Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Ditadura das Curvas

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE: Ditadura das Curvas

    Dulsa (24-06-2010)
    CarlaGV (24-06-2010)consulta dos 3 anos: percentil 50 de altura e 90 de peso.

    Nunca me preocupei muito, sempre achei que el estava optimo sempre no percentil 75 de altura e 50 de peso, esta consulta dos 3 anos deixou-me preocupada... não alterou os habitos alimentares, até começou a ficar mais esquesito e a comer menos ( o que me queixei ao pediatra, antes de ele ser pesado e medido), cá em casa nem oleo tenho na dispensa, não se come fritos, nem doces, as bolachas são de água e sal, sumos muito raramente e pizas sou eu que as faço tudo com produtos fresco e só com azeite... por mais que de volta á cabeça não estou a ver onde possa estar a errar na sua alimentação...

    acho que a unica coisa que posso fazer é cortar no pão com manteiga... mas depois come o quê ao pequeno almoço?

    papas nem pensar, fiambre ou queijo não gosta... dou só os leites e iogurte?

    Outra coisa é que olho para ele e não o acho gordo...

    O pediatra disse para eu apenas não incistir com a comida, se não quiser não come...

    vou cortar na batata da sopa.
    Olá!

    Tu perguntaste (portanto é porque queres ajuda) e já que eu sou conhecida como fundamentalista do LM.........

    Então é assim:

    A obesidade quer nas crianças quer nos adultos está muito relacionada com a alta ingestão de proteínas animais. Estudos recentes é o que revelam. Podes ver isso em sites como a OMS.

    Por isso é errado pensar que o mal está nos hidratos de carbono. até pode estar mas também pode estar na quantidade de produtos lácteos ingeridos.

    Por isso, avalia os produtos lácteos que o teu filho consome, quer na quantidade quer na qualidade e vê se podes cortar em algum.

    Podes ver https://<a href="http://www.vegetari...llow">AQUI</a> alguma informação. Apesar de eu não concordar com tudo o que é dito, dá para ter uma ideia de alguns dos malefícios de um consumo excessivo de lacticínios.

    Eu sei que as mães se perguntam: e o cálcio? Pois cálcio também há nos legumes, é uma questão de pesar bem o que damos à criança e aquilo que ela de facto come.

    E depois é assim o teu é um leitão e o meu é um rato

    Por vezes mudam-se os hábitos e fica tudo na mesma........

    Bjs


    Dulsa, já sei a tua opinião sobre os laticinios, e se não fosses tão fundamentalista até concordava contigo, mas assim é impossivel!

    Eu não me lembro da ultima vez que bebi leite, detesto! o unico lacticinio que consumo são os iogurtes, poucos, talvez coma 3 queijos frescos no periodo de um ano, não gosto de queijo, não sou fâ de nada que leve natas...

    sou como a minha avó, que há 70 anos que não bebe leite nem qualquer derivado e no entanto com 84 está ali para as curvas, o meu avõ até lhe chama a Rosa Mota, não pára um segundo, e tem os ossos optimos!



    Voltando ao Pedro:



    nunca bebeu LA,

    Não é grande fâ de leite,Prefere iogurtes.

    Os laticinios que come são:

    leite-vaca, de crescimento, de soja, tento variar o maximo possivel

    iogurtes- sabores, cremosos, pedaços, soja, de criança, o objetivo é tambem variar

    manteiga-adora

    queijo só derretido nas pizzas

    Só come lacticinios ao lanche e ao pequeno almoço ( e quando come pizza)



    Proteinas

    Só come carne ou peixe ao almoço na escolinha

    não consigo que coma carne ou peixe comigo, portanto se eu não fizer pizza ( onde lhe enfio a carne ou o peixe) só come carne ou peixe 5 refeições na semana.

    ovo come uma vez por semana

    feijão ou grão come 3 vezes na semana (na sopa)



    não percebo onde estou a errar, ele que foi um bebé que comia de tudo a partir dos 2 anos começoua ficar muito esquesitinho e a comer muito menos e a recusar muitos alimentos...



    não come nada de açucarer, não é grande fã.

