhes um certificado de HACCP (!!!), como se o HACCP fosse assim tão simples...e dps já está, passam por lá de vez em quando e tal, fazem uma auditoria e tal...)



                  O nutricionista que teria papel fundamental, na elaboração de ementas, no acompanhamento e rectificação de situações que se passam nas cozinhas, que poderia dar acompanhamento a utentes (neste caso, crianças), com alguma necessidade específica e ou até falar com ospais da mesma, que poderia dar formação aos funcionários, crianças e pais, que poderia e deveria avaliar se os fornecedores são adequados indo às suas instalações verificar as suas condições de produção ou armazenamento e transporte......NÃO O FAZ.....PORQUE SIMPLESMENTE NÃO EXISTEM PROFISSIONAIS DE NUTRIÇÃO NESTAS INSTITUIÇÕES (na maioria).

                  Por este motivo há muitos como eu que não temos trabalho a tempo inteiro na nossa área de estudoe muitos nem emprego a part time têm...



                  Faço aqui um apelo às mamãs que virem este tópico: exijam nutricionistas nas instituições em q os vossos filhos andam.

                  Como algumas mamãs aqui sabem eu trabalho actualmente na área alimentar, mas como delegada de vendas de food-service para instituições e só em part time dou consultas ou faço consultoria. mas há colegas meus bem piores.



                  Ainda hoje, numa instituição o director, um sr de 50 e poucosanos sorria com tom jocoso e dizia-me: ah isso da nutrição é engraçado! realmente quererem mudar os hábitos alimentares de pessoas de 70 ou 80 anos!!

                  eu fiquei atónita com a observação, mas simpáticamente respodi-lhe que um nutricionista não só não faz isso da forma como ele insinuava, como tinha muitas outras funções...e que para além dos 80 idosos q lá tinha havia mais 150 crianças a usufruir das refeições da instituição e sim, nessas idades podemos e devemos incutir Hábitos alimentares adequados e que tb sedevia preocupar com elas e inclusivé, que se ele fosse idoso a precisar de alguma alteração dietéticana sua refeição para melhorar o seu estado de ´saúde, seria de todo benéfico.



                  Bem, dá pa ver pelo meu post que ando um bocado aborrecida com estes assuntos.

                  Desculpem o testamento.

                  Mas exijam. Volto a repetir, as IPSS têm q ter ementas assinadas por nutricionistas- exijam-no, para que a instituição, se for o caso, não gaste o vosso dinheiro a comprar por ex alimentos mais caros a outrosfornecedores só porque são seus amigos em vez de poupar para pagar a profissionais necessários.



                  Quanto às bvatatas fritas: como aq1ui disseram- 1 ou 2x p/ mes, e de pref naturais, fritas em óleo de amendoim e ou em óleo normal, mas oleo controlado- de muito pouca utilização.



                  bjs

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Batatas fritas a menos!!

                    Acho que não é novidade nenhuma que em Portugal só agora se começa a aprender a comer...E mesmo assim sempre que se tenta explicar às pessoas que o facto de determinados alimentos saberem bem, não compensam pelo mal que fazem...

                    Morrem duas pessoas por hora vitimas de AVCs, a obesidade só preocupa pela auto estima e não por uma questãod e saúde e portanto não me espanta nada que haja papás a reclamarem pela falta de batata frita nas escolas...



                    Enfim...Já estive mais preocupada pelo que se passa na casa dos outros, neste momento tento apenas educar os meus filhos e ir defendendo nas reuniões de pais aquilo que considero que os prejudica....



                    PS - Se vissem a quantidade de sacos de gomas e porcarias que o meu filho traz para casa cada vez que outros meninos fazem aniversário...e esses sacos são enviados por quem? Pelos pais dos aniversariantes...

                    Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                    Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Batatas fritas a menos!!

                      Eu fico parva com as coisas que leio! Quando a minha filha for para a escola, vou ter que andar constantemente a beliscar-me para ver se estou a ouvir bem!



                      Realmente, não sei qual é o poder sobrenatural que as batatas fritas têm nos miúdos: não faço fritos em casa (sou esquisitinha com os cheiros) e por isso a minha filha experimentou as ditas cujas a primeira vez enquanto nós pais almoçávamos no MacDonalds. Desde então, cada vez que as vê, fica doida e não se cala até lhe darmos algumas.



                      Reclamar por falta de batatas fritas, ainda por cima na faixa etária abaixo dos 3 anos, é surreal. Ah e, segundo o pediatra dela e a maior parte dos nutricionistas, juntar hidratos de carbono (batatas e arroz) é um crime nutricional, por isso, mais valia terem uma coisa ou outra e não as duas em conjunto.






                      Comentar


                      • #12
                        RE: Batatas fritas a menos!!

                        Mãeaos30 (11-02-2010)Eu fico parva com as coisas que leio! Quando a minha filha for para a escola, vou ter que andar constantemente a beliscar-me para ver se estou a ouvir bem!



