Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Não bebe leite.

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Não bebe leite.

    O meu filho que tem quase 2 anos deixou por completo de beber leite.
    Nunca aceitou o LA, mamou até completar 13 meses depois passou para o leite de vaca e durante cerca de meio ano tomou relativamente bem de manhã e ao deitar, começou por deixar o leite da noite e passou a não querer nenhum.

    Já experimentei mais quente, mais frio, com papa, bolachas, nestum, cereais... Não lhe pega.
    Come diáriamente papa lactea, iogurte, queijo, manteiga, mas faz-me confusão que não ingira leite nem sequer ao pequeno almoço.
    Há opiniões, próprio pediatra, de que é mais importante ingerir os derivados do que o leite em si, e há quem me diga que não devo desistir, insistir, insistir, insistir, porque o leite faz falta e nada o substitui.

    Podem dar-me as vossas opiniões, falar-me das vossas experiências?

  • #2
    O meu filho esta com 22 meses (faz amanha) e neste momento não bebe leite, não come iogurtes, não come queijo...estou com esperanças de que agora ao entrar na creche volte a beber leite ou a comer iogurte.
    Eu penso que são fases...o meu neste momento também não come fruta...
    Vai-lhe oferecendo mas sem insistir muito, pelo menos com o meu é pior. Mas tu saberás a melhor maneira de lidar com ele!
    E...muita paciencia

    Comentar


    • #3
      Ola!

      Pois nao o leite nao faz falta e pode ser substituido, senao desgraçados dos intolerantes e alergicos ao dito LOL.
      Ate ha uma enorme corrente que defende que é bem melhor dar outros lacteos que leite! Se o teu filho come iogurtes, queijo, queijo fresco, esquece la o leite mulher. Podes oferecer ocasionalmente nao va ele mudar de ideias, mas sem insostencias que falta nao lhe faz!

      Beijinhos

      Rute

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • #4
        Obrigada pelas respostas

        Nas últimas semanas já nem insisto, ofereço esporadicamente. Ele vê que tomo mas não pede, quando misturo cereais ele pede uma taça e uma colher mas só quer os cereais secos e nem curiosidade demonstra em tirar dos meus. Pode ser só uma longa fase.

        Como os outros alimentos come bem vou relaxar e não me sentir desnaturada por isso.

        Obrigada

        Comentar


        • #5
          o meu e o cntrario tem 4anose be 40 litros por mese de soja q acho tao ruim

          Comentar


          • #6
            O meu filho nunca foi grande fã de leite. Hoje em dia (32 meses) bebe no lanche da escola e às vezes um bocadinho ao deitar. Come papa, é louco por iogurtes e queijo. O pediatra dele não dá importância desde que ele consuma derivados.
            Beijinhos
            "Mãe, o amor é colo"





            Comentar


            • #7
              A minha filha, de 4, nunca foi fã. Mamou até perto dos 2 anos e nunca gostou de chupeta nem biberão. Ainda recorro à papa mas, mesmo esta, é pouquinha a que consegue ingerir... Iogurtes é um castigo. Lá lhe enfio um por dia, ao lanche, sob grande ameaça. às vezes, pede leite com cereais mas demora imenso a beber o leite, pois os cereais desaparecem rapidamente... Enfim. Há que esperar que um dia mude de opinião... A pediatra sugeriu os sumos que têm leite na sua composição, tipo os da Santal e uns do Minipreço...
              http://manasecompanhia.blogspot.com/


              Comentar


              • #8
                Olá Jukas...a pediatra disse pa dar sumos???mesmo??? (e sei que te referes ao santal....mas eee a quantidade de açúcar??) estou espantada.
                De qq forma sim, concordo plenamente com a opção do iogurte para substituir o leite. 1 caneca de leite tem o equivalente em 2 iogutes sólidos ou 1 liquidos aproximadamente.
                O Leite é um alimento rico e não tem só proteinas de elevado valor biológico, gordura (essencial para o desenvolvimento neurológico e cerebral na infância), tem cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas A, D, algumas B etc etc). O Iogurte simples ou de aromas (nada de suissinhos nem destinados especificamente a criancianhas) tb tem prarticamente isso tudo.
                Importante é ter em conta que entre os 3 e os 6 anos os míudos podem precisar de 500 a 700 mg de cálcio/dia e que 1 iog de 125 gr sólido tem cerca de 130 mg e 1 copo de 100 ml de leite tem cerca de 112 mg.
                O queijo tipo flamengo tb tem muito cálcio (tipo uma fatia de 20 gr pode ter uns 160 mg..o requeijão pela mesma quantidade tem metade do cálcio)..mas outros alimentos como canela, leguminosas, salmão, sardinha, ovo salsa, couves, grelos, bróculos, pão, miolo de avelã, amêndoa e noz e papas lácteas são alimentos com quantidade de cálcio a considerar.
                Como em tudo...não exagerar em nada..um pouco de tudo. A vit D é tb essencial para a manutenção óssea e conugação com o cálcio.
                Cá em casa bebo de soja há 7 ou 8 anos. O meu filho tb bebe desde os 3 anos, por opção minha.Mas tal como eu não é fã de leite. eu bebo 2* ao dia e ele só 1. Mas é fã de iogurtes (eu já nem tanto). Na escola bebe leite do nosso ou então 2 iogurtes (em casa só lancha iogurtes). Detesta papas, tal como eu . Se comer 2 iog+1 caneca de leite + 1 fatia de queijo de 20 gr= já chega aos 600 mg cálcio..mas nos dias em que calha não comer queijo (sim, pq o queijo não é prática comum diária cá em casa), as leguminosas, legumes e afins ajudam a chegar um pouco mais perto.