    Não come entre as refeições, não pede.

    não bebe leite á noite nem durante a noite. desde os 13 meses.



    até á consulta dos dois anos esteve sempre no percentil 50 no peso e 75 na altura...

    este percentil(90 de peso) foi uma surpresa! pois não o acho mais gordo, estive a olhar para fotos antigas e não noto diferença, até parece mais magro pois deixou de ter gordurinhas de bébé ( não é que tivesse muito). Ele é pesado, mas do tipo massiço, não tem gorduras moles.

    Hoje perguntei á educadora se elas o achavam mais gordo e disseram que não, perguntei se ele comia muito, disseram que come bem, mas o mesmo que os outros...



    Quanto ao exercicio fisico, ele tem aulas de ginástica uma vez por semana. Na escola desde que o sol permite, brinca junto com as outras crianças no jardim que é grande. praticamente todos os dias vamos ao parquinho depois de ele chegar da escola. esta é a terceira semana que tem praia. Nos fins de semana vamos sempre para uma casa que fica perto da praia e tem uma piscina para crianças alem de ter parquinho e campo de futebol. quando não vamos para lá vai com o pai andar de bicicleta e jogar futebol para o jardim...



    Onde estou a errar, o que devo fazer? ideias?

    O pediatra não ficou muito preocupado, disse só para não obrigar a comer... eu só obrigava a que comesse a primeira colher, se já não quisesse a segunda, já não dava...nunca tive paciencia para este tipo de guerras!



    obrigada a todas pelas opiniões e sugestões.

    Comentar


    • #17
      RE: Ditadura das Curvas

      Carla

      Acho que não deves ficar preocupada, para já. Se a alimentação é correcta e ele não "parece gordo", é provavelmente porque o seu peso se deve à constituição genética.

      As minhas filhas gémeas beberam desde a 2ª semana de vida LA, numa quantidade muitíssimo inferior ao recomendado na lata. Se deviam beber 100ml (pela tabela), bebiam 50ml...num dia bom! Muito leite deitei eu pia abaixo! Como iam crescendo bem, o pediatra disse-me sempre para não me preocupar. Com a introdução das papas, das sopas e mais tarde dos iogurtes, o percentil foi subindo devagarinho. A M. passou para o 50 e a B. para o 25 - a comerem exactamente o mesmo, nas mesmas quantidades. Aos 2 anos, fixaram-se no 50 de altura (as duas), havendo sempre uma pequena diferença no peso...a M. um bocdinho acima do 50 e a B. um bocadinho abaixo do 50.

      Na última consulta (6 anos), a altura mantinha-se no 50, o peso da B. tb no 50, mas a M. "disparou" para o 75. O pediatra mandou ter algum cuidado, sobretudo com os sumos, porque doces ela não gosta e bolachinhas vou controlando.

      Quase com 7 anos, tenho pesado as 2 em casa e a M. está muito próximo do percentil 90. Ninguém que olhe para ela diz que é gorda. Tem a barriga completamente lisa (nada de "estômago" empinado), mas tem as pernas e os braços roliços, o tronco largo, um rabo redondo...tem a minha constituição genética de corpo! Sem tirar nem pôr...os mesmos tornozelos grossos (que eu odeio em mim), as mesmas pernas "maciças" e nem um pneu, ou uma "banha" a mais. A irmã é completamente diferente...fininha e magrinha, até parece menos peso do que realmente tem.

      Ambas comem aproximadamente o mesmo em casa; a M. no ATL sei que come menos porque é muito esquisita e metade dos dias só petisca o prato principal...a única coisa que as distingue são os genes!

      E não me falem em lacticínios...nenhuma das duas é fã de leite e só iogurtes é que comem de bom grado!



      Tenho pena que a M. tenha herdado o meu tipo de corpo, porque vai ter que ser disciplinada ao longo da vida, para não engordar. Mas a minha sobrinha, que também tem este tipo de corpo (e era muito gordinha em criança, apesar dos cuidados dos pais, que até são um bocado obcecados com estas coisas do peso a mais), com 15 anos, é uma adolescente magra e alta, com um corpo muito bonito e proporcionado.



