Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Cozinhar em Tacho de Barro

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Cozinhar em Tacho de Barro

    Tenho um tacho de barro desde que casei, há mais de 9A, e nunca usei...
    O que fazem nos vossos?

    Bjs, obg,
    Carmen


    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

  • #2
    Favas guisadas à alentejana :-)

    Comentar


    • #3
      Uma boa chanfana de vitela

      Uma adenda: eu sei que a chanfana é feita com borrego ou carneiro ou lá o que é, mas eu só gosto com vitela
      Ultima edição por Lótus; 29-09-2011, 14:50.
      Receitas da Lótus

      Comentar


      • #4
        Arroz de frango com enchidos, em que o arroz coze no forno...
        --------------------------------------
        o gráfico da Nês
        Vai correr tudo bem.
        o meu amor é linda!!! ............. http://ervasdecheiros.blogspot.com/

        Comentar


        • #5
          Tim-tim por tim-tim, por favor!...
          Põe-se isto, depois aquilo, etc. Nunca fiz nada disso!!

          Bjs e obg,
          carmen


          Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
          Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

          Comentar


          • #6
            As favas como a minha avó as fazia são guisadas, primeiro um refogado, depois as favas lá para dentro, sal, louro, coentros, cobrir com água, guisar muito devagarinho, com o lume no mínimo, sacudindo de vez em quando mas sem mexer, até estarem tenrinhas :-) Depois morcela, chouriço e entremeada fritos à parte num pouco de banha de porco, e no fim despeja-se os enchidos e a gordura que largaram para o tacho das favas. É de comer e chorar por mais, para quem seja apreciador de favas...

            Elsa

            Comentar


            • #7
              Ola!

              Frango na pucara, quee um arroz de frango normal mas feito na pucara de barro! Bacalhau à espanhola tambem fica muito bom.

              Beijinhos

              Rute

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #8
                Olá,

                O meu arroz preferido (simples, branco) é feito na púcara. Eu não tenho uma mas adoro!! Frango guisado também fica óptimo, ervilhas guisadas, as favas como já falaram aqui também adoro. Já vi fazerem uma espécie de caldeirada mas isso não faço ideia como se faz..

                Bons cozinhados!

                Comentar


                • #9
                  Quanto ao arroz no tacho de barro, a 1ª coisa a fazer é barrar o fundo exterior do tacho com alho - esfregá-lo bem esfregadinho - para (tentar) evitar o mau cheiro que se liberta quando colocas o tacho ao lume
                  Depois, antes da 1ª utilização, enche-lo de leite que deixas ferver, no fogão, claro. Isto serve para o leite tapar qualquer porosidade existente.
                  Lava-se e está pronto a usar
                  Não esquecer que cada utilização que precise de ir ao fogo e não apenas ao forno precisa do alho
                  1º fazes o refogado, logo no tacho de barro ao lume, com cebola, alho, as carnes que queiras e chouriça, legumes se quiseres, tudo como se fosse um tacho normal e temperadas a gosto (eu gosto de sal, pimenta, colorau e louro)
                  quando isso estiver já meio cozinhado podes juntar os outros enchidos
                  Pode-se dar uma refogadela ao arroz, para tomar mais gosto e adiciona-se água já quente (quando as carnes foram cozidas previamente usa-se essa água que fica bem melhor que água simples)
                  Em levantando fervura, coloca-se o tacho tapado no forno e deixa-se cozer
                  --------------------------------------
                  o gráfico da Nês
                  Vai correr tudo bem.
                  o meu amor é linda!!! ............. http://ervasdecheiros.blogspot.com/

                  Comentar


                  • #10
                    Obrigada pelas dicas!
                    As de antes da utilização então... não fazia ideia!

                    Bjs a todas, obg,
                    carmen


                    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X