                        Realmente, não sei qual é o poder sobrenatural que as batatas fritas têm nos miúdos: não faço fritos em casa (sou esquisitinha com os cheiros) e por isso a minha filha experimentou as ditas cujas a primeira vez enquanto nós pais almoçávamos no MacDonalds. Desde então, cada vez que as vê, fica doida e não se cala até lhe darmos algumas.



                        Reclamar por falta de batatas fritas, ainda por cima na faixa etária abaixo dos 3 anos, é surreal. Ah e, segundo o pediatra dela e a maior parte dos nutricionistas, juntar hidratos de carbono (batatas e arroz) é um crime nutricional, por isso, mais valia terem uma coisa ou outra e não as duas em conjunto.




                        POis é :-) Eu também aprendi isso há uns anos e nunca mais fiz nada do género. E é fascinante realmente como os putos parece que adivinham que gostam de batatas fritas antes sequer de as provarem :w00t:



                        Eu para não criar a ânsia do fruto proibido, acho que eles devem provar e comer tudo com conta peso e medida. Como em casa nunca faço, ela que coma lá meia dúzia de batatas fritas na ama.



                        As refeições são aceitáveis, talvez não o ideal, mas bastante boas, por isso não me ralo por aí além (mas vou falar nisso na próxima reunião, ai vou vou), não consigo é encaixar o que irá na cabeça das pessoas que fazem este tipo de reclamações. Enfim.



                        Elsa

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Batatas fritas a menos!!

                          Na escola da minha mãe (EB 2,3) tentaram abolir os bolos no bar mas houve reclamações porque os meninos gostam de comer um bolinho a meio da manhã... pelo menos agora ficam-se pelos bolos sem creme.
                          2 filhotes lindos

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Batatas fritas a menos!!

                            Jo&Xande (10-02-2010)PS - Se vissem a quantidade de sacos de gomas e porcarias que o meu filho traz para casa cada vez que outros meninos fazem aniversário...e esses sacos são enviados por quem? Pelos pais dos aniversariantes...




                            A pois é..



                            O Rodrigo qd os amigos fazem anos fica td triste pk só tem gomas!! E ele não come doces nenhuns!!!



                            Miga viste o pk dos brindes que fiz para os anitos dele!!?? Pk ele é totalmente contra a gomas e ao menos foi uma coisa que ele gosta mt.. pintar e uma bolachinha caseira!!!

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Batatas fritas a menos!!

                              ElsaTS (11-02-2010)
                              Mãeaos30 (11-02-2010)Eu fico parva com as coisas que leio! Quando a minha filha for para a escola, vou ter que andar constantemente a beliscar-me para ver se estou a ouvir bem!



                              Realmente, não sei qual é o poder sobrenatural que as batatas fritas têm nos miúdos: não faço fritos em casa (sou esquisitinha com os cheiros) e por isso a minha filha experimentou as ditas cujas a primeira vez enquanto nós pais almoçávamos no MacDonalds. Desde então, cada vez que as vê, fica doida e não se cala até lhe darmos algumas.



                              Reclamar por falta de batatas fritas, ainda por cima na faixa etária abaixo dos 3 anos, é surreal. Ah e, segundo o pediatra dela e a maior parte dos nutricionistas, juntar hidratos de carbono (batatas e arroz) é um crime nutricional, por isso, mais valia terem uma coisa ou outra e não as duas em conjunto.




                              POis é :-) Eu também aprendi isso há uns anos e nunca mais fiz nada do género. E é fascinante realmente como os putos parece que adivinham que gostam de batatas fritas antes sequer de as provarem :w00t:



                              Eu para não criar a ânsia do fruto proibido, acho que eles devem provar e comer tudo com conta peso e medida. Como em casa nunca faço, ela que coma lá meia dúzia de batatas fritas na ama.



                              As refeições são aceitáveis, talvez não o ideal, mas bastante boas, por isso não me ralo por aí além (mas vou falar nisso na próxima reunião, ai vou vou), não consigo é encaixar o que irá na cabeça das pessoas que fazem este tipo de reclamações. Enfim.



                              Elsa


                              por acaso tb sei disso mas sinceramente prefiro dar-lhe as 2 coisa juntas por um motivo. em vez de comer o bife (por exemplo) só com batatas, pq seriam muitas mais, come com arroz e petista um pratinho pekenino de batatas :-) e fica toda feliz da vida!



                              ah e tal como na escola, em casa a alimentação é "como deve de ser". inicio sempre sopa, prato e fruta (na escola ainda come uma gelatinazita, em casa nunca quer).



                              daí que o unico pecado dela é mesmo as batatas fritas mas tb não concordo com as mm na escola. assim deixo de controlar a quantidade que come. nem era sequer capaz de pedir que incluissem tal alimento.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X