      Portanto, nem descurar, nem diabolizar... e sobretudo não encontrar culpados fáceis (e falsos), como LA ou o leite de vaca!

      Comentar


      • #18
        RE: Ditadura das Curvas

        Carla....lol!!!!!!!! Então o Pedrusco está no p90...olha e a malta preocupada com ele n comer...lol!!!! N stresses, o puto n está nada gordo, acho que está super normal p 3 anos. Só prova que se alimenta e n passa fome...lol!!!

        Comentar


        • #19
          RE: Ditadura das Curvas

          CarlaGV (25-06-2010)






          Sei lá onde estás a errar, se é que estás a errar. Eu com 9 meses pesava 11 kg e chorava nos intervalos da comida, isto é enquanto a colher ia ao prato encher eu chorava......



          Se calhar é dele. Se ves que a alimentação dele é correcta, não stresses.



          Mas podes usar alguns truques.



          Se dás leguminosas numa refeição, evitas hidratos de carbono. Tipo não dás arroz com feijão, ou dás arroz, ou dás feijão. Por isso arroz fazes com legumes, cenoura, ervilhas, tomate....

          Se dás leguminosas a sobremesa não pode ser láctea, mas sim fruta. Porque o leite vai dificultar a absorção das proteínas vegetais.

          Se ele gosta muito de carne, corta à carne, ou então dás mais aves (frango, peru). As carnes vermelhas e o porco é só para a engorda.

          Na sopa não mistures feijão com batata ou massa.

          Se ves que ele come muito, tipo 2 conchas de sopa, mais 2º prato, mais sobremesa, fazes uma sopa com muitos legumes, assim leva com muitas vitaminas e poucos hidratos de carbono.



          E não me lembro de mais nada.... :hehe:



          E quanto ao leite, eu adoro leite e não parece, ainda esta tarde tive a pensar quando é que iria tornar a poder beber um leitinho com cereais ao pequeno almoço....



          Bjs



          Bjs

          Comentar


          • #20
            RE: Ditadura das Curvas

            carla e se pensasses que não tás a errar em nada? a alimentação dele parece-me bem, pode ser uma questão de organismo, tiroide, etc. há muitos outros factores. se me dissesses que ele passa o dia a comer doces e coisas gordas... não é o caso. e se o pesasses e medisses tu e depois visses no grafico? e se não foram bem feitas as leituras ou se havia algum problema com a balança? confia sempre no teu instinto e olha para ele! o teu filho é obeso? não consegue correr? parece o bonequinho da michellin? se não, epá, então tá optimo. podes, por exemplo, arranjar-me mais uma atividade fisica, tipo futebol, andar mais de bicicleta, natação...







            a marta desde os 5 meses que chegou ao P75 em peso e altura e lá se tem mantido. tb não come doces mas bebe imenso leite (adora leite e só bebe o mimosa +3), come sempre ao almoço e jantar carne ou peixe, os unicos legumes que come são na sopa e na maioria das vazes só come sopa 1 x por dia e come fruta 1 ou 2 vezes por dia. o unico "pecado" dela são as batatas fritas. come grandes arrozadas e massadas... e tá optima! nem gorda nem magra. tá boa como o milho!!! :P







            já o di tem sido uma luta com o peso e com o pediatra antigo. só pq o puto tava no P75 em peso e no P50 em altura... temos pena! mandou-me aumentar os intervalos das mamadas e isso. não liguei nenhuma. é gordinho? é sim! gosto dele de qq maneira (admito que sou daquelas que prefere um bebé gordinho a um magrinho)? claro que sim! se lhe vou recusar mama? não, de maneira nenhuma. qd passar aos solidos logo se vê! talvez dê mais sopa e fruta do que papa...felizmente a nova pediatra, defensora da amamentação, diz que ele tá optimo e que é para dar mama sempre que ele pedir.

            Comentar


            • #21
              RE: Ditadura das Curvas

              Bem....eu então tive 1 hiper-mega leitão....e tenho uma cada vez menos leitoa!!!!