                Comentar


                • #9
                  A minha filha andou quase um ano a fazer a transição do LM para o leite de vaca. Sem deixar de amamentar, fui dando a provar e nunca achou grande piada a beber leite. Dei simples, quente, frio, morno, com um nico de chocolate, com um nico de cevada, de morango, até dei do meu, que é sem lactose e por isso mais doce. Nunca achou grande piada. De repente começou a beber relativamente e decidi que já valia a pena comprar leite da Agros Biológico, porque já bebia o suficiente para não deixar estragar um pacote de litro aberto. pois passou a beber 250 ml de manhã e outro tanto à noite e se eu deixasse bebia outro tanto à tarde! bebe deste leite frio ou morno sem mais nada e adora. Pode ser mesmo uma questão de sabor.
                  2 filhotes lindos

                  Comentar


                  • #10
                    Oi,
                    já agora..hoje o meu pai comprou para o meu míudo iogurtes sólidos mimosa cálcio mais (de morango) e 1 unidade tem 400 mg de cálcio!!!e 2,o de vit D!
                    Só uma desvantagem: quase o dobro dos açúcares de um considerado "normal"..mas....dependendo da situação..pode valer a pena.
                    Uma sobremesa com iogurte disfarçado é uma opção..(mousse de qualquer fruta..etc)

                    Comentar


                    • #11
                      Achei que 2 iogurtes por dia seria demais... E nem sei onde o introduziria mesmo disfarçado.

                      Luísa78, as informações que escreveste são muito ilucidativas. Obrigada.

                      Vou sempre variando os vegetais, legumes, frutas para procurar um equilibrio, até porque também tenho de cuidar do ferro. A sorte é que ele adora tudo isso, sobretudo a fruta (faz um ar tão feliz e come como se não o fizesse há meses )

                      A questão do excesso de açucar em alguns alimentos, desde iogurte, gelatinas, bolachas, papas..., é uma luta. Não entendo a necessidade de ser tudo tão doce porque é prejudicial à saúde.

                      O leite biológico é uma boa ideia que não me tinha ocorrido. Obrigada, vou experimentar.

                      Comentar


                      • #12
                        Se achares que ele gosta de coisas mais doces, podes sempre tentar o leite Mimosa Digestão Fácil ou Mimosa Sem Lactose. São para intolerantes à lactose o que significa que lhe adicionam lactase (a enzima que digere a lactose e que os intolerantes não produzem) e o leite fica mais doce, mas não tem açúcar adicionado. Este leite também é próprio para crianças, pode ser que ele se habitue ao sabor do leite e depois já beba de outro.

                        Editei porque me esqueci de dar uma receita de sobremesa relativamente saudável e boa:
                        Preparar um pacote de gelatina de pêssego consoante a embalagem. Passar 4 iogurtes com 4 pêssegos na liquidificadora e juntar tudo à gelatina ainda morna.
                        isto solidifica tipo mousse de fruta e é muito bom e saudável. Também dá para fazer com gelatina de morango e morangos ou com outros sabores e frutas. Só não se pode fazer com citrinos (excepto ananás de calda) porque impedem que a gelatina solidifique.
                        Ultima edição por micaela24; 02-09-2011, 11:21.
                        2 filhotes lindos

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                          A minha filha andou quase um ano a fazer a transição do LM para o leite de vaca. Sem deixar de amamentar, fui dando a provar e nunca achou grande piada a beber leite. Dei simples, quente, frio, morno, com um nico de chocolate, com um nico de cevada, de morango, até dei do meu, que é sem lactose e por isso mais doce. Nunca achou grande piada. De repente começou a beber relativamente e decidi que já valia a pena comprar leite da Agros Biológico, porque já bebia o suficiente para não deixar estragar um pacote de litro aberto. pois passou a beber 250 ml de manhã e outro tanto à noite e se eu deixasse bebia outro tanto à tarde! bebe deste leite frio ou morno sem mais nada e adora. Pode ser mesmo uma questão de sabor.
                          Tb já experimentei vários sabores e acaba por ser o pai a beber o resto ou faço sobremesas... Tb bebo sem lactose e ela não acha piada. O irmão, depois da papa, bebe ainda metade do meu copo...
                          http://manasecompanhia.blogspot.com/


                          Comentar


                          • #14
                            O importante é que as crianças ingiram lacticinios. Se come papa lactea, iogurte e queijo tem aí um bom substituto do leite. O meu sobrinho enjoou de leite por volta dos 3 anos, a insistência para ele tomar leite acabou por criar uma aversão ainda maior...

                            Comentar

                            slot_bottomleaderboard_post

                            Collapse
                            Working...
                            X