Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Sopa para o bebé

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Sopa para o bebé

    Olá a todas!

    Será que me sabem dizer como devo fazer a sopa do pequenote na Bimby? Passo a explicar a minha dúvida: o pediatra manda-me pôr um bocadinho de borrego (200 gr) a cozer aí 10/15 min e depois adicionar os legumes (batata, cenoura e couve, por exº) e deixar cozê-los para posteriormente passar tudo. Isto na panela normal. Agora na Bimby faço como? Qual a quantidade de água que ponho? e quanto tempo deixo o borrego cozer e em que temperatura? 100º? varoma? Estou mesmo baralhada com isto de meter a carne e os legumes juntos.

    Beijocas e obrigada

  • #2
    E pediatra agora é cozinheiro? Oh mama é sopa! A carne demora mais a cozer que o resto assim deixa-a estar quase cozida antes de pores o resto para nao teres que sobrecozinhar os legumes. E é mais facil cozer tudo em pouca agua e corrigir com agua de garrafa no fim simplesmente porque tornar mais grossa uma sopa demaseado liquida é mais dificil que ao contrario... Na bimba ou no tacho que te apetecer vai dar ao mesmo! Olha eu ate a fiz muitas vezes no microndas!

    Lembra-te que para bebes os legumes devem estar fora do frigorifico porque acumulam compostos que eles nao eliminam facilmente...

    Beijinhos

    Rute

    PS Tu nao estas a amamentar? Precisas de introduzir a sopa tao cedo?

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      Olá Rute! Ele só me disse isso da carne como dica mesmo, porque eu nem sabia que a carne demorava mais a cozer (sim sou uma autêntica naba na cozinha).

      Ainda estou a amamentar em exclusivo, mas surgiu um problema de saúde e devo ter de parar por causa da medicação, além disso daqui a um mês vou trabalhar e queria que ele fosse já habituado há sopa. Mas só quero induzir daqui a 15 dias mais ou menos. Amamento até aos 5 meses (se a medicação não me impedir).

      Beijinhos e obrigada

      Comentar


      • #4
        Proud mummy espero que nao seja nada de grave!
        A primeira coisa é mesmo veres o grau de incompatibilidade da medicaçao com a amamentaçao. grau 0 e grau 1 sao seguros, grau 2 recomenda uma certa espera entre a toma do medicamento e o dar mama e so grau 3 é mesmo incompativel. Podes ver isso no e-lactancia. Depois ha que pensar quanto tempo teras de tomar a medicaçao porque sendo pouco tempo podes manter a produçao tirando leite e retomar depois.
        Nao poes a hipotese de armazenar LM quer para durante a toma do medicamento que para quando fores trabalhar? Eu ja estou a trabalhar desde dia 20 e tenho conseguido bem. Alias eu estou fora 7 hora e ele quase nao come nada (deixa o biberao com LM quase cheio) e depois compensa quando eu chego e mama nessa altura... assim pude adiar um bocadinho mais.

        Um bebe esta preparado para solidos quando consegue estar sentado com apoio, perder o reflexo de extrusao (o empurrar tudo fora da boca), mostra interesse pela comida e consegue mostrar que nao quer mais. Se o teu pimpolho tiver estes sinais tens tudo para que corra bem a introduçao dos solidos, mesmo que seja antes dos 6 meses.

        Supondo que podes e queres continuar a dar mamal lembra-te que o ideal é a alimentaçao complementar nao substituir a mama ou seja dar sempre mama a todas as refeiçoes e em algumas os solidos alem da mama. Isto ate ao ano. Ora ja sabemos que isso nao podemos fazer porque trabalhamos. Entao a segunda melhor soluçao é nas refeiçoes em que nao estas e nao tens Lm extraido dar os solidos e depois em casa so mama. Assim reduzes os solidos ao minimo indispensavel e maximizas a quantidadede LM. Por exemplo num fim de semana das so mama.

        Quanto ao fazer a sopa apesar de saber que a carne demora mais a cozer eu nunca tive esse cuidado de por antes. Punha tudo junto. Faz sopas simples porque assim -e mais facil variar o sabor: 1 ou 2legumes de base estilo batata e abobora e 1 verde (alface por exemplo). Na nutriçao ha um topico sticky com as recomendaçoes de varios pediatras e lista de alimentos versus idade de introduçao.

        Beijinhos e as melhoras
        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #5
          Olá Rute.

          Lembras-te de há uns tempos ter postado num off-topic a pedir conselhos porque acordava com umas dores horríveis nas articulações, como se fosse reumático? Já descobri o que tenho, é sarcoidose, que não é grave, mas crónica e sem cura, e pode ser necessária a administração de cortisona para aliviar os sintomas (essas dores e umas manchas que me apareceram nas pernas) e já me disseram que não posso amamentar estando a tomar cortisona.
          Quanto a tirar o leite com a bomba é para esquecer: eu não consigo! Já experimentei a bomba da chicco, da avent e a eléctrica da medela e só saiem 3 ou 4 gotinhas, mesmo com o peito cheio!
          De qualquer das formas estou a pensar em fazer como fiz do 1º filho: introduzir a sopinha aos 5 mesinhos e a papinha no mês seguinte, sendo as restantes refeições de maminha.
          Quando começar a trabalhar, infelizmente só lhe vou poder dar mama quando estiver com ele, porque com a bomba não dá. Mas em princípio vou ter licença de amamentação até ele fazer 1 ano e saio 2 horas mais cedo

          Obrigada pelos conselhos e muitos beijinhos.

          P.S. Como estão os teus meninos?

          Comentar

          slot_bottomleaderboard_post

          Collapse
          Working...
          X