              O Z. era super gordo....até aos 15 meses não tinha percentil....era um horror...mas eu sempre lhe "cortei á ração".....começou com as sopas em vez de papas...as papas foram substituidas por fruta e iogurte...a sopa não levava batata nem arroz nem massas..Mas também andou sempre no percentil 90 em altura e tb era cabeçudo!

              O que é certo e que mal começou a andar começou a perder o peso excessivo que tinha....e agora aos 9 anos está no percentil 50 de peso e 75 de altura! É uma criança normal que come de tudo...devora iogurtes mas não bebe leite..a não ser com cereais e só ao fim-de semana!



              A S. na consulta dos 9 meses tinha mais peso do que tem agora quase aos 18 meses...começou andar tinha acabado de fazer 11 meses...está no percentil 95 em tudo...é uma grandona....mas tb não é assim tão gorda quanto parece porque tem uma estrutura fisica muito larga...ela é mesmo grandona....

              Também teve contenção alimentar até porque o meu marido é obeso..e tb tem mais pessoas na família que o são e como tal eu gosto de ter cuidado para os filhos não o serem!!



              Acredito que hajam muitas mães que gostem dos filhos gordinhos, eu não...bem que preferia que eles fossem magricelas..mas fiz o que pude!!!



              Carla...provavelmente o teu Pedro é pesado mas não tem gordura!!!! Os meus tb são assim!

              Comentar


              • #22
                RE: Ditadura das Curvas

                Oi!



                Só para dizer o seguinte.



                Se uma criança está no percentil 90 é bom que olhemos para o da altura. E para aquele que relaciona a altura com o peso, penso que é o do índice da massa corporal.

                para mim uma criança que está no percentil 90 de peso ou é muito alta ou está gorda. Eu tenho uma no percentil 90 e está gorda. Gosto muito dela, é minha filha mas está gorda.



                Só que muitas vezes quando são pequenos até aos 8 anos não nos apercebemos muito bem se estão gordos ou não, a não ser que tenhamos uma profissão onde vejamos crianças todos os dias e então aí estamos habituados a ver gente pequena. A minha filha esteve no percentil 50 e 75 durante muito tempo e nunca me pareceu gorda, no entanto agora que é adolescente a coisa mudou de figura. Quando são mais velhos já notamos melhor, principalmente se o percentil da altura não acompanhar.....



                E mais vale emagrece-los quando conseguimos controlar o que comem...



                Bjs

                Comentar


                • #23
                  RE: Ditadura das Curvas

                  olá



                  depois de vos ler, como não vi que pudesse estar a errar na alimentação, fui buscar o "boletim de saude infantil e juvenil" que esqueci de levar para a consulta, para verificar se o peso estava realmente no percentil 90.

                  O peso não tenho duvida que está correcto porque o pedro costuma-se por em cima da balança para ver os numeros, e sei que ele está com 16 kilos, o que no grafico do peso dos 2-20 se encontra emtre o percentil 75 e 90... agora tenho de verificar se a altura está correcta...

                  depois logo digo alguma coisa.

                  Comentar


                  • #24
                    RE: Ditadura das Curvas



                    ... só mai uma coisa, eu não estaria preocupada se ele tivesse no percentil 90, quer no peso quer na altura, o que me preocupa é ele estar no percentil 50 na altura e 90 no peso... uma vez que até hoje o percentil do peso esteve empre mais baixo que o da altura...

                    Comentar


                    • #25
                      RE: Ditadura das Curvas

                      Dulsa (26-06-2010)Oi!

                      Só para dizer o seguinte.

                      Se uma criança está no percentil 90 é bom que olhemos para o da altura. E para aquele que relaciona a altura com o peso, penso que é o do índice da massa corporal.

                      para mim uma criança que está no percentil 90 de peso ou é muito alta ou está gorda. Eu tenho uma no percentil 90 e está gorda. Gosto muito dela, é minha filha mas está gorda.

                      Só que muitas vezes quando são pequenos até aos 8 anos não nos apercebemos muito bem se estão gordos ou não, a não ser que tenhamos uma profissão onde vejamos crianças todos os dias e então aí estamos habituados a ver gente pequena. A minha filha esteve no percentil 50 e 75 durante muito tempo e nunca me pareceu gorda, no entanto agora que é adolescente a coisa mudou de figura. Quando são mais velhos já notamos melhor, principalmente se o percentil da altura não acompanhar.....

                      E mais vale emagrece-los quando conseguimos controlar o que comem...

                      Bjs


                      Tendo eu trabalhado durante 7 anos com crianças passaram-me muitas crianças pelas "vistinhas"....e sei dizer que os meus filhos não são gordos...

                      O mais velho está no p90 tanto na altura como no peso e como tal o médico diz q ele está equilibrado....a rapariga, ele diz q ela é gigante...percentil 90 de peso e 95 de altura...se acho que ela é magra...não...claro que não....mas também não é gorda...é normal!



                      Concordo contigo quando dizes que mais vale emagrece-los em pequenos porque dps crescem e é mto mais dificil....

                      Comentar


                      • #26
                        RE: Ditadura das Curvas

                        A propósito deste tema, já contei no tópico do aleitamento materno que a minha filha ontem pesava 8,140 kg com 14 meses. Fiquei triste mas lá me safei de um sermão porque quem a pesou foi uma estagiária. Olhei para os percentis do livrinho e a desgraçada ficava bem abaixo do 5...

                        À tarde, decidi-me a imprimir as novas tabelas da OMS para bebés amamentados que tinham falado no fórum. Surpreendentemente, em vez de ter uma curva sempre a cruzar percentis como no livrinho, a minha filha acompanha quase de forma perfeita a cruva do percentil 15 e o peso de ontem enquadra-se no crescimento dela... Não sou obcecada por percentis e ainda bem que não o sou porque já vi que as tabelas dos boletins de saúde estão desactualizadas e não contemplam de forma correcta os bebés amamentados. O que ontem quase me levou a ligar à pediatra (vi a curva da minha filha passar do 50 à nascença ao inexistente!), com as novas tabelas deixou-me perfeitamente tranquila. Sei que a minha filha é enérgica e perfeitamente saudável e com a nova tabela decidi-me mesmo a ignorar os percentis.
                        2 filhotes lindos

                        Comentar


                        • #27
                          RE: Ditadura das Curvas

                          Nunca fui obsecada com os percentis. O meu filho com dois anos tinha à volta de 11kg e pc e ainda nem deve chegar aos 12kg!! É o meu esparguete, saudavel, energico e sobretudo feliz!!!



                          Conheço quem seja super obsecado com o peso e faça de tudo para o filho nao perder nada e ainda por cima a miuda qd se constipa perde peso e o drama da curva recomeça!! Dá-lhe montes de medicação qd a miuda espirarra, perde o apetite, perde peso e a dança da balança recomeça...a miuda vai fazer 2 anos...



                          Ainda ha dias vi um bebe de um ano que devia pesar mais do que o meu, nem as pernocas direiras conseguia por e a preocupação é que "não bebe leite, so come papa e iogurte!!" mas os docinhos esses andam lá pq fazem falta!!



                          Eu ouço piaditas ao facto do miudo ser pessima boca, nao tocar em gomas, bolos e afins, nao gostar de grandes comidas e ficar bem com a sua sopa, arroz, fruta e um bocadinho de "colate" ao domingo!!!Depenica aqui e ali na nossa comida mas desde que nasceu que a comida é o seu ponto fraco!!



                          jinhos


                          (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                          Comentar


                          • #28
                            RE: Ditadura das Curvas

                            -Estrelinha- (24-06-2010)Agora estava me a lembrar k há pediatras k não recomendam a introdução das papas...


                            Cada caso é um caso. No caso da prima do Davdi, o pediatra recomendou. No caso do David, não recomendou (o David fez cortisona durante algum tempo por causa da pieira, e esteve com edema durante uns bons meses).

                            Comentar


                            • #29
                              RE: Ditadura das Curvas

                              CarlaGV (25-06-2010)
                              Dulsa (24-06-2010)
                              CarlaGV (24-06-2010)consulta dos 3 anos: percentil 50 de altura e 90 de peso.



                              Nunca me preocupei muito, sempre achei que el estava optimo sempre no percentil 75 de altura e 50 de peso, esta consulta dos 3 anos deixou-me preocupada... não alterou os habitos alimentares, até começou a ficar mais esquesito e a comer menos ( o que me queixei ao pediatra, antes de ele ser pesado e medido), cá em casa nem oleo tenho na dispensa, não se come fritos, nem doces, as bolachas são de água e sal, sumos muito raramente e pizas sou eu que as faço tudo com produtos fresco e só com azeite... por mais que de volta á cabeça não estou a ver onde possa estar a errar na sua alimentação...



                              acho que a unica coisa que posso fazer é cortar no pão com manteiga... mas depois come o quê ao pequeno almoço?



                              papas nem pensar, fiambre ou queijo não gosta... dou só os leites e iogurte?



                              Outra coisa é que olho para ele e não o acho gordo...



                              O pediatra disse para eu apenas não incistir com a comida, se não quiser não come...



                              vou cortar na batata da sopa.


                              Olá!



                              Tu perguntaste (portanto é porque queres ajuda) e já que eu sou conhecida como fundamentalista do LM.........



                              Então é assim:



                              A obesidade quer nas crianças quer nos adultos está muito relacionada com a alta ingestão de proteínas animais. Estudos recentes é o que revelam. Podes ver isso em sites como a OMS.



                              Por isso é errado pensar que o mal está nos hidratos de carbono. até pode estar mas também pode estar na quantidade de produtos lácteos ingeridos.



                              Por isso, avalia os produtos lácteos que o teu filho consome, quer na quantidade quer na qualidade e vê se podes cortar em algum.



                              Podes ver https://<a href="http://www.vegetari...llow">AQUI</a> alguma informação. Apesar de eu não concordar com tudo o que é dito, dá para ter uma ideia de alguns dos malefícios de um consumo excessivo de lacticínios.



                              Eu sei que as mães se perguntam: e o cálcio? Pois cálcio também há nos legumes, é uma questão de pesar bem o que damos à criança e aquilo que ela de facto come.



                              E depois é assim o teu é um leitão e o meu é um rato



                              Por vezes mudam-se os hábitos e fica tudo na mesma........



                              Bjs








                              Dulsa, já sei a tua opinião sobre os laticinios, e se não fosses tão fundamentalista até concordava contigo, mas assim é impossivel!



                              Eu não me lembro da ultima vez que bebi leite, detesto! o unico lacticinio que consumo são os iogurtes, poucos, talvez coma 3 queijos frescos no periodo de um ano, não gosto de queijo, não sou fâ de nada que leve natas...



                              sou como a minha avó, que há 70 anos que não bebe leite nem qualquer derivado e no entanto com 84 está ali para as curvas, o meu avõ até lhe chama a Rosa Mota, não pára um segundo, e tem os ossos optimos!







                              Voltando ao Pedro:







                              nunca bebeu LA,



                              Não é grande fâ de leite,Prefere iogurtes.



                              Os laticinios que come são:



                              leite-vaca, de crescimento, de soja, tento variar o maximo possivel



                              iogurtes- sabores, cremosos, pedaços, soja, de criança, o objetivo é tambem variar



                              manteiga-adora



                              queijo só derretido nas pizzas



                              Só come lacticinios ao lanche e ao pequeno almoço ( e quando come pizza)







                              Proteinas



                              Só come carne ou peixe ao almoço na escolinha



                              não consigo que coma carne ou peixe comigo, portanto se eu não fizer pizza ( onde lhe enfio a carne ou o peixe) só come carne ou peixe 5 refeições na semana.



                              ovo come uma vez por semana



                              feijão ou grão come 3 vezes na semana (na sopa)







                              não percebo onde estou a errar, ele que foi um bebé que comia de tudo a partir dos 2 anos começoua ficar muito esquesitinho e a comer muito menos e a recusar muitos alimentos...







                              não come nada de açucarer, não é grande fã.



                              Não come entre as refeições, não pede.



                              não bebe leite á noite nem durante a noite. desde os 13 meses.







                              até á consulta dos dois anos esteve sempre no percentil 50 no peso e 75 na altura...



                              este percentil(90 de peso) foi uma surpresa! pois não o acho mais gordo, estive a olhar para fotos antigas e não noto diferença, até parece mais magro pois deixou de ter gordurinhas de bébé ( não é que tivesse muito). Ele é pesado, mas do tipo massiço, não tem gorduras moles.



                              Hoje perguntei á educadora se elas o achavam mais gordo e disseram que não, perguntei se ele comia muito, disseram que come bem, mas o mesmo que os outros...







                              Quanto ao exercicio fisico, ele tem aulas de ginástica uma vez por semana. Na escola desde que o sol permite, brinca junto com as outras crianças no jardim que é grande. praticamente todos os dias vamos ao parquinho depois de ele chegar da escola. esta é a terceira semana que tem praia. Nos fins de semana vamos sempre para uma casa que fica perto da praia e tem uma piscina para crianças alem de ter parquinho e campo de futebol. quando não vamos para lá vai com o pai andar de bicicleta e jogar futebol para o jardim...







                              Onde estou a errar, o que devo fazer? ideias?



                              O pediatra não ficou muito preocupado, disse só para não obrigar a comer... eu só obrigava a que comesse a primeira colher, se já não quisesse a segunda, já não dava...nunca tive paciencia para este tipo de guerras!







                              obrigada a todas pelas opiniões e sugestões.


                              Ele toma alguma medicamento ou costuma ficar doente com frequência? Brufen, ben-u-ron, antibióticos têm sacarose. Outros, provocam tendência para engordar.



                              O David fica doente pelo menos uma vez por mês, por ser atópico. Estou proibida de dar bolachas, papas, iogurtes que não sejam de soja (por causa das alergias, senão seriam naturais e sem açúcar), não há cá iogurtes cremosos, etc. Sopita sem batata...



                              Feijão e grão engordam dependendo das quantidades....



                              Há algumas coisas que só vendo é que uma pessoa de fora percebe onde está o erro...

                              Comentar


                              • #30
                                RE: Ditadura das Curvas

                                Carla, pela descrição da ementa que dás ao Pedro não me parece que seja desequilibrada. De todo! O meu come sopa e carne ou peixe em todas as refeições, mas comer legumes no prato que os coma eu (meto-os na sopa) e fruta só passada (e mesmo assim na maioria dos dias só come a fruta na creche). Dou papa todos os dias ao pequeno-almoço porque ele não bebe leite (embora na creche digam que bebe) nem come sandes, e como não o posso mandar sem comer lá vai de papa. Aos fins-de-semana, para não dar papa 2x por dia, dou iogurte ao lanche e às vezes petisca uns cereais a seco.



                                O peixe só marcha sem fitas se forem douradinhos (faço no forno sem qq gordura) ou peixe assado no forno com batatas. Ele adora batatas, de todas as formas e feitios, por isso esmago as batatas e desfio o peixe e aquilo marcha tudo misturado.



                                Não dou pizzas porque ele não gosta mas em contrapartida come um hamburguer com ovo estrelado de 15/15 dias, mais ou menos.







                                Agora, eu não faço ideia dos percentis em que está o meu filho. Em Abril fomos à pediatra e foi pesado/medido, tenho ideia que a altura andava pelo 50 e o peso abaixo do 25. Neste momento não faço ideia quanto pesa ou mede, eu peso-o a olho. Sei que vai comendo e bebendo e fisicamente parece-me bem e com boas cores, sei que é magrito mas eu também sou, sempre fui aliás, por isso nem ligo aos comentários de quem diz que é magricela.







                                Por isso, olha, parece-me que alimentas o teu filho melhor que eu alimento o meu, não desesperes com isso. Vai observando, se não tem pneus não está gordo de certeza. Pode acontecer apenas que a evolução no peso se tenha dado mais depressa que a da altura e que, a qualquer momento, ele dê um salto na altura e volte a ficar tudo nivelado.